Lembro que isso foi uma grande discussão nesse fórum há mais ou menos dois anos atrás.
Uma coisa que ficou na memória era que pra subir as marchas alguns não usavam a embreagem, mas para reduzir, todos usavam, se não estourava o câmbio...
Meu conselho é sempre usar a embreagem, mas cada um com seu cada um.
Nossa, por isso não é bom acreditar numa pessoa só!
Um amigo disse que só passa as marchas no tempo.
Obrigado pelas respostas.
E com relação à regulagem alguma resposta?
Para regular a embreagem eu usei o seguinte metodo:
Botei a moto no
descanço central e acionei a 1º, antes, mesmo com a embreagem
pressionada, o motor forçava a roda. ai eu regulei até que após
pressionar a embreagem, o roda/pinhão ficassem totalmente estáticos.
NOTA DA MODERAÇÃO
Este tópico foi movido para local mais apropriado !
Contamos com a compreensão de todos.
O Fórum MOTONLINE agradece ...
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Trocar marcha no tempo, só quando vc tem o azar de estourar o cabo da embreagem ou quebrar o manete, caso contrário estará forçando as engrenagens da caixa. Apesar de ser uma coisa fácil de se fazer, não é recomendado.
Usa a embreagem cara, além de ser melhor para seu câmbio nem cansa nada, não fica com preguiça de apertar um manete não use ela e tenha moto por muito mais tempo, aliás, qual sua moto mesmo que se eu ver anunciada só compro pela metade do preço
e comgarantia de 1 ano do câmbio.
Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.
Passar marcha no tempo é esperar ela dar uma boa RPM e mudar de marcha sem apertar na embreagem em media 6000RPM..
nesse periodo de amaciamento que estou quando mudo de marcha abaixo dos 5000 RPm parece que da tipo um "trak" porque nao esta no tempo.. esta meio baixo demais... por isso que penso que mudar nessas rotaçoes faz é forcar demais... apesar que a 5000 exatos .. até queta mudando de boa....
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Caro amigo, este procedimento não é considerado errado, mas com certeza os riscos de danos ao sistema de marchas da motocicleta elevam-se muito.
Como vários colegas já responderam, tente usar este artifício em ocasiões onde forem realmente necessárias, prolongando assim a vida útil de sua motocicleta.
Caro Marcel, troca de marcha no tempo é quando a troca é feita sem a utilização da alavanca de embreagem, onde o piloto busca a rotação ideal para executar a troca da marcha sem causar trancos no engate.
Este procedimento pode causar danos ao câmbio da motocicleta caso não seja executado de forma correta.