Ajuda, Vela Iridium para CG 150 Fan 2012

14 Maio 2014 16:51 #16 por Nobre
Na minha moto vem de fabrica vela de Iridium, a NGK CR9EIA-9 mas engraçado que no manual do proprietario pede pra trocar com 12 mil Km, o que eu acho mto pouco pra uma vela dessas, como o mecanico verificou que ainda estavam novas as velas só troquei com 28 mil km, mas ainda dava pra rodar bastante com as velas.

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Maio 2014 17:49 #17 por leonardo0504

Nobre escreveu: Na minha moto vem de fabrica vela de Iridium, a NGK CR9EIA-9 mas engraçado que no manual do proprietario pede pra trocar com 12 mil Km, o que eu acho mto pouco pra uma vela dessas, como o mecanico verificou que ainda estavam novas as velas só troquei com 28 mil km, mas ainda dava pra rodar bastante com as velas.

trocou cedo mesmo, nos carros é tranquilo acima de 100 mil Km

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2014 16:03 #18 por Nobre
No manual então a troca da vela é muito precoce, mas com a vela nova notei que a moto deu uma melhorada, inclusive no consumo!

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2014 19:21 - 07 Jun 2014 19:23 #19 por jpelisoli
Cara, tu tem que ver que um carro popular tem QUATRO cilindros e anda numa rotação média de 3000 rpm na estrada andando a 100 km/h, nossa motinho anda na estrada a 7000 rpm e tem UM cilindro...ou seja, a vela "acende" 4 vezes mais só por causa da quantidade de cilindros e mais de 2 vezes só pela rotação, multiplicando tudo a vela trabalha cerca 8 vezes a 9 vezes mais nas motos.

A minha vela eu troquei com 8000km, como manda o manual, e ela já tava bem gasta. No mesmo uso, a mesma vela em um carro (se fosse possível a adaptação) duraria cerca de 65000 km, mas tu terias que trocar as 4 velas de uma vez só.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jun 2014 19:28 #20 por leonardo0504

jpelisoli escreveu: Cara, tu tem que ver que um carro popular tem QUATRO cilindros e anda numa rotação média de 3000 rpm na estrada andando a 100 km/h, nossa motinho anda na estrada a 7000 rpm e tem UM cilindro...ou seja, a vela "acende" 4 vezes mais só por causa da quantidade de cilindros e mais de 2 vezes só pela rotação, multiplicando tudo a vela trabalha cerca 8 vezes a 9 vezes mais nas motos.

A minha vela eu troquei com 8000km, como manda o manual, e ela já tava bem gasta. No mesmo uso, a mesma vela em um carro (se fosse possível a adaptação) duraria cerca de 65000 km, mas tu terias que trocar as 4 velas de uma vez só.


a moto tem um cilindro e uma vela, mas nem por isso trabalha por quatro, pois é só UM, então o que conta é a rotação.
da onde tu tirou essa ideia de 4 pra 1?? e se for 3 cilindros o carro, se for 6, 8, 10, 12
ah, e tem as moto 4 caneco também né...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2014 07:31 - 08 Jun 2014 07:51 #21 por jpelisoli
Ela "trabalha por 4" sim (considerando as rotações iguais no carro e na moto).

Quando a "vela 1" de um carro é acionada, ela demora quatro explosões para ser acionada novamente (depois da "vela 2", "vela 3" e "vela 4" expandirem suas respectivas misturas) a "vela 1" da moto é acionada continuamente a cada explosão (porque não existe outras velas para alternar explosões com ela). Ou seja, a "vela 1 moto" é acionada 4 vezes mais que a "vela 1 carro".

Esse é motivo das velas de carros durarem muito mais.

PS.: Estou falando de motos COMUNS e carros COMUNS, ou seja, 1 cilindro e 4 cilindros respectivamente. É óbvio que para veículos com diferentes quantidades de cilindros essa proporção vai se alterar.

