Desculpe se abri um tópico que já existe mas fiz uma pesquisa no forúm e não localizei nenhum tópico falando sobre a coloração da vela.
Enfim, estou tentando dar uma melhorada no desempenho da minha Intruder sem fazer alterações pesadas e/ou estruturais, no caso coloquei um filtro de ar esportivo e estou tentando regular a mistura de forma que atinja o ideal, porém estou tendo dificuldade em identificar na vela quando esta rica ou pobre, pois na internet localizei poucas fotos e cada uma é de um jeito.
Quando a mistura esta pobre a vela realmente chega a não escurecer aquela parte do anel em volta do eletrodo central? Pois a minha vela antiga estava com um pouco de fuligem, comprei uma nova e testei com o filtro de ar menos restritivo e o anel ainda escureceu, porém não tinha mais fuligem e ia ficando mais claro a medida que o anel ia chegando próximo aquela parte do aterramento (Detalhe, a vela estava zerada e andei 27 kilometros com ela antes de tirar essas fotos):
Abçs!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca
Caro amigo, a coloração da vela ajuda sim no diagnóstico da mistura, o problema é que atualmente os veículos são regulados pelas montadoras para emitir os menores níveis de poluentes e alcançar as maiores autonomias possíveis, isso tem feito as colorações das velas ficarem muito mais claras que as que estamos acostumados a ver no mercado.
No seu caso, o parafuso de mistura não corrige todos os estágios do carburador, por isso para conseguir mais desempenho na motocicleta precisará de mais modificações além da troca do filtro e regulagem da mistura. A finalidade deste ajuste é alcançar uma boa marcha lenta e não influenciará em outras rotações, por esse motivo sua mistura esta mais pobre do que deveria.
mestredasmotos escreveu: Caro amigo, a coloração da vela ajuda sim no diagnóstico da mistura, o problema é que atualmente os veículos são regulados pelas montadoras para emitir os menores níveis de poluentes e alcançar as maiores autonomias possíveis, isso tem feito as colorações das velas ficarem muito mais claras que as que estamos acostumados a ver no mercado.
No seu caso, o parafuso de mistura não corrige todos os estágios do carburador, por isso para conseguir mais desempenho na motocicleta precisará de mais modificações além da troca do filtro e regulagem da mistura. A finalidade deste ajuste é alcançar uma boa marcha lenta e não influenciará em outras rotações, por esse motivo sua mistura esta mais pobre do que deveria.
Bom dia mestredasmotos,
Isso é justamente o que quero ouvir "sua mistura esta mais pobre do que deveria", digo isso pois antes de por o filtro de ar aumentei um nível da agulha do carburador e senti melhora no desempenho da moto em todas as rotações, após colocar o filtro de ar tive a impressão que ouve uma melhora em baixas/medias rotações e piora em alta, pelo que havia pesquisado isso era sinal de que a mistura empobreceu.
Enfim, gostaria de saber o que devo observar para identificar se a mistura esta rica, seria a presença de fuligem? Digo isso pois rodei mais um pouco com a vela, 74km ao total agora, e o resto do anel escureceu porém continua sem fuligem, não sei se é normal o metal escurecer independente da mistura devido a temperatura que atinge:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca
A analise da queima deve ser feita através da cerâmica da vela (parte branca que envolve o eletrodo central). A parte metálica geralmente assume colorações diferentes mesmo, já o acumulo de fuligem pode estar associado a excessos de combustível ou queima de óleo, por isso melhor que não ocorra este tipo de acumulo.
Se possível de uma olhada no catálogo NGK, eles dao algumas dicas sobre a coloraçao da queima.
Segue o link: