Dificuldade engatar marcha após tombo

08 Jan 2022 23:41 #1 por Michell17
Boa noite! Sou recém habilitado, não entendo de mecânica e sou nada experiente. Chegando em casa perdi o equilíbrio na garagem e a moto caiu (mt 03) fiquei super triste e chateado comigo mesmo pelo ocorrido e enfim levantei a moto e de cara vi o manete de embreagem entortou, o cambio e a haste do cambio também e isso foi o que consegui observar. Agora a moto engata até a segunda marcha (às vezes com dificuldade) e da segunda em diante é quase impossível engatar. Da segunda pra terceira quando vou tentar engatar o indicador de marcha fica vazio ou apagado como se nao houvesse marcha nenhuma engatada. Moro no interior mecânico só segunda feira to aqui com o coração apertado de ter arrebentado a embreagem da minha moto. Alguem já passou por isso de cair e entortar isso tudo? Pesquisando vi que a mt 03 tem um problema crônico numa tal mola seletora, será que a pancada quebrou essa mola? Desculpem o desabafo mas tô meio que em desespero de ser algo muito sério, espero que possam ajudar 

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2022 09:04 #2 por SemControle

SemControle escreveu:

Michell17 escreveu: Boa noite! Sou recém habilitado, não entendo de mecânica e sou nada experiente. Chegando em casa perdi o equilíbrio na garagem e a moto caiu (mt 03) fiquei super triste e chateado comigo mesmo pelo ocorrido e enfim levantei a moto e de cara vi o manete de embreagem entortou, o cambio e a haste do cambio também e isso foi o que consegui observar. Agora a moto engata até a segunda marcha (às vezes com dificuldade) e da segunda em diante é quase impossível engatar. Da segunda pra terceira quando vou tentar engatar o indicador de marcha fica vazio ou apagado como se nao houvesse marcha nenhuma engatada. Moro no interior mecânico só segunda feira to aqui com o coração apertado de ter arrebentado a embreagem da minha moto. Alguem já passou por isso de cair e entortar isso tudo? Pesquisando vi que a mt 03 tem um problema crônico numa tal mola seletora, será que a pancada quebrou essa mola? Desculpem o desabafo mas tô meio que em desespero de ser algo muito sério, espero que possam ajudar 


pode ser ate interno o problema, mas teria antes de mais nada resolver a parte externa....
tudo q esta afetado esta ligado ao acionamento da embreagem, porem existe o grande risco de ter desalinhado o eixo do trambulador, não da pra morrer de véspera,
precisa levar pra avaliação, ate o simples nível de óleo da dificuldade no engatar das marchas....
o indicador não mostrar marcha é pq o pedal não esta tendo curso pra chegar na posição de troca, pode ser o trambulador desalinhado, e travando antes de chegar na marcha, ai teria q abrir o motor todo pra ver os garfinhos do cambio, é estranho uma queda simples como diz causar tudo isso
dado problema na embreagem seria o melhor ai viu.....
sobre a mola, depende o ano da sua, houve recall, problema nela não engataria nada, seria o mais normal, pode ser pela queda engatado o bracinho da 1º e 2º ter ficado preso...

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Michell17

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2022 10:48 #3 por Michell17
Pois é, foi o tombo mais besta possível. Não tem nem um risco mínimo se quer na pintura. Falei da mola pq vi um vídeo no yt de um cara que era a mola a causa e problema dele era parecido, não engatava 3 e dps tinha dificuldade pra reduzir as marchas. Minha moto é 18/19 mas a mola é mais torcida mesmo. Se tiver de abrir o motor aí eu já nem sei mais o que pensar rs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2022 21:19 #4 por SemControle

Michell17 escreveu: Pois é, foi o tombo mais besta possível. Não tem nem um risco mínimo se quer na pintura. Falei da mola pq vi um vídeo no yt de um cara que era a mola a causa e problema dele era parecido, não engatava 3 e dps tinha dificuldade pra reduzir as marchas. Minha moto é 18/19 mas a mola é mais torcida mesmo. Se tiver de abrir o motor aí eu já nem sei mais o que pensar rs


chegasse pra mim, eu arrumaria os danos externos, pra ver se mudaria algo, antes de abrir o motor, caso não visse nenhuma avaria indicando algo interno.....
nos próprios manuais de serviço constam

