marcoakil escreveu: Pessoal,
Tenho um Electra Glide 2005 e gostaria de trocar as pastilhas em casa, mas alguém tem o passo a passo em fotos ou vídeo??Forte Abraço a todos!Marco.
Economia sem sentido. A menos que vc goste muiiiito de sofrer, é melhor pagar.
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.
Pelo menos na Fatboy2008 a troca das pastilhas é brincadeira de criança! A unica ferramenta que precisa é uma chave estrela 1/4 para a pastilha traseria e uma chave estrela 10mm para a dianteira. No caso da traseira, só tem um parafuso para soltar. Ai vc tira as pastilhas, verifica, limpa o disco com um limpa freios (eu uso o da wurth), mede a pastilha, passa um anti-chio nas costas da pastilha e reinstala. eu costumo passar um pouquinho de graxa no parafuso para ele entrar mas facilmente e prender as pastilhas. freio dianteiro é a mesma coisa, só que tem 2 parafusos para segurar a pastilha. como o dianteiro é mais facil de tirar, pode-se soltar totalmente o caliper para inspeçao e limpeza. em nenhum dos dois freios é necessario trocar o fluido ao retirar as pastilhas. troca das pastilhas e troca de fluidos sao procedimentos diferentes. Para quem gosta de brincar com a moto, recomendo fortemente a compra dos DVDs do Fix My HOG, que ensinam a fazer os procedimentos de manutenção da H-D e o manual de parts - esse ultimo informa o part number de todas as peças da moto, até parafusos... então, qqr problema, é só pedir a peça que precisa nos states! Não dispenso a ajuda de um mecanico de confiança, mas que é divertido passar tempo dando manutenção na H-D, isso é!
Renato696, concordo com você. Para mim é uma terapia fazer a manutenção das HD. Agora mesmo tenho duas aqui na garagem do meu prédio de 2 amigos que as deixaram comigo. Ligo, limpo, quando tá na hora troco os óleos e por aí vai... Trocar pastilhas é uma brincadeira.
C.Maia
H-D Electra Glide 2009
BMW R1200 GS Adventure
Se você nunca andou numa Electra Glide, você nunca andou de moto.
Natal, RN
Essa manutenção de primeiro escalão preferencialmente deveria ser feita pelo proprietário, pois mesmo se o cara for "o cara" e ter muito dinheiro, seguro, celular, GPS e o escambau, sempre tem uma situação na estrada, onde a moto pode quebrar num lugar inóspito e vc, no mínimo, vai ter que orientar uma mecânico meia-bôca a fazer o serviço.
Na boa, acho que tem gente que não tem tino pra isso, não tem jeito mesmo pra mexer em ferramenta. E isso não é um defeito, é uma característica das pessoas: um é bom numa coisa, o outro é bom em outra .
Acho eu que raramente, se o cara tem dinheiro, GPS, seguro e só anda em bando, vai precisar meter a mão em alguma coisa, em caso de quebra. Mexer é pra quem gosta .
Quem não gosta de fazer a manutenção, que pague por ela e seja feliz.
Abraços.
Pessoal,Gostaria de agradecer aos comentários de todos!!!Vou tentar trocar as pastilhas, mas como alguém informou, vou tentar me divertir!!
Forte Abraço!
Acabei de trocar minhas pastilhas traseiras (Dyna FXDC 09/09), igual a da foto.
Aos 39.540 Km fiz a primeira substituição, por similares EBC 458 HH sinterizadas, made in USA.
Na verdade as pastilhas ainda durariam um pouco mais, mas estavam com desgaste irregular e preferi substituí-las.
Comparando com a foto, basta soltar o parafuso 1, com chave de estria de 1/2 pol, que os mais frescos chamam de twelve points, soltar o parafuso inferior com chave torx 40T (ou T40), remover as pastilhas, junto com a sapata de aço que serve para o freio não fazer barulho, empurrar para dentro os dois êmbolos de plastico com chaves de estria (senão a pastilha não entra), monte a sapata de aço na pastilha de dentro, instale no lugar , recoloque os parafusos no lugar e pronto.
Parece fácil, mas é meio sinistro.
Cuidado para não empenar o disco.
Abraços.