PONTO CG 2002

29 Jul 2021 11:10 #1 por arthur.scoz
PONTO CG 2002 foi criado por arthur.scoz
Olá, sou novato na area de manuteção de motores, e quero ver se alguem pode me tirar esta duvida. Tenho uma CG 2002 (varetada) e quero fazer a troca de cilindro e pistão, queria saber se quando eu fizer esta troca vou ter que colocar a moto no ponto novamente, ou a alteração de cilindro e e pistão numa moto varetada de nada altera no ponto da faísca da vela. Tenho esta duvida pois ajudei um amigo a fazer o mesmo na moto dele e depois tivemos problemas para ligar a mesma, porem depois de eu abrir a lateral esquerda do motor e dar uma mexida no ponto no olho mesmo a moto ligou e funcionou. Agora não sei se foi por pura coincidencia ou realmente tenho que arrumar ponto de faisca de vela toda vez que troco cilindro e pistão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jul 2021 13:28 - 29 Jul 2021 14:23 #2 por SemControle
Respondido por SemControle no tópico PONTO CG 2002
precisa sim, vc faz isso na parte de baixo, mas se não deixar as marcações certinhas, fica vamos dizer impossível montar a parte