Troca de marcha sem embragem, estraga ?

01 Ago 2008 02:54 #1 por balmant
Salve a todos!!

Estou pegando o hábito de trocar as marchas para cima sem o uso da embragem, será que danifica a caixa de marchas, ou outra coisa? ou não pega nada?.
Abs

Mirage 250 preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 05:26 #2 por MATUSA
Balmant

Com o uso excessivo, vai estragar sim. Na verdade não deveria ser feito nunca, só se for por descuido (sem querer).

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 05:55 #3 por HeryckDM
Quando você acelera chega a um ponto em que você pode sim trocar a marcha sem embreagem!

mas para não danificar o motor tem que ser exatamente naquele ponto o que exige um nivel muito bom de pilotagem!

rode apertando embreagem que é melhor!

Mossoró - RN

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 05:58 #4 por Odil
Respondido por Odil no tópico Troca de marcha sem embragem, estraga ?
A resposta é SIM, danifica.


Se não fosse necessário, por que haveria a embreagem?


Eventualmente, em uma situação em que voce tenha um problema que impossibilite a utilização da embreagem, voce usa o artifício, mesmo sabendo que está "forçando" os engates das marchas.


Certa vez, com uma XL250 74, eu fui até a praia sem embreagem, por um problema no braço que se conecta ao cabo, mas esse problema ocorreu já no início do trecho de estrada. Não tinha como voltar. Aí eu fui até o meu destino e a moto voltou "rebocada".


Abs

<<<< O.D.I.L >>>>

** Eu não compro peças de procedência duvidosa. **



"Mal ou bem, a vida é uma viagem e eu quero faze-la de moto"



========================================

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 06:57 #5 por iikozen
Deve-se usar a embreagem sempre para a troca de marchas. Caso essa utilização seja impossibilitada por qualquer razão, a opção é ter uma motocicleta que não precise de embreagem e pronto!
Maior segurança pra você e maior durabilidade para a motocicleta!

Abçs...

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 07:16 #6 por S¢orpion
Balmant, q bacana q vc aprendeu a passar macha sem uso da embreagem, porém guarde esse recurso para um momento de necessidade, pois as fábricas ñ colocam um parafuso sequer sem a devida necessidade, afinal se ela tá lá é pra ser usada... e o reparo de uma caixa de marcha ñ deve ser bom nem pra seus dias sem a moto nem pra seu bolso. Q tal usar essa grana q seria gasta no reparo em acessórios pra deixá-la mais com sua kra?

Abs,
S¢orpion

Viver e estar em PAZ consigo mesmo... Isso é liberdade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 08:01 #7 por rockenbach
Eu ja troquei a marcha pra cima sem embreagem, e se for feito no momento exato não vejo nehum possivel dano ja que o engate é suave como se estivesse com a embreagem apertada. Mas não faça simplesmente por fazer, por que se errar o tempo a moto pode dar um tranco que pode gerar uma queda ou até mesmo ai sim estragar alguma coisa. Eu troquei algumas vezes por curiosidade, mas tb ja por necessidade, ja que estava com uma mochila e tive que ajeitar ela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 08:39 #8 por _paulo_ricardo_
algumas trocas mesmo sem a embreagem são bem suaves... mas isso só depois de pegar uma certa manha

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 14:41 #9 por Locke
Eu já fiz umas trocas sem embreagem para experimentar, pois eu li e conversei muito a respeito. A moto não dá tranco se for no momento certo.

Massssss, eu só fiz essas trocas numa ocasião e fora isso sempre utilizo a embreagem, pois realmente deve estragar o sistema com o tempo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 14:51 #10 por Gberlim
Ensinando coisa errada mode ON: eu usava o tempo do motor pra trocar de marchas quando eu tirava racha no autodromo aqui.. assim vc troca marcha sem perder tempo "embreando". não recomendo para motociclistas inesperientes!


Ensinando coisa errada mode OFF: não é bom usar esse truque nas ruas, se acontecer algo errado vc pode danificar o conjunto ou pior, levar um tombo!

XT 225 Preta 97

Gustavo Berlim

Londrina - PR



NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 19:59 #11 por balmant
Já vi que não é normal este procedimento, é que tive uma Kombi a muitos anos atrás, e a miserável estourava a embragem direto, e eu tinha que viltar pra casa trocando as marchas no tempo, e como a moto é mais leve e agil, se torna mais fácil achar o tempo exato da troca, e é claro que vez ou outra da um tranquinho. Mas beleza, vou seguir os conselhos dos amigos e evitar esse procedimento.
Abs a todos!!

Mirage 250 preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Set 2009 09:34 #12 por ReinaldoT
Respondido por ReinaldoT no tópico Engatar marchas no tempo faz mal?
Beleza galera?
Seguinte, eu estou com a mania de pilotar a moto sem usar a embreagem, salvo alguns casos. pra subar marcha então, no tempo vai melhor do que com embreagem! e na reduzida, venho freiando, e quando já estou quase parando, as marchas fluem para baixo.

Mas eu gostaria de saber se isso pode fazer mal ao conjunto, porque as vezes dá uns trancos.

Outra pergunta:

Para regular a embreagem eu usei o seguinte metodo:
Botei a moto no descanço central e acionei a 1º, antes, mesmo com a embreagem pressionada, o motor forçava a roda. ai eu regulei até que após pressionar a embreagem, o roda/pinhão ficassem totalmente estáticos.

Esse método está certo? o acerto foi feito na manete...

Grato a todos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Set 2009 09:42 #13 por Lourenço
Pode parar, vc vai acabar com seu cambio fazendo isso, embreagem foi feita para se usar.

Lourenço_São Paulo-Maringa

XTZ125-XR250Tornado-NX4Falcon-XF650 Freewind

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Set 2009 18:31 #14 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Engatar marchas no tempo faz mal?
Faz muito mal engatar as marchas "no tempo".

Vai acabar com as engrenagens que compõem o câmbio. Sempre utilize a embreagem para não dar "pepino" mais pra frente. Só em casos que o cabo da embreagem estoure, aí é válido usar esse método. Mas somente pra esses casos.

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Set 2009 19:07 #15 por Gogeta
Respondido por Gogeta no tópico Engatar marchas no tempo faz mal?
que faz mal pode apostar q sim, o qto ae depende de como vc estar passando no tempo... se eu fosse vc usaria a embreagem pelo menos entre a 1 e 2 (aconselho ate a 3), pois, a diferença entre a relaçao dessas marchas é bem grande, o q quer dizer q vc tem q esperar a rpm cair "bastante" pra subir de marcha sem detonar tanto o cambio, ja pra engatar a 4 e 5 é tranquilo, pois, as relaçoes sao bem proximas...

enfim, o ideal é usar a embreagem, pra quem nao gosta de usa-la pode tentar deixar a embreagem bem alta, ae uma leve "beliscada" no manete ja aciona a embreagem...

Honda CB300 Vermelha 2010

João Pessoa - PB

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.205 segundos