Qual marca e modelo escolher para uma moto de 1000cc?

27 Jan 2013 18:58 #16 por xlemes
Vou tentar responder o mínimo possível.
Novamente agradeço de coração a importância que vocês estão dando a mim.
Afinal pra mim é diversão e pra vocês é salvar uma vida.

" ezenecon "..., me chamo Vinicius e meu sobrenome é Lemes..., então fique a vontade em me chamar como meu nickname ou pelo meu nome ou até mesmo pelo meu apelido que é Lemes mesmo (pra muitos).
Sobre o balde de água fria..., eu já estava esperando pois se carro na primeira vez já é complicado saber distância pra estacionar..., saber o ponto de frear e por aí vai..., fico imaginando eu em uma moto muitíssimo rápida na minha mão a primeira vista.
E vc tem razão..., moto não é igual carro em que vc freia e se um idiota não prestar atenção e bater em vc..., vc tá tranquilo.
Na moto vc as vezes pode até parar debaixo do carro ;-(
Sobre eu ver as 250/300..., peço desculpas pela demora da resposta.
Mas estive olhando os modelos e eu acho que to com problema...
Quase nenhuma me agradou...
E eu disse que " to com problema " pois acho que foquei muito em questão de design das 1000cc.
Quase nenhuma me agradou mesmo em design...
Lógico que são diferentes pois as de 1000..., motor maior..., tem que ter um design mais arrojado pra ter aerodinâmica..., enfim...
Já as 250/300..., achei simples demais...
Porém é nessas coisas " simples demais " que pode salvar minha vida ;-)

Concordo com você " Jean_SP "...
Vou seguir o concelho do ezenecon sim...
Pois é como eu disse..., pode ser diversão de um lado mas é a salvação de uma vida do outro...

Obrigado a vc também " Mackenzie ".
Você não está exagerando amigo.
Afinal aprender a andar de gol quadrado pra pegar uma ferrari logo em seguida..., realmente é pedir pra ir pro além.
E sobre o que você disse da moto passar dos 100km/h na primeira marcha..., é a mais pura verdade.
Já ví vários vídeos no youtube e também pessoas que tem a moto e falam..., batem com tudo o que você disse.
Quanto mais você vê que a moto vai..., mais te instiga a querer ir além.
Não estou apenas escutando o concelho mas também já estou tomando as devidas providências de " aprender....., treinar..., experimentar..., e crescer ".
Aprender é na autoescola (saber o básico por mais que seja ruim).
Treinar é pegar uma moto do mesmo nível e ir andando muito (nem que seja por anos).
Experimentar é pegar motos um pouco mais altas e ir experimentando...
Crescer é saber aprender a andar em motos mais superiores na qual você está...
Enfim..., como falei..., não é um concelho..., é sim uma lição de autopreservar a vida.

Obrigado pela ajuda também " marceloe ".
E não sei qual modelo de Sahara você pegou mas ano passado ví uma 1300cc que..., é muito grande..., porém o estilo de design dela..., é pra viajar mesmo (não tem design pra tipo..., sair acelerando e cortando tudo)...

Abração gente..., e mais uma vez agradeço de coração a colaboração de todos ;-)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2013 08:46 #17 por ggsjunior
Sábia decisão colega!

Gostaria de acrescentar:

http://comunidade.motonline.com.br/forum/46-yamaha/605779-xj6-custo-mensal.html

Tem muita informação neste tópico, que não vou repetir tudo aqui. Minha opinião está lá. Leia as histórias e reflita sobre tudo.
Como eu digo lá, ninguém vai aprender a pilotar avião e começa com um caça ou com um Boing 787.
Tem um motivo para isso, e nas motos isso é muito pior, pois apesar de parecer que dirigir carros vai te dar alguma base para pilotar motos, isso não vai acontecer no mundo real. A margem de erro é Zero! Por isso tem que ter muita experiência anterior.
Leia lá e divirta-se.

Ps: Esqueçe esse negócio de aparência. Moto é muito mais que isso. Quando começar a andar pra valer vai entender. E aí vai descobrir que tipo de moto vai gostar.
Pode ser que nem sejam as esportivas, principalmente se pretende viajar essa distância toda de moto.

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2013 13:17 #18 por tnol2
Cara, acabei de comprar minha primeira moto, aos 32 anos, e também estava na mesma dúvida sua. Pensava em comprar uma 600cc usada, porém pela minha falta de experiência fiquei com um certo receio, então parti para uma CBR 250R e não me arrependo de maneira nenhuma! A moto é linda, fácil de pilotar, econômica e anda razoavelmente bem na estrada quando faço pequenas viagens no fim de semana. Mas não deixo de namorar com as 600cc, quem sabe daqui a um ou dois anos eu pule de categoria quando tiver mais experiência em duas rodas.

