primeiro de tudo, deixa eu me apresentar: podem me chamar de kuka, e como podem perceber, eu sou novato. Tanto no fórum, quanto no mundo de duas rodas. Após algum tempo lendo as novidades e postagens, sem poder dar pitacos ou pedir informações, resolvi me cadastrar. Só espero poder ser bem recebido!
Agora, o assunto principal, motos!
Eu estou precisando comprar uma moto para minha locomoção diária. Não seriam muitos quilômetros diários, acho que seriam por volta de 100 a 150 km semanais.
Mas os empecilhos começaram enquanto eu tentava filtrar alguns modelos para avaliação posterior. Comecei levando em conta minha altura (tenho 1,90m e sou meio gordinho), o que já impossibilitou o uso de streets 125 e 250, e eu realmente não quero parecer estar de velotrol por aí... Me sobraram Trails e Customs. Customs de qualidade e de cilindrada baixa/média, custam mais do que eu posso pagar. Só sobraram as Trails (também conhecidas como off-road, mas imagino não precisar explicar para os senhores conhecedores...).
Enquanto lia tudo que podia, e pesquisava pela internet, percebi que as Trails atuais não apresentam nem a aparência imponente, nem a durabilidade de modelos mais antigos.
Durante a pesquisa, me deparei com modelos que sempre via pelas ruas, e que sempre me agradaram muito: A XLX 250 R, e a 350. Para meu uso diário, imagino que a 250 esteja de bom tamanho, já que seria minha primeira moto e eu não gosto de forçar a barra e acelerar no talo, e o preço realmente decidiu a favor dela. E também pretendo pegar estrada de vez em quando, por volta de uns 700km (somando ida e volta).
Anyway... Eu preciso de algumas informações sobre o modelo, e sim, eu já usei a ferramenta de pesquisa do fórum, mas as informações (por incrível que pareça) são meio escassas e descentralizadas.
Eu gostaria de centralizar o máximo possível de informações sobre este modelo em um único tópico, para facilitar não só pra mim, mas para qualquer outro que fizer uma pesquisa.
Tenho muitas perguntas (espero não os estar irritando, após todo aquele relato lá em cima), e farei as que eu lembrar por agora:
-O famoso kick, como aliviá-lo? Eu sei que tem um truque, mas um iniciante ia pegar isso fácil?
-O modelo com descompressor faz tanta diferença assim?
-Qual o consumo médio?
-Nas revisões periódicas, quais os itens que devem ser olhados na moto?
-Na hora da compra, tenho que prestar atenção a quais itens?
-De quantos em quantos quilômetros tenho que fazer as trocas de óleo e outros fluidos? Qual o preço médio desses procedimentos, caso eu deixe com um mecânico para fazer?
-Quais as peças que tenho que prestar mais atenção ao desgaste? Quais os preços médios delas?
-Como é o painel da moto, é completo? (nunca prestei atenção...)
-Tem medidor de combustível? Uma pergunta meio boba: seria possível colocar um? (num sei se isso é possível em uma moto...eu sou tão acostumado com carro que imagino que esse seria o item que sentiria mais falta até me adaptar)
-Já me disseram que dá pra se adaptar a falta de medidor de combustível contando os quilômetros, mas se a pessoa resolve torcer o cabo, o consumo aumenta no mesmo ritmo, essa teoria foi por água abaixo?
-Eu vi que a primeira providência é melhorar a iluminação, já que a potência do farol é bem ridícula. Quanto fica pra fazer isso?
-Se eu quiser deixar num mecânico pra deixar a elétrica 100%, trocando a fiação, relês, lâmpadas, checando a bateria (trocando se for necessário), quanto vcs acham que ficaria?
-Atualmente estou morando em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Alguém conhece um mecânico bom na cidade?
-Falando em mecânico bom, o famoso carburador duplo é tão complicado assim de mexer? (Eu sou ruim de mecânica, e até aprender um pouquinho eu vou depender muito de mecânico...Mas não pretendo mexer sozinho no carburador, caso estejam pensando isso)Existe modelos sem a dupla carburação? Eu li uma vez sobre colocar o carburador da Falcon, que aparentemente é um plug-in. Fica caro pra fazer isso? Qual o preço do carburador? Como fica o desempenho?
-Pra melhorar o desempenho em estrada tem a tal redução de gomos na corrente e troca de pinhão e talz...Como é o procedimento? Quanto fica pra fazer? Quais as peças específicas a serem trocadas?
-Falando em desempenho e peças plug-in, existe ainda um bom estoque de peças originais dessa moto? Em São Paulo ou nas lojas grandes das cidades mais conhecidas no interior eu acharia peças com facilidade? Existem adaptações que possam ser feitas caso não se ache as originais, caso necessite de algum reparo ou troca?
-Ela tem tomada de 12V, para gps? (zueraa...eu sei que não tem, nem as de hoje em dia tem, apesar de ser possível) Eu sei que isso dá pra adaptar, vocês tem idéia de quanto fica a peça e a instalação?
-Muitas pessoas fazem um curso básico de mecânica de motos, para poder checar probleminhas e até fazer pequenas coisas sozinho, sem a ajuda do mecânico. Vocês sabem onde daria pra eu fazer um cursinho desses em Ribeirão Preto?
Acho que é isso por enquanto...Se eu lembrar de mais alguma coisa pra perguntar, eu volto. E como sei que vocês são muito gente-boa e vão enviar respostas (nem que seja pra me xingar depois de escrever uma mensagem desse tamanho), desde já eu agradeço. Flw galera, e pilotem com cuidado.