É isso mesmo Fênix, você que já fez o curso de pilotagem aprendeu bastante coisa, e estar repassando isto pra galera é muito bom e importante, pois são pequenos detalhes que fazem a diferença, por quê você não tropeça numa pedra grande, mas sim numa pequeninha, rs...
Pois então é isto mesmo, as frenagens são muito importantes, pois frear a dianteira é fundamental e principal, mas as traseiras ajudam no equilíbrio e suspensão dianteira que não se joga toda a força em cima dela, mas lembrando, o que segura mesmo uma moto de alta cilindrada são os freios dianteiros. Foi isto que eu aprendi também num curso de pilotagem que fiz e, que os freios dianteiros de uma moto de alta cilindrada tem que ser mais forte que o seu motor. Mas lembre-se que freiar em curva pode esquecer, pois a lei da fisíca lhe impede disto, dependendo da intensidade você pode cair mesmo.
Com relação a freia na curva, fui instruído a evitar o
máximo, mas se realmente for necessário tem que se frear
com o freio traseiro e saber muito bem a dosagem...
Amigos, estou para fazer esses cursos nas minhas proximas ferias.
A Vantagem da NH6 com o freio ABS é que tem o Freio Combinado, ao acionar o freio traseiro, ele coloca um pistão no frontal para freiar tbm... Mas isso não é nada comparado com o freio dianteiro mesmo!!
Todas as MOtos sabem que o Freio Dianteiro é o que para mesmo. Mas as dicas ficam ai. Com este recurso da Hornet no ABS, podemos utilizar mais o Freio Traseiro na cidade, até em estradas. Agora o frontal é muito violento...
Agora Fiquem atento ao seguinte, NADA A VER COM FREIOS, li uma reportagem que um cara caiu com uma Hayabusa logo quando foi sair. Ele deixou a moto ligada um tempo, e quando foi engatar a Primeira, a moto saiu andando, ou seja, a EMBREAGEM não fez o papel. E por ser hidraulica e ficado um tempinho aquecendo, todo o fluido da embreagem ficou no fundo, então fica a dica, antes de sair de umas 3 bombadas no Manete, ate para eficar aquele primeiros "KEKS" e tranquinhos iniciais... Evitem os desgates..