Morro de medo de moto

07 Abr 2013 01:59 #1 por digitale
Não sei se estou escrevendo no lugar certo, mas lá vai.

Sobre mim:
Moro em Copacabana e essa semana vendi meu carro, pois mudei de emprego. Agora trabalho a 6km de casa e tenho andado de busao ou de bike.

Fiquei muito feliz por nao precisar mais dirigir por obrigação, pegar transito pesado, engarrafamentos, fora os gastos tais como pagar garagem+IPVA+Gasosa+revisoes+reparos e etc...

Minha experiencia no transito:
Minha relação com o transito é normal. eu dirigia diariamente 65km e tenho carteira a 15 anos, sempre dirigindo quase q diariamente, viajando pra longe, já passei por muitas... enfim, me considero um motorista experiente.

Meu medo de moto:

Sempre tive muito medo de motos, porem sempre olhei com um pouco de inveja branca o pessoal andando de moto, especialmente as mulheres, que cada vez mais vemos com frequencia pilotando e vencendo seus medos (parabéns pra vcs ).

Entao para tentar largar o medo comecei a ver videos de acidentes de motos, pesquisei estatisticas, li artigos sobre tecnicas de pilotagem, pra ver se me convencia que não é tão perigoso ou tentar me imaginar conseguindo conviver com esse risco e com o fato que meu corpo seria o para-choque, mas qndo vejo esses videos minha vontade acaba na hora. Eu fico tentando me imaginar em uma moto, mas nao consigo.

Quando vejo oq os onibus e motoristas desavisados faziam comigo no transito de carro, imagino como não fariam se eu estivesse de moto.

Meu trajeto:

Meu trajeto basicamente seria Copa->Urca-> lagoa-> copa ou Copa->Urca->Centro-Copa

Acho q eu nao faria nem 15km por dia kkkk, maravilhoso e seria um risco bem mais controlado que pegar um rebouças, Av Brasil e etc, mas morro de medo dessa porra de moto.

Conclusão:

Meus colegas q tem moto me indicaram tirar pelo menos tirar Hab tipo A. Oque nao custa nada e nisso vou aprender alguma coisa de moto e depois vou ver no que dá, se tomar gosto de verdade compro uma motoca. Não penso muito em scooters pelo tamanho das rodas e a posicao de dirigir q olhando nao me passa muita segurança.

Se alguem tiver uma dica pra me dar ficarei grato.

Obrigado galera

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2013 06:40 #2 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Morro de medo de moto
Bem vindo digitale

os medos estão ai para ser vencido
bicicleta também é perigoso e você anda
uma moto 125 (intruder por ex.) seria um bom começo
quem anda de moto sempre está praticando direção defensiva
já que não temos para choque

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: digitale

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2013 07:08 #3 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Morro de medo de moto
Seja bem vindo a família MOTONLINE, DIGITALE.

Olha só cara, eu não aconselho a tu ficar vendo vídeos de acidentes para perder o medo.
Quando assistimos muito a esses vídeos, fica parecendo que os acidentes são uma coisa normal e que se acontecer tá tudo bem. É só mais um.
A coisa não é bem por aí.
Ninguém quer estar nessa estatística.
O ideal é você tirar sua CNH A e comprar (como o Chico falou) uma motinha mansa e não tão visada pelos malacos.
Uma ótima moto pra começar é a INTRUDER 125.
Comprando nova fica no mínimo uns 4 a 5 anos sem precisar de mecânico.
Só as revisões básicas e preventivas.
O medo de moto se perde não é vendo vídeos cara, se perde em cima da moto.
Quando você perceber que a moto só faz o que você ordena, aí o medo some.
O que não pode sumir é a cautela.

Bem vindo ao mundo das duas rodas.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Chicolau, DuskTillDawn, digitale

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2013 10:17 #4 por Fabio SEP
Respondido por Fabio SEP no tópico Morro de medo de moto
Bom dia, seja bem vindo ao Motonline.

Temos um companheiro aí em Copa, o Marcus Paullus que tirou sua CNH quarta-feira passada. Quem sabe vocês não se conhecem e começam juntos a ver o mundo sobre duas rodas? Mande uma MP - mensagem pessoal para ele.

