Quanto custa manter uma Hornet?

30 Jul 2011 10:51 #1 por André RS
Estava numa autorizada, dias atrás, e um cara (que estava levando sua CB 300 para manutenção) me disse que o sonho dele é ter uma Hornet. Apenas uma coisa o preocupava: o custo de se manter a naked da Honda. Falei que custava pouco, o que o deixou bastante satisfeito. Chegando em casa comecei a pensar naquela conversa...será que custa pouco mesmo?

Sendo assim, a minha idéia para esse tópico é colocar na "ponta do lápis" todos os gastos de se manter essa beleza de máquina desde a aquisição (inclusive), ou seja, tudo mesmo: revisões, seguro, manutenção (troca de pneu, pastilhas de freio, óleo...), documentação (IPVA, DPVAT...), gasolina, etc...

Com isto, espero revelar para mim o quanto ela está pesando no meu orçamento, fazer uma comparação de custos de se manter outras motos (isso com a ajuda dos amigos do forum) e, claro, ajudar os amigos na hora de comprar a sua naked, esclarecendo questões que tb me perturbavam antes da minha aquisição.

Será que vale a pena, isto é, esse tópico será interessante ou os custos em questão não passam de mero interesse pessoal?

André RS2012-05-01 16:49:31
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Cardoso, juniorcell, marcelo.de oliveira soares

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2011 11:42 #2 por Artur Felipe
Respondido por Artur Felipe no tópico Quanto custa manter uma Hornet?
Opa André, sem dúvida que interessa. Aliás, sua iniciativa é interessante, não me lembro de ter visto algo parecido por aqui (exceto os "diários" do Motonline).

Vai postando as informações, com certeza ajudará muita gente.

Um abraço!

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2011 14:33 #3 por JulianoPaes
Respondido por JulianoPaes no tópico Quanto custa manter uma Hornet?
Perigoso falar q custa pouco, tem muito ai q pode cometer a besteira de comprar

achando q é barato como manter uma CB300

e na hora da manutenção recorre a robauto

só o IPVA é de arrepiar, kkkkkkk

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2011 15:06 #4 por Zoom505
Respondido por Zoom505 no tópico Quanto custa manter uma Hornet?
Não acho caro não... contanto que você compre NOVA, só vai ter os itens de desgaste
e a gasolina, que não acho caros. A relação dura MUITO se você cuidar, pneu dura razoavelmente
bem, e, sendo hornet, sempre tem peças paralelas pra trocar, o que diminui
os custos... óleo é mais tranquilo ainda, 4 litros para 6.000km (é isso né? A
minha vou trocar a cada 4 mil km).

Enfim... com certeza é mais cara que uma CB300, mas nada tãooooo assustador
assim... só será cara mesmo se precisar mexer no motor... mas aí é outra conversa...

Pimenta Bueno-RO
2006 - Honda Biz 125c
2007 - Yamaha Fazer 250
2008 - Honda Biz+ 125cc
2008 - Yamaha Xtz 125X
2009 - Honda CB300R
2010 - Kasinski GT250R EFI
2011 - Hornet 2007 Laranjinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2011 15:11 #5 por André RS

Artur Felipe escreveu: Opa André, sem dúvida que interessa. Aliás, sua iniciativa é interessante, não me lembro de ter visto algo parecido por aqui (exceto os "diários" do Motonline).

Vai postando as informações, com certeza ajudará muita gente.

Um abraço!


Abraço, Artur!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2011 15:20 #6 por André RS

JulianoPaes escreveu:
Perigoso falar q custa pouco, tem muito ai q pode cometer a besteira de comprar


achando q é barato como manter uma CB300


e na hora da manutenção recorre a robauto


só o IPVA é de arrepiar, kkkkkkk


Olá, Juliano. O que acontece é que as pessoas acham, como eu achava, que manter uma Hornet custa uma fortuna. Acho que não é para tanto.
É claro que tb não é pouco, acho que dei uma informação não tão certa. Disse que é pouco no sentido da comparação com a CB 300. O que eu quero verificar é quanto custa realmente.
A propósito, quanto custa realizar um sonho? Manter uma Hornet sai muito mais caro que manter uma CB 300? Quanto mais? É isso que eu gostaria de saber...André RS2011-07-30 19:01:16

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2011 15:41 #7 por André RS

Zoom505 escreveu: Não acho caro não... contanto que você compre NOVA, só vai ter os itens de desgaste
e a gasolina, que não acho caros. A relação dura MUITO se você cuidar, pneu dura razoavelmente
bem, e, sendo hornet, sempre tem peças paralelas pra trocar, o que diminui
os custos... óleo é mais tranquilo ainda, 4 litros para 6.000km (é isso né? A
minha vou trocar a cada 4 mil km).

