Desgaste dos Pneus: Motivos e Precauções

04 Jul 2009 16:00 #16 por Superman
Lá vem o Homem do Cadeado(tranca rua) aqui pelo menos não tem foto de familiares não! rsrs

JN = Muito obrigado por tirar minha dúvida em relação a como trocar o avatar, tô no trabalho assim q tiver em ksa eu tentarei colocar.

Jefferson= Muito obrigado pelo conteúdo q vc escreveu, com certeza de muita utilidade para todos que leram e que ainda irão ter essa oportunidade.

BOM FIM DE SEMANA A TODOS!!!

Jamais o fracasso conseguirá me surpreender; se a vontade de vencer for mais forte!



CG 150SPORT 07 >>>
CBX 250 TWISTER 07>>> CB 300 10

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2009 14:12 #17 por Pena

Superman escreveu:

Pena escreveu:
Boa Moisés!


Eu calibro todo domingo e percebo que cai umas 2 libras durante este período neste período de inverno.


Valeu.



Realmente se faz necessário ter cuidado com os pneus, poís, pode prejudicar outros componentes da moto: estabilidade, consumo de gasolina e etc.. Costumo calibrar minha tutu X a cada 3 dias e sempre da uma diferença de 1 a 3 libras da calibragem anterior, se der calibra a cada 3 dias pena e v se teve alguma diferença, abraço.



Meu unico problema é que o posto que abasteço, não tem calibrador Moisés. Abasteço no Shell do Carrefour daqui de São José e pra calibrar, tenho que ficar rodando pelos postos pra não ficar chato sabe?


Sou bem cara de pau até mas eu tenho bom senso e ética na vida. Na minha opinião, pra eu ficar usando constantemente o calibrador do posto, eu tenho que pelo menos abastecer nele porque usa-se energia pra encher o compressor né? A menos que eu esteja sendo um pouco respeitoso demais mas, se eu estiver errado me corrija e me dê um argumento que mude minha idéia com relação a este lance poruqe morro de vergonha toda vez que acho que estou folgando no posto.


Abração.

ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black

São José dos Campos-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2009 19:26 #18 por Superman

Pena escreveu:

Superman escreveu:

Pena escreveu:
Boa Moisés!


Eu calibro todo domingo e percebo que cai umas 2 libras durante este período neste período de inverno.


Valeu.



Realmente se faz necessário ter cuidado com os pneus, poís, pode prejudicar outros componentes da moto: estabilidade, consumo de gasolina e etc.. Costumo calibrar minha tutu X a cada 3 dias e sempre da uma diferença de 1 a 3 libras da calibragem anterior, se der calibra a cada 3 dias pena e v se teve alguma diferença, abraço.



Meu unico problema é que o posto que abasteço, não tem calibrador Moisés. Abasteço no Shell do Carrefour daqui de São José e pra calibrar, tenho que ficar rodando pelos postos pra não ficar chato sabe?


Sou bem cara de pau até mas eu tenho bom senso e ética na vida. Na minha opinião, pra eu ficar usando constantemente o calibrador do posto, eu tenho que pelo menos abastecer nele porque usa-se energia pra encher o compressor né? A menos que eu esteja sendo um pouco respeitoso demais mas, se eu estiver errado me corrija e me dê um argumento que mude minha idéia com relação a este lance poruqe morro de vergonha toda vez que acho que estou folgando no posto.


Abração.



Caro Pena, vc tb mora em Recife??


Olha só, qnto a questão de vc sentir vergonha de calibrar o pneu de sua tutu acho besteira, pensa bem: O dono do posto quando colocou o compressor foi com a finalidade de oferecer um serviço aos clientes que por ventura necessitem calibrar os seus pneus e que nessa parada sendo observada a necesidade de abastecer aproveitar e realizar ali mesmo o abastecimento já que ele se encontra já em um posto de gasolina, o compressor é apenas mais um serviço oferecido gratuitamente que pode vir a ser o motivo para uma futura compra naquele estabelecimento, ausente-se desta vergonha e pense mais em sua segurança e conservação de sua tutu, ok? abraços e espero ter ajudado.

Jamais o fracasso conseguirá me surpreender; se a vontade de vencer for mais forte!



CG 150SPORT 07 >>>
CBX 250 TWISTER 07>>> CB 300 10

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2009 19:34 #19 por Jota Nunes

Superman

Caro Pena, vc tb mora em Recife??



Amigo Clark Kent , acho que devido à sua recente incursão lá pelo Mulher & Moto, você ficou meio desnorteado !!! Dá uma olhada na assinatura do nosso colega Pena....
Jota Nunes40000,9422916667

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2009 19:43 #20 por Superman

Jota Nunes escreveu:

Superman

Caro Pena, vc tb mora em Recife??