Quanto a moto, realmente uma Intruder 125 é um bom começo. O Marcus está andando numa Intruder 250 para se acostumar, mas é mais ganancioso :evil: e comprou uma HD 1600 (sei lá o nome daquilo - agora ele me mata! :whistle: ) para viajar com a gente (só não vai conseguir acompanhar as TA's minha e do Bruno e VStrom do Jean :whistle: :whistle:, mas a gente anda mais devagar :S :S ).

Se você quiser aprender a andar de moto com segurança, o bom é fazer um curso de pilotagem devensiva. Fizemos um com o Instrutor Amaral (colaborador do Motonline) na semana passada aqui em Lavras/MG como parte das festividades do Niver do Bando do Macaco Motonliners (conheça o Bando acessando a seguinte subárea do Motonline: comunidade.motonline.com.br/forum/bando-do-macaco.html . Será um prazer tê-lo por lá.
Em junho parece que ele estará no Rio para dar curso. O Marcus deve fazer. O curso é excelente e deveria ser obrigatório para os iniciantes, pois auxilia em muito no conhecimento da moto e na pilotagem com segurança.


Vista geral da área de curso


Este soy jo!


Esta é a turma que fez o curso, de iniciantes até experientes se encontraram na pista. Bando do Macaco, Amizade e Segurança sobre duas rodas.



Qualquer coisa estamos por aqui.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: digitale

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2013 17:53 #5 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Morro de medo de moto
Medo é coisa que o ser humano tem desde os primórdos da civilização:

Medo de sair da caverna
Medo de não conseguir fazer fogo (depois inventaram os fumantes, que sempre têm um isqueiro e não precisam de escoteiros)
Medo do cara da caverna mais próxima levar sua mulher (hoje em dia é normal)
Medo da primeira roda inventada por um australopiteco luso (era quadrada)...

Passaram-se os milênios e agora temos medo de:
PT
Desmanches
Saidinhas de banco
DPVAT
Seu melhor amigo levar sua esposa...(Êpa, voltamos no tempo!)
Bandido
Polícia
Político
Etcetera!

Só não tenha medo de ser feliz!!!! ;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2013 18:27 #6 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Morro de medo de moto

MATUSA escreveu: Medo é coisa que o ser humano tem desde os primórdos da civilização:

Medo de sair da caverna
Medo de não conseguir fazer fogo (depois inventaram os fumantes, que sempre têm um isqueiro e não precisam de escoteiros)
Medo do cara da caverna mais próxima levar sua mulher (hoje em dia é normal)
Medo da primeira roda inventada por um australopiteco luso (era quadrada)...

Passaram-se os milênios e agora temos medo de:
PT
Desmanches
Saidinhas de banco
DPVAT
Seu melhor amigo levar sua esposa...(Êpa, voltamos no tempo!)
Bandido
Polícia
Político
Etcetera!

Só não tenha medo de ser feliz!!!! ;)


Rolou uma lágrima no canto esquerdo do zói. :unsure: :) :) ;) ;)

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2013 21:38 #7 por digitale
Respondido por digitale no tópico Morro de medo de moto
Agradeço a recepção da galera, B)

É sempre bom ouvir os conselhos e a opinião dos mais experientes, sou ainda de uma época onde os mais "antigos" eram respeitados e considerados, diferentemente dessa inversão de valores que vemos atualmente, independente de idade, mas sim de conhecimento.

Fabio, vlw pela indicação, mandei uma MP pro Marcus pedindo dicas pra gente trocar uma idéia. No futuro pretendo sim fazer esse curso q vc falou. Mas o primeiro passo vai ser tirar carta para cat A.

Já estou pesquisando sobre a Intruder. Todos realmente indicam ela para iniciantes. Vejo muitas Scooters tb (Lead, Burgman e City). Mas não sei qual é delas nesse asfalto esburacado do RJ, inclusive na Zona Sul me deparo com várias bueiros abertos e crateras no caminho.

