Os preconceitos no motociclismo.

24 Jul 2012 13:12 #1 por vagner.abreu
Só ver os comentários nos fórums e redes sociais: muitos motociclistas costumam rebaixar outros motociclistas usando termos que não são feitos para tal, o famoso "Esteriótipo".

Eis uma listinha:

- Todo motoboy é cachorro louco
- Todo motoqueiro é um cara mau
- Todo biker é um cara louco
- Todo cara em uma Harley Davidson é ricaço.
- Todo cara que usa CG e capacete barato é ladrão
- Todo motociclista que não usa jaqueta e outras roupas é um louco

Existem N outros esteriótipos que os motocilistas costumam colocar, sempre relacionado a um preconceito ou visão equivocada das coisas, sem entender a fundo o porque daquela situação existir.

De fato, algus esteriótipos estão ligados também a atitudes erradas, inconsequentes. Hoje, com a facilidade de aquisição de uma moto, aliado aos problemas na habilitação para a categoria, ou até mesmo a falta de fiscalização em muitos lugares, muitos jovens compram motos e acabam fazendo coisas que não deveriam ser feitas em vias públicas e em pleno trânsito, como empinar moto, "pipocar" motor, acelerar acima dos limites de velocidade, não respeitar sinalizações, entre outros.

Para separa o joio do trigo, as pessoas acabam usando termos equivocados. Motoboy, por exemplo. O termo motoboy oriunda do "office boy", o rapaz responsável pela entrega e correria dos documentos das empresas. Com um trânsito a cada dia mais congestionado, muitos optaram pelo uso da moto para acelerar as entregas, surgindo então a figura do entregador com moto, o motoboy.

Dentro dos motoboys, há a figura do "Cachorro Louco", o cara que admite que anda inconsequetemente, sem respeitar todas as normas e correndo o máximo de risco com sua moto. É um dos poucos casos que o termo faz jus ao esteriótipo e que o uso não tem tanto problema e os mesmos admitem seus erros, muitas vezes até enaltecendo-os.

Motoqueiro e Motociclista são meio que sinônimos, mas a própria classe acaba separando. Comumente o termo motoqueiro acaba se referindo ao condutor de motos que anda inconsequentemente, enquanto que motociclista é o condutor que anda respeitando normas. Também pode existir a visão de que motoqueiro é o cara que anda em uma moto custom, chopper ou qualquer outra que seja personalizada, com uma jaqueta de couro surrada, barba, cabelo grande, calça jeans. Imagine a imagem de Easy Rider (um filme que preciso assitir, admito). Motociclista seria o cara com vestimento de proteção, similar aos pilotos de motovelocidade, e moto mais esportiva ou estradeira. Aqui, os esteriótipos continuam...

Com a facilidade de aquisição da moto, muitas pessoas a acabaram comprando para poder subistituir o meio de transporte. A vantagem do menor tamanho e consumo mínimo é gigante em muitas metrópoles. Só que com isso, alida (e novamente retomo o que falei antes) ao problema de ensino de condução de motos no Brasil, o aumento de número de acidentes com a participação das duas rodas e gigante. Não que a culpa seja exclusivamente do motociclista, mas sim que infelizmetne um dos fatores do acidente é justamente o despreparo para lidar com situações adversas e o respeito as normas de trânsito.

Com isso, a mídia mesmo acaba mostrando uma imagem negativa das motos, e políticos acabam tentando criar leis, muitas vezes mal estudadas, para poder tentar reduzir os problemas com as motos. Aí já recaí outro fator do esteriótipo.

Fora também o problema para se adquirir equipamentos com um custo justo ao condutor e assim minimizar os acidentes. Aí, quem anda sem equipamento também é segregado por motociclistas. Tal como também quem usa um capacete antigo ou barato. De fato, um equipamento antigo pode não proteger tão bem quanto um novo, mas lembremos os custos para manter. Não adianta apenas ter preconceito, julgar o cara pelo visual. Isso é não enxergar o problema

Hoje, a imagem da moto perante a opinião pública é bem dividida. Alguns acham que a grande maioria dos condutores não prestam, enquanto que outros sabem das vantagens da moto e até respeitam. O ponto é o gerenciamento desta imagem. Que imagem no final nós, que conduzimos motos, passamos ao outro que não conhece este gigantesco mundo feito de vários personagens? E nós, que conduzimos moto e enxergamos mal aquele que no final é "igual a nós"? Tem duas rodas e um motor embaixo de nós e também pega a mesma estrada?

