Medição científica da reg. de mistura

26 Jun 2009 10:12 #46 por Nino

Correa escreveu: Olá pessoal,
No meu ponto de vista, regular a mistura é igual a afinar
um instrumento e como tal vai variar entre elas.
Na moto essa variação é ainda maior, podendo ser até por
causa do tipo de combustível usado, um mais encorpado que
outro, na minha moto se mudar o combustível, tenho que
mecher na mistura, por isso só uso gasolina comum e uma
simpatia específica.

Como regular a mistura de "ouvido".

Pirmeira coisa.
Ligue a moto e deixe-a ligada em marcha lenta, feche o
parafuso todo sem apertar, não pode fazer força de aperto
nesse parafuso, é só encostar no fim.
A moto tem que morrer, se ela não morrer, já tem algo
errado, ela está dando passagem de combustível de alguma
forma, pode ser pelo próprio parafuso ou pelo coletor de
admissão que pode apresentar pequenas rachaduras.

Segundo.
A moto morreu, ótimo, está tudo ok, abra o parafuso uma
volta e ligue a moto e acelere-a no parafuso da marcha
lenta que na verdade é a entrada de ar até uns 2000rpm.

Terceiro.
Com a moto ligada, comece a abrir o parafuso da mistura
lentamente, ele começará a acelerar, vá abrindo até
começar a cair a rotação do motor, começou a cair, pare e
volte o parafuso até aquele limite de abertura na
aceleração máxima, achou este ponto, pare.

Quarto.
Agora acenda o farol da motinha, vá no parafuso da marcha
lenta (ar) e diminua a rotação do motor até a marcha
lenta que que voce deseja, o ideal é entre 1200 e 1500
rpm, muito baixa, mesmo a moto não morra, vai faltar
pressão na bomba de óleo do motor.

Pronto está regulada a mistura.

Um abraço.


Só mais uma dúvida!!!

E o parafuso da marcha lenta!!! Entra em algum lugar
nesse papo???????????

>>>YES BLACK 2008<<<

» Filtro Esportivo

» Frisos Refletivos

» Peças Preto Fosco

NÃO COMPRE PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jun 2009 12:42 #47 por Correa
Itens 1 e 4

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jun 2009 12:58 #48 por Nino

>>>YES BLACK 2008<<<

» Filtro Esportivo

» Frisos Refletivos

» Peças Preto Fosco

NÃO COMPRE PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jun 2009 19:26 #49 por Gogeta
So nao fiz a regulagem da forma q o correa explicou pq se o fizer tenho certeza q vou queimar legal a mao, eita local "escroto" q fica esse parafuso...

Alguem tem alguma sugestao pra nao perder a mao durante a regulagem?! nao tenho luvas e a "chave" q uso é uma bela duma gambiarra q fiz com akelas aletas de gabinete de pc (akelas peças q vc "quebra" no gabinete qdo vai instalar uma placa de video, por ex...)...

P.S.: eu regulei a agulha do pistonete pra mistura ficar mais pobre (como manda o macete do tubo) mas a moto fica querendo morrer ao sair da marcha lenta, com certeza é falta de um "ajuste fino" na mistura da marcha lenta...

Honda CB300 Vermelha 2010

João Pessoa - PB

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jun 2009 05:04 #50 por Correa
Na Sahara que é muito pequeno o espaço por causa do motor de arranque eu dou uma torcidinha no carburador, regulo e depois retorno o carburador para a posição normal.
Nas Yes e Intruder dos amigos, eu uso só a ponta daquelas chaves de encaixe.

Um abraço.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jun 2009 16:07 #51 por Jduarte
eu literalmente abandonei a técnica de regulagem "da melhor rotação"...


O fabricante do carburador já fez sei lá quantos testes, onde dispunha de recursos para conferir o resultado da queima da mistura que seu produto produz. Nesse aspecto dou ponto para eles.


Se a marcha-lenta não é estável com a abertura do parafuso de mistura que ele determina, alguma coisa está errada. Há variações, sim, mas nada que passe de 1/4 de volta, para mais ou para menos... se passar, algo deve ser feito.


Digo-lhes isso baseado na experiência que tive nestes últimos 3 anos, acentuada neste último, com a inspeção veicular...


na ocasião em que mexí nesse parafuso de uma TDM 225, reacertando-o de 3 1/4 voltas, para 2 voltas, e sentindo o cheiro resultante no escape, e depois chegando em casa e conferindo no manual da moto equivalente a ela (a XT 225), onde informava 1 volta e 3/4, ví mais uma vez na prática o que era seguir essa determinação do fabricante... (essa moto especificamente ainda não fez a inspeção. Assim que fizer, comento aqui.)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jun 2009 08:10 #52 por Teisen
Fiz nesse domingo o macete do tubo...

afastei o tubo, cortei o tubo restritor, acertei o nivel de gasolina do carburador para 0,5mm que estava 0,9mm da emenda do carburador e fiz a regulagem do parafuso da mistura... tudo como manda o tutorial...