Dificuldade para mudança de marchas
• Funcionamento inadequado da embreagem
• Ajuste incorreto da embreagem
• Garfos seletores de marcha empenados 
• Eixo dos garfos seletores empenado
• Dentes do garfo empenados
• Ranhuras do excêntrico do tambor seletor danificadas
• Eixo seletor de marcha empenado
As marchas escapam
• Dentes das engrenagens gastos
• Eixo do garfo seletor empenado
• Posicionador do tambor seletor gasto
• Garfos seletores de marchas gastos ou empenados
• Mola de retorno do seletor de marchas quebrada


dessa lista umas 2 ou 3 possibilidades eu ate consideraria.....mas não por essas condições, sim por ter encavalado, ter desencaixado algo c a pancada
fica na paz, eu acredito q no máximo tirando a tampa da embreagem, já consiga identificar algo no conjunto da alavanca seletora

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Jan 2022 22:00 - 10 Jan 2022 03:40 #5 por Michell17
Nem sei se devo ficar mexendo mas imagina o tamanho da minha decepção e tristeza. Enfim, de tanto tentar consegui engatar até a sexta marcha, isso com a moto parada pq to com medo de sair com ela e piorar a situação. Percebi que quando tento engatar a marcha e o indicador se apaga eu mexo um pouco a roda escuto um barulhinho uma espécie de (tac) e a marcha engata. Em uma certa vez ela estava até engatando normalmente mas ja depois q reduzi até a primeira e tentei subir a marcha novamente ja estava dando o mesmo problema. Nem sei se to fazendo bem em ficar forçando e com a moto parada ainda, mas como disse o desespero e decepção são grandes. Mas eu agradeço por compartilhar seu conhecimento e atenção. Nao há de ser nada grave. Eu volto depois de levar no mecânico 

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jan 2022 08:46 #6 por SemControle

Michell17 escreveu: Nem sei se devo ficar mexendo mas imagina o tamanho da minha decepção e tristeza. Enfim, de tanto tentar consegui engatar até a sexta marcha, isso com a moto parada pq to com medo de sair com ela e piorar a situação. Percebi que quando tento engatar a marcha e o indicador se apaga eu mexo um pouco a roda escuto um barulhinho uma espécie de (tac) e a marcha engata. Em uma certa vez ela estava até engatando normalmente mas ja depois q reduzi até a primeira e tentei subir a marcha novamente ja estava dando o mesmo problema. Nem sei se to fazendo bem em ficar forçando e com a moto parada ainda, mas como disse o desespero e decepção são grandes. Mas eu agradeço por compartilhar seu conhecimento e atenção. Nao há de ser nada grave. Eu volto depois de levar no mecânico 


fica mais sinistro, o mover a roda pra ajudar o engate parece q a embreagem não atua, e vc engata no tempo, mas algo bom, todas as marchas chegam a engatar, encavalado não parece estar os bracinhos, trambulador aparenta estar em ordem, vai reduzindo a chance de precisar abrir o motor, já não parece ser a mola do braço seletor, nessa ultima situação parece apenas q a embreagem não esta operando na totalidade.....pode ser óleo, pode ser a haste e manete q enrotaram....

mas motor parado sem circular óleo, não lubrifica a embreagem mesmo, e realmente a dificuldade de engatar é bem maior....qnd faço motor, q não precisa intervenção em cambio, já vou lubrificando tudo na montagem, e mesmo assim, funciono o motor, dou um tempo pra poder testar as trocas de marcha c a roda suspensa e girando em cada marcha.....pq sem funcionar e dar um tempo de circular o óleo tem q forçar muito pra engatar....

só vendo mesmo, pq cada hora é novo comportamento da moto q leva em outra direção....

gosto de acompanhar esses BOs, pq tenho minha profissão, e faço mecânica de moto por hobbie, não tenho oficina aberta, pego uma moto por vez, eu recebo a maioria das motos por indicação, e motos q passaram por varias oficinas e só foram criando mais problemas, pego sem prazo de devolver e sem chutes, vou desmontando e resolvendo os problemas q vou encontrando pelo caminho, seguindo c manual de serviço pra ver tolerância de varias pecas, peças q nem são da moto, ate resolver o problema....faço no meu tempo c calma, sem cliente em cima pressionando, as vezes algum passa pra saber da moto e se surpreende pq esta praticamente toda desmontada kkkkkk
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jan 2022 20:56 #7 por SemControle
e ai, o problema era so no seletor de marcha mesmo?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:2.181 segundos