Se não existe união entre aqueles que querem o respeito, nunca seremos respeitados, nem pelos outros, nem por si mesmos. Por isso peço a cada um que ler este texto que reflite sobre suas atitudes no trânsito e seus preconeitos internos. Fazer aos outros o que querem que façam bem a ti é um dos primeiros passos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2012 13:22 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Os preconceitos no motociclismo.
Vagner, seja bem vindo :)
Em :

Eis uma listinha:

- Todo motoboy é cachorro louco
- Todo motoqueiro é um cara mau
- Todo biker é um cara louco
- Todo cara em uma Harley Davidson é ricaço.
- Todo cara que usa CG e capacete barato é ladrão
- Todo motociclista que não usa jaqueta e outras roupas é um louco


Faltou citar :
_ Todo motonliner é viciado ! nessa p*##@ se site !

:woohoo: :woohoo: :woohoo: :woohoo: :silly: :silly: :silly: :silly: :) :P :P :P :P :P :P :P

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jul 2012 23:59 #3 por vagner.abreu
Cara, não falei de conceitos :) , ou de esteriótipos "legais", mas sim de "esteriótipos ruins", de preconceito puro. O cara ser viciado em um fórum não signifique que ele é ruim, a não ser que ele considere que o vício dele é ruim.

:)

Esteriótipo é a generalização dada de forma a exacerbar algo. "Todo - igual" Mais ou menos assim.

Se falam que "todos os motociclistas" são ruins, é uma forma de generalismo, de preconceito. E provavelmente tu não ia gostar, né não?

obrigado pelas boas vindas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2012 15:00 - 02 Ago 2012 15:01 #4 por livia.campos
Esses dias eu postei uma parabenização ao dia dos motociclistas no facebook e até frisei
"27 de Julho, dia do motocliclista / motoqueiro / motoqueiras / motoboys / motogirls XD"

Ai veio um cara falando " ai ... motociclista por favor .. motociclista ..motoqueiro é coisa de arruaceiro ..entregador de pizza.. essas coisas"!!! ¬¬

acho que o motociclista que é visto como o cara da moto custom... e muitos deles têm esse preconceito com os "motoqueiros" mesmo...
O que é péssimo e eu acho ridículo... todos curtem suas motos, o vento na cara e tudo mais... claro que uns só usam pra fazer merda, mas o significado (de andar de moto) é o mesmo...

mas o que vc disse é verdade. Tem mto preconceito ainda!! Pra todo mundo, os motoqueiros ou motociclistas (como preferirem) ainda são os vilões do trânsito... Imagina pra mulher, o quanto de preconceito que tem também!! quando disse que iria tirar carta, ja me perguntaram se eu iria comprar uma scooter e capacete rosas (odeio) ¬¬

Mas sinceramente? acho que isso não vai mudar tão cedo não!!!

Mirage 150 - Elvira
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: vagner.abreu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2012 19:18 #5 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Os preconceitos no motociclismo.
Cabe a nós iniciarmos essa mudança, com nossas atitudes. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2012 19:34 #6 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico Os preconceitos no motociclismo.
Concordo com o fato dos esteriotipos relacionados a profissionoais do mundo das 2 rodas..........conheço muita gnte que trabalha com entrega e, mesmo na correria, naum deixa de ser prudente.......

Agora, discordo quanto ao falar que existem esteriotpios relacionados ao modelo das moos.........NA MINHA OPINIAO, quando vc compra uma moto, vc vai optar por um modelo que tem a ver com seu estilo, gosto, etc.......e nada mais natural que vc se aproximar mais das pessoas que tem os mesmos gostos que vc.........naum que vc vai desdenhar os outros motociclistas...........Eu por exemplo, to aguardando minha XRE300 sair.........mas me dou bem com a galera das custons, nakeds, sportivas.........e quanto ao esteriotipo de todo mundo que tem uma Harley eh ricasso eu discordo em partes..............con certeza o cara que compra uma moto dessas (ainda mais se for 0Km) dispoe de um poder aquisitivo mais confortavel que a maioria aqui.........falo por mim.........ralo em 2 empregos e to urrando p compra minha XRE........uma moto de 14K........