;)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2013 14:15 #19 por jgiordano
Xleme, percebi que você gosta do design das esportivas. No mercado há modelos na faixa de 250/300 que têm o design que você procura aliados à facilidade de condução por iniciantes. (vide Cbr250, Ninja 250/300, Kasinsky GTR)
Não se esqueça de comprar bons equipamentos, isto não tem nada a ver com a cilindrada. É um investimento do qual você não vai se arrepender.
Andei dois anos de Lander, porque queria uma XT660R. Treinei, caí, estudei técnicas, muitas disponíveis aqui mesmo no MO e aí sim, comprei a XT.
Sou tão apaixonado que hoje nem carro tenho mais, vendi depois da terceira vez que ele arriou a bateria por falta de uso. :)
Não se importe com o que vão pensar, fuja do perigoso binômio muita coragem-pouca técnica, vide matéria "O ritmo".
Seja feliz!

XT 660R/08 black

hehehe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2013 14:37 #20 por oduvaldo.zeferino
Você já ouviu falar de algum piloto que começo direto na F1??

Não??

Entao porque vc. quer ser diferente??

Compre uma moto na faixa das 250 ate 500C e aprenda primeiro. Com o tempo vc. vai notar que vale a pena ter uma moto que nos dá a chance de aprender e depois disto escolher a próxima (acima) de acordo com o que mais iremos fazer.
P. ex.
1 - Quem não sabe nada de moto se impressiona facilmente pelas japas-4-cilindros (mais pelo ronco que outrra coisa)...
2 - A ideia de fazer viagens curtas com motos japa-4-cilindros é uma ideia bem interessante p/ quem está iniciando a vida de motorciclista.
3 - Potencia não é tudo / Potencia não significa necessariamente velocidade / A pilotagem e a segurança devem ser proporcionais ao desempenho da moto.
4 - Geralmente quem tem moto boa (BMW / Triumph / Guzzi p.ex) tem mais de uma, sendo que a outra pode ser uma japa-4-cilindros.
5 - No fim, com experiência, vc. terá mais discernimento p/ escolher uma moto definitiva que pode ser p. ex. uma F800GS e esta não tem nada a ver com as japa-4-cilindros, mas com certeza entrega o mesmo nivel de satisfação (ou mais) e te oferece um padrão de liberdade de locomoção que nenhuma japa-4-cilindros pode te oferecer... por outro lado, com experiência, vc. poderá escolher uma Ducati que é rápida como qualquer moto sport sem o barulhinho característico das japa-4-cilindros, mas com emoção de sobra... Aos maestros MV-Agusta mas aí é outro papo... Com experiência fica de bom tom andar com uma Honda 1000 de uns tres ou quatro anos que é uma verdadeira joia p/ dar umas aceleradas bem fortes, mas bem fortes mesmo.
Aí é que mora o perigo...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2013 15:10 #21 por marco.de paula
Me digam uma coisa, nao é meio perigoso viajar com uma moto pequena dessas? Eu fico imaginando, quando passo com meu carro, que pesa 1600kg, do lado de uma Scania vindo na direção contraria a mais de 100km/h eu sinto no volante, aquela passagem de ar faz o carro balançar, dai eu imagino, se o cara vai comprar uma moto pra viajar nao me parece razoável pegar uma fazer, com 130kg, seria mais razzoável, tendo dinheiro comprar uma HD ou algo mais pesado, não??

