Medição científica da reg. de mistura

28 Nov 2007 08:48 #1 por Jduarte



este método científico conta com um dos instrumentos mais precisos que temos. Com ele, vc poderá avaliar se a mistura da marcha-lenta da sua Yes ou Intruder 125 (carburador VM22) está boa, ou rica demais.


O carburador cobaia é o meu, original da Yes 2005. Na 1ª foto, o parafuso de mistura está com 2,5 voltas... e na 2ª foto, com 5 voltas, que é a média das regulagens que encontrei nas últimas motos em que mexí...











Então, utilizando-se do seu teleolhoscópio, poderá avaliar se sua regulagem deve ser refeita.


Olhando pelo lado direito da moto e por baixo, se esse parafuso estiver aparecendo como na 2ª foto, será bom providenciar o acerto. A regulagem padrão é com 2,5 voltas, podendo variar um pouco.


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28 Nov 2007 10:04 #2 por suzukiyes08
E COMO EU SEI SE 2,5 VOLTAS ESTA SUFICIENTE PRA MINHA MOTO, OU UM POUKINHO MAIS OU MENOS?

A MINHA ESTA COM 2,75 (OU 2 ²/³) CONFORME VOCE MESMO REGULOU,

MAS TEM ALGUMA DICA PARA SABER SE TA BAUM, OU POKO MAIS OU MENOS?



ABS

1° moto = SUZUKI YES PRATA 2008

2° moto = SUZUKI YES PRATA 2010



SANTO ANDRÉ - SP – BR



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28 Nov 2007 10:18 #3 por Jduarte
isso depende de vc perceber reações do seu motor.


Por ex., se ele tem um certo vacilo em saír da marcha-lenta (mas sem aceleração brusca), "pode" estar um pouco mais aberto...


se ele dá algum pipoco quando desacelera (usando o freio motor), pode estar um pouco mais fechado do que o ideal...


se depois de aquecido, o motor apresentar uma marcha-lenta meio irregular, pode tanto estar mais aberto como mais fechado... nesse caso só mexendo nele, claro. Girando para algum dos lados ele acabará estabilizando mais.


A idéia aqui é dar uma forma prática para saber se a regulagem está muito fora do padrão. Um parafuso com mais de 3 voltas, normalmente já estará proporcionando excesso na marcha-lenta e sujando a vela.


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28 Nov 2007 10:45 #4 por suzukiyes08
BOM, PREFIRO QUE O SEU BOM E "VELHO" OUVIDO(FORMA DE FALAR) ,

ME DIGA ESTA BOM OU NAO, ENTÃO DEVEMOS CONTINUAR COM OS BUTEKUS!!!!

1° moto = SUZUKI YES PRATA 2008

2° moto = SUZUKI YES PRATA 2010



SANTO ANDRÉ - SP – BR



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29 Nov 2007 16:30 #5 por kuila



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29 Nov 2007 19:33 #6 por BSM
Respondido por BSM no tópico Medição científica da reg. de mistura
Então o meu está mais fechado que o ideal...

De vez enquando dá uns pipoquinhos... amanhã vou abrir 0,5 volta.

Mas o consumo tem que continuar entre 39 e 36, senão fecho 0,5 volta.


B12 / Factor 125
BH / MG

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29 Nov 2007 22:06 #7 por GuilhermeRS
O MEU DEVE ESTAR COM UMAS 3 VOLTAS DE FÁBRICA E DE VEZ EM QUANDO TB DÁ UNS PIPOCOS NA REDUZIDA...

JDUARTE VOU TER QUE CORTAR UMA CHAVE PRA REGULAR ESTE PARAFUSO, EU TINHA UMA AQUI MAS NÃO COUBE NO VÃO, EITA LUGARZINHO RUIM DE ACESSO...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

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29 Nov 2007 22:43 #8 por Marctel
Tem um mecânico ao lado do meu serviço que tem uma chave em forma de cotovelo, específica para esta regulagem.


O cara encaixa a chave na fenda , trava com uma mão e gira uma catraca que tem atraz, é o maior barato.

Marctel

Pirassununga SP

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29 Nov 2007 23:38 #9 por Jduarte
BSM, também existe "1/4" de volta...


Tem umas pontas, tipo jogo de soquetes, que dão conta certinho de girar o parafuso, mas dificultam um pouco apenas para contar as voltas... ou meias-voltas... ou 1/4... hehhehe

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30 Nov 2007 06:45 #10 por iikozen

Marctel escreveu: ...O cara encaixa a chave na fenda , trava com uma mão e gira uma catraca que tem atraz, é o maior barato.


Maior barato!?!?!?

Abçs...
iikozen

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

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30 Nov 2007 09:39 #11 por kuila
BEM, eu consegui uma mini chave de fenda que dá para encaixar ali, é como o JD disse, não é tão boa para a contagem das voltas mas dá pra se virar tranquilo, pelo menos não fico preso à ferramenta na oficina mecânica.

abs,



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30 Nov 2007 11:55 #12 por Jduarte
H. K. !!! (*),


vc ainda não comentou como está sua moto depois das regulagens...


eu, particularmente não gostaria que vc perdesse absolutamente nada em relação aos resultados que tinha antes de ter que mexer na moto...




















(*): Honorável Kuila

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30 Nov 2007 12:26 #13 por kuila
C.S.J.D

ainda não tive tempo de testar direito, mas, fiz os ajustes no parafuso de mistura ontem à noite e deixei tudo estabilizado, hoje pela manhã pegou sem dificuldades e se manteve bem enquanto fria (nada de morrer).

vou fazer uns testes na volta do trabalho, como a moto fica parada o dia todo, verei o comportamento fria novamente, farei alguns testes entre 80-100 para ver se retomou o fólego que tinha antes e posto o resultado em breve.

caso não esteja 100% no sábado abro o carburador e termino os ajustes.

o que já posso adiantar é que a moto já está mais esperta e respondendo melhor ao acelerador.

(*) Carburetor Specialist J.Duarte

abs,



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01 Dez 2007 16:53 #14 por luisrs
E ai JD / Kuilla sabem as regulagem do carbura VM20 o da YES


Como regulagem da mistura ar/gosolina, altura de boia


ESte tipo de carbura é o que uso na minha intruder fazem 2 anos e nunca mexi mais agora esta dando uns pipoco quando desacelero.

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01 Dez 2007 17:03 #15 por AceDaniel
Interessante essa medição da mistura... fiz a mha seguindo as instruções do C.S.J.D e depois acertei com a coloração da vela... ja tive o ganho de 1 km/l agora ela ta fazendo 33,4km/l e olha que 80% do tempo estou em br ou via espressa...


Falow...

A gente cai para aprender a levantar...

Lili -> GS 500/01-02 Azul

Daniel D. Contagem/MG

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