Dúvidas de um Novato

06 Jan 2013 12:00 #1 por gabrielcm
Caros camaradas, primeiramente agradeço a todos que contribuíram para que eu tomasse uma decisão, há alguns dias comprei minha primeira moto, e só tenho a agradecer por toda a boa vontade de cada membro, que mesmo não ganhando nem um centavo, estão sempre por aqui pra dar uma força e dividir conhecimento. Participo de fóruns à anos e poucas vezes vi tamanha colaboração.


Então ai vão algumas dúvidas que gostaria de saber se podem me ajudar...

1) Faço ou não um seguro?? A Porto Seguro ta me cobrando R$1.400,00 :woohoo: , eu sei que tá caro, mas o medo de perder a moto tem sido grande, ainda mais porque aqui no RJ existe aquele roubo que não acontece por causa das peças e sim pra uso da bandidagem. O que vocês acham?? vale a pena? existe outra solução sem perder a garantia de fábrica??

2) Já me disseram que pra economizar combustível o ideal é andar entre a faixa de 3000 a 4000 RPM, isso é verdade??

3) Em relação as trocas de marcha como tirar "melhor da moto" tanto na aceleração, quanto na hora de diminuir as marchas?? As vezes ocorre um tranco quando eu diminuo a marcha, isso é normal ??

4) Outro dia peguei muita poeira num pedaço da Av. Brasil e queria saber como limpar sem arranhar a pintura??

5) Vocês costumam deixar a moto na rua estacionada em local aberto por muito tempo? se sim, usam algum dispositivo como trava e etc... qual vocês recomendam ???

Abraços!

Riva 150 preta - 2012/2013

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jan 2013 12:37 #2 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Dúvidas de um Novato
Opa Gabriel,

Pra avaliar o valor do seguro eh bom voce dizer qual sua moto :P
Dei uma olhada no seu perfil, to palpitando que voce comprou a Riva da Dafra.
Se voce ta no Rio de Janeiro capital, acho que os seguros vao sair por esse preco mesmo, vai de voce
avaliar se voce acha que vale a pena. Se voce estiver mais pro interior acho que ta meio caro.

Sobre consumo, depende muito de como voce dirige. Como a moto eh nova, voce vai ter que passar
pelo periodo de amaciamento (que vai influenciar no consumo mais tarde). De uma lida no manual
pra ver a faixa de giro maxima no amaciamento, e o periodo. Mas a ideia eh que quanto mais leve a
tocada, com quanto mais suavidade voce acelerar menos a moto vai consumir. E claro, mudar de marcha
mais cedo, com rotacoes mais baixas, mas sem forcar demais a marcha.

Minha dica eh leia o manual (e se a concessionaria nao te entregou ela junto com a moto corre atras de
pegar com eles). La voce vai encontrar bastante informacao desde o periodo de amaciamento (importante
pra melhorar a durabilidade, desempenho e consumo do motor mais tarde), sobre cuidados que voce deve
ter com a moto, coisas que afetam a garantia, manutencao, inclusive detalhes da lavagem da moto.

Boa sorte com a nova moto!

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jan 2013 12:55 #3 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Dúvidas de um Novato
1400 de seguro está bom o preço se for moto de 250cc para cima,

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jan 2013 15:19 #4 por alvamont
Respondido por alvamont no tópico Dúvidas de um Novato

Chicolau escreveu: 1400 de seguro está bom o preço se for moto de 250cc para cima,

Tbm achei caro 1400$ para uma 150 Dafra.

Suzuki Yes 125 [2011]
11000KM
Lavras - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jan 2013 16:46 #5 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Dúvidas de um Novato
Seguro no Rio ou Sampa?:

SEMPRE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jan 2013 20:42 #6 por Zizo Mendel
Respondido por Zizo Mendel no tópico Dúvidas de um Novato
Eu, depois de pesquisar bastante, fiz com uma associação, a UNIPROPAS, e estou pagando R$ 79,00 por mês.

Procurei me informar com vários usuários sobre a seriedade da associação e todos foram unânimes em falar bem. Pesquisei também com alguns que tinham sofrido sinistro. O grande problema é que você tem que estar em dia com as mensalidades e muitos esquecem de pagar e depois não tem como requerer o seguro.

Aqui no RJ a Porto Seguro cotou a R$ 2.566,67 para a minha Tenerezinha em julho do ano passado.

Antigamente eu tinha Car-System, mas fiquei sabendo que se eles recuperarem o chassis da moto, eles te devolvem e pronto.