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2013 16:16 #22 por andré.lara campos
Xlemes e outros com a mesma filosofia e impulsividade.
Ando de moto desde menino e meu primeiro rolé foi de honda 50tinha!´
O tema é muito vasto e extenso, todos aqui são apaixonados por motos mesmo antes de possuir uma, acho que daria assunto pra mais de livros...
Quer andar de moto por muito tempo ou ter uma vida curta em cima de uma moto!?
É que nem andar de bicicleta? Não.
Cada moto ou conceito tem um equilibrio, frenagem, posicionamento diferente.
Tempo ao tempo. Você pode antecipar várias etapas fazendo um curso de pilotagem em circuitos fechados. Não simplesmente para ser piloto, mas ter muitas noções na prática sobre casos extremos, que é quando se acidenta.
Demorei quase 15 anos para ter minha primeira "vaca", mas foi dentro de autódromo e só foi a conta da oficina. Moto na rua é pra passear e desfilar. Lugar de corrida e acrobacias é na pista.
Diz o ditado (e são vários) moto é tipo mulher: são muitas e todas tem suas belezas e mistérios.
Vá devagar, não precisa casar com a primeira que aparece. ;)
Não compre moto 1000 sem passar por uma moto de menor que 600, elas tem muito torque na roda e podem te jogar fácil em entradas e saidas de curva. As 600 são mais progressivas e suaves, te dão muito mais segurança, são mais leves e acessíveis em preço e pilotagem. Se acelerar pouco terá uma moto tranquila, se subir o giro vai ter a potência pra girar que nem 1000. Veja os números de pista entra uma 600 e uma 1000. Não ficam além de 02seg/volta ou de 0-200km/h!
De resto, é muita noção de direção defensiva 03 inimigos básicos: chuva, curva e trânsito.
Eu mesmo estou saindo da esportiva pra uma naked pra ver se corro menos nas estradas e poder curtir bastante tempo.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2013 16:35 #23 por ezenecon

marco.de paula escreveu: Me digam uma coisa, nao é meio perigoso viajar com uma moto pequena dessas? Eu fico imaginando, quando passo com meu carro, que pesa 1600kg, do lado de uma Scania vindo na direção contraria a mais de 100km/h eu sinto no volante, aquela passagem de ar faz o carro balançar, dai eu imagino, se o cara vai comprar uma moto pra viajar nao me parece razoável pegar uma fazer, com 130kg, seria mais razzoável, tendo dinheiro comprar uma HD ou algo mais pesado, não??


Isso é muito relativo!!!! Depende muito da moto. Motos Racing sentem menos pois são dezenhadas para "cortar" o vento, sendo que as Trail sentem mais por serem mais altas.

É claro que o peso influencia sim, mas nem é tanto assim, pois é a superfície da moto que faz a resistência ao vento, e consequentemente a faz guinar para o lado.

Porém, quando se tem esperiencia, vc se adianta à este fenônemo e se posiciona para minimizar esse efeito. Seja com uma HD de 300 kg, seja com uma 125 de 100kg.

O principal problema com motos pequenas nas estradas, não é quando cruzamos com os Grandalhôes, mas sim quando eles chegam "por traz" (olha a maldade), pois as pequenas 125 não tem força para andar a mais de 100 km/h (isso já no limite do motor) e esses brutos atingem fácil os 130/140.

Nesse ponto, as 250/330 já são um pouco melhores, pois também chegam nos 130/140 e dá para escapar (porém quase sem folga)

De todo modo, é muito melhor aprender em uma moto menor, pegar todas essas "manhas" e depois partir para as maiores, sejam HD's (custon), sejam Big Trails, sejam Sport Turismo, ou mesmo as RRs.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: marco.de paula

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2013 17:04 #24 por ezenecon
Caro Leme/Vinícios/Xlemes, o que perguntei é se posso te chamar de amigo, pois, mais importante que o nome é a amizade que formamos aqui no MO ( vide o Bando do Macaco).

Acho que o principal vc está fazendo, que é se informar e principalmente, ponderar acerca da informações coletadas.

Só te digo uma coisa: Moto é muito mais que aparencia, muito mais que potência, muito mais estilo, e principalmente muito mais que "cilindrada". Isso são apenas números ou nomenclaturas. Moto é muito mais que isso!!!!

Moto é paixão, é liberdade, é companheirismo, é terapia, é também solidão (fico horas comigo mesmo na solidão do meu capacete), é adrenalina (não necessáriamente velocidade), etc. etc. etc.

Quando vc subir em uma moto, seja uma simples 250, e se apaixonar, vc vai entender o que estou falando.

