este método científico conta com um dos instrumentos mais precisos que temos. Com ele, vc poderá avaliar se a mistura da marcha-lenta da sua Yes ou Intruder 125 (carburador VM22) está boa, ou rica demais.
O carburador cobaia é o meu, original da Yes 2005. Na 1ª foto, o parafuso de mistura está com 2,5 voltas... e na 2ª foto, com 5 voltas, que é a média das regulagens que encontrei nas últimas motos em que mexí...
Então, utilizando-se do seu teleolhoscópio, poderá avaliar se sua regulagem deve ser refeita.
Olhando pelo lado direito da moto e por baixo, se esse parafuso estiver aparecendo como na 2ª foto, será bom providenciar o acerto. A regulagem padrão é com 2,5 voltas, podendo variar um pouco.
Por ex., se ele tem um certo vacilo em saír da marcha-lenta (mas sem aceleração brusca), "pode" estar um pouco mais aberto...
se ele dá algum pipoco quando desacelera (usando o freio motor), pode estar um pouco mais fechado do que o ideal...
se depois de aquecido, o motor apresentar uma marcha-lenta meio irregular, pode tanto estar mais aberto como mais fechado... nesse caso só mexendo nele, claro. Girando para algum dos lados ele acabará estabilizando mais.
A idéia aqui é dar uma forma prática para saber se a regulagem está muito fora do padrão. Um parafuso com mais de 3 voltas, normalmente já estará proporcionando excesso na marcha-lenta e sujando a vela.
Tem umas pontas, tipo jogo de soquetes, que dão conta certinho de girar o parafuso, mas dificultam um pouco apenas para contar as voltas... ou meias-voltas... ou 1/4... hehhehe
BEM, eu consegui uma mini chave de fenda que dá para encaixar ali, é como o JD disse, não é tão boa para a contagem das voltas mas dá pra se virar tranquilo, pelo menos não fico preso à ferramenta na oficina mecânica.
ainda não tive tempo de testar direito, mas, fiz os ajustes no parafuso de mistura ontem à noite e deixei tudo estabilizado, hoje pela manhã pegou sem dificuldades e se manteve bem enquanto fria (nada de morrer).
vou fazer uns testes na volta do trabalho, como a moto fica parada o dia todo, verei o comportamento fria novamente, farei alguns testes entre 80-100 para ver se retomou o fólego que tinha antes e posto o resultado em breve.
caso não esteja 100% no sábado abro o carburador e termino os ajustes.
o que já posso adiantar é que a moto já está mais esperta e respondendo melhor ao acelerador.
Interessante essa medição da mistura... fiz a mha seguindo as instruções do C.S.J.D
e depois acertei com a coloração da vela... ja tive o ganho de 1 km/l agora ela ta fazendo 33,4km/l e olha que 80% do tempo estou em br ou via espressa...