Cinquentinha

07 Jan 2011 10:20 #2 por Sergiotec
Respondido por Sergiotec no tópico Cinquentinha
Eu acho que deveriam ter alguma forma de CNH (que já é
exigido e ninguém tem, licença para conduzir ciclo-
motor), ou até mesmo a categoria A.
A cultura do povo é que não precisa de carteira nem
capacete e nem carteira.
O Capacete é fundamental e obrigatório, uma batida a
50km/h sem capacete pode ser fatal.
Quanto ao licenciamento não pode ser igual a uma moto
comum, teria que ser isento ou bem mais barato. O usuário
que compra esse tipo de veiculo normalmente faz isso pra
fugir do emplacamento caro por causa do famigerado
DPVAT,e além disso já que não pode pegar estradas não
pode pagar o mesmo que uma moto.

Tem que chegar inteiro!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2011 16:50 #3 por Adrinaldo
Respondido por Adrinaldo no tópico Cinquentinha
Quando eu era adolescente eu tinha um tremendo desejo de possuir uma cinquentinha... uma vespinha como chamavam na época... Mas hoje agradeço aos meus pais por não terem atendido minha vontade na época, pois eu não tinha noção nenhuma de trânsito. Eu hoje tenho 26 anos e possuo carro e uma GT250R efi... Possuo CNH categoria AB e sei o quanto foi importânte ter noção de trânsito antes de começar a andar de moto. Hoje em dia eu tenho olhar crítico em relação às cinquentinhas, sei que muita gente precisa de um meio de transporte e elas são uma alternativa economica pra muitos. Mas todos os dias vejo barbaridades acontecendo com esses veículos, vejo as pessoas andando sem capacete, sem a menor noção de trânsito, se aventurando pela cidade sem o menor cuidado. Todos os dias acontecem acidentes graves com esses veículos, em grande parte das vezes com a morte do condutor e passageiro... Eu acho que a iniciativa de um meio de transporte mais economico é válido, mas tem que se existir um controle sobre isso... Não precisa emplacar?? Mas que seja obrigatório ser habilitado pra circular... Por várias vezes vi garotos de 12 ou 13 anos circulando nelas, na contra mão, sem capacete e sem a menor noção do que é a responsabilidade de se estar no trânsito... Acho que embora não precise emplacar, deve ser obrigatório possuir CNH...

Comet GT250R EFI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jan 2011 18:15 #4 por fearless1337
Respondido por fearless1337 no tópico Cinquentinha
Concordo que o uso de equipamentos de segurança e carteira
nacional de habilitação deveriam ser obrigatorios e
fiscalizados.
Senão colocarmos ordem na casa vamos virar uma India e
Paquistão onde eh uma baderna so o transito. Eh vergonhoso.
Nao podemos permitir.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Jan 2011 08:33 #5 por mapfro
Respondido por mapfro no tópico Cinquentinha
Não vejo que seja necessário exigir CNH e placa do
condutor de motos tão restritas. Penso que devem seguir
as regras de transito como as bicicletas e pedestres
(maiores vítimas do transito no Brasil) e não poder
circular em vias de alto tráfego, pois não tem velocidade
de cruzeiro para acompanhar o fluxo.
Educação, treinamento leva tempo e custa caro, e o pior,
não dá lucro pro governo e pra as empresas. Por isso,
somos todos convencidos que a burocracia pode suprir as
necessidades, esquecendo-se que mesmo que o motociclista
esteja habilitado e com o IPVA em dia isso não o livra de
um acidente.

Ninguém fala em reduzir os impostos dos itens de
segurança, como luva, bota, capacete, mas sim exigir que
o miserável que comprou uma motinha barata passe a arcar
com o custos absurdo do DPVAT, IPVA, CNH e outras
sandices que levam o seu dinheiro que outrora poderia
servir para investir nos freios, nos pneus, em curso de
pilotagem, no que realmente importa para a sua segurança.

Com o nosso raciocínio cartorial pensamos que iremos
resolver os problemas, mas nos atolamos mais na fossa que
cavamos para nós mesmo.