Já tive motos de várias categorias (trail, street, esportiva, scooter), de várias marcas (Bonba, Yamaha, Suzuki, Agrale, Vespa, Sundow), e de várias cilindradas (ainda não tive uma 1000, mas foram 125, 250, 350, 650, 100). Tive também motos com os dois tipos de motores, de dois e de quatro tempos. Tenho 48 anos e ando de moto a 36 (isso mesmo, comecei aos 12), e posso te falar. Cuidado, Moto vicia!!!!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2013 19:45 #25 por antonio.mendes furtado
Diferente de um carro pilotar uma moto de alta performance requer antes de tudo habilidade e experiência. Quem compra uma moto esportiva com 1000cc ou mais deve ter maturidade suficiente para entender porque está tomando esta decisão.
Muitos colegas que se aventuram em motos de grande cilindrada são fortes candidatos a entrar nas tristes estatísticas do trânsito brasileiro e, de quebra, levar mais alguém junto.
Um dos principais motivos que fazem um novato a adquirir uma moto dessas é a satisfação e a vontade de aparecer. Muitos não estão querendo se aprimorar na arte da pilotagem e estão mais interessados em serem notados. Isso é uma porta aberta a uma desgraça.
Há casos em que o motociclista inexperiente mal retirou a máquina da concessionária e morreu na primeira curva. Outros ainda foram mais adiante achando que podiam abusar e morreram. Outros estão inválidos, paraplégicos, tetraplégicos, com as mais variadas sequelas.

Não queremos que isso continue acontecendo. Um tombo pode ter consequências das mais variadas - desde danos materiais a apenas moto e piloto como também o envolvimento de outros veículos e pessoas inocentes. Sempre digo que o mundo não foi feito para adolescentes. No Brasil isso vale para as motos. Este país parece não estar preparado para as motos. Parte da culpa é nossa.

Não deixe que apenas que o poder econômico decida a questão. Sobre os modelos que você citou eu diria que você estaria bem servido com qualquer delas mas antes de tentar o suicídio use o bom senso. A R1 é a mais radical de todas e o comprador só deveria ter o direito de levar uma pra casa se passasse numa prova. Nem mesmo eu que piloto motos desde os 12 anos, já fiz várias viagens pelo Brasil, já possuí motos de até 750cc (fiquei 6 anos com uma) mesmo hoje não me sinto "brevetado" a ter na minha garagem uma esportiva do nipe de uma R1.

Se for incontrolável o seu desejo de ter nas mãos uma máquina potente aceite o conselho dos colegas que já se manifestaram e deste humilde que vos escreve. NÃO TENHA PRESSA!!!!

Use o bom senso e frequente antes de mais nada uma moto escola decente. Depois faça um curso de direção defensiva e tecnicas de pilotagem de motos esportivas. Quando realmente estiver habilitado e em condições de ir para a rua aí sim você pode pensar em comprar a sua máquina.

Melhor jogar água no seu chopp do que flores na sua lápide!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2013 22:40 - 28 Jan 2013 22:44 #26 por cleber2013
Olha, vou responder baseado na minha própria experiência, pode te dar uma ideia de como foi o 'processo' comigo.

Queria uma scooter. Sempre achei linda e quando consegui um trabalho legal comecei a ler reviews, ir nas concessionárias,etc. E nesse meio tempo fui fazendo a autoescola.

Resultado: me apaixonei pela Citycom (que é 300cc). Quando olhava na rua até salivava... Via ela arrancando pelas ruas, etc etc...

Aí consegui um serviço extra, que em algumas semanas me deu dinheiro suficiente para comprar a City, e lá fui eu quente para comprá-la.

Eu não acredito em coincidências.... Quando cheguei na concessionária, estava lá o dono da loja e conversou comigo e me convenceu a comprar a Smart (que é 125cc) e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito.

Quando subi na Citycom para experimentar eu não sabia nem frear a bandida. Os freios a disco nas 2 rodas travavam a moto com um dedinho só, qualquer puxadinha minúscula no acelerador e ela desembestava mais rápido do que minha habilidade podia controlar....

E ela é pesada, manobrar a moto (estacionar, entrar num espaço apertado entre os carros, etc) requer uma habilidade que só com o tempo você pega, já que ela não tem ré ;) E o medo de não pôr o pé no chão a tempo no farol e num tombinho besta, com a moto parada, ter que gastar quase 2 paus só em carenagem??

Comprei uma Smart e tô aprendendo um pouco a cada dia. Se pegasse a City de novo hoje, já ia saber controlá-la bem melhor. A City com certeza é minha próxima scooter, mas só quando tiver mais habilidoso com a Smart antes.

Quer um conselho? Antes de comprar uma moto grande, dá uma volta nela, vê como vc se sente em cima dela. Tenta manobrar ela parada, vê se consegue empurrar (e até levantar, caso caia) ela na mão sem problemas etc.

Se vc achar que dá pra encarar, vai em frente. Só não cai na conversa de vendedor, e compra a moto sem nem ter subido uma vez na vida nela.