Agradeço mais uma vez a todos pelas dicas e conselhos ! ;)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fabio SEP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2013 21:50 #8 por Fabio SEP
Respondido por Fabio SEP no tópico Morro de medo de moto
Ok meu caro, precisando é só gritar, ou mandar uma MP. :woohoo:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2013 09:29 #9 por leocosta
Respondido por leocosta no tópico Morro de medo de moto
Meu primeiro post no forum haha

Então, eu tinha medo de moto, não morria de medo, só não achava seguro mesmo. Nunca liguei pra moto.
Ano passado um amigo comprou um Tenere 250 e achei a moto linda, coloquei na minha cabeça que ia comprar a minha e comecei a juntar dinheiro, e se não tivesse nenhum imprevisto ia comprar no fim do ano. Mês passado tive uma oportunidade que não pude perder. Um amigo tá comprando uma casa e precisa de dinheiro, fez o preço e forma de pagamento ótimos pra mim na fazer 2007 dele, com 25 mil km. Comprei e comecei a auto escola (já tenho carteira B, então é mais rápido). Fiz minha primeira aula dia 01/04, e a sensação de dirigir uma moto é muito boa. Não vejo a hora de tirar carteira e ir pegar minha moto. :P

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2013 11:25 #10 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico Morro de medo de moto
Até meus 18 anos, eu nunca tinha subido sequer na garupa de uma moto. Achava moto muito legal como máquina, mas não achava seguro.

Aos 19 anos fui morar no interior e resolvi tirar minha habilitação na categoria "A". A primeira moto em que subi foi numa CBX 200 Strada da autoescola. Passei na primeira e um mês depois comprei uma CB 400 preta. Montei e saí pilotando e nunca mais parei. Hoje, 14 anos depois posso dizer que graças a Deus e à cautela que tomo, nunca sofri um acidente! Seja pelas ruas e avenidas de São Paulo (que enfrento todos os dias), seja nas estradas por onde já viajei!

E não há problema nenhum em sentir medo! Confesso que tenho medo de moto até hoje e é exatamente por isso que piloto com todo cuidado! Pode ter certeza de que 90% dos acidentes, são causados e sofridos pelos "destemidos"! Se um dia eu perder o medo, eu paro de pilotar, porque sei que a partir daí, estarei apto a abusar dos limites!

E como diz meu pai: "Morrer, a gente morre até dormindo!"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2013 12:26 - 08 Abr 2013 12:30 #11 por tough_monkey
Respondido por tough_monkey no tópico Morro de medo de moto

digitale escreveu: Vejo muitas Scooters tb (Lead, Burgman e City). Mas não sei qual é delas nesse asfalto esburacado do RJ, inclusive na Zona Sul me deparo com várias bueiros abertos e crateras no caminho.


As scooters são uma excelente opção p/ trajetos urbanos, pois elas oferecem uma proteção muito maior contra a sujeira e água da chuva alem de poupar os teus sapatos das marcas do pedal de trocas das marchas... por outro lado se for fazer um trajeto mais longo a moto acaba sendo a melhor escolha e quanto aos buracos ai já depende da frequência que vc vai enfrentar eles e o tamanho deles.

A frequência diz respeito a trepidação que uma moto consegue filtrar melhor do que uma scooter, o tamanho diz respeito em primeiro lugar ao tamanho da roda e ao curso da suspensão.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2013 13:15 #12 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Morro de medo de moto

Fabio SEP escreveu: Bom dia, seja bem vindo ao Motonline.

Temos um companheiro aí em Copa, o Marcus Paullus que tirou sua CNH quarta-feira passada. Quem sabe vocês não se conhecem e começam juntos a ver o mundo sobre duas rodas? Mande uma MP - mensagem pessoal para ele.

Quanto a moto, realmente uma Intruder 125 é um bom começo. O Marcus está andando numa Intruder 250 para se acostumar, mas é mais ganancioso :evil: e comprou uma HD 1600 (sei lá o nome daquilo - agora ele me mata! :whistle: ) para viajar com a gente (só não vai conseguir acompanhar as TA's minha e do Bruno e VStrom do Jean :whistle: :whistle:, mas a gente anda mais devagar :S :S ).

Se você quiser aprender a andar de moto com segurança, o bom é fazer um curso de pilotagem devensiva. Fizemos um com o Instrutor Amaral (colaborador do Motonline) na semana passada aqui em Lavras/MG como parte das festividades do Niver do Bando do Macaco Motonliners (conheça o Bando acessando a seguinte subárea do Motonline: comunidade.motonline.com.br/forum/bando-do-macaco.html . Será um prazer tê-lo por lá.
Em junho parece que ele estará no Rio para dar curso. O Marcus deve fazer. O curso é excelente e deveria ser obrigatório para os iniciantes, pois auxilia em muito no conhecimento da moto e na pilotagem com segurança.