Amigo Clark Kent , acho que devido à sua recente incursão lá pelo Mulher & Moto, você ficou meio desnorteado !!! Dá uma olhada na assinatura do nosso colega Pena....



Estimado JN, realmente uma passada pelo mulher e moto, faz qualquer um ficar desnorteado, não acha??? mas dei uma olhada sim na assinatura do nosso amigo pena e não vi nada.fui em lista de membros, digitei o nome dele e após cliquei em cima, apareceu nada de informação da cidade dele, por isso perguntei, tem outra forma de ver isso??

Jamais o fracasso conseguirá me surpreender; se a vontade de vencer for mais forte!



CG 150SPORT 07 >>>
CBX 250 TWISTER 07>>> CB 300 10

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2009 22:08 #21 por KG_POA

Jota Nunes escreveu: Prezado amigo JeFFerson, tua
mensagem me deixou em dúvida...


Eu não entendo como funcionam exatamente estes
equipamentos, então você, que trabalha no ramo, poderá me
explicar mais detalhadamente.


Realmente eu noto que estes equipamentos digitais de
postos de gasolina se perdem um pouco na hora de calibrar
pneus de moto, devido certamente à pouco quantidade de
ar. Por exemplo: você programa 29lbs e ele faz a leitura
inicial em 25, por exemplo, aí ele dá um enchidinha e vai
a 33, dá uma esvaziada e cai para 26, enche novamente e
vai a 30, murcha mais um pouco e cai para 27. Dá umas 4
ou 5 bombeadas até acertar o ponto ideal. Porque isso
acontece?


OK JN... Mas aí vai um pouco mais...

O calibrador digital, dependendo do fabricante, tem um
grau de sensibilidade maior ou menor... Eles são muito
bons pra calibrar com grandes volumes de ar, como no pneu
de automóvel. Já para pneus de motos é isso aí mesmo, não
tem como evitar esse vai-e-vem irritante. O calibrador
digital é mais sensível ao esvaziar do que enchendo,
entende??? Explicando melhor, a maioria dos calibradores
bombeiam em média de 6 em 6 lb/pol² mas conseguem
esvaziar de 1 em 1 lb/pol² , razão do vai-e-vem....
Também é interessante evitarem os postos de gasolina para
calibrar os pneus. Pois geralmente os compresores são
compartilhados com a área da lavagem (ou lavação para o
pessoal de SC), heheheh... Como o compressor usa o ar do
ambiente, o ar nessa área tem muita umidade. Ocorrendo
uma mistura ar + gotículas de água dentro do cilíndro.
Pra quem conhece, sabe que existe um pré-filtro na linha
de ar que vai até o calibrador, mas geralmente esse
filtro não recebe a devida manutenção, passando ainda
assim bastante água para os canos/mangueiras. Pois então,
o bendito vai lá e calibra seus pneus com 30 lb/pol², por
exemplo, com pneus frios, claro... E se manda pra
estrada... Aquela mistura de ar + gotículas de água vão
se aquecendo, que por consequência, vai causar um aumento
na pressão interna desse pneu, desbalanceando todo o
conjunto... Em suma... O melhor lugar pra calibrar com ar
é em algum auto centro que trabalhe com pneus, de
preferência, exemplo: DPASCHOAL (que tem em tudo que é
canto) e geralmente o pessoal é bem educado ao ceder o
calibrador sem custo, claro... Ou algum lugar de sua
confiança... Mas o grande trunfo é o NITROGÊNIO...
Esse é "bão" mesmo, por vários motivos:
1° é 100% seco (não contém água no composto);

2° Por não conter água, existe uma variação "quase" nula
de pressão em função da temperatura;

E o que considero o principal:

3° A molécula do nitrogênio, por ser bem maior que a do
oxigênio (presente no ar do compressor), tem uma passagem
com maior dificuldade ..."isso mesmo, acreditem!!! O ar
vaza pelo pneu sem estar necessariamente furado, passando
pelos micro poros que tem na borracha, como em um balão
de aniversário, por isso q existe a perda de pressão com
o tempo"...continuando... Exigindo assim uma frequência
de calibragens bem menores... Já constatei casos de mais
de 2 meses sem variação de 1 lb/pol² se quer... Mas
conseguí-lo é algo difícil, não são todas oficinas que
possuem tal recurso, por ser caro de manter... Mas se
acharem, paguem pois vale mesmo a pena... Algo em torno
de R$2,50 por pneu...

Ok???

Abraço a todos

JeFFerson

Twister/05 - Vermelha (Pandora)

Porto Alegre/RS

Biz KS 100cc/03 - CBX 250CC Twister/05 - PRÓXIMA GS500 ???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2009 22:13 #22 por KG_POA
Ahhh.. Já trabalhei na Dpaschoal.. Hj estou em um
concorrente... Indiquei eles, pois são bons de atendimento
e não farão cara feia ao receber uma moto pra simplesmente
calibrar, desde que isso seja feito por vc mesmo, claro,
hahahah..