Claro que eu tô comparando uma 125 com uma 300, mas o dilema foi exatamente o mesmo (tenho o dinheiro, tenho o tes@o em comprar mas tenho medo de dar um passo maior que as pernas)

Espero ter ajudado,
Abs!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2013 22:47 #27 por coração sertanejo.ibatiba
boa noite, e bem vindo.
como experiencia própria e vivida recentemente, posso dizer.
comprei em junho de 2012 uma xj6n, andei até o fim do ano, máquina muito boa, excelente performance, confortável, econômica, e o melhor relação custo benefício da categoria. vendi a minha no final do ano sem perder nenhum centavo. e comprei agora uma R1, ai sim é outra história, analizando as respostas abaixo tbm.
opinião minha: compra uma xj6 2011 a 2012 vc ja encontra ai pra vender. você vai pagar mais barato, e na revenda vai perder menos dinheiro. é uma moto fácil de pilotar. se você andar ai até o meio do ano e gostar você desembolsa mais uma grana e compra uma 1000.
mas eu te recomendo começar com uma moto menor, senti diferença na mudança da xj pra R1.
detalhe: hornet é muiiitooo visada de roubo, xj6 não, valor de seguro mais em conta e valor de compra tbm.
espero ter te ajudado com as informações passadas. todos aqui estão sempre a disposição pra poder ajudar
a final QUANTO MAIS INFORMAÇÃO MAIS SEGURANÇA PRA PILOTARMOS NOSSAS MÁQUINAS.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jan 2013 11:49 - 29 Jan 2013 11:54 #28 por emerson.cavalcante
Prezado,

Vi em um de seus comentários algo do tipo: "é errando que se aprende..."

Infelizmente terei que te dizer: MOTOCICLETA NÃO PERMITE ERROS!!!!
(desculpe pela letra em Caps Lock, mas é muito importante frisar isso!)

Temos aqui vários pontos a serem analisados, primeiramente, o que te atrai em motos?
Velocidade? ronco? desing?

Para uma pessoa que nunca pilotou uma motocicleta mas quer uma moto com desing supersport aconselharia algo do tipo CBR 250 da honda. Mas se o ronco dos 4CILINDROS é o que lhe atrai, aconcelho uma XJ6 onde você ainda tem a opção N (naked-sem carenagem) ou F (SuperSport - carenada).

Mas se você quer partir para uma 1000 e tem "bala na agulha", aconselharia fazer um curso de pilotagem que vai além do básico. Ensina como fazer curvas com segurança, ensina como frear e etc... E outra! invista sempre em bons equipamentos de segurança!

Falo com a propriedade de quem anda de motocicleta desde os 10 anos de idade, já passou por 125, 250 e atualmente possui uma 600 (XJ6 F), e posso dizer: É MUUUITA POTENCIA!!! Passar dos 200 km/h exige preparo fisico e psicológico. Com o tempo é que você vai ganhando noção de onde dá e onde não dá pra acelerar forte.

E volto a repetir: MOTOCICLETA NÃO PERMITE ERROS!!!!

Abraço amigo!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mickfern

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jan 2013 04:20 #29 por EL CORVO
Cara, vai de R1 ou SRAD1000. As duas são as mais bonitas, e a mulherada paga-pau!!!

Não adianta ficar pulando de 300, pra 600, pra 1000... Isso é conversa de quem não tem barão.

Vai lá campeão, você merece!!!

Abraço.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jan 2013 08:45 #30 por ezenecon

EL CORVO escreveu: Cara, vai de R1 ou SRAD1000. As duas são as mais bonitas, e a mulherada paga-pau!!!

Não adianta ficar pulando de 300, pra 600, pra 1000... Isso é conversa de quem não tem barão.

Vai lá campeão, você merece!!!

Abraço.


Se vc não tem nada mais inteligente para falar, não diga nada!!!!!

A grande maioria das pessoas que postaram nesse tópico tem "bala na agulha" para terem as motos que quiserem, porém, além de dinheiro, eles tem inteligencia para saber que NUNCA se começa com uma moto dessas!!!!!!

No final do ano passado (acho que novembro) a mídia noticiou no prazo de uma semana, dois casos de pessoas que tiveram o crânio perfurado por vergalhões e que sobreviveram. Se olharmos somente esses dados, poderemos afirmar com toda a certeza que 100% das pessoas que tiverem seus crânios perfurados por vergalhões irão sobreviver!!!!! :woohoo:

Mas será mesmo????????

Além do mais, ninguem aqui disse que ele não merece, muito pelo contrário, todos queremos que ele se torne um motociclista consiente e não mais um babaca que se acha "o tal" e não sabe nem que moto escolher!!!!!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.243 segundos