Quem anda certo no transito, que acredito ser o caso de todos aqui do forum, naum vai aceitar ser chamado de motoqueiro mesmo pq realmente trata-se de um termo pejorativo que designa o piloto imprudente. Motociclista eh a pessoa que resspeita naum somente o transito, mas a vida em si......e esse vai prezar ao maximo pela sua segurança e pela segurança de todos que estao fazendo parte do transito........ou seja, eh algo bem mais amplo.........

talvez por mero descuido vejo muitas pessoas citarem "ah, vc eh motoqueiro"........mas eu relevo pois a maioria, principalmente os que desconhecem o mundo das 2 rodas, se posicionam assim por desconhecimento de causa...........quando eu viro p uma pessoa pode se dizer "leiga", e explico a diferença entre um termo e outro elas ficam sem graça pq sabem q estao falando coisa sem saber do q to falando.........

p concluir.......acredito na existencia de esteriotipos referentes a forma de se comportar no transito.......seja de maneira prudente ou imprudente.........os demais preconceitos acredito ser pela posição social..........e naum pelo modelo da moto que possue.......mas isso naum eh previlegio do mundo das 2 rodas........isso se faz presente no mundo inteiro.......em todo tipo de grupo........

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2012 20:38 #7 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Os preconceitos no motociclismo.
Motociclismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Moto Honda modelo VFR750R

O motociclismo é a modalidade esportiva que envolve o uso de motos em diversas formas competitivas como velocidade, motocross e outras.

A primeira prova de motociclismo que se tem conhecimento aconteceu no dia 29 de novembro de 1897, em Surrey, subúrbio de Londres, na Inglaterra. A prova, chamada de Motorcycle Scrambles, foi o nascimento do motociclismo de competição. Aliás, os ingleses criaram a expressão "Se existe alguma coisa melhor que motocicleta, Deus guardou-a para si no céu" ("If there is anything better than a motorbike, God must have kept for him in heaven").

Em 22 de dezembro de 1904, é criada a Federação Internacional de Motociclismo. Porém, somente após a 2ª Guerra Mundial que começou a ser realizado o campeonato mundial. O torneio das nações começou a ser disputado em 1947, o Mundial de Cross, em 1957. O maior campeão da modalidade foi o italiano Giacomo Agostini, com 15 títulos mundiais em várias categorias. O nome de Giacomo Agostini está indissoluvelmente ligado ao da marca MV Agusta.

No Brasil o termo "motovelocidade" é usado para denominar as competições em autódromos ou circuitos asfaltados, já em Portugal usa-se a expressão "motociclismo de velocidade" ou simplesmente "velocidade". É praticada com motos de rua preparadas ou protótipos de competição.
Índice

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2012 20:46 #8 por Chicolau

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2012 20:56 #9 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Os preconceitos no motociclismo.
gostei mais dessa informação :evil:

www.dicionarioinformal.com.br/motoqueiro/



apesar de tudo são todos seres humanos kkkk

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2012 23:07 #10 por livia.campos

Chicolau escreveu: lendarioestradeiro.blogspot.com.br/2011/...-motoqueiro-por.html


Bem legal esse texto!

E realmente, como disse o Patriarca, cabe a nós mudarmos essa visão que todo mundo tem, com boas atitudes!

Uma dúvida..
Quando chamam vcs de ''motoqueiros'', vcs corrigem a pessoa?

Mirage 150 - Elvira

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Ago 2012 08:27 #11 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Os preconceitos no motociclismo.
Eu não, ela não vai entender mesmo. KKKKKK

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2012 08:27 #12 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico Os preconceitos no motociclismo.

Patriarca escreveu: Eu não, ela não vai entender mesmo. KKKKKK


Penso da memsa forma....... :P

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2012 23:08 #13 por Fabio SEP
Respondido por Fabio SEP no tópico Os preconceitos no motociclismo.
Podem me chamar de motoqueiro ou motociclista, tanto faz. O que vai valer é o contexto e a entonação.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: vagner.abreu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 00:55 #14 por vagner.abreu
A título de definição:

motociclismo - mo.to.ci.clis.mo
sm (moto5+ciclo2+ismo) Transporte ou desporto em motocicleta.

motoqueiro - mo.to.quei.ro
adj+sm (motoca+eiro) gír Diz-se do, ou o que anda de motocicleta.

motociclista - mo.to.ci.clis.ta
s m+f (moto5+ciclo2+ista) Pessoa que conduz uma motocicleta.

Fonte - michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/i...palavra=motociclismo

Não consigo achar uma palavra equivalente para falar sobre o mundo das motos. E em si, em muitos lugares o termo "motociclismo" se refere a qualquer ato, atividade relacionado as motos.