Abraço a todos

JeFFerson

Twister/05 - Vermelha (Pandora)

Porto Alegre/RS

Biz KS 100cc/03 - CBX 250CC Twister/05 - PRÓXIMA GS500 ???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2009 04:16 #23 por Jota Nunes
Valeu pelas dicas, prezado amigo JeFFerson !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2009 07:29 #24 por solrac.ors
Em uma intruder 125 qual a calibragem pro pneu traseiro e pro dianteiro? e de quanto em quanto tempo se indica a calibragem dos pneus?

Intruder 125 2008 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2009 07:46 #25 por Superman

solrac.ors escreveu: Em uma intruder 125 qual a calibragem pro pneu traseiro e pro dianteiro? e de quanto em quanto tempo se indica a calibragem dos pneus?



O mais indicado é vc checar no manual ou no adesivo que se localiza no paralama traseiro.

Jamais o fracasso conseguirá me surpreender; se a vontade de vencer for mais forte!



CG 150SPORT 07 >>>
CBX 250 TWISTER 07>>> CB 300 10

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2009 08:38 #26 por Pena

Superman escreveu:

Pena escreveu:

Superman escreveu:

Pena escreveu:
Boa Moisés!


Eu calibro todo domingo e percebo que cai umas 2 libras durante este período neste período de inverno.


Valeu.



Realmente se faz necessário ter cuidado com os pneus, poís, pode prejudicar outros componentes da moto: estabilidade, consumo de gasolina e etc.. Costumo calibrar minha tutu X a cada 3 dias e sempre da uma diferença de 1 a 3 libras da calibragem anterior, se der calibra a cada 3 dias pena e v se teve alguma diferença, abraço.



Meu unico problema é que o posto que abasteço, não tem calibrador Moisés. Abasteço no Shell do Carrefour daqui de São José e pra calibrar, tenho que ficar rodando pelos postos pra não ficar chato sabe?


Sou bem cara de pau até mas eu tenho bom senso e ética na vida. Na minha opinião, pra eu ficar usando constantemente o calibrador do posto, eu tenho que pelo menos abastecer nele porque usa-se energia pra encher o compressor né? A menos que eu esteja sendo um pouco respeitoso demais mas, se eu estiver errado me corrija e me dê um argumento que mude minha idéia com relação a este lance poruqe morro de vergonha toda vez que acho que estou folgando no posto.


Abração.



Caro Pena, vc tb mora em Recife??


Olha só, qnto a questão de vc sentir vergonha de calibrar o pneu de sua tutu acho besteira, pensa bem: O dono do posto quando colocou o compressor foi com a finalidade de oferecer um serviço aos clientes que por ventura necessitem calibrar os seus pneus e que nessa parada sendo observada a necesidade de abastecer aproveitar e realizar ali mesmo o abastecimento já que ele se encontra já em um posto de gasolina, o compressor é apenas mais um serviço oferecido gratuitamente que pode vir a ser o motivo para uma futura compra naquele estabelecimento, ausente-se desta vergonha e pense mais em sua segurança e conservação de sua tutu, ok? abraços e espero ter ajudado.



Sou de São José dos Campos, São Paulo amigo Moisés!


Então...embora você tenha me dado um bom argumento, eu acho que vou continuar pedindo licença pra usar o calibrador pros frentistas.


Em todo caso, vou fazer uma reclamação pros caras do Carrefour. Nós, clientes assíduos precisamos deste serviço!


Abração.

ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black

São José dos Campos-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2009 09:23 #27 por Superman
Ok Pena, se faz realmente bor bons modos pedir licença sempre que vamos utilizar algo q ñ seja nosso, porém, se o frentista estiver longe acharia melhor vc encher e se der depois vc agradece, abraço.

Jamais o fracasso conseguirá me surpreender; se a vontade de vencer for mais forte!



CG 150SPORT 07 >>>
CBX 250 TWISTER 07>>> CB 300 10

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2009 11:05 #28 por Pena
Acabei de abastecer minha moto e ví que os caras do Carrefour mudaram o calibrador de lugar!


Agora ficou chique!!!


Valeu.

ex: YS Fazer 250 08/08 black
XTZ Lander 250 14/15 black

São José dos Campos-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2009 13:24 #29 por Superman
OK!!!

Jamais o fracasso conseguirá me surpreender; se a vontade de vencer for mais forte!



CG 150SPORT 07 >>>
CBX 250 TWISTER 07>>> CB 300 10

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jul 2009 06:49 #30 por macacoloco
Calibrar pneu para mim é rotina, toda semana quando saio de casa ou no fim de semana ou na segunda tem a parada para verificar a pressão dos pneus.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.144 segundos