Enfim... com certeza é mais cara que uma CB300, mas nada tãooooo assustador
assim... só será cara mesmo se precisar mexer no motor... mas aí é outra conversa...


Zoom505, foi o que eu acabei descobrindo depois, que realmente não custa tanto quanto dizem por aí...
Mas tb não podemos esquecer que, muitas vezes, o cara pode comprometer quase todo o salário com a prestação do financiamento, aí pode faltar grana até para a gasolina e revisões. Aí o sonho pode virar pesadelo...

Abraço!André RS2011-07-30 18:43:50

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2011 17:22 #8 por Zoom505
Respondido por Zoom505 no tópico Quanto custa manter uma Hornet?
É... se você botar na balança preço de financiamento aí realmente fica pesado...

Mas aí é que tá, não podemos colocar "carnê" como item de "manter uma moto", certo?



A verdade é que as pessoas confundem "manter" com "pagar"... rs... a moto é cara, sem

dúvida, 30 e poucos mil reais é MUITO DINHEIRO, mas para manter nem é tanto assim...



Também depende de como a pessoa usa e quanto ela usa. Se roda 5.000km por mês, aí

realmente vai ser meio caro manter (imagina trocar óleo todo mês, e pneu a cada 2 meses?).



No meu uso posso dizer que é tranquilo, já que rodo em média 500km/mês, vou para o

trabalho todos os dias com ela e rodo no fds (a cidade aqui é pequena).



Fazendo uma média, eu diria que:



Revisão: 180,00R$ (na CC, apesar que EU não levo lá, tenho meu mecânico de confiança)

Pastilhas Dianteiras: 150,00R$ (2 pares), duram pelo que vi aprox. 15.000km

Pastilhas Tras: Não troquei aí, mas como é 1 disco só, deve ser 75,00R$...

Pneu Tras: consegui por 760,00R$ aqui (Diablo Rosso), mas vou colocar o preço normal, 860,00R$ (aqui)

Pneu Diant: " por 480,00R$ aqui (com o mecânico meu brother..), mas o preço normal AQUI é 630.

Troca de óleo + filtro na CC: 120,00R$ (60 do filtro + 60 do óleo)

Relação: ???? Pesquisei o Vaz, que é uma marca boa no mercado paralelo e sai em média 300,00R$..

Não sei se dura como a original, mas deve durar seus 20.000km se bem cuidada.

Gasolina: a minha 11km/L na cidade e 14km/L na estrada, sem choro. Hornets injetadas sem

dúvida fazem mais... além de depender da tocada do piloto, pressão atmosférica blá blá blá...

IPVA: Eu calculei aqui que o da minha aqui em RO (IPVA a 2%) vai me sair uns 1.000,00...

mas como estaremos falando de uma moto nova calculo uns 1.300,00...



Trocando em miúdos, um cara que utilizasse ela 2.000km/mês (acredito que é uma boa

kilometragem, especialmente pra quem mora em cidades grandes e viaja com frequência).



Fiz uma planilha com as médias, claro que é importante notar que nem todos os valores

vão bater com a realidade de todos (IPVA, preço da gasolina, preço dos pneus, peças

e revisões, duração das mesmas, etc..).



Vale lembrar também que dentro disso daí ainda tem óleo das suspensões e qualquer outra

coisinha que geralmente a gente tem que fazer.. mas basicamente o que você vai gastar

é isso aí:



Para a minha realidade está totalmente dentro do orçamento, gasto 360,00R$ mensais
com a moto para mantê-la em dia e com bons pneus, relação, etc... mas isso porque ando
pouco... quanto mais andar, logicamente, maior será o gasto.

Se alguém puder fazer a mesma planilha mas com os valores de uma 250cc seria muito
bem vindo para compararmos.


PS: Agora que eu vi que o valor da pastilha traseira ficou errado, deveria ser
75,00R$ não 150, mas isso daria uma diferença na média/mês de 10R$ apenas,
não influenciando muito o resultado, por isso, não vou fazer outra planilha,
estou com preguiça

[/b]



Zoom5052011-07-30 20:28:20

Pimenta Bueno-RO
2006 - Honda Biz 125c
2007 - Yamaha Fazer 250
2008 - Honda Biz+ 125cc
2008 - Yamaha Xtz 125X
2009 - Honda CB300R
2010 - Kasinski GT250R EFI
2011 - Hornet 2007 Laranjinha
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: daniel.fittipaldi

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2011 19:40 #9 por André RS
A idéia não é falar em financiamento e sim da manutenção, mas bem sabemos que a maioria dos compradores dela certamente se utilizam das prestações. Sendo assim, daí a importância dos cálculos de se manter a máquina.

