Moto mais economica para rodovias bem pavimentadas e serras.

05 Ago 2017 11:56 #1 por luiz.felix
Saudações!!

Primeiramente, eu sou novo aqui no fórum e gostaria de pedir desculpas antecipadas caso eu viole alguma regra nesse primeiro post.

Eu encontrei um outro tópico semelhante aqui no forum, mas como ele encontra-se inativo desde 2009, achei por bem criar um novo.
(segue o link: comunidade.motonline.com.br/forum/prepar...mica-na-rodovia.html )

Minha dúvida é a seguinte: Eu tenho um uno economy 1.0 no qual eu ando bem na maciota 80-110 (quase nem encosto no acelerador) e ainda sim ele nao passa dos 17km/l O fato é que como estou sempre no vermelho, pretendo trocar ele por uma moto, pois rodo 600km toda a semana para trabalhar e estudar.

Não vou dar um valor fixo em reais, mas a minha necessidade, que é a seguinte:
***A SOMA de todos os gastos da moto nas condições abaixo deve ser A MENOR EM MÉDIA, numa análise mensal, e/ou anual.

-CONSUMO: o menor possível considerando APENAS a faixa de velocidade de cruzeiro supra-citada (80-110), porque quase todo o percurso é rodovia bem asfaltada e livre de transito.
-PREÇO DE COMPRA: O mais barato possível, pois preciso de investimento baixo, imposto barato, peças simples e baratas e pneus baratos em termos de durabilidade e preço.
-PREÇO DE REVENDA: não ligo.
-CONFORTO: Não precisa ter NENHUM, preciso mesmo é de economia que caiba no meu orçamento pequenino ( ja tive um intruder 125 e isso ja era muito luxo pra mim) também não ligo pra chuva, frio, calor, nevoeiro, e nehuma outra condição adversa, sou rústico e podia ter cela em vez de acento que eu não ligaria, pois ja montei em muito chucro.
-CUSTO DE MANUNTENÇÃO: o mais baixo possível (não ligo pra frequencia de manutenção, desde que o custo médio anual (numero de revisoes x custo de cada uma ) seja o mais baixo do mercado, claro que vou mantê-la sempre em dia)
-SEGURANÇA DO VEÍCULO: o mínimo aceitavel, só não quero um projeto perigoso, que possa falhar ou travar freios, romper corrente, soltar guidão etc... (sabemos que a segurança de qualquer moto do mercado é quase nula comparada com um carro, independente do modelo)
-NÃO PRECISA: *ser veloz, *nem ágil, *nem bonita, não tenho pressa e nem quero chamar a atenção das gatinhas ;D, só preciso economizar, pra poder manter meu cronograma. (se for é lucro, claro, mas não é condição)
-VESTUÁRIO: gostaria de dicas sobre algo casual (não pretendo me parecer com o triplo x, nem com o homem de ferro), relativamente em conta e que me proteja de águaceiro possíveis ralados e traumatismos cranianos, algo simples e nacional de preferencia ou sem marca muito famosa, que gasta milhões com gente famosa e depois cobra a diferença do consumidor.
-CAPACETE: idem a vestuário

Se puderem me dar mais de uma opçcão eu agradeço!!

SOBRE MIM: 1,79m - 80kg - sempre carrego mochila(uns 30 kg de livros e quinquilharias) - nunca carrego garupa. (não ligo de ficar grande numa moto pequena)

Olhando assim, parece que sou avarento, mas não é o caso, é apenas necessidade de sair do vermelho. Pois o que era superfluo eu ja cortei 100% (to pior que escravo kkkkkkkkkk), e preciso arranjar outras formas de cortar custos urgentemente.

DESDE JÁ, MEU MUITÍSSIMO OBRIGADO!! E QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2017 09:17 #2 por Dedenis
Ola,

Eu vou dar minha opinião sobre a moto pelo conhecimento teorico que tenho, mas tbm só tive uma intruder 125 e pesquiso muito mais sobre motos custom, que com certeza não se enquadram no perfil de moto que procura.

Eu recomendaria uma honda 150, tipo uma bros ou uma cg, motivos:

-São motos com cilindrada baixa e portanto bebem pouco.
-Dentro da velocidade que estipulou (Viajar até 110) acredito que elas consigam manter, os motores honda costumam ser mais forte que o das outras marcas mais populares.
-Peça de honda acha fácil tanto original quanto paralela devido a ser muito popular, o que faz serem mais em conta também.
-Não vejo gente comentando problemas que possam causar um acidente nessas motos.
-Não é uma moto que desvaloriza muito, porém as motos honda novas costumam ser mais baratas que as da Yamaha por exemplo, então acredito que fique com preço semelhante a outras motos quando for comprar.

