YBR FACTOR 125 - 2010, NÃO ACELERA EM ALGUNS MOMENTOS!

09 Abr 2019 09:42 #1 por lealgabriel
Bom dia a todos,

Gostaria de antecipar que sou novo com motos, portanto perdoem eu ser leigo aqui. Adquiri uma Factor 125 ano 2010 no dia 26/03/2019, a moto parecia ótima, um dia depois da compra (é sério, um dia depois) a moto começou a apresentar problemas na sua aceleração em marcha enta, o que acontece muito é eu sair com a moto, seja de manhã, ou na hora do almoço (que ele já não tá tão fria) e ele andar alguns metros e na primeira reduzida ou parada quando eu volto a acelerar ela morre, acelero e ela apaga, só mexendo no afogador com muito custo ela sai do lugar. Levei no mecânico e ele limpou carburador, trocou óleo, trocou filro de ar, trocou vela e mesmo assim o problema persistiu, depois ele suspeitou do cachimbo da vela e me emprestou um para usar e testar e ver o desempenho, a moto melhorou bastante, não sei se a relação, mas dois dias depois o problema voltou. Por fim, ele disse que o carburador da factor apresenta um problema de esfarelação e dentritos soltos pelo carburador atrapalham a circulação interna causando entupimento, ele disse que a solução seria compra um carburador novo.

Isso é serio, ou é invenção dele?

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08 Ago 2019 13:54 #2 por trioschivitor
Eu tive uma Xtz 125 2013 com o carburador a vácuo, que vem a ser o mesmo da Ybr factor 125 carburada. É o mesmo motor nas duas, até que saíram de linha e veio a factor e a crosser injetadas.
Carburador e injeção eletrônica são dois sistemas de alimentação de ar e combustivel para o motor. o carburador é uma tecnologia mais antiga.

Um carburador tem funcionamento completamente analógico, regulado por parafusos, diferente de uma injeção eletronica que possui uma central eletronica(ECU) e sensores para monitorar a temperatura, pressão do ar, entre outras coisas, que fazem esse ajuste de forma quase que instantanea.
Quando um motor é ligado pela manhã, ele está frio, portanto, é necessário aguardar um periodo em marcha lenta para que ele aqueça e fique na temperatura ideal de funcionamento. Um motor com carburador, como não tem sensores para ajustar a marcha lenta conforme a temperatura, existe o afogador, que é uma alavanca no carburador que abre um passagem extra de combustivel para quando o motor está dificil de pegar no frio ou falhando muito após ligar. abre o afogador, liga, aguarda uns minutos e então fecha ele e sai andando com a moto.
Um motor injetado não tem afogador porque é tudo controlado pela central de injeção, que ajusta a rotação da marcha lenta conforme a temperatura. Se você prestar atenção na primeira partida do dia de um injetado, vai ver que o motor fica um pouco acelerado em marcha lenta, até o motor atingir a temperatura ideal, após isso a rotação reduz até um valor mais baixo.

Sobre seu mecânico, qualquer carburador requer uma manutenção(abrir, limpar, verificar o estado das peças internas) de 6 em 6 meses ou até 1 ano. Não é o caso de comprar um carburador novo mas de fazer a manutenção preventiva de 6 em 6 meses.

aguarde sua moto aquecer durante uns 3 a 5 minutos antes de sair acelerando com tudo, senão ela vai falhar e morrer mesmo. Leve em conta que esse motor 125 yamaha carburado demora de esquentar mesmo.
Leia o manual da sua moto.
Sua moto está com o carburador original a vacuo ou o da YBR antiga, de funcionamento mecanico?

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29 Set 2019 16:17 #3 por doutor estranho
Carburador não é item que se troque com frequência, não raro a moto vai pro lixo com o carburador bom.
Pode ser sujeira no tanque que está descendo para o carburador.
Peça para instalar , ou instale vc mesmo, não é difícil, um filtro de combustível.
Pode ser o oring da flauta, diafragma furado ou algo assim.
É difícil dar diagnóstico assim, mas eu aposto que está dando falta de combustível, se estivesse afogando o afogador não iria ajudar a pegar, não creio que seja problema elétrico.
Procure outra oficina pq esse papo de carburador esfarelando eu não engulo, estou na minha segunda xtz 125, meu primo já teve uma bem mais velha , era porco virado num trem e a moto rodava dando risada.
Quando vc for em outra oficina não diga que vc ia esteve em outra primeiro, apenas conte os sintomas, deixe a moto e vá embora, não dá muita conversa. Não raro oficinas mal intensionadas usam isso para roubar peças e dizer que foi a anterior.

Fazer 250 preta 08 (E lá se vão cem mil km)
Moto não é perigosa, perigoso é quem sobe nela.
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