Vista geral da área de curso



Este soy jo!


Esta é a turma que fez o curso, de iniciantes até experientes se encontraram na pista. Bando do Macaco, Amizade e Segurança sobre duas rodas.



Qualquer coisa estamos por aqui.


E estes somos eu e minha cinzenta.






Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2013 18:07 #13 por espricio
Respondido por espricio no tópico Morro de medo de moto
Bem vindo ao forum digitale !!!

Normal ter medo de moto, ainda mais com as muitas noticias de acidentes que passam na TV, mas o bicho não é tão feio assim como pintam. É só andar de boa, sem querer se achar um Valentino Rossi, que as chances de acidentes são bem menores. Eu mesmo, tomei dois tombos apenas e foram culpa minha, desatenção com o que aconteceia ao meu redor. Claro que sempre se leva um susto de alguem de mida de faixa sem avisar e tal, mas se você estiver atento consegue na grande maioria das vezes evitar o pior.

Com relação a qual moto comprar, também acho a opção de uma intruder boa. é uma boa moto e bem menos visada pelos "amigos do alheio". E com relação a scooter, também tinha esses preconceitos de paracer insegura pelas rodas pequenas, jeito de andar sentado, ao invém de montado como nas motos. Mas depois que peguei a minha burguinha, percebi que eram mitos mesmo. Claro que um buraco é mais complicado para as rodas pequenas, mas não é nenhum grande problema depois que pega o jeito. É bastante agil no transito, tem a proteção extra, como falaram para os sapatos devido ao escudo frontal, tem o espaço embaixo do banco para carregar varias coisas. Para trajetos pequenos na cidade acho ideal.

Suzuki Burgman i (2011/2012)

Ex-motos (decada de 90 !!!)
Honda CG-125 79
Yamaha DT-180 82

Tatuapé (ZL) - São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2013 18:14 #14 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Morro de medo de moto
Caro amigo Digitale,

Eu, com mais de 37 anos de experiencia com moto, hoje mesmo senti muito medo!!!!!!

Vou explicar: Tive que fazer um serviço em Guarulhos, proximo à Sampa, e quando fui pegar o carro da empresa, ele não estava disponivel no momento, e como tinha prazo e vencia hoje, eu resolvi ir com a minha moto que fica estacionada lá na garagem da empresa (a garagem não fica no mesmo prédio), só que não levei meu equipamento de segurança. Como o capacete da garupatroa estava no bau da moto, por pura preguiça, resolvi não voltar na empresa e fui assim mesmo.

Cara, depois veio o medo!!!! Eu pensava: "PQP só falta eu sofrer um acidente justo hoje que estou sem jaqueta e luvas" (eu nunca ando sem, só quando estou fazen do test drive em Mirage 250, mas isso é outra história, kkkkkkk).

Ter medo é natural e até bom, pois ele é o seu juis!!!! Só não poode deixar ele te dominar, mas sim vc dominar o medo!!!!!!

Essa galera do Forum é 10, e vc só vai ouvir (ler) bons conselhos!!!


Tenho certeza que vc também será contaminado pelo "virus do motociclismo"
;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 00:25 #15 por gabriel.95
Respondido por gabriel.95 no tópico Morro de medo de moto
Primeira coisa que voce nao pode pensar é que voce nao é capaz, esses videos de acidente de moto não vão te ajudar em nada.. só causar mais medo..
o que te aconselho é voce conversa com alguem que pilota a anos
por exemplo nao tenho costume de ficar ultrapassando na contra mão,não corro de noite ou na chuva pois essa hora voce nao consegue ver direito igual ao dia por exemplo ver a uma distancia que voce consiga freiar imediatamente a moto com segurança.

A unica coisa de moto é que voce tem que dirigir por voce e por todos ao seu redor.. voce tem que saber se o cara vai entrar ou não... muitas pessoas nao respeitam motos,então nao va entrando de qualquer jeito nos cruzamentos.

Quanto a isso pode rodar tranquilamente por ai
espero ter ajudado :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.930 segundos