Troca de moto, média ou grande?

03 Set 2015 18:39 #1 por irai.rafael
Olá pessoal.

Há algum tempo eu frequentei bastante esse fórum, ainda antes da reformulação, sob o nick de Sahnep, talvez alguma alma das antigas lembre de mim, eheh...

Bem, vamos ao assunto. Hoje possuo uma Next 250, que na medida de suas possibilidades, me atende bastante bem, mas está se aproximando a hora de dar o passo seguinte, e partir para uma moto mais parruda. Uso a motocicleta praticamente só na estrada, para lazer e um ou outro deslocamento esporádico (a empresa fornece passem, então vou trabalhar e estudar de ônibus). Então agilidade no transito não é um elemento importante. Procuro uma motocicleta que seja confortável para viagens curtas/medias, nada mais que uns 1000Km, e tenha ao menos um toque de esportividade, então, considerando um orçamento abaixo de R$25K (o ideal seria perto de R$20K), o que me veio à cabeça foi Bandit 1250 e TDM 900, mas o fato é que me assusta um pouco a manutenção desses dinossauros, principalmente da Yamaha, que foi uma moto com pouco volume de vendas. O que podem me dizer sobre a manutenção dessas motos? Difere muito do custo de manter uma Bandit 650 ou ER6N (seriam minhas opções menores)? O custo de sustentar uma média eu sei que da pra encarar, mas estou meio receoso com as grandonas... E claro, se tiverem mais alguma alternativa para me sugerir, fico grato.

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03 Set 2015 20:53 #2 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Troca de moto, média ou grande?
Salve, salve,

Olha, pelo que andei pesquisando, não tem muita diferença nos custos de manutenção de uma média para uma grande. Hoje tenho uma ER-6N e estou só esperando um recurso para trocar por uma GSX-1250-FA, que nada mais é do que a Bandit 1250 com carenagem e, o crucial pra mim, ABS.

A grande diferença é nos intervalos de revisão -- mas isso é típico da Suzuki, não das motos grandes em geral -- de apenas 3000 km para as Bandidas, enquanto o da Kawaka é de 6000 km, e já vi que Triumphs e BMWs têm intervalo de 10000 km. A diferença de preço dos pneus não é grande (normalmente, medida 160 no traseiro para as médias "baratas", e 180 para as grandes), e os 180 me parecem mais fáceis de encontrar. Vi que a bandidona faz 15 km/l, enquanto eu faço uma média de 17,5 km/l em uso urbano, diário na ER-6N (mas se pegar estrada com bagagem e garupa, a coisa muda, e o consumo cai pra até 13 km/l....).

Vejo poucas Bandits a venda aqui no DF, não sei se é porque são ruins de mercado ou se é porque quem tem não quer se desfazer; desconfio que é a última opção...

Vou trocar a ER-6N pela Bandit, ou melhor, a GSX-1250FA, porque quero um pouquinho mais de cavalaria e um muitão mais de torque, mas sem querer vencer as SS da vida (até porque não sou o Valentino, muito longe disso), porque gosto de viajar a dois com conforto (a ER-6N é menos do que o ideal para isso), e porque, mesmo sendo grande, é compacta, se adapta bem também ao trânsito urbano. É uma moto muito versátil, e é o que me atrai nela.

De verdade, de verdade mesmo eu queria era a Bandit 1250-S com ABS, que foi prometida no salão internacional do ano passado, já está nos EUA e na Zoropa, e que o J. Toledo disse que ia trazer este ano mas não trouxe. A semi-carenagem pra mim é mais adequada para meu uso, maior parte na cidade, com algumas viagens médias e longas. Mas como não tem Bandit 1250 com ABS, então vai a GSX mesmo, com carenagem integral.

Se o ABS não for importante pra você, sugiro ir de Bandit, com certeza vai ser mais fácil a manutenção, e se precisar importar peça, o restante do mundo inteiro tem.

Um abraço, e vai nos dizendo o que você acha.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

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03 Set 2015 21:40 #3 por irai.rafael
Respondido por irai.rafael no tópico Troca de moto, média ou grande?
Valeu pelas dicas.