Dito isso, vamos as considerações:

Quem anda certo no transito, que acredito ser o caso de todos aqui do forum, naum vai aceitar ser chamado de motoqueiro mesmo pq realmente trata-se de um termo pejorativo que designa o piloto imprudente.


Assim como tu não gostaria de ser chamado de mano pelo jeito que escreve, certo? (juro que não resisti a fazer este comentário) Aí que mora o erro do esteriótipo - o preconceito enrustido. Assim como eu faria um comentário estereotipando o seu jeito de escrever, e provavelmente tu não gostou; muitos não gostam quando se usa o termo "motoqueiro" para "xingar" alguém, falar que o cara é um condutor de motos ruim.

Como diz um amigo meu, "Depois do Easy Rider e dos carinhas que começaram a fazer bagunça com as motos, aí começou (com o perdão da palavra, mas nas palavras dele) a 'veadagem' de definir 'motoqueiro' e 'motociclista'".

Depois de ele ter dito essas palavras, pensei bastante sobre isso. A imagem de uma pessoa comum, fora do mundo das motos, não é de "motoqueiro = inconsequente" e "motociclista = bonzinho, cidadão de bem, classe média sofre". Por comum, motoqueiro é o cara que anda de moto. Fale motociclista e alguns vão pensar que é o cara que anda em motos de corrida. Na minha definição mental, motociclista é o cara que conduz motos tipo esportivas ou turismo, motoqueiro conduz motos custom. Mas era uma definição anterior que eu tinha.

É de certo que termos e definições mudam com o tempo, inclusive pela própria cultura. Só que isso muitas vezes até acaba prejudicando e matando a cultura.

Creio que é interessante falar que existe o "bom motociclista" e o "mau motociclista, tal como existe "bom motoqueiro" e "mau motoqueiro". E o que é motociclista e o que é motoqueiro? Ambos conduzem ou andam de motocicleta e fazem a mesma coisa, equipados ou não.

Se o cara anda mal, espetar "motoqueiro" na testa dele não vai ajudar em nada (na verdade, tem cara que se define cachorro louco, e como eu disse, é caso a parte). Pelo contrário, é as pessoas dentro do mundo do motociclismo que acabam jogando a carga pejorativa para o termo e segregando. Da mesma forma que hoje falar favela, dependendo do contexto, acaba ficando pejorativo.

Nós que estamos neste mundo das motos, devemos pensar mesmo como nos referir. Sinceramente acho um equivoco idiota falar que mau condutor é motoqueiro. Mau condutor existe, igualmente aos termos motociclista e motoqueiro.

Enfim, postei isso mais para reflexão mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 08:31 #15 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico Os preconceitos no motociclismo.
Acredito que os termos tbem possam variar dependendo da região onde vc faça parte...........aki em Minas, mais precisamente em minha cidade, motoqueiro eh o condutor imprudente e o motociclista eh o cara que conduz de maneira prudente.........fato que certamente naum eh privilegio somente da minha região........

Mas enfim......eu vejo a situação da diferença dos termos referente a definição do bom condutor (motociclista) e do mau condutor (motoqueiro) como uma maneira de selecionar ou simplesmente separar 2 perfis de condutores........independente de classe social..........conheço muita gnte humilde que eh um exemplo no transito.........da mesma forma que conheço muito playboy que age de maneira imprudente no transito.........

Digo mais, pelo aumento constante de condutores de motos essa separeção entre bons e maus condutores eh uma tendencia inevitavel.........pode ate ser que naum se utilizem esses 2 termos - motoqueiro ou motociclista..........mas con certeza isso se dará de uma outra maneira.........

Naum espero que taxar alguem como motoqueiro mude o jeito dele se portar no transito........nunca enxerguei a coisa dessa maneira......ate pq se a intenção eh mudar a mente das pessoas que conduzem motocicletas naum sera um mero termo que sera responsavel por este feito......

Entao, dentro das minhas reflexões, vejo esses 2 termos como uma maneira de separar ou simplesmente definir 2 perfis diferentes de condutores e naum como uma forma de preconceito..........preconceito pra mim eh aquela pessoa que fala mal de tooodos os motociclistas em geral (NA MANEIRA DE CONDUZIR A MOTO TAH) como sendo uma coisa soh, quando na realidade existe essa diferença.......

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.206 segundos