Caros amigos, como vocês bem poderão reparar, sou novato no mundo dos 4 cilindros
(maravilhoso, por sinal
) e tenho cá comigo algumas dúvidas referentes à segurança.
Motos como a H6 (meu caso) e a nH6 (caso de vários colegas aí), quando exigidas em
primeira ou segunda marcha, costumam levantar a frente? (Empinar)
Pergunto isso pois morro de medo de acelerar muito nestas marchas, a frente da moto
levantar e, no susto, tomar um chão.
Se ela levanta a frente, o que fazer? Existe alguma "manha" pra controlar a moto e
"descer" suavemente??? Ou, ainda, pra não fazer besteira na hora que a frente volta
ao chão, como controlar pra moto não shimmar (ou sei lá o que pode acontecer) ???
Ou peço até aos amigos que têm motos maiores que levantam a frente, que técnicas,
táticas e afins usam pra não cair... e se ainda se assustam com isso.
Infelizmente um colega de H6 teve a infelicidade de falecer em uma avenida aqui na minha cidade justamente por empinar sua moto. Acho que ele perdeu o controle e invadiu o outro lado da avenida e bateu de frente com outro veículo. Faleceu a caminho do hospital.
Quando mudamos de "estilo" de moto ou até por uma de maior cilindrada, devemos respeitar um tempo de adaptção para com a nova máquina. Existem muitas diferenças, e não se brinca com motos potentes. Um erro pode ser fatal!
Só não muda de idéia quem não é capaz de produzi-la. (Augusto Cury)
A hornet nao tem força pra levantar a roda o suficiente.... só se forçar a embreagem... se ficar na posiçao firme normal, e sair acelerando forte, ela tende a erguer coisa minima.... uns 10cm talvez.... é só forçar o corpo pra frente que ja é o suficiente..
Se vc arrancar forte, só na força do motor, e se deixar o corpo na posiçao normal, sim... a frente fica leve, possivelmente pode levantar alguns centimetros do chão... principalmente se passar por oscilaçoes na pista (isso pode ocasionar o shimmy)... em pista lisinha, dificilmente ela erge a frente só na aceleração... ja nao digo o mesmo da Bandit 1200/1250, Srad 1000 (essa é domonio.. levanta ate em segunda...kkkk... andei numa 2007)....
Se tu inclinar o corpo pra frente fica mais dificil ela levantar... e claro, se a moto estiver filé, ajuda a levantar... Mas se a arrancada você cutucar a embreagem e com giro alto, ai sim, ela vira pra traz...
Um pouco de pratica logo vai pegar o geito...
Se você esta com a H6, recomendo a substituiçao do fluido da suspençao dianteira por um mais denso... tipo óleo 2T (2 tempos)... ajuda muito a mantela sobre dominio, elimina muito o shimmy.... fiz na minha, logo que pegei com 17mil kms, agora ta chegando aos 40mil.... outro amigo aki, comprou uma H6 2006 tambem, andou na minha... concordou, levou a dele na Honda e mandou trocar tambem...
Cruz credo de acontecer isso aí... tadinha da minha hornet rs... é justamente esse o
tipo de coisa que eu quero evitar. Por outro lado, vejo vários videos dos caras andando
forte e aí a moto empina mas continuam acelerando na moral e nada acontece.. complicado.
Por via das dúvidas, nunca abro todo o acelerador em primeira marcha.
Será que isso aí do video não foi susto não?
Tô achando que a moto levantou e, no susto, o cara não soltou o acelerador (ou acelerou
ainda mais) e aí.. chão...
J.Élvio, qual a especificação do óleo que você colocou???
Vou mexer umas coisas no freio da minha segunda feira e, dependendo do preço,
Amigo andei muito tempo com a NH6, hj to com uma um pouco maior mas o segredo é controlar a embreagem vc pode sair rapido, forte mas com controle minha moto dança até de 3 mas NUNCA levantou a frente e espero que continue assim
Fica tranquilo e logo vc vai estar mais tranquilo com a maquina
Abç