Autonomia de motos

10 Ago 2014 10:36 #1 por espinafre
Autonomia de motos foi criado por espinafre
Hoje quero só exprimir minha birra com os fabricantes de motos, que salvo poucas exceções, colocam tanques relativamente pequenos, limitando a autonomia. Por exemplo, lendo o comparativo Crypton x Biz aqui no Motonline, vejo que a autonomia é de apenas 150 km, apesar da grande economia desses motores. Minha ER-6N tem autonomia de no máximo 230 km, e tenho a impressão de que a autonomia de motos de média e alta cilindrada ficam nessa faixa. A exceção foi a Fazer, que chegava a mais de 400 km, aliando tanque grande (19l) e economia de combustível (sempre mais de 30 km/l, às vezes até 35 km/l). Autonomia no uso diário é bom porque minimiza as frequentes (e chatas) visitas ao posto de combustível; autonomia em viagens é bom porque te dá mais flexibilidade em escolher onde você irá abastecer: se você passa por um posto suspeito, tem a opção de procurar algo melhor mais adiante (e pausas para abastecimento são independentes de pausas para descanso do piloto e garupa).

Então, por que cargas d'água os fabricantes não aumentam a capacidade dos tanques das motos?

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Ago 2014 11:36 #2 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Autonomia de motos
a biz e a crypton são para cidades então não faz diferença já nas motos maiores numa viajem é foda ficar na reserva sem posto perto,
a minha g 650 gs são 300km ,queria um tanque de 20 litros e não 14l

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Ago 2014 11:54 - 10 Ago 2014 11:55 #3 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Autonomia de motos
Pois é, Chicolau, mas mesmo em cidade muita gente roda mais de 50 km por dia só pra ir e voltar do trabalho, eu mesmo cheguei a rodar 60; isso dá uma visita ao posto a cada 3 dias nas pequenas, e a cada semana nas maiores.

Tanques de 20 ou 25 litros, acredito ser bem factíveis, substituindo um pouco dos plásticos que adornam o tanque (abas) por espaço para combustível. Em uma moto que faz 18 km/l, um tanque de 25 litros daria pra rodar 360 km + 5 litros de reserva, uma marca bastante confortável tanto para reduzir as idas ao posto no uso urbano quanto aumentar possibilidade de escolha em viagens longas.

Autonomia poderia ser um item mais destacado em testes, comparativos e até material de marketing das empresas; creio que essa é uma questão importante pra quem já anda de moto há algum tempo.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Ago 2014 12:05 - 10 Ago 2014 12:12 #4 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Autonomia de motos
Autonomia pega mais onde não tem muitos posto ,por ex. ir até Atacama tem que levar uns litros de reserva
e não é bom carregar combustível fora do tanque ,no lisarb até multam a gente .
500km seria uma boa autonomia + 5 litros de reserva :woohoo: :evil: :whistle:

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Ago 2014 16:31 #5 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Autonomia de motos
A baixa autonomia das motos possuem vários pontos positivos relacionados a segurança e condução.
Força o piloto a parar para abastecer e consequentemente descansar.
Por isso para as viagens longas existem os tanques auxiliares.
Qualquer profissional com conhecimento osteomuscular poderá explicitar sobre as adversidades de manter-se em cima de uma moto por muito tempo e os agravos que isso pode trazer a saúde.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Ago 2014 18:53 #6 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Autonomia de motos
Autonomia não quer dizer andar sem parar ,e apenas segurança para onde não tem posto um atrás do outro ,ou como disse o autor comodidade de não colocar gasolina todo dia

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Ago 2014 19:02 #7 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Autonomia de motos
Isso mesmo Mandruvá.

Sem falar que o centro de gravidade da moto fica alterada com o excesso de peso dos tanques maiores. Outro dia, eu parado no farol, dei uma chaqualhada na moto e, quando parei, a moto deu um forte solavanco para o lado e eu fiquei procurando o porque. Só depois é que percebi que foi o combustível no tanque (tinha uns 15L).

Postos existem à vontade e vc não tem porque não abastecer a moto. Eu, quando tinha uma Web, abastecia todo dia.

As motos aventureiras, estas sim próprias para andar por lugares ermos, geralmente tem o tanque com maior capacidade exatamente pelo motivo de falta de postos nesses lugares. ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2014 09:43 #8 por diego.hudson
Respondido por diego.hudson no tópico Autonomia de motos
no real as motos levam bem menos combustível que o divulgado, a Fazer por exemplo , anuncia 19L, mas isso é preenchendo completamente o tanque, bem acima da margem de segurança e ninguém faz isso, geralmente você coloca no maximo uns 16L nela.

Eu teria medo de andar com 25L em uma moto pequena, em um eventual acidente...BUUM!! :silly: :P

Atual: Fazer 250 - Vermelha 13/14
Ex: CG Fan 150 - Preta 10/10

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.095 segundos