Abração,

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: gabrielcm

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2013 01:15 #7 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico Dúvidas de um Novato

gabrielcm escreveu: Caros camaradas, primeiramente agradeço a todos que contribuíram para que eu tomasse uma decisão, há alguns dias comprei minha primeira moto, e só tenho a agradecer por toda a boa vontade de cada membro, que mesmo não ganhando nem um centavo, estão sempre por aqui pra dar uma força e dividir conhecimento. Participo de fóruns à anos e poucas vezes vi tamanha colaboração.


Então ai vão algumas dúvidas que gostaria de saber se podem me ajudar...

1) Faço ou não um seguro?? A Porto Seguro ta me cobrando R$1.400,00 :woohoo: , eu sei que tá caro, mas o medo de perder a moto tem sido grande, ainda mais porque aqui no RJ existe aquele roubo que não acontece por causa das peças e sim pra uso da bandidagem. O que vocês acham?? vale a pena? existe outra solução sem perder a garantia de fábrica??

2) Já me disseram que pra economizar combustível o ideal é andar entre a faixa de 3000 a 4000 RPM, isso é verdade??

3) Em relação as trocas de marcha como tirar "melhor da moto" tanto na aceleração, quanto na hora de diminuir as marchas?? As vezes ocorre um tranco quando eu diminuo a marcha, isso é normal ??

4) Outro dia peguei muita poeira num pedaço da Av. Brasil e queria saber como limpar sem arranhar a pintura??

5) Vocês costumam deixar a moto na rua estacionada em local aberto por muito tempo? se sim, usam algum dispositivo como trava e etc... qual vocês recomendam ???

Abraços!


Olá amigo,

Vou expor alguns pontos de vista..........de repente seja util p vc..........

O seguro vai depender de muitos detalhes como: se a moto eh visada, tempo de habilitação, cilindrada, valor da moto, mercado........enfim esses são os detalhes de maior peso........pode ate mudar dependendo da prestadora do serviço.........eh bom pesquisar preços........

Quanto a garantia, não é interessante fazer nenhum tipo de serviço ou adaptação fora da concessionaria até q passe o periodo da garantia..........e mesmo quando fizer algum serviço na concessionaria, se tiver duvida, pergunte se o mesmo naum acarretará na perda da garantia.......

Quanto a economia de combustivel, realmente se andar em altas rotações a tendencia eh consumir mais.........se a Riva for injetada (o q eu naum me lembro....) quanto mais se enrola o cabo, mais ela consome.............na minha XRE 300 to fazendo 32 a 34 por litro.........mas eu me policio muito na minha condução.........

Para evitar os trancos na hora de reduzir, procure evitar reduzir marchas quando se esta em alta rotação........isso alem de gerar desconforto, a longo prazo pode danificar o sistema de transmissão da moto bem como encurtar a vida util da relação.........tem manuais q orientam o piloto dar uma breve acelerada antes de reduzir..........no inicio parece dificil mas com o tempo a gnte acostuma.......rs

Eu não orientaria vc a tirar essa poeira com flanelas...........eu aconselharia vc tirar na base da agua e sabão mesmo........e de preferencia com uma bucha beeem macia..........uma dica que recebi de um amigo.......dakeles chato com carro.......eh q nunca devemos secar um veiculo apos lavar.........qualquer flanela acumula poeira com facilidade, e essa areia com o tempo vai arranhando a pintura...........

As travas de segurança sao muito uteis..........tem as da XENA q sao boas.......mas mesmo q vc faça seguro, dependendo de onde estacionar sua moto, vale a pena usar travas.........

Espero ter ajudado em algo........ ;)

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: gabrielcm

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2013 20:39 #8 por gabrielcm
Respondido por gabrielcm no tópico Dúvidas de um Novato
Obrigado a todos pelas respostas...

Ian, eu li o manual mas realmente estas informações que perguntei realmente não constam..

Chicolau, Alvamont eu tenho plena consciência que o seguro realmente esta caro para uma RIVA 150 da Dafra, mas sou jovem, moro na Capital do Rio de Janeiro e não tenho expectativas de conseguir algo tão melhor assim, talvez um seguro que vá cobrir apenas furto e roubo saia mais barato mas será que o novo valor do seguro valeria a pena??? ou fora o seguro o que vocês sugerem???

Como disse o MATUSA acho arriscado demais andar por SP ou RJ sem seguro, e ver seu patrimônio indo embora na mão de outro deve ser traumatizante, nunca fui assaltado e espero continuar "zerado" nesse tipo de experiência.

