Segundo o manual não é aconselhável passar solventes na corrente, pois estraga os retentores. O querosene é um solvente, eu acho...
Uso a óleo SAE 80 na corrente da minha Hornet. Está com 32.000 kms rodados e a vida útil da mesma nem chegou pela metade. Vai passar dos 60.000 facilmente.
Procedo da seguinte maneira: quando lavo a moto, jogo bastante água naquela região (corrente e braço articulado, que alguns chamam de bengala traseira) para retirar toda a areia e pó. Aí seco a corrente com um pedaço de pano velho. Não digo que a seco totalmente, mas fica quase seca. Depois capricho no óleo na corrente. Logo após, tiro o excesso com o mesmo pedaço de pano velho. A cada uns 1.000 kms dou mais uma lubrificada, mas aí coloco menos.
Obs.: o pedaço de pano velho normalmente é uma meia velha, que depois desse processo é jogada fora...rsrsrsrs
Na minha XRE eu uso o SAE 90 como manda o "manuel".....rs....
porem, antes de lubrificar a corrente, eu uso desemgripante para tirar a sujeira acumulada.........tem gente que fala pra naum usar, mas ele tem ação anti-oxidante de maneira a evitar que a corrente enferruje..........apos a aplicação do desemgripante, espero escorrer o excesso e aplico o SAE 90 que deixo em um frasco de Catchup......apos a aplicação do SAE 90, acelero a moto no cavalete traseiro para tirar o excesso do óleo..........
O SAE 90 eu comprei em um posto Petrobras..........o SAE 80 é mais ralo mas da pra ser usado tbem.....
isso eu faço impreterivelmetne toda semana..........e, como eu rodo muito, toda semana tbem peço o pessoal da cc para conferir o aperto da corrente.......
O Ik@ro citou um item muito importante para lubrificar a corrente e que eu havia esquecido: o cavalete traseiro. Tb tenho. Antes de adquiri-lo era uma grande dificuldade, uma árdua tarefa fazer tudo isso. Depois da compra desse acessório, o que era uma martírio virou um prazer.
Acho que a grande razão que faz com que um proprietário de uma moto relaxar nesse item é o tal cavalete. Lubrificar a corrente sozinho, em casa, sem o cavalete, deve ser uma das coisas mais chatas e difíceis que o homem moderno pode fazer...
Com a XRE era mais fácil (ainda não tinha cavalete nessa época), eu conseguia ir lubrificando e girando a roda traseira, com as mãos, até completar o serviço. Com a Hornet, pode esquecer, ela é mais pesada e mais baixa....sem chances. Aí só com o cavalete mesmo. Ou então ir movimentando a moto pelo pátio, fazendo a corrente se movimentar....
E a lubrificação é de extrema importância, a menos que o cara queira trocar de relação a cada 10.000 kms!
André Cardoso escreveu: O Ik@ro citou um item muito importante para lubrificar a corrente e que eu havia esquecido: o cavalete traseiro. Tb tenho. Antes de adquiri-lo era uma grande dificuldade, uma árdua tarefa fazer tudo isso. Depois da compra desse acessório, o que era uma martírio virou um prazer.
Acho que a grande razão que faz com que um proprietário de uma moto relaxar nesse item é o tal cavalete. Lubrificar a corrente sozinho, em casa, sem o cavalete, deve ser uma das coisas mais chatas e difíceis que o homem moderno pode fazer...
Com a XRE era mais fácil (ainda não tinha cavalete nessa época), eu conseguia ir lubrificando e girando a roda traseira, com as mãos, até completar o serviço. Com a Hornet, pode esquecer, ela é mais pesada e mais baixa....sem chances. Aí só com o cavalete mesmo. Ou então ir movimentando a moto pelo pátio, fazendo a corrente se movimentar....
E a lubrificação é de extrema importância, a menos que o cara queira trocar de relação a cada 10.000 kms!
Oh glorioso e abençoado cavalete traseiro...........deveríamos canonizar o inventor dessa obra de arte...........rsrs........
Sem ele nem pensar em cuidar da relação da moto.........rs