Bem interessantes essas tabelas, mas os valores não refletem bem a minha realidade. Exemplos:

- Paguei nas primeiras revisões R$ 97,00 (esse valor se refere a troca do óleo e do filtro, já que a mão-de-obra é gratuita nas duas primeiras revisões).

- IPVA foi R$ 949,00.

- Não aparece o valor do seguro.

- O meu uso é mais ou menos o da primeira tabela, rodei 11.500 kms em 6 meses, mas o pneu dianteiro está longe da troca. Acho que vai chegar aos 20.000 Kms.

OBS.: importante notar que os valores que entram nos meus cálculos são os das peças originais, vendidas e colocadas em autorizadas.
André RS2011-07-30 22:49:24

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2011 20:02 #10 por Cocomoto
Respondido por Cocomoto no tópico Quanto custa manter uma Hornet?
Cara, um par de pastilhas da Hornet é quase o preço das pastilhas originais da Ninja 250, ta loco e óleo e filtro fica em um valor próximo talvez até mais baixo.

Acredito que o que pesa mesmo é o IPVA, gasolina e pneu. Mas se o cara roda com carro e ta acostumado a fazer 13km por litro o peso da gasolina não vai ser tanto e se ele não andar esticando sempre, claro =P

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2011 21:32 #11 por LukasRS
Respondido por LukasRS no tópico Quanto custa manter uma Hornet?
To querendo saber isso ae, mais um pouco eu to nesse mundo das motos (tenho 16, piazao ainda), mas ja vou me preparando, principalmente no bolso, pq sei q meu sonho (Hornet) n vai sair barato.
Oq mais queria saber eh o seguro, quanto vcs tao pagando e onde, principalmente quem eh do RS ae

Novo Hamburgo - RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2011 22:29 #12 por Zoom505
Respondido por Zoom505 no tópico Quanto custa manter uma Hornet?

André RS escreveu: A idéia não é falar em financiamento e sim da
manutenção, mas bem sabemos que a maioria dos compradores dela
certamente se utilizam das prestações. Sendo assim, daí a importância
dos cálculos de se manter a máquina.

Bem interessantes essas tabelas, mas os valores não refletem bem a minha realidade. Exemplos:

- Paguei nas primeiras revisões R$ 97,00 (esse valor se refere a
troca do óleo e do filtro, já que a mão-de-obra é gratuita nas duas
primeiras revisões).

- IPVA foi R$ 949,00.

- Não aparece o valor do seguro.

- O meu uso é mais ou menos o da primeira tabela, rodei 11.500 kms
em 6 meses, mas o pneu dianteiro está longe da troca. Acho que vai
chegar aos 20.000 Kms.

OBS.: importante notar que os valores que entram nos meus cálculos
são os das peças originais, vendidas e colocadas em autorizadas.




Então André, como eu disse, eu me baseei na minha realidade aqui.

Por exemplo, revisão gratuita são só as 2 primeiras, depois é pago, e aqui o valor é tabelado

em 180,00R$... pneu, teoricamente você tem que trocar o dianteiro junto com o traseiro,

claro que pouca gente faz isso, mas é o certo pra andar com a motoca em dia.



IPVA foi só 949,00R$??? Comecei à me alegrar aqui

Se foi isso mesmo então o meu aqui vai ser no máximo uns 800,00R$... TOMARA!



Já apaguei a tabela aqui senão eu refaria com os novos valores, mas agora a preguiça

e o sono bateram, deixa pra lá rs...



Mas acredito que no teu uso então, até porque a gasosa é mais barata por aí do que

aqui (3,06 gasolina comum aqui, dói o bolso), além do mais, a nH6 que é injetada

consome menos... vou chutar aí que para 2.000km mensais (ou seja, 24.000km/ano)

você gasta entre 900,00R$ à 1.000,00R$, não contando o valor do seguro.



Como o seguro também tá fora da minha realidade (minha cidade de 33 mil habitantes,

e meu perfil 26 anos, solteiro, mora com os pais, o valor de uma H6 2007 de uns

23/24 mil tenho que pagar 5 mil... FORA DE QUESTÃO! ).



Mas aqui seria mais pra cobrir um acidente e tal... enfim... quem puder fazer, faça, mas

o valor para manter vai subir drasticamente... pelo menos uns 250,00R$ à mais mensal...

daí começa à pesar...

