Para cidades que ainda nao tem concessionarios e passam por "dificuldades" na manutenção da moto, é sempre uma excelente noticia.
Se os concessionários seguirem o padrão que está se vendo aqui em SP, preparem-se para os desgostos com mau serviço, preços altos, zero estoque, etc.....
Das 3 aqui existentes, apenas a Tenesse (de menor movimento) é menos mal falada.....
Caros amigos;
A melhor coisa é viver bem longe de concessionários e não ficar refém dos mesmos. Acho que tenho muita sorte de viver aqui na "boca do sertão". Mandei a garantia das minhas pro espaço... e não me arrependo, fiz e faço todas as revisões com um mecânico e grande amigo de minha confiança que realmente revisa tudo, e quando preciso de peças de reposição (pastilhas de freio, velas, filtros etc.) peço ao Mascaro (Curitiba) no dia seguinte estão em minha casa sem problemas.
Grande abraço à todos;
Eu parei de usar concessionária uns 3 meses antes do vencimento da garantia.Já se foram 2 anos e meio que isso ocorreu e não tenho tido problemas.Respeito o calendário de manutenção e entrego a moto a oficinas independentes.AbçJF
Acredito que nos dias de hoje ainda temos poucos mecânicos com conhecimentos atualizados e preparados para tratar de itens tecnológicos embarcados nas motos, tipo: freio ABS e sistema eletrônico por exemplo. Muita cautela com muitos improvisos a preços atraentes também ...
União e Solidariedade sobre Duas Rodas - Heritage Classic - Brasilia - DF
Amigos, deixe-me ver se eu entendi direito, há vários de vocês que compram uma HD 0km e não fazem nenhuma revisão na CC autorizada exceto a dos 1600km(1ª), é isso?
Em em alguns casos nem mesmo moram em cidades que possuem CCs HD?Gostaria de saber mais detalhes desse estilo de vida.
É mais ou menos isso Nômade. Comprei minha Electra em Belô, andei 1350 km pelas cidades históricas de Minas, fiz a revisão de 1600 km e me mandei para o alto da caatinga. Nada para os ladrões e mecânicos incompetentes das concessionárias
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
Nômade, eu fiz as revisões na autorizada enquanto esteve na garantia e não tive problemas. Com o fim da garantia procurei outra oficina mais perto de casa e acabei criando afinidade com a oficina e o mecânico que cuida da minha moto desde então e vi que a autorizada cobra caro... bem caro para o serviço que oferece.
Aliado a isso, os constantes relatos de problemas e atraso na solução dos problemas(maior número de clientes atendidos acaba acarretando maior número de reclamações) acabaram mostrando que um bom mecânico independente cuida melhor e mais barato da moto.
Aqui no Rio não ouvi queixas graves, pelo contrário tenho ouvido elogios, da autorizada mas continua sendo uma mão de obra cara, com peças caras e agora ainda mais longe de casa.
Para cuidar de uma moto de cinco anos que conheço bem não vale a pena usar a autorizada.
Para quem compra, e compra a garantia junto (não tem jeito de conseguir desconto para não usar a garantia), a moto zero a autorizada é uma obrigatoriedade e muitos não tem interesse em pagar caro pelo mesmo serviço feito pelos mecânicos independentes e acabam abrindo mão da garantia.
Para esses que me procuram através do blog, eu recomendo fazer pelo menos a primeira revisão: 1600 kms é pouco para avaliar se a moto tem ou não algum defeito grave de fabricação e dependendo do uso, 8000 kms também é pouco. Uma vez que abra mão de usar a autorizada, você abre mão da garantia, mas isso acaba não sendo problema porque normalmente elas não tem defeito grave. Tem pequenas aporrinhações e as mais recorrentes acabam virando motivo de recall como a cebolinha traseira do óleo de freio das tourings que foi mal posicionada e o calor acaba propiciando vazamentos.
Uma pequena parte de proprietários de HD gosta de fazer o serviço com as próprias mãos e esses só querem mesmo a moto, outros como o Cezário não tem autorizada perto e aí só mesmo abandonando a garantia. Em São Paulo as oficinas independentes são mais cuidadosas que as autorizadas e tome gente abandonando a garantia.
Os motivos variam, mas o principal é mesmo não querer pagar caro por um serviço que tem grande chance de ser mal feito.
Entendi... então praticamente não faz diferença ter uma concessionária por perto visto que muitos mesmo morando próximo não a utilizam.Entendo também que é um risco calculado fazer somente a revisão de 1600km e depois largar a garantia esperando que a moto não apresente defeitos graves.
Tenho informação que a Harley considera as revisões efetuadas por mecânicos de reconhecida competência desde que se comprove com nota fiscal que as substituições foram com peças Harley. Assim, não se perdendo a garantia.
União e Solidariedade sobre Duas Rodas - Heritage Classic - Brasilia - DF
Anibaldf escreveu: Tenho informação que a Harley considera as revisões efetuadas por mecânicos de reconhecida competência desde que se comprove com nota fiscal que as substituições foram com peças Harley. Assim, não se perdendo a garantia.
não é bem assim. No manual está expresso que as revisões podem ser feitas nas autorizadas ou em mecânicos que sejam reconhecidos pela HDMC como aptos para tal.
Esse reconhecimento precisa do aval da fábrica e não apenas um reconhecimento dos consumidores e para obter o aval da fábrica é exigido um certificado emitido pela HD University de Milwaukee ou Chicago.
Para dar um exemplo, o Pimenta que foi chefe da oficina Izzo durante muito tempo em São Paulo, tem vários contatos dentro da HDMC não é reconhecido pela HDMC como mecânico certificado e acho que não existe nenhum mecânico no Brasil com essa certificação.
Existem planos da HDMC em certificar oficinas após a implatação da rede de autorizadas, se houver necessidade disso, a partir de 2015 (discurso do CEO da HDMC quando assumiram as operações no Brasil).
Na prática, essa possibilidade de fazer revisão em oficina não autorizada, mas certificada só existe nos EUA onde muitas oficinas tradicionais não tiveram capital para se transformar em dealers HD.
Nos Estados Unidos o proprietário pde fazer ele próprio as trocas de óleos e a moto não perde a garantia. Mas aqui no Brasil, temos que ser extorquidos pelas cc...
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN