Etiqueta na Internet ... alguns pontos !

19 Jan 2007 19:18 - 30 Maio 2012 21:58 #1 por João Tadeu
Como escrever na Internet





Fale, não grite !


Mensagens em maiúscula são consideradas ofensivas.


Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!
Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de sublinhar e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.











Sorria pisque chore ...[/b]


Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções.


É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys.








Guerras pessoais


Se você está aborrecido com algo ou com alguém, reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Não diga para alguém nada que você não diria pessoalmente, face-a-face, em uma sala repleta de gente. Portanto, pense bem antes de digitar.











Seja objetivo


Seja claro, breve e objetivo. A maioria das pessoas na Internet vai lhe conhecer somente através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo. Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Lembre-se de que quanto maior for sua mensagem menos pessoas a lerão.











Assinatura


"Assinaturas" são informações que podem ser colocadas automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores a lhe localizarem. Uma assinatura com nome, telefone e fax é geralmente suficiente. Evite assinaturas longas e grafismos rebuscados que além de serem cansativos em listas, contribuem para congestionar as linhas de comunicação.











Copyright & Cópia indevida


Respeite direitos autorais (copyright). Quando você envia alguma coisa pela rede, ela provavelmente é de domínio público, a não ser que você tenha os direitos autorais e especifique isto.


Cuidado ao enviar artigos, letras de músicas, resenhas de livros ou qualquer outra coisa que seja sujeita a copyright.








Divida informações


Se você está usando argumentos para ajudá-lo em sua teoria, diga de onde eles provêm. Não utilize idéias alheias como sendo suas. Não seja egoísta com companheiros e interlocutores na Internet. Divida suas informações e nuca negue ajuda, quando estiver ao seu alcance. Lembre-se que um dia você poderá esta na mesma situação.





Erros mais frequentes


São dois os maiores erros que podemos cometer.
O primeiro é em acreditar que os demais indivíduos são iguais a nós mesmos; o segundo é acreditar que temos que agradar a todos. Precisamos de muito equilibrio e harmonia para viver essa equação no nosso dia-a-dia.





Compaixão tecnológica
A compaixão tecnológica reside na nossa visão e compreensão que os demais poderão não ter os mesmos conhecimentos de Internet, softwares, etc. que nos mesmos, então cabe a nós apresentar dicas, soluções e indicações de maneira clara e bem explicativa.











Fonte :
1 - http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html
2 - http://www.torque.com.br/dicas/internet/netiqueta.htm
3 - material de dominio publico
João Tadeu39102,6925231482

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.100 segundos