Qualquer dúvida é só procurar no youtube o funcionamento de um motor de carro e de moto.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jun 2014 12:37 #22 por leonardo0504

jpelisoli escreveu: Ela "trabalha por 4" sim (considerando as rotações iguais no carro e na moto).

Quando a "vela 1" de um carro é acionada, ela demora quatro explosões para ser acionada novamente (depois da "vela 2", "vela 3" e "vela 4" expandirem suas respectivas misturas) a "vela 1" da moto é acionada continuamente a cada explosão (porque não existe outras velas para alternar explosões com ela). Ou seja, a "vela 1 moto" é acionada 4 vezes mais que a "vela 1 carro".

Esse é motivo das velas de carros durarem muito mais.

PS.: Estou falando de motos COMUNS e carros COMUNS, ou seja, 1 cilindro e 4 cilindros respectivamente. É óbvio que para veículos com diferentes quantidades de cilindros essa proporção vai se alterar.

Qualquer dúvida é só procurar no youtube o funcionamento de um motor de carro e de moto.

*o português não é bom mas da pra entender:

é tu que precisa se informar como funciona um motor
um motor 4 tempos precisa de 2 giros para completar as 4 etapas(tempos)
então a cada 2000RPM, 1000 explosões
nos carros, exemplo, todos os cilindros estão a 2000RPM e cada um vai fazer as 1000 explosões, pois senão não seria valido ter mais que um cilindro
pois após uma explosão gera um gira de expansão dos gases e eliminação deles, após, mais um giro para admissão e compressão para a próxima explosão ao final da compressão
isso é o que faz uma moto 1 cilindro
mas em um carro,4 cilindros, esse primeiro cilindro não vai dar mais 6 giros sem fazer nada para os outros fazer o seu clico novamente, mas sim trabalham JUNTOS
enquanto um cilindro aproveita a expansão dos gases, outro vai estar fazendo a faze de compressão no seu clico, outro no seu ciclo vai estar eliminando gases, e o outro no seu ciclo admitindo uma nova mistura
não fazem a mesma coisa ao mesmo, pois quebrariam logo, mas revesam os seus tempos entre os 4 cilindros, fazendo com que os 2 giros tenham 4 explosões, contra 1 explosão em 2 giros da moto
pegando motor 6 cilindros(em linha), vai ter 2 cilindros que vão fazer a mesma coisa de outros 2 dos 4 restantes, 6 explosões em 2 giros
em 8 cilindros em linha, vai ser 2 cilindros para cada etapa dos ciclos do motor
V8, vai ser 4 cilindros fazendo o que falei no exemplo acima e mais 4 fazendo os mesmos ciclos, mas no meio termo dos 4 primeiros, e 8 explosões nos 2 giros

aqui vai alguns links que podem te ajudar:

www.if.ufrgs.br/~dschulz/web/motores4t_etapas.htm
www.brasilescola.com/quimica/funcionamento-motor-combustao.htm
antonioguilherme.web.br.com/Images/quatrotempos.jpg
2.bp.blogspot.com/-0T94GMRncR8/ULAvBiAjB...+motor+Diesel+4t.jpg
1.bp.blogspot.com/_VX1wAwr9DM4/Sr6Cjmgyc...0/ciclode4tempos.jpg
www.motosblog.com.br/mb/wp-content/uploa...ilindros4temposm.gif
www.dicasautomotivas.net/blog/wp-content...otor-4-Tempos-15.jpg
www.fazerfacil.com.br/imagens/vista_explodida_motor.jpg



Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: MANDRUVADOIDAO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2015 00:11 #23 por leonardo0504
fazendo um update aqui no tópico
meses atras comprei um iridium pra moto, uma iSPARK por 15 reais no ML(espero que não foi fruto de roubo) www.boostermotorsports.com.br/produto/ispark/
o que eu posso dizer é que não mudou nada, mas pelo menos vai durar muito

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.130 segundos