Otima discussao, otimo assunto! Seria interessante ouvir a opiniao de TITE quanto ao artigo dele do amaciamento ser de 1987 (nao tinha visto esta data, ou nao tinha prestado atencao)... Sera que o TITE confirma a tese de 1987 ou ha mudancas?
Acredito que a primeira recomendação deve ser seguida, mas também naum vai ser uma ou outra esticada pouco acima que vai matar o motor da criança. A minha levei na boa dentro dos 6500 que manda o manual, tb 6500 na b12 = 180 em quinta ! ! !
Hoje completou 700 km rodados, e rodados conforme informacoes colhidas no forum de amaciar na boa, etc, etc...
O que da pra perceber é que a moto ta ficando macia, macia, 4 mil giros ta dando 140 por hora, saindo de 100km/hora a 3 mil giros em sexta sobe em menos de 2 segundos pra 4 mil giros e ja ta em 140 por hjora....
to sentindo que ate o barulho do motor (nao a saida no escape e sim nos componentes ta mais macio, vc sente a diferenca so quem anda, pra outra pessoa fica igual, mas vc sente que a moto ta mais AVELUDADA (hehe)
AndreSS, a minha está com 250km e confesso que está dificil manter o recomendado, vc não dava umas esticadas não???
Mas o que eu queria perguntar é o seguinte... Sinto as marchas um pouco dura para entrar, tinha uma Falcon (sei que é totalmente diferente uma da outra) e não era assim...
Cara, exatamente....as marchas eu achava pesada pra entrar, mas te confesso que to andando seguindo a norma do manual, ate os 400km eu tava achando a moto presa, "barulhenta", mas depois que cheguo nos 700 km, cara o motor ta macio demais e as marchas pararam de ficar pesada, so a primeira pra segunda que as vezes entra o NEUTRO, no mais cara, to sentindo o motor como se tivesse ficando aveludado, ta limpo demais. e isso é mais perceptivel quando se fica ums 60minutos direto em sexta a uns 150 km por hora e depois, vc da uma paradinha, se nao tirar o capacete parece que o motor ta desligado....
Obs: quando digo que a moto tava barulhenta e pesada no inicio, tambem nao é o extremo, to comparando com o motor de agora...
Sobre amaciamento, a gente ouvi muito nas rodinhas de amigos e nos fóruns aquela coisa que muitos dizem, que é para "meter o pau" no periodo da garantia, por que se estourar a autorizada arruma na faixa, só que não é bem assim, já que se for comprovado mal uso da moto, a garantia não cobre nada, tá lá no manual de qualquer moto!! E outra, as vezes o motor vai "fumar" mais para frente, pouco depois de vencer a garantia. E aí??
Pero que si, pero que non, sigo o o que pede o manuel.Jujuba39407,6711689815
Jujuba escreveu: Sobre amaciamento, a gente ouvi muito nas rodinhas de amigos e nos fóruns aquela coisa que muitos dizem, que é para "meter o pau" no periodo da garantia, por que se estourar a autorizada arruma na faixa, só que não é bem assim, já que se for comprovado mal uso da moto, a garantia não cobre nada, tá lá no manual de qualquer moto!! E outra, as vezes o motor vai "fumar" mais para frente, pouco depois de vencer a garantia. E aí??
Pero que si, pero que non, sigo o o que pede o manuel.
Concordo com o Jujuba e acrescento... se vc não confia na marca, porque comprou então??? Se tem medo que o motor vai dar problema depois é porque não confia no que esta comprando, então porque comprou? Ando a pouco tempo de moto, menos de 02 anos, mas neste periodo tive a oportunidade e prazer de tirar 03 motos 0km da loja e amaciar. A primeira foi uma Bros ESD 2006 que depois ficou com meu filho e agora dei de entrada na GS, a segunda foi a Lander que peguei em Jan. deste ano e agora esta com meu filho, com 12000km e agora a GS, que esta com 2000km. Em relação a GS, so faz um mes que peguei ela, então não posso afirmar nada, mas as outras duas motos nunca me deram problema. E dentro das suas devidas caracteristicas, em relação a desempenho, consumo, etc, nunca fiquei a desejar. Outra coisa... eu pessoalmente nunca vi nenhum relato de alguem que amaciou seguindo o manual e teve problema, mas ja vi relato aqui mesmo no motonline de gente que amaciou sem seguir a recomendação do manual (viajou com a moto longa distancia) e ferrou o motor. Então, entre seguir um conselho duvidoso e a recomendação do fabricante, prefiro a segunda opção.