Bração! Não olhou para a saída da curva!
Tava rápido demais, freou errado e ficou olhando o guard rail.
Aí é tombo na certa, pois a curva é muito fechada. Veja o motociclista que passa depois, como a curva é fechada e traiçoeira.
Kansas 150 2008 - Preta
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: bokomoko
ggsjunior escreveu: Bração! Não olhou para a saída da curva!
Tava rápido demais, freou errado e ficou olhando o guard rail.
Aí é tombo na certa, pois a curva é muito fechada. Veja o motociclista que passa depois, como a curva é fechada e traiçoeira.
Matou a charada.
O principal erro foi que ele não olhou para a saída da curva. Ele fixou o olhar onde ele acabou batendo a moto.
Além disso, ele entrou em pânico e freou a moto na curva. Não é para qualquer um, só profissional.
Ele tinha que ter mantido a aceleração e deitado a moto. No máximo daria uma derrapada com alguma chance de controle se ele não entrar em pânico.
Esses foram os erros. Olhar para onde NAO quer ir e frear a moto na curva.
Os vídeos Rnikey mouse,
www.youtube.com/user/rnickeymouse?feature=watch
, são na maioria nessa estrada, onde os tombos são frequentes. Com certeza, além do ângulo das curvas, o asfalto não "gruda" nada; reparem como o pneu traseiro escapa fácil no remendo do asfalto. E notem que o guard rail além de torto, tem escoras a mais no ponto onde ele bate. Ele... muitos batem !!! :blink: :silly: :woohoo:
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Não tangenciou, entrou "em pé" na curva, realmente não usou o jogo do olhar e, depois disto tudo, se assustou e travou (forte) a roda traseira!
Uma sucessão de erros que, que ótimo, resultou em apenas um susto, pequenos arranhões e algum custo financeiro na motoca.
Acontece, mas devemos andar sempre ligados no que estamos e como estamos fazendo - andando de moto!
E me pareceu, também, um pouco de inexperiência, iniciante a prática de pilotagem de motos de maior cilindrada e em estradas. Fica a dica do que já utilizei: além de praticarmos aos poucos, vale e muito ver vídeos, ler matérias e trocar idéias sobre pilotagem esportiva e agressiva. Isto eu chamo de didática (teoria), para depois colocarmos em prática.
Frear na hora errada e não realizar a curva de forma adequada (velocidade, posição na moto, inclinação, direção do olhar...) são erros sempre presentes em vídeos de acidentes disponíveis na internet, e com mais frequência quando a pessoa que pilota a moto é iniciante.
Certa vez perguntei a um moto-entregador se ele sabia indicar um curso de pilotagem para iniciantes (já habilitados) e a reposta que tive foi “... mas pra que? Se vc já tem a carteira...é ir pro transito e ganhar prática no dia-a-dia...”. Segundo relatou, com ele foi assim: frear, fazer curva, usar corredor, com sol ou chuva. E antes de perguntar se ele já havia “dado uma raspadinha”, confessou ter tido alguns acidentes e o último poucos dias entes (ele e a esposa de garupa). Acabei encerrando a conversa e não tentei argumentar a importância de um curso mais técnico para se realizar curvas, frenagens, em piso molhado ou seco.
Por falar em curso de pilotagem, para recém habilitados, alguém sabe indicar um no Rio de Janeiro?
[]s
Pois é... desatenção, perdeu a tangência da curva e tentou corrigir rápido... só que o freio também foi rápido... em travar. Não seria a melhor coisa a se fazer, mas se ele tivesse reduzido no freio motor reduzindo uma ou duas marchas teria mais controle... acho que a curva não era problema, pois só ele se passou...
Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"
Excesso de velocidade, usou o freio traseiro de forma excessiva também, além de ter entrado em pânico e focado no guardrail e esqueceu de fazer a curva. Mas acredito que se ele fizesse um uso melhor do freio dianteiro ele conseguiria se safar, vejam que a roda traseira trava e antes do impacto a moto sai de traseira, antes mesmo de tocar no acostamento que está cheio de areia.
Essa curva ai é soda, um monte de gente cai nela, ela fica na California na a Mulholland Highway. O cara que postou esse vídeo, praticamente toda a semana ele está sentadinho nessa curva filmando os caras passaram e ocasionamente caírem também.
E passa cada máquina, tanto carro quanto moto ! *-*
Segue um trecho do livro: twist of the wrist do Keith Code, instrutor de piloto americano sobre reações de sobrevivência que fazem o contrário, nos põe em perigo...
The enemy is tough but limited in number:
1. Roll-off the gas. (Cortar toralmente a aceleração)
2. Tighten on bars. (se prender aos guidões, segurá-los com força)
3. Narrowed and frantically hunting* field of view. (pouco campo de visão, ou procurando para onde ir em pânico)
4. Fixed attention (on something). (atenção fixada em um ponto)
5. Steering in the direction of the fixed attention. (virar, ir em direção ao que estamos com a atenção fixa)
6. No steering (frozen) or ineffective (Não virar, ou virar de forma ineficaz)
(not quick enough or too early) steering.
7. Braking errors (both over- and under-braking). (erros na frenagem, frear muito, ou pouco)