a agulha do pistonete optei por não alterar a altura dela, deixei na mesma regulagem que vem de fábrica com a travinha na ranhura do meio mesmo...isso pode influenciar em alguma coisa, pode alterar o resultado do macete, já que lá indica colocar a travinha na ranhura mais alta???

o nivel de gasolina dentro da cuba eu acertei porque estava bem fora do que o tutorial indica que é 0,5mm... agora queria saber o que este nivel influencia no funcionamento do carburador??? pergunto porque não sentia nada de anormal antes na moto...

no carburador onde tem o parafuso da mistura, eu fiz uma marcação com caneta mesmo como se fosse uma CRUZ dos pontos que me indicariam quando dei 1 volta, Meia volta ou 1/4 de volta... ficou muito facil de posicionar o parafuso depois... tanto que regulei ele com o carburador fora da moto, deixei com 2,75 voltas, coloquei de volta na moto e funcionou de primeira sem precisar mexer em mais nada depois, só regular marcha lenta...

IMPRESSÕES E PERGUNTAS SOBRE O MACETE :
1º - a marcha lenta ficou regulada em 1500rpm, porem ela tem uma leve variação, oscila entre 1200 a 1500rpm, é normal ficar assim, ou tenho que melhorar alguma coisa???

2º - agora a moto não liga sem acionar o afogador, o que antes era só bater uma vez e ligar mesmo estando fria. é assim mesmo???

3º - não percebi diferença nenhuma de rendimento andando nela, aparentemente não mudou nada. O que eu deveria sentir de diferente na moto logo de cara???

é isso, agora vou fazer a marcação de consumo, enchi o tanque hoje e vou ver se faz os 38km/l que fazia antes...

abraço

rodrigo

Yes 2005 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jul 2009 06:56 #53 por Teisen
Cade o Jduarte???

rodrigo

Yes 2005 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jul 2009 07:13 #54 por dassantiago
era pra vc sentir diferenca sim pois as retomadas e o torque da moto melhora em baixas alem do ronco que fica mais grave um pouquinho só.... em relacao a ela pegar de primeira e mistura mesmo esta muito pobre porem isto melhora o consumo a minha tb ficou assim so pegava com o afogador mesmo estando quente ai como nao gosto de usar afogador( só em ultimo caso) regulei a mistura de novo do geito que estava antes e a moto fumfa normal sem afogador rsrsrsr... essa questao de regulagem de mistura é como nosso amigo e mestre jd diz depende muito de cada moto cada uma tem a sua regulagem difewrente mas preferi deixar a minha como estava de fabrica e o consumo continuou o mesmo de quando estava com a mistura 2,75...


depois do macete meu consumo melhoreou e muito de 28km/l pra 36 ou 37km/l.


me diz uma coisa quantos kms tem sua motoca e vc ja trocou vela alguma vez...?????

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jul 2009 07:15 #55 por dassantiago
e o tubo restir]tor do filtro de ar vc serrou???

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jul 2009 13:23 #56 por Teisen
Entendi...

minha moto esta com 53000Km... troquei 2 vezes a vela... a ultima foi agora com 52000Km...

como disse pro JD, minha preocupação maior agora é ser aprovado na inspeção veicular... ja que fui reprovado na primeira vez com 7,36% Co...

fiz o macete mais com esse intuito... mas gostaria de sentir mesmo uma melhora nessa alteração para que me convencesse a deixa-la assim...

abraço

rodrigo

Yes 2005 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jul 2009 13:24 #57 por Teisen
esqueci de falar...

serrei sim, em 45º mais ou menos como manda no tutorial...

cortei praticamente da entrada até a ponta do restritor...

rodrigo

Yes 2005 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jul 2009 13:42 #58 por dassantiago
CORRETO ENTAO O QUE SERA JD NOS AJUDE .


TECNICAMENTE A SUA MT ESTA IGUAL A MINHA

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jul 2009 13:43 #59 por dassantiago
E A MINHA ESTA EXCELENTE DEPOIS DO MACETE

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jul 2009 07:30 #60 por Teisen
vamos esperar um pronunciamento do pai da técnica...

o que esta me incomodando mais é a marcha lenta que não consigo deixar nos 1500rpm... eu regulo ela, no dia seguinte já fica abaixo tipo uns 1200rpm, ai dou mais uma apertadinha no parafuso da marcha lenta e... no dia seguinte cai de novo para 1200rpm..rsrsrrs sei lá... ou fica acima de 1500rpm ou quando deixo em 1500rpm no dia seguinte cai para uns 1200rpm...

consumo ainda vou medir, mas de olhometro me parece que não alterou nada, ou se alterou foi muito pouco...mas pra mim ta bom pq ela ja fazia na faixa de uns 38km/lt

abraço

rodrigo

Yes 2005 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.144 segundos