Porém vale ressaltar um detalhe, não vi você comentando sobre furto/roubo da moto e esta moto tem um índice de roubo mais elevado que as outras justamente por ter mais no mercado e consequentemente maior procura de peças.

Espero ter ajudado.

Abçs!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, luiz.felix

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2017 15:42 #3 por luiz.felix
Obrigado por responder, toda ajuda é válida!!

Será que a cem por hora o consumo e RPM ficam estaveis em uma 150? Ou aumentaria muito o desgaste e o consumo?
Se fosse apenas para andar na cidade, tenho certeza de que pegaria uma CG. Mas não tenho idéia de como essas motos reagem na estrada xD.

Em OFF: (A intruder 125 ED é uma moto legal, foi minha primeira magrela, lembro que as peças eram mais caras que as Honda, mas costumavam durar mais. O problema da minha estava no consumo e o fato de não ser flex, tornando as coisas duras quando a gasosa espamava dinheiros)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Ago 2017 19:29 #4 por Patriarca
Honda CG 150 ou 160
Yamaha Factor ou Fazer 150 que tem o mesmo motor.
A média dessas motos é 90 por hora, mais que isso elas consomem um pouco mais, mas nem é tanto assim.
Eu tenho uma Crosser 150, mesmo motor da Fazer 150 e ando nessa média, o consumo da moto fica entre 40 e 45 km/l na gasolina e 30/35 no álcool, revisões não tão caras mas alguma peças de reposição são mais caras que as outros, pneus e relação por exemplo.
Eu falei da minha porque ando em rodovia com ela e me sinto confortável, já dei 115 nela com garupa e ainda tinha motor.

Dicas sobre roupas aqui:
comunidade.motonline.com.br/forum/vestimenta.html

Capacetes:
comunidade.motonline.com.br/forum/capacetes.html

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: luiz.felix

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2017 12:11 - 14 Ago 2017 12:14 #5 por tough_monkey

luiz.felix escreveu: Será que a cem por hora o consumo e RPM ficam estaveis em uma 150?


Acho que mesmo que o consumo aumente nestas condições ainda acaba sendo mais em conta do que partir para uma 250cc. E já que você parece ter gostado da Intruder a Suzuki tem a GSR 150i, que é uma moto completa com freio a disco por um preço competitivo. A unica ressalva que eu faria seria quanto a manutenção dela, se vc tiver algum lugar de confiança onde vai ser bem atendido... mais o pós venda não é um problema exclusivo da Suzuki.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, luiz.felix

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Ago 2017 17:28 #6 por ezenecon

tough_monkey escreveu:

luiz.felix escreveu: Será que a cem por hora o consumo e RPM ficam estaveis em uma 150?


Acho que mesmo que o consumo aumente nestas condições ainda acaba sendo mais em conta do que partir para uma 250cc. E já que você parece ter gostado da Intruder a Suzuki tem a GSR 150i, que é uma moto completa com freio a disco por um preço competitivo. A unica ressalva que eu faria seria quanto a manutenção dela, se vc tiver algum lugar de confiança onde vai ser bem atendido... mais o pós venda não é um problema exclusivo da Suzuki.

Monkey, pensei em dizer isso para ele, mas desisti quando vi que ele queria economia e a GSR 150i faz em torno de 35 km/L, enquanto a Fan 150 faz uns 40 e a Factor 150 entre 45 e 50 (nos testes, com velocidade constante de 60 Km/h chegou a mais de 60 km/L).

Quanto ao consumo, a velocidade ideal seria 90 km/h, velocidade que é bastante econômica, podendo chegar aos 100 e ainda ter uma "folguinha".
Já fui ultrapassado com minha Fazer 250 por motos 150 a uns 120 km/h, mas elas já estão "esgoelando", quando chega na subida eu passo pq mantenho a velocidade que eles não conseguem!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, Chicolau

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Dez 2017 10:58 - 01 Dez 2017 10:59 #7 por Muniz Bass
Olá,

Eu recomendaria a Fazer 250, não só porque possuo uma ;) mas por ser uma moto extremamente versátil e econômica na citada velocidade de cruzeiro, (em torno de 30 e 33 km/l) e tendo guardada na manga uma sobra de motor para ultrapassagens em trechos de subida de serra. Cito também o conforto das suspensões, o equilíbrio em curvas e a grande autonomia do tanque (a minha é 2015 e tem 19,2 litros de capacidade) como pontos positivos.
Realizando a manutenção recomendada pelo manual e não sendo um cupim de ferro, a Fazer é um moto extremamente robusta, com motor de durabilidade mais que comprovada.

Abraço!

Lead 110 Bege 2009 - "Pororoca" - 08/2009 - 07/ 2013
CB 450 DX 1988 - "Mafalda" - 04/2012 - 01/2016
Fazer 250 2015 - "Serena" - 01/2016 - Presente

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.096 segundos