Pimenta Bueno-RO
2006 - Honda Biz 125c
2007 - Yamaha Fazer 250
2008 - Honda Biz+ 125cc
2008 - Yamaha Xtz 125X
2009 - Honda CB300R
2010 - Kasinski GT250R EFI
2011 - Hornet 2007 Laranjinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2011 04:19 #13 por JulianoPaes
Respondido por JulianoPaes no tópico Quanto custa manter uma Hornet?

Zoom505 escreveu: Não acho caro não... contanto que você compre NOVA, só vai ter os itens de desgaste
e a gasolina, que não acho caros. A relação dura MUITO se você cuidar, pneu dura razoavelmente
bem, e, sendo hornet, sempre tem peças paralelas pra trocar, o que diminui
os custos... óleo é mais tranquilo ainda, 4 litros para 6.000km (é isso né? A
minha vou trocar a cada 4 mil km).

Enfim... com certeza é mais cara que uma CB300, mas nada tãooooo assustador
assim... só será cara mesmo se precisar mexer no motor... mas aí é outra conversa...




se o cara roda pouco pode nao custar muito

mas normalmente um cara q tem CB300 tem como unico meio d etransporte e pode rodar muito

é assustador sim , depende de quem pode manter e pra quem sua pra pagar o financiamento da CB300

Imagina pagar IPVA de R$900 + DPVAT + um jogo de pneu por ano pro cara da CB300/Ninja250/GTR/Fazer250

repito de novo só o IPVA é de arrepiar

Realidade de um pobre como eu: é caro pra XUXU!!! kkkkkk

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2011 08:36 #14 por Zoom505
Respondido por Zoom505 no tópico Quanto custa manter uma Hornet?
Então Juliano, eu acho que houve um engano aí, quando eu coloquei IPVA na tabela,
apesar de não ser o correto, eu quis dizer o imposto em geral da moto, a renovação
da documento e, acredito eu, o André também levou por esse lado.
Mesmo que a Hornet fosse ZERO, o IPVA sozinho daria no máximo uns 720R$... (aqui
em Rondônia, à 2%). O restante é DPVAT e taxa... e aí pularia pra uns 1.000 e poucos reais...
exagerei um pouco e coloquei 1.300R$ justamente porque em outros estados pode ser
mais caro... enfim...

....................

Concordo contigo, se o cara rodar muito aí pesa mesmo, mas depende da cidade, enfim, depende
de tudo. Em São Paulo os gastos são enormes porque tudo é longe, mas se o cara "roda muito"
em uma cidade pequena como a minha, difícil passar de 1.000km/mês, já que é tudo pertinho.

Mas, como eu disse, o valor ali é base para quem compra a moto à vista, ou seja, é o valor
para manter ela, não pagar por ela rs...

Eu diria que, para quem tem outro meio de transporte, ou pega metrô, enfim, etc... que
vai usar a Hornet só nos finais de semana pra dar umas voltas, precisa conseguir em
média ter condições de guardar uns 600,00R$ mensais pra não passar aperto na manutenção
dela, ai você consegue ter grana pra rodar e manter....

Já o financiamento são outros 500... hehe

Pimenta Bueno-RO
2006 - Honda Biz 125c
2007 - Yamaha Fazer 250
2008 - Honda Biz+ 125cc
2008 - Yamaha Xtz 125X
2009 - Honda CB300R
2010 - Kasinski GT250R EFI
2011 - Hornet 2007 Laranjinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2011 13:28 #15 por Artur Felipe
Respondido por Artur Felipe no tópico Quanto custa manter uma Hornet?
Zoom é muito importante, como você bem colocou, poupar uma grana por mês para eventualidades. Não precisa ser um valor fixo, porque tem mês que se gasta mais que outros, por exemplo, mas é FUNDAMENTAL ter lá uma reserva para estas emergências. E isto vale para qualquer moto.

Acho interessante, ainda, quem tem uma moto de grande porte nesta faixa de preço (acima de 28, 29 mil), tentar adquirir também uma motoca menorzinha, usada mesmo, para o trabalho pesado do dia-a-dia.

Exceto pelo DPVAT, (que é um roubo, mais ainda quando pago duas vezes por ano) talvez seja compensador manter as duas motos, já que o custo do uso rotineiro da moto pequena + o custo de uso eventual da moto grande (viagens esporádicas, passeios de fim de semana, etc) somados, podem ficar abaixo do uso rotineiro da moto maior.

Mas enfim, é apenas uma suposição, ainda não passei por uma situação como esta, mas na teoria, acho que faz sentido.

Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.200 segundos