Câmbio da XTZ 125-Péssimo!

06 Jul 2011 08:11 #1 por DoubleWheels
Ae galera, procurei no fórum e não encontrei nada. Se alguém souber de algum tópico sobre o assunto, me avisem.
Eis o problema:
Tô com uma XTZ 125 E (com 2300km, comprada zerada).
Ela tem um problema muito estranho nas trocas de marchas. Elas definitivamente são PÉSSIMAS!
Se eu chego num sinaleiro (semáforo) com ela de 5a (por ter me esquecido de reduzir), na hora de fazer isso parado é um parto! Muito difícil mesmo. Tem que ficar apertando e soltando a embreagem toda hora pra ela entrar na 1a. Certa vez conversando com um colega que também tem uma moto dessas, ele reclamou da mesma coisa. As reduzidas são bem "brutas" (não entram macias) e se precisar reduzir com a moto parada, já era! Na revisão dos 1000km da moto eu já dei uma reclamada e o cara disse que tinha dado uma "reguladinha" mas me parece que manteve do mesmo jeito.
Falei com o mecânico pelo telefone e ele disse que era assim mesmo. Que é um problema crônico da moto (pelo visto, um erro de projeto).
E ae? E a de vocês? Tem esse problema também ou só eu que dei azar?
De qualquer forma, na revisão dos 3000km (que ainda vai estar na garantia), vou falar pros caras darem uma olhada mais aprofundada e, se necessário, desmotarem o motor para ver se tem algo errado lá dentro.
Obs.: algo que faço para minimizar esse efeito é não apertar a embreagem totalmente (até o final). Aperto ela só um pouco. Parace que diminui o problema...
Obrigado pela atenção.

Yamaha XTZ 125 zerada.

Capacete HJC CS-R1 Samurai MC5

Jaqueta TEXX Strike

Luvas X11

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06 Jul 2011 08:17 #2 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Câmbio da XTZ 125-Péssimo!
As Yamaha 125, têm o câmbio muito bom. São mais "duros" que as Honda, sim...

O seu caso, é o que acontece como em qualquer moto. Parado, reduzir de quinta para primeira é um sufoco!

Regule o manete da embreagem, deixando com menos folga (só não deixe a embreagem "estrangulada")

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06 Jul 2011 16:07 #3 por chunda
Respondido por chunda no tópico Câmbio da XTZ 125-Péssimo!
Tive a mesma impressão que vc nos meus primeiros 3000 Km na Factor.. Hoje ta tranquilo acho que peguei o jeito ou a motoca amoleceu.. rsrsrs É a sua primeira moto Doublewheels? Quando o motor ta frio vc sente que as marchas ficam mais suaves?

Abs.

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07 Jul 2011 11:24 #4 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Câmbio da XTZ 125-Péssimo!
Rapaz, você tem que regular a embreagem...
Se o manete estiver muito baixo, as marchas ficam ruins para reduzir e e descem duras.
Tenho uma ybr e o câmbio dela é uma manteiga na maioria das vezes, Cambio da honda é duro perto dela.
Não sei se o cabo da xtz tem a mesma regulagem "no meio do cabo" como na ybr, mas se tiver faça o seguinte: deixe a regulagem do manete no mínimo e ajuste a regulagem no meio do cabo de modo que a manete de embreagem tenha uma folga, mas nem tanta, o ideal é que a moto comece a tracionar pouco depois de você atingir a metade do caminho ao soltar a manete.
Agora ajuste a folga pela regulagem da mantete. Muitos não gostam, mas a ybr exige uma regulagem mais alta da embreagem.

Você não mencionou a quilometragem da moto (para aferir o desgaste da embreagem) nem se está utilizando um bom óleo.

Se você ler o manual, nele consta que este problema das marchas "embolarem" pode ocorrer se você passar várias marchas de uma vez. Um jeito que dá pra fazer isso é, antes de parar totalmente colocar no neutro. Só tem que tomar cuidado pra não errar e engrenar a 1ª... rs

Faça a regulagem e depois volte aqui pra comentar.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

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07 Jul 2011 11:28 #5 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Câmbio da XTZ 125-Péssimo!
Ops, você falou da km... bem, tenho certeza que o cabo deu uma cedida ( o que é normal em todo cabo de aço).
Ajuste a tensão do cabo que a moça ficará mais suave na troca de marchas.
Na cc eles fazem isso.
Apesar da pouca km, verifique o aperto do pedal do cambio. às vezes ele está com folga e transmite esta sensação. Mas pode consultar no manual sobrer esta informação. o cambio das ybr são bons, mas trabalham com embreagem mais alta do que as hondas

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

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08 Jul 2011 13:37 #6 por DoubleWheels
Respondido por DoubleWheels no tópico Câmbio da XTZ 125-Péssimo!
Então... mas é justamente deixando o cabo nem tão puxado que o problema some.
Se eu aperto a embreagem menos (sem chegar ao final), tenho a impressão dele encaixar bem mais fácil do que apertando até o final...
O que seria isso?