Riva 150 preta - 2012/2013

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2013 20:48 #9 por gabrielcm
Respondido por gabrielcm no tópico Dúvidas de um Novato

Zizo Mendel escreveu: Eu, depois de pesquisar bastante, fiz com uma associação, a UNIPROPAS, e estou pagando R$ 79,00 por mês.

Procurei me informar com vários usuários sobre a seriedade da associação e todos foram unânimes em falar bem. Pesquisei também com alguns que tinham sofrido sinistro. O grande problema é que você tem que estar em dia com as mensalidades e muitos esquecem de pagar e depois não tem como requerer o seguro.

Aqui no RJ a Porto Seguro cotou a R$ 2.566,67 para a minha Tenerezinha em julho do ano passado.

Antigamente eu tinha Car-System, mas fiquei sabendo que se eles recuperarem o chassis da moto, eles te devolvem e pronto.

Abração,


Zizo, será que eu encontro essa cooperativa aqui na Capital do Rio ???
Tem alguma outra cooperativa que você ouviu falar bem que trabalher pras bandas de cá !?
A prórpria concessionaria me ofereceu um seguro com uma cooperativa mas não levei muito em consideração, será que eu deveria dar uma olhada?? o que me dizem??

IK@RO .. Ótimas dicas, todas muito úteis! Tentei hoje diminuir as marchas do modo que você falou e realmente faz toda a diferença :lol:
Se eu instalar aqueles bloqueadores de ignição mesmo na concessionário será que perderei a garantia!?!
HAHAHA tenho muita coisa pra aprender .... :P

Ahhhh a Riva não é injetada não!! :(

Realmente obrigado a todos!

Riva 150 preta - 2012/2013

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2013 20:59 #10 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico Dúvidas de um Novato
Axo bom vc perguntar isso na concessionaria............pois tem determinados tipos de serviços e equipamentos q se instala na moto, que mesmo q sejam realizados nas proprias concessionarias, acarreta em perda da garantia...........principalmente os que necessitam de mexer na parte eletrica da moto........por isso eh melhor perguntar na concessionaria se o q vc tem intenção de fazer pode acarretar na perda da garantia......... ;)

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jan 2013 17:29 - 08 Jan 2013 17:29 #11 por Correa
Respondido por Correa no tópico Dúvidas de um Novato

gabrielcm escreveu: Caros camaradas, primeiramente agradeço a todos que contribuíram para que eu tomasse uma decisão, há alguns dias comprei minha primeira moto, e só tenho a agradecer por toda a boa vontade de cada membro, que mesmo não ganhando nem um centavo, estão sempre por aqui pra dar uma força e dividir conhecimento. Participo de fóruns à anos e poucas vezes vi tamanha colaboração.


Então ai vão algumas dúvidas que gostaria de saber se podem me ajudar...

1) Faço ou não um seguro?? A Porto Seguro ta me cobrando R$1.400,00 :woohoo: , eu sei que tá caro, mas o medo de perder a moto tem sido grande, ainda mais porque aqui no RJ existe aquele roubo que não acontece por causa das peças e sim pra uso da bandidagem. O que vocês acham?? vale a pena? existe outra solução sem perder a garantia de fábrica??
- O seguro é bom quando ele é completo, cobre danos a terceiros, tem franquia baixa, dá assistência técnica e cobre despesas hospitalares sua e de terceiros, se tiver isso tudo, é um bom preço, caso contrário, é melhor sondar uma cooperativa, sai bem mais em conta.

2) Já me disseram que pra economizar combustível o ideal é andar entre a faixa de 3000 a 4000 RPM, isso é verdade??
- Vai depender da faixa de rotação da utilização do motor da sua moto, se a faixa vermenlha começar em 10mil rpm, 5000 é uma rotação econômica. Acima de 50% da faixa de utilização o motor começa a beber.

3) Em relação as trocas de marcha como tirar "melhor da moto" tanto na aceleração, quanto na hora de diminuir as marchas?? As vezes ocorre um tranco quando eu diminuo a marcha, isso é normal ??
- Veja no manual a rotação em que o motor oferece o torque máximo, se quiser isso, basta levar as marhas até lá, porém se for para pilotar de forma econômica, fique com trocas entre 5000 e 6000 rotações.
- Trancos nas reduções são decorrentes da regulagem da embreagem e/ou da velocidade que voce está soltando a manete, tem que ser devagar, percebendo a embreagem colar, ai não tem tranco.


