Pegar moto no tranco oferece risco ao motor?

25 Out 2011 06:05 #1 por 5junior
Pessoal, gostaria de saber se pegar a moto no "tranco" ou "banguela" (outro termo) pode danificar o motor da moto?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 08:12 #2 por Bod@o
Até onde eu sei faz muito mal pra corrente e relação. Se não me engano também não é bom pra motos com injeção eletrônica...
Agora pra motor creio que não faz mal.
Bod@o2011-10-25 10:13:44

La garantia soy jo!

Suzuki Burgman 07/08 - Aprendiz de motociclista! 2011 - ???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 08:38 #3 por JulianoPaes
pra injeção nao é bom mesmo

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 10:06 #4 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 11:14 #5 por 5junior
Blz. Então dar tranco seria como reduzir de uma vez da 5ª pra 2ª por exemplo?
Pq se for e pelo que li no tópico seu Patriarca, que a caixa de marcha da sua moto foi pro saco decorrente de uma redução brusca q vc tinha feito uns dias atrás do ocorrido, quer dizer que "de tranco em tranco a moto vai pro barranco "
E oq eu fico + puto é que a YBR da minha "dona maria" começou a fraquejar a bateria nesse sábado passado sendo q a moto foi revisada no inicio do mês de setembro. Alguém tem uma luz do que pode ser isso?



5junior2011-10-25 13:15:51

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 11:51 #6 por Bod@o
5junior

vê se não tem nenhum cabo solto, ou algo assim. Pq a não ser que a bateria seja velha, ou que o dínamo esteja no fim da vida útil, pode estar ocorrendo fuga de carga. Se for fuga, vc pode ter a melhor bateria e as peças do dínamo novas que a bateria vai faltar carga...

La garantia soy jo!

Suzuki Burgman 07/08 - Aprendiz de motociclista! 2011 - ???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 12:03 #7 por 5junior

Bod@o escreveu: 5junior

vê se não tem nenhum cabo solto, ou algo assim. Pq a não ser que a bateria seja velha, ou que o dínamo esteja no fim da vida útil, pode estar ocorrendo fuga de carga. Se for fuga, vc pode ter a melhor bateria e as peças do dínamo novas que a bateria vai faltar carga...


Blz. Vou dar uma olhada nos cabos, mas precisa tirar o tanque tbm? A bateria eu não lembro se cheguei a trocar, ela é desde qdo comprei a moto OUT/06. Agora e esse dínamo, como faz pra verificar?

5junior2011-10-26 08:58:21

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 19:21 #8 por L.Martinelli
Creio que para o motor não tenha nenhum dano desde que não seja constante, e para amenizar um pouco o tranco engate a moto em segunda ou terceira marcha e solte a embreagem não muito rápido. Eu tinha uma XL 250R 84, partida no pedal, motor pesado e manhosa para pegar de manhã, eu soltava ela na descida com a segunda marcha engatada, soltava a embreagem e dava uma pedalada junto e "marvada" pegava e isso foi por muuuuito tempo e não estragou nada nela.

Twister vermelha 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Out 2011 20:46 #9 por Paulo Ceará
É possível fazer a moto pegar no tranco,tanto as carburadas como as com injeção eletrônic

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2011 07:00 #10 por 5junior
Eu vou tentar evitar isso, pq dá q eu tenho a mesma sorte q o Patriarca, ae danou-se...


5junior2011-10-26 09:00:55

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2011 07:22 #11 por Bod@o
5junior,

Se a bateria é a que veio na moto, com certeza ela deve ter chegado ao fim da vida útil. Em motos eu não sei como funciona, mas em carros por exemplo a bateria dura no máximo 3 anos...

La garantia soy jo!

Suzuki Burgman 07/08 - Aprendiz de motociclista! 2011 - ???

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Out 2011 07:31 #12 por 5junior

Bod@o escreveu: 5junior,

Se a bateria é a que veio na moto, com certeza ela deve ter chegado ao fim da vida útil. Em motos eu não sei como funciona, mas em carros por exemplo a bateria dura no máximo 3 anos...


A minha então tá durando até muito, fez 5 anos.
Ontem e hj minha esposa saiu na moto e ligou ela sem precisar dar tranco.
Desse jeito a bateria vai passar dos 5 anos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Nov 2011 09:00 #13 por silver knigth
5junior, bom dia. Depende de como vc dá o tranco. Soltando a embreagem devagar e deixando ela patinar um pouco, diminui o risco de quebrar, mas ainda assim, ele existe. E falo de engrenagens de câmbio, oque vai te obrigar a abrir o motor todo. já em relação a bateria : Se a solução está no nível, teste com o multimetro a corrente (volts) e amperagem da saída com o motor desligado e ligado. E pelo tempo de uso da mto, aproveite para revisar as escovas (carvões) do motor de arranque. Podem estar gastos pelo uso, é normal. E aí, o motor pode ou não girar e dar a partida. Teste tambem o botão de acionamento de partida, pode ser mal contato, pois segundo vc. disse o problema é intermitente.Neste caso é só desmontar e limpar com limpa contatos. Em Tempo : Os carvões são muito mais baratos que a bateria. Começe pelo mais barato...
Saudações a todos.

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Nov 2011 16:29 #14 por 5junior

silver knigth escreveu: 5junior, bom dia. Depende de como vc dá o tranco. Soltando a embreagem devagar e deixando ela patinar um pouco, diminui o risco de quebrar, mas ainda assim, ele existe. E falo de engrenagens de câmbio, oque vai te obrigar a abrir o motor todo. já em relação a bateria : Se a solução está no nível, teste com o multimetro a corrente (volts) e amperagem da saída com o motor desligado e ligado. E pelo tempo de uso da mto, aproveite para revisar as escovas (carvões) do motor de arranque. Podem estar gastos pelo uso, é normal. E aí, o motor pode ou não girar e dar a partida. Teste tambem o botão de acionamento de partida, pode ser mal contato, pois segundo vc. disse o problema é intermitente.Neste caso é só desmontar e limpar com limpa contatos. Em Tempo : Os carvões são muito mais baratos que a bateria. Começe pelo mais barato...
Saudações a todos.


Valeu brother

Vou dar uma conferida na próxima revisão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Ago 2017 15:13 #15 por mestredasmotos

5junior escreveu: Pessoal, gostaria de saber se pegar a moto no "tranco" ou "banguela" (outro termo) pode danificar o motor da moto?


Caro amigo, o "Tranco" como é normalmente conhecido não é aconselhável, devendo ser usado somente em caráter de urgência.
Como alguns amigos postaram, vc correrá o risco de ocasionar vários tipos de danos a motocicleta se for utilizado com frequência.
Dependendo do porte da motocicleta deverá ser utilizado uma marcha mais alta como 3° ou 4° para amenizar os esforços ao conjunto.
Lembrando que alguns problemas podem fazer com que a moto não funcione nem mesmo no tranco, devendo ser levada a um mecânico para análise. Por isso não fique insistindo no tranco caso a mesma não funcione.

B)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.231 segundos