Yamaha XTZ 125 zerada.

Capacete HJC CS-R1 Samurai MC5

Jaqueta TEXX Strike

Luvas X11

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08 Jul 2011 21:19 #7 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Câmbio da XTZ 125-Péssimo!
Tem coisas que fazendo é mais fácil que escrevendo, mas vamos lá.

Descobri que a regulagem do cabo é feita perto do motor (na outra ponta do cabo que fica junto ao motor - yamahaxtz.forumvila.com/viewtopic.php?f=59&t=2999 ) faça o seguinte:

1) com a moto desligada, coloque a regulagem do cabo no manete no minimo ( posição de maior folga do cabo e da manete)
2)faça o mesmo com a outra regulagem que fica na ponta do cabo.
3) aperte algumas vezes para a folga ficar bem evidente.
4) comece a diminuir a folga do cabo ajustando a regulagem do cabo lá no motor.
5)Vá ajustando neste ponto ate que na manete você tenha uma folga aproximada de 0,5 a 1 cm entre o manicoto e a alavanca (vide a 1ª foto do link que indiquei).

Quando chegar nesse intervalo, você perceberá que quando você está nesta folga, o cabo tenciona mas não aciona a embreagem propriamente dita. Se você apertar um pouco mais a alavanca (manete), você sentirá que a embreagem começa a ser acionada (tem que olhar pro motor, né...rs)

6) na ybr, quando chego neste ponto, dou umas 2, 3 voltas completas na regulagem do manete e travo a regulagem com a contra porca. Normalmente este é o ajuste que melhor funciona na minha moto, não sei na xtz por causa da diferença do tamanho dos cabos.

Dê uma volta e sinta como está a troca de marchas. Se a 1ª estiver entrando dura, estique mais o cabo (puxe a regulagem um pouco mais lá no motor). Se a primeira entrar macia, provavelmente a regulagem está boa.

Nesta configuração o manete quase encosta na manopla quando acionada. Já tentei usar a embreagem de "2 dedos" mas só se eu substituir a manete original por uma compatível com minhas mãos. Então eu uso a embreagem de 3 dedos...rs
Experimente este ajuste.

Na minha opinião (peço ajuda aos demais colegas para esclarecer), a regulagem "no motor" faz com que o acionamento da embreagem seja mais "progressivo e efetivo". Já a regulagem no manete deixa o acionamento "mais rápido, mas nem taõ efetivo".
Lembre-se que algumas peças estão se acomodando e você tem que ter paciência com a sua companheira.

Para uma longevidade e melhor funcionamento do motor, recomendo deixar a moto aquecer por pelo menos 1 minuto antes de sair rodando. Isso poupará o motor e favorecerá a economia de combustível.
Na ybr a velocidade de economia fica entre os 60km/h e os 70km/h creio que na xtz deva ser entre 70 e 75, por causa do tamanho das rodas.
Faça os ajustes e comente aqui pra ver se meu chutômetro está "bão".

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua, isnardquintela

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17 Jul 2011 12:48 #8 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Câmbio da XTZ 125-Péssimo!
Se a moto parou no sinal em quinta e você não consegue engatar a primeira, eu vou lhe dizer uma coisa: sua moto não tem defeito nenhum!