4) Outro dia peguei muita poeira num pedaço da Av. Brasil e queria saber como limpar sem arranhar a pintura??
-Lavagem com água, sem muita pressão e jogando-a de cima para baixo, depois secar com um pano macio. Arranhões serão inevitáveis, tenha uma cêra boa para polí-la de vez enquando.

5) Vocês costumam deixar a moto na rua estacionada em local aberto por muito tempo? se sim, usam algum dispositivo como trava e etc... qual vocês recomendam ???
- Eu recomento colocar um segredo, tipo persiste, e duas trancas uma na coroa/corrente e outra no disco dianteiro. Sou adepto do cadeadão (BOM) de no mínimo 70mm, chave comum (não tetra).
Lembre-se, o furto é decorrência da facilidade que o ladrão encontra, portanto, mesmo que pare por segundos, tranque a direção e coloque sempre as duas trancas, na frente e atrás, caso contrário corre o risco de dois vagabundos suspenderem a parte travada e sairem rolando a parte solta, levando sua motinha embora.


Abraços!

RESPOSTAS

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: gabrielcm

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jan 2013 18:14 #12 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico Dúvidas de um Novato
Correa vc me fez lembrar de um detalhe..............

a gnte NUNCA deve usar lavadoras de alta pressão para lavar nossas motos...........a força da agua nos cabos, mangueiras e conectores q naturalmente ficam expostos com o tempo tendem a ficarem soltos, podendo trazer dor de cabeça pra gnte........

agora eu fiquei curioso com uma coisa,

quando vc fala que prefere cadeado de chave comum ao invez de tetra-chave.............eh pq são mais seguros??? Em materia de trancas sou meio leigo.........mas sempre ouvi muita gnte comentando q as trancas feitas a base de tetra-chaves sao mais seguras...........

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jan 2013 21:04 #13 por Ian Caio
Respondido por Ian Caio no tópico Dúvidas de um Novato
Opa Gabriel,

Eu achei que talvez voce achasse a parte de lavagem no manual, mas no geral, eh o que o
pessoal aqui falou mesmo.
Na lavagem sempre usar jatos nao pressurizados, e pra tirar poeira agua e sabao, com uma bucha
suave. Nunca lavei e nem recomendo lavar motos em lava rapidos, por que a agua eh pressurizada,
e como o Ikaro disse, a moto tem mais fios expostos, que podem ser prejudicados com um jato muito
pressurizado direto neles.
A parte de travas ja nao conheco muito bem, queria ate procurar saber mais. Ate agora nao chega a
ser uma necessidade pra mim por que na rua mesmo paro por pouco tempo, mas as vezes eh bom assim
mesmo ir atras de uma trava.

Nao se esqueca de amaciar bem a moto, acelerando com delicadeza no inicio e trocando as marchas um
pouco antes, que isso vai ajudar bastante a moto consumir menos mais pra frente :)

Riding is my passion

Atualmente: Honda CG 150cc Fan ESDi (Roxy)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: gabrielcm

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2013 09:25 - 09 Jan 2013 09:29 #14 por Zizo Mendel
Respondido por Zizo Mendel no tópico Dúvidas de um Novato


Zizo, será que eu encontro essa cooperativa aqui na Capital do Rio ???


Gabrielcm, ligue para eles: (21) 3613-8121

Pelo que lí no "portfolio" deles, parece que atuam em todo o estado do Rio de Janeiro.

Tem também a MegaRio, onde você pode falar com o Carlos Alberto que foi meu corretor na Unipropass e agora está na Mega, o cara é muito gente boa: (21) 7883-5632 ou 7555-0751

Grande abraço,

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: gabrielcm

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2013 19:40 #15 por espricio
Respondido por espricio no tópico Dúvidas de um Novato
Com relação a trava eu comprei uma Kryptonite Keeper 5 (para freio a disco). É um pouco mais cara que as de modelo semelhante, mas pelo que pesquisei são mais confiaveis.

Link do produto
www.kryptonitelock.com/Pages/ProductInfo....aspx?PNumber=998686

Teste no Motosblog
www.motosblog.com.br/237/cadeado-de-disc...er-5-teste-completo/


Suzuki Burgman i (2011/2012)

Ex-motos (decada de 90 !!!)
Honda CG-125 79
Yamaha DT-180 82

Tatuapé (ZL) - São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: gabrielcm

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.327 segundos