Bah, teu consumo é alto, tua tocada deve ser nervosa, kkk. Eu conheço bem a ER6N, ja andei um pouco nela e meu primo tem uma, o consumo costuma fica na casa dos 22-24, até 26Km/l andando de boa. Julgando pela diferença de consumo que tu apontou entre as duas, devo poder esperar perto de 20Km/l da Bandidona, se for isso, tá razoável. Sei que a TDM é um pouco mais econômica, e isso me agrada bastante, alem do mais, o modelo da Yamaha é mais confortável e acho ela tremendamente bonita, mas fico mesmo cabreiro com a dificuldade de conseguir peças.

A ER6 é uma opção mais em conta, adorei o torque dela, retoma muito bem em qualquer marcha de quinta pra baixo, mas é um pouco pequena...

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03 Set 2015 22:46 #4 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Troca de moto, média ou grande?
Véi, acho que só consegui 20 km/l na ER-6N duas vezes: uma, em rodovia, acompanhando um amigo em uma Vulcan, em constantes e monótonos 80 km/h, sem tráfego que provocasse freiadas ou retomadas (nesse dia, medi 21 km/l); outra, na cidade mesmo - Brasília sem cruzamentos, pouquíssimos semáforos, horários menos movimentados - em que deliberadamente me mantive abaixo de 4000 RPM. Uma semana nessa, e consegui 19-vírgula-muito km/l. Fuçando Internet afora (e mesmo aqui no Motonline), isso não fica muito longe da média dos outros donos de ER-6N, não. Tirando isso, minha tocada nem é tão nervosa assim, hehehe, não tenho vergonha nem pudor de deixar os mais rápidos passarem, e abaixo - e na média - de 60 km/h nos corredores.

Bom, quando viajei com a esposa na garupa, não tinha Vulcan acompanhando, só estradas desertas e muitas, muitas curvas por esse interiorzão da Bahia e Minas. As poucas retas eu tinha que aproveitar, uai ;) Aí o consumo sofreu muito.

Na Bandit 1200 (carburada) só dei uma volta, não tive como medir, mas o dono dela informa, com uso parecido com o meu, algo em torno de 15 km/l, assim como vejo pelos fóruns o consumo das Bandits 1250 injetadas. Agora, sempre tem um que diz que faz 25 km/l, e outro que faz 10 km/l, mas a média que eu observo é essa faixa de 15 km/l mesmo.

Para seu caso específico, TDM x Bandit, a menos que você seja um colecionador de fato, sugiro muito mais fortemente a Bandit, por mercado, manutenção, e o fato de ela ser mais moto...

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04 Set 2015 07:09 #5 por irai.rafael
Respondido por irai.rafael no tópico Troca de moto, média ou grande?
Pois é, a compra não é amanhã, está mais para o fim do ano, mas ja estou analisando as possibilidades.
A Bandit certamente é mais forte, mas quanto a ser uma moto de fato superior à TDM eu fico na duvida, afinal, a Bandit sempre foi pensada como uma moto simples, grande, forte, robusta, mas sem grandes refinamentos, enquanto a TDM foi o modelo top de linha da Yamaha, incorporando vários elementos de motos de alto desempenho no quadro, no motor... Mas isso acaba significando uma manutenção mais cara também...

E ainda há a possibilidade de pegar uma moto média, mais em conta e mais nova. A Bandit 650 é bem bacana, essas Suzuki são as únicas 4 cilindros que eu compraria, por conta do bom nível de conforto (H6 ja descartei de cara, assim que andei em uma), pois minha preferencia é pelos motores bicilindricos, com mais torque em rotação mais baixa (mais um ponto pra B1250, embora seja uma four).

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10 Set 2015 02:16 #6 por Douglas 00
Respondido por Douglas 00 no tópico Troca de moto, média ou grande?
Entre Bandit e TDM, eu iria de Bandit, que tem manutenção ao menos na teoria, mais sossegada.

Entre 1250 ou 650, vai do gosto: A 600/650 é mansinha nas baixas rotações (nas altas vai super bem) e permite erros. Já a 1200, o sistema é mais bruto, com muito torque em baixa.

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

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15 Set 2015 13:06 #7 por irai.rafael
Respondido por irai.rafael no tópico Troca de moto, média ou grande?
Pois é, acho que descartei a TDM 900, não quero me incomodar com manutenção de moto importada e cara, mas ainda queria falar com quem tenha experiência com ela.

No mais, a duvida entre Bandit 1250 (2009-10) e motos menores permanece, a Bandit 650 custa quase o mesmo que a irmã maior, então está quase descartada, sobram ER6N com uns 2-3 anos de uso, ou até uma CB500f novinha... Ta difícil isso, kkkk

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