Isso é característica do conjunto motor/câmbio das motos, principalmente as de baixa cilindrada.
A maioria das motocicletas usa a concepção de câmbio sequencial e embreagem multidiscos em banho de óleo. O comportamento desse tipo de solução é bem diferente do que se percebe em automóveis com câmbio manual e embreagem monodisco a seco.
Esse tipo de câmbio de moto usa um dispositivo chamado Trambulador que faz as trocas de marcha em sequencia. E pela característica da embreagem, a troca de marchas é sensível à temperatura do óleo. E tem mais dois fatores que podem influenciar na dificuldade ou não de engates que é a folga do acionamento da embreagem e a rotação da roda. Ou seja, pode acontecer da moto fria engatar mal as marchas (ou o contrário), pode acontecer das marchas ficarem duras se folga errada na embreagem, e certamente as marchas engatarão com mais suavidade com a moto na velocidade coerente com a marcha.
A melhor coisa a fazer é adquirir o hábito de ir reduzindo aos poucos as marchas enquanto vai reduzindo a velocidade da moto. É muito fácil, com o tempo você acostuma a ir reduzindo de sexta ou quinta marcha até quando parar a moto ela estar em neutro ou primeira marcha.
Entretanto, se você parou e a moto "acavalou" em alguma marcha, existe um processo simples que resolve: com força nas pernas, recue um pouco a moto enquanto tenta baixar a marcha, normalmente funciona. Não é necessário dar "marteladas" no cambio como alguns fazem, isso é uma atitude tão inútil quanto gritar com um cachorro achando que ele vai aprender. Martelar o cambio na tentativa de reduzir as marchas "na marra" só vai dificultar.
Outra forma de destrancar o cambio com a moto parada é manter pressionado o pedal para reduzir a marcha e soltar muito de leve a embreagem até ouvir o "clic" que prova que a marcha desejada engatou. Soltar de leve mesmo para evitar trancos na transmissão.

Isso faz parte das "manhas" de pilotar moto, coisas que vai se aprendendo ao longo da "carreira". Depois de um tempo, você ficará tão acostumado a ir reduzindo a moto que ao estar quase parado, ela já estará em segunda marcha ou neutro.

A Honda facilitou a vida de quem pilota a mais urbana de todas as motos que é a Biz com seu cambio rotativo. A pessoa para no sinal em quarta e aciona o pedal uma única vez para entrar o neutro. Solução espetacular para resolver esse evento tão desagradável de acavalar o cambio no sinal, muito comum de acontecer até com os mais experientes.Piccoli2011-07-17 15:53:30

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17 Jul 2011 18:57 #9 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Câmbio da XTZ 125-Péssimo!
Boa Explicação, Picolli! Acho que nosso amigo se aborreceu com o fórum... nem deu as caras por aqui...rs

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

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19 Jul 2011 11:18 #10 por DoubleWheels
Respondido por DoubleWheels no tópico Câmbio da XTZ 125-Péssimo!

Sidious escreveu: Boa Explicação, Picolli! Acho que nosso amigo se aborreceu com o fórum... nem deu as caras por aqui...rs

E ae galera!
Sumi nada... quase todo dia dou uma "bicada" prá acompanhar o tópico... hehe.
A solução de puxar o cabo eu já tinha testado e infelizmente não adiantou muito. MEsmo por que, como já havia detectado, quando aciono o cabo até o finalzinho (o máximo possível), tenho a impressão de que fica pior um pouco.
Realmente essa outra aí das "mãnhas" me deixou mais tranquilo, pois assim vi que não é defeito da moto. Eu já tinha reparado isso e essa foi a prova de que é uma solução e não apenas uma "gambiarra" como eu estava imaginando.... hehe!
Valeu d+ pela ajuda de todos, especialmente do Sidious, que me parece ser um grande redator, já que consegue detalhar muito bem suas explicações.

Yamaha XTZ 125 zerada.

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08 Fev 2019 18:49 #11 por isnardquintela
Respondido por isnardquintela no tópico Câmbio da XTZ 125-Péssimo!
Criei essa conta só pra agradecer você, Sidious.
Comprei uma XTZ 125 há alguns meses e desde que comprei, há 7 mil km, venho brigando com câmbio e embreagem.
Logo que comprei (41.000 km), troquei espaçadores e discos porque em um dia de muito trânsito e chuva senti a embreagem patinar. Hoje, acredito que essa troca foi desnecessária. De lá pra cá houve um cabo de embreagem rompido também, mas nunca consegui regular bem a embreagem e sempre pensei que meu câmbio não estava legal, que teria algum problema.
Depois de ler este tópico, entendi melhor o funcionamento do câmbio da minha moto e consegui regular a embreagem seguindo os seus passos. De ontem pra hoje "ganhei" uma nova moto. Muito obrigado ao pessoal do fórum e em especial a você, Sidious!!!
P.S.: Seu chutômetro está bem bom: regulei no parafuso com duas voltas e meia e ficou excelente.

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08 Fev 2019 18:51 #12 por isnardquintela
Respondido por isnardquintela no tópico Câmbio da XTZ 125-Péssimo!

Sidious escreveu: Tem coisas que fazendo é mais fácil que escrevendo, mas vamos lá.

