Probleminha nas bengalas da YBR 06

24 Abr 2011 05:02 #16 por lucmail
Respondido por lucmail no tópico Probleminha nas bengalas da YBR 06

lucmail escreveu: Pessoal, fui a concessionária e tiramos o paralama dianteiro, dei uma volta e pronto o tec tec sumiu, este tec tec vem do suporte que prende o paralama na bengala, o mecanico me disse que esta acontecendo em todas YBR FACTOR, pois na YBR antiga este suporte vinha rebitado ao paralama e no modelo da factor ele é solto. Antes de mandarem mecher na bengala retirem o paralama e de uma volta, alguns amigos meus fizeram esse teste e constataram o mesmo, temos que pressionar a concessionária para um recall.


Luciano Mascarenhas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Abr 2011 20:38 #17 por Eumesmo
Respondido por Eumesmo no tópico Probleminha nas bengalas da YBR 06
Pessoal me desculpem a intromissão mas gostaria de dar uma opiniao neste caso. Aliás eu me inscrevi neste fórum justamente pra opinar sobre tudo isso que tenho lido a respeito do "problema" que as ybr´s tem de bater a frente, do tec tec, do toc toc ou sei la do duende que fica la no meio da bengala!!
Primeiro gostaria de me apresentar e dividir com vocês um pouquinho da minha experiencia profissional como mecanico (só que de autos) mesmo hj em dia nao trabalhando mais no ramo.
Essa historinha de mecanico dizer que esse barulho ou espécie de anormalidade tanto na caixa de direção como na bengala das y´s ser normal, tem um nome meus amigos : INCOMPETÊNCIA. é este o problema que vocês usuários estao tendo com suas motos.Incompetencia desse mecanicos meia boca.
de 12 em 12 mil Km a caixa de direção precisa ser reapertada ou verificada quanto a conicidade das esferas e das pistas e caso esteja danificada deve ser trocada. O tubo interno tem um limite de empenamento de 0,2mm (leia-se dois décimos de milimetro) pra vcs terem ideia do que é isso basta pegar um calibre de lamina e verificar de que espessura eu estou falando, eu nao, o manual de serviços e guia de serviços da ybr (que aliás deve ficar jogado em algum canto da concessionária, quando elas tem o manual). O procedimento que posso observar em qualquer oficina ou concessinárias (salvo raras excessões) é de arrepiar o cabelo. Primeiro lugar, a caixa de direção deve ter um pré- torque de 3 a 3,5kgfxm (30 a 35 Nm), deve-se voltar uma volta e só entao dar o torque final entre 20 e 25 NM), vcs ja viram algum "mexanico" fazer isso??? mesmo pq eu ainda nao vi no mercado chave para porca cilíndrica de caixa de direção com entrada de meia polegada pra gente entrar com torquimetro. Portanto colegas, somente depois desses , entre outros, procedimentos feitos e aprovados é que podemos condenar a frente de nosssa saudosa ybr!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Abr 2011 21:26 #18 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Probleminha nas bengalas da YBR 06
Eumesmo,
Boa explicação e seja bem vindo ao fórum.
A galera neste post discutiu e eu fui o cobaia da turma.
http://www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=17928& PN=1
O mecânico de uma loginha (mas um ótimo mecânico, que gosta do que faz) diagnosticou o problema do "toc-toc" como sendo na mola de retorno.
Comprei as molas na CC e ele instalou (vide meu relato)
Ele deu uma geral na direção (troquei o rolamento por preucação embora ele estivesse bom) e para aproveitar o desmonte da dianteira.
è nítida a diferença.
As molas estavam com o mesmo comprimento (medimos com o paquímetro que levei), mas a constância elástica deveria ter diminuído ( também, são 86.000 km)

Já rodei quase 500km e está tudo bem, só uma leve folga na direção, o que era esperado em razão da troca dos rolamentos e a acomodação.
Ele conseguiu expulsar o espírito malígno que assombrava a minha amada...rs
Creio que este seja o procedimento padrão para a maioria da ybr assombradas.
rs

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2011 07:35 #19 por 5junior
Respondido por 5junior no tópico Probleminha nas bengalas da YBR 06
Vou testar as dicas dos companheiros, valeu pessoal!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2011 09:40 #20 por Eumesmo
Respondido por Eumesmo no tópico Probleminha nas bengalas da YBR 06
Olá Sidious, primeiramente obrigado pelas boas vindas. É sempre bom trocar experiencias com relação a nossas pequenas. Também tenho uma Y e eu mesmo faço tudo nela, já tive outras motos, agora to com essa yzinha que é minha paixão (ta com 12300km) e tenho lido sobre a caixa de direção justamente pq estou querendo revisá-la mas pra isso estou indo atras das ferramentas e peças quando posso.
è como eu te disse tem raras excessões quanto ao mecanicos e este seu meecanico ai parece ser muito bom, Quanto a peça que ele trocou eu havia esquecido de mencionar, ela é chamada no meio popular das motopeças aqui em sampa de "flauta" e é cheia de furinhos né? se nao me engano ela é responsável pelo fim de curso da suspensão, além desta peça que seu mecanico trocou tem que verificar também (não foi seu caso,, mas é sempre bom) as molas internas pois o limite se nao me engano é de 33cm, ela vem com um pouco mais que isso.
Bom é isso ai, espero ajudar os colegas ai com as dicas. e mais uma vez Obrigado pelas boas vindas, precisando tamo ai.
Grande abraço

obs: agora deixa eu parar de enrolar e voltar pro trampo !!! rsss.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Maio 2011 21:19 #21 por Nefoh
Respondido por Nefoh no tópico Probleminha nas bengalas da YBR 06
Ja peguei algumas dessas!! hehe


Em alguns casos havia mesmo um barulhinho na suspensão. porém, nas motos com freio a tambor, cria uma folga entre encaixe do espelho de freio e a suspensão. Então quando vc entra em uma rua de calçamento ou chão batido, o espelho de freio se move batendo na suspenção, quando vc freia tambem da uma batidinha. Isso não vai agravar nenhum problema na motoca. Mas tem gente que quer acabar com esses barulho, nesse caso uma pequena gambiarra resolve (Sou completamente contra essas gambiarras),.


Solte a roda da suspensão, recorte uma latinha de refrigerante ou cerveja, de forma a se encaixar no espelho de freio. Utilize somente a quantia necessaria para tirar a folga, assim ficará imperceptível essa gabiarra., monte novamente e saia pra testar.


OBS.: Ao montar a roda, verifique se, na hora do aperto da porca, a suspensão irá precionar o espelho de freio deixando ele torto. Isso pode danificar o espelho de freio, o patim de freio e o cubo. (por isso não gosto de gambiarra, prefiro o barulhinho) hehehe

To aqui pra ajudar.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Ago 2019 12:51 #22 por Wesleymagno2014
Boa tarde. Meu nome é Wesley e sou novo aqui no fórum.
Sofri bastante com esse barulho nas bengalas da minha YBR factor 2010.
Resolvi o problema colocando 90 ml de óleo em cada bengala.
O barulho sumiu e a bengala ficou mais macia. Foi a única coisa que resolveu pra mim.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.123 segundos