oleo do motor

02 Fev 2015 17:35 #1 por Quasar
oleo do motor foi criado por Quasar
boa tarde ,, familia do forum,,
me ajudem.
eu tenho uma honda bros 2009
eu costumo usar o oleo castrol actevo 20w 50 mineral , mais me disseram que é melhor eu usar um semi sintético.
qual o melhor para a minha moto ? e se teria problema em mudar de um oleo mineral pra um s. sintético?
obg :blink:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Fev 2015 00:08 #2 por GuilhermeBSB
Respondido por GuilhermeBSB no tópico oleo do motor
Pelo que eu conheço de óleo, pesquisando na net... O óleo mineral é mais "volátil", ou seja, tem a capacidade menor de manter suas propriedades de viscosidade e lubrificação em temperaturas mais extremas.
E o sintético, tem suas propriedades mais "estáveis", mesmo em altas temperaturas ele mantém melhor suas propriedades originais.

O recomendado, é quando for trocar o tipo de óleo, é retirar o óleo com o motor um pouco quente, pois o óleo velho sai mais fácil, o ideal é que seque totalmente o óleo velho do motor. Caso a sua moto tenha filtro de óleo, ele deve ser trocado também.

Outra coisa, dizem por aí, não sei se é comprovado mesmo, que o óleo mineral roda menos km's do que o sintético, justamente por que ele não consegue manter as propriedades por um período mais longo ou igual ao sintético.
E quanto ao semi-sintético, ele seria um óleo intermediário.

Vale a pena dar uma pesquisada, pois os mecânicos tanto de carro quanto de moto tem a mania de empurrar o óleo que eles querem sem você saber, e em relação ao período de trocas de óleo, querem te convencer a reduzir muitas vezes pela metade o período de troca de óleo.

Bandit 650S Vermelha!
Anterior: Mirage 150 Grená
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Quasar

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Fev 2015 13:38 #3 por anaximandro.oliveira
Respondido por anaximandro.oliveira no tópico oleo do motor
Não há problema nenhum em trocar o tipo de óleo, só não pode misturá-los.Na hora de trocar esvazie bem e mande ver no sintético!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2015 18:23 #4 por Quasar
Respondido por Quasar no tópico oleo do motor
obg mano.... vlw msm...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2015 12:15 #5 por malaguti
Respondido por malaguti no tópico oleo do motor
Se você misturar os dois tipos de óleo, vai fazer uma borra no cárter, que vai entupir tudo, e o seu motor, vai ficar sem lubrificação, e vai fundir, precisando fazer retífica....

Melhor ficar no 20W50 mineral, porque você não corre riscos de colocar o óleo errado, ou falsificado, e causar todos estes problemas... Além de ser o óleo recomendado pelo fabricante...

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jul 2015 19:15 - 26 Jul 2016 09:40 #6 por harturobr
Respondido por harturobr no tópico oleo do motor
Olá Galera, eu estava procurando informações mais detalhadas sobre os tipos de óleo do motor. Ultimamente tenho andado mais na honda Biz 125 e com ela já utilizei:

Óleo Ypiranga 20w50 mineral: rodei no máximo 1800 km. Depois de 1000 km a moto fica mais fraca, barulhenta. Passando dos 1300 km, ela consome bastante gasollina e vibra bastante também.

Óleo Selenia 20w50 mineral: também próximo dos 1800 km. A moto se comportou da mesma forma com o óleo anterior.

Óleo Mobil 20w50 mineral: próximo dos 2000 km. Também apresentou características como das anteriores

Óleo Castrol Actevo 20w50 mineral: já esse estou em quase 3000 km, mas necessito trocar. É um óleo mais caro que os outros citados, mas a quilometragem compensou. O consumo, barulho e vibração também aumentaram, mas ficou mais estável que as trocas anteriores. Já em termos de desempenho, ficou bem a frente dessas outras marcas.

Apesar de ver que o óleo Selenia (API SL), o Ypiranga (API SG) e Mobil (API SL) são mais modernos que o Castrol (API SF), o desempenho do Castrol foi bem superior.

Atualização (26/07/2016):

As duas últimas trocas eu realizei na concessionária Honda, utilizando o oleo 10w30 semissintético (acredito que seja Ypiranga). A moto segura bem ate os 2000 km, após isso ja comeca o cambio a ficar mais difícil de passar as marchas. Na última troca, andei até os 3000 km, com a moto mais fraca e consumindo bastante. Logo após a troca, ao abastecer já notei consumo muito mais brando e a moto chegando a 70 km/h com mais facilidade sem forçar muito a aceleração.
É a melhor opção em termos custo benefício, pois a Honda coloca o óleo a granel, e como a biz so pega 700 ml, eu nao preciso levar 300 ml pra casa. Além disso foi o óleo que teve melhor desempenho nos quesitos barulho e vibração.

A quilometragem de troca no manual é recomendada no máximo em 4000 km (Honda Biz 125, ano 2010, injeção eletrônica).

Quem tiver outras informações e relatos, por favor ajudem a divulgar. e tirar nossas dúvidas. :)

Sundown Max 125 SED

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.145 segundos