Descobri que a regulagem do cabo é feita perto do motor (na outra ponta do cabo que fica junto ao motor - yamahaxtz.forumvila.com/viewtopic.php?f=59&t=2999 ) faça o seguinte:

1) com a moto desligada, coloque a regulagem do cabo no manete no minimo ( posição de maior folga do cabo e da manete)
2)faça o mesmo com a outra regulagem que fica na ponta do cabo.
3) aperte algumas vezes para a folga ficar bem evidente.
4) comece a diminuir a folga do cabo ajustando a regulagem do cabo lá no motor.
5)Vá ajustando neste ponto ate que na manete você tenha uma folga aproximada de 0,5 a 1 cm entre o manicoto e a alavanca (vide a 1ª foto do link que indiquei).

Quando chegar nesse intervalo, você perceberá que quando você está nesta folga, o cabo tenciona mas não aciona a embreagem propriamente dita. Se você apertar um pouco mais a alavanca (manete), você sentirá que a embreagem começa a ser acionada (tem que olhar pro motor, né...rs)

6) na ybr, quando chego neste ponto, dou umas 2, 3 voltas completas na regulagem do manete e travo a regulagem com a contra porca. Normalmente este é o ajuste que melhor funciona na minha moto, não sei na xtz por causa da diferença do tamanho dos cabos.

Dê uma volta e sinta como está a troca de marchas. Se a 1ª estiver entrando dura, estique mais o cabo (puxe a regulagem um pouco mais lá no motor). Se a primeira entrar macia, provavelmente a regulagem está boa.

Nesta configuração o manete quase encosta na manopla quando acionada. Já tentei usar a embreagem de "2 dedos" mas só se eu substituir a manete original por uma compatível com minhas mãos. Então eu uso a embreagem de 3 dedos...rs
Experimente este ajuste.

Na minha opinião (peço ajuda aos demais colegas para esclarecer), a regulagem "no motor" faz com que o acionamento da embreagem seja mais "progressivo e efetivo". Já a regulagem no manete deixa o acionamento "mais rápido, mas nem taõ efetivo".
Lembre-se que algumas peças estão se acomodando e você tem que ter paciência com a sua companheira.

Para uma longevidade e melhor funcionamento do motor, recomendo deixar a moto aquecer por pelo menos 1 minuto antes de sair rodando. Isso poupará o motor e favorecerá a economia de combustível.
Na ybr a velocidade de economia fica entre os 60km/h e os 70km/h creio que na xtz deva ser entre 70 e 75, por causa do tamanho das rodas.
Faça os ajustes e comente aqui pra ver se meu chutômetro está "bão".


Criei essa conta só pra agradecer você, Sidious.
Comprei uma XTZ 125 há alguns meses e desde que comprei, há 7 mil km, venho brigando com câmbio e embreagem.
Logo que comprei (41.000 km), troquei espaçadores e discos porque em um dia de muito trânsito e chuva senti a embreagem patinar. Hoje, acredito que essa troca foi desnecessária. De lá pra cá houve um cabo de embreagem rompido também, mas nunca consegui regular bem a embreagem e sempre pensei que meu câmbio não estava legal, que teria algum problema.
Depois de ler este tópico, entendi melhor o funcionamento do câmbio da minha moto e consegui regular a embreagem seguindo os seus passos. De ontem pra hoje "ganhei" uma nova moto. Muito obrigado ao pessoal do fórum e em especial a você, Sidious!!!
P.S.: Seu chutômetro está bem bom: regulei no parafuso com duas voltas e meia e ficou excelente.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

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13 Fev 2019 05:56 #13 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Câmbio da XTZ 125-Péssimo!
Que legal! Fico feliz de ter ajudado!
Um outro macete legal pra deixar a embreagem bem macia é usar um pouco de bardhal b-12. Para o motor da xtz/ybr 125, você pode adicional de 80 a 100ml. Na minha eu adiciono 1litro de óleo mais 100ml de b12. Mesmos extrapolando o volume de óleo em 100ml (o que o manual não recomenda), não tive problemas, porém eu esgoto bem o óleo na troca, inclusive fazendo o movimento "pendular" para que oleo que fica nas cavidades do motor possa escorrer para o carter e ser drenado.
Você pode comprar a embalagem padrao de 500ml ou a especifica pra motos. se você roda muito, a embalagem maior é mais economica.
www.bardahl.com.br/site/produtos.php?hei...=listarProduto&id=10 ;
Este aditivo só deve ser usado em óleo mineral
Outros fatores que favorecem a troca de marchas:
Ajuste e lubrificação da corrente
pedal do câmbio sem folgas.
Que a força esteja com você!

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