Para avançar é preciso sabre abrir espaço.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2011 22:56 #6 por Dr. Esaú
Respondido por Dr. Esaú no tópico Cinquentinha
Aqui em Recife, essas motinhas foram o maior sucesso,
pois não precisavam de emplacamento, inclusive comprei
uma em 2008, vindo depois a deixar encostada e andar de
moto. Aí veio alguém e espalhou que não precisava de
capacete, ser maior de idade, habilitação, andar na mão
certa e virou a tragédia que é hoje. Na verdade não
ocorrem acidentes em grande número e gravidade, mas as
pessoas de modo geral ficam bastante incomodadas quando
vêem uma cinquentinha atravessando o sinal vermelho
impunemente. Alguns condutores passaram a provocar as
autoridades, passando em alta velocidade nas lombadas
eletrônicas fazendo gestos obscenos para os guardas.
Mas observem que no código de trânsito há um artigo que
enquadra juntamente os ciclomotores juntamente com as
bicicletas, carroças e afins. Então por que tributar
justamente as 50inhas. Puro preconceito. Se uma bicicleta
atravessa um sinal vermelho, a 50inha atravessa também.
Se a bicicleta anda na contramão a 50inha anda também.
Então com a cultura de discriminação a qualquer coisa que
sequer pareça uma motocicleta, isolaram as pobres 50inhas
e nelas vão aplicar todas as taxas possíveis e
imagináveis. Mais uma medida arbitrária e extremamente
sem fundamento legal, pois o DETRAN não tem autoridade
para ordenar licenciamento de veículo de tração humana,
animal ou ciclomotor.
A população tentou de todas as formas evitar que isso
acontecesse, mas só deu até aqui. Como em outras cidades,
o DETRAN vai passar a fiscalizar aqueles que
voluntariamente emplacarem as suas 50inhas (sim, o DETRAN
não poderá obrigar, mas faz pressão e pune como se o
pudesse). Quanto à minha shineray xy50q, ficará encostada
até segunda ordem, talvez se um dia eu tiver netos,
mostrarei a eles qual foi meu primeiro veículo de duas
rodas, que modéstia a parte, é muito xique, importado.

Esaú da Silva

2008: Shineray xy50q

2009: Honda CG 125 Fan KS

2013: Honda XRE 300 ABS Flex

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2011 23:01 #7 por Dr. Esaú
Respondido por Dr. Esaú no tópico Cinquentinha
Ah, e pelamordedeus, o nome do Jornal é "Jornal do
Commércio". Acho que prestaram tanta atenção ao fato de ser
dois "emes" no "commércio" que esqueceram que era "Jornal"
e não "Diário".

Esaú da Silva

2008: Shineray xy50q

2009: Honda CG 125 Fan KS

2013: Honda XRE 300 ABS Flex

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jan 2011 07:04 #8 por Sidney Levy
Respondido por Sidney Levy no tópico Cinquentinha
Dr. Esaú tem razão. Prestamos mais atenção ao conteúdo do que ao nome do jornal. Está corrigido. Obrigado.

Sidney Levy
Segurança e qualidade andam juntas; não se arrisque

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jan 2011 10:03 #9 por __Rox
Respondido por __Rox no tópico Cinquentinha
Não tem necessidade pedir habilitação para conduzir um ciclomotor, creio que somente um mini curso, ou algo do tipo, nada tão asqueroso quanto as auto escolas que nos consomem mais de R$1000,00 por uma carteira e não ensinam nada. Quanto ao emplacamento, como o CTB disponibilizou para os municípios legislarem sobre o assunto, se não há legislação deixa como tá, DETRAN não tem que se meter em nada se o CTB mesmo define que é matéria de lei complementar.

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2011 17:57 #10 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Cinquentinha
Up!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2011 20:31 #11 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Cinquentinha
Dias desses quase pego duas ciclistas. Estava de carro
pegando um acesso à direita com muitos carros na frente e
eis que surge no meio fio na contramão uma bike com duas
meninas, uma no selim e outra no cano. Pisei fundo (motor
2.0) e por um tris escapei da colisão frontal. Ficom na
minha mente a imagem do rosto de desespero da garota do
cano.

Então. Acho que quem se mete em vias públicas de
circulação de trânsito deve receber cursos que orientem
com as coisas devem funcionar.
Vale para bike, ciclomotor, patinete, skate, pedestre e
autos móveis em geral.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2011 21:22 #12 por Nilson Silva
Respondido por Nilson Silva no tópico Cinquentinha
Olá, gostaria de dizer que este código Brasileiro de Trãnsito está uma verdadeira Bagança. Mais bagunça que organiza. Como era antes acho que era mais definido, mais claro! Tem coisa nele que é uma verdadeira piada. E nós que não temos nada com isso, mas pagamos aos congressistas para fazê-lo, arcamos com os prejuízos das incongruências e das indefinições. Quem legisla sobre trânsito é a união. Quem enplava veículos é o estado. Tira estas porcarias de veículos de tração humana e de tração animal do CBT e deixa que os Detrans emplaquem as cinquentinhas!(ou não) É dificil fazer isso?

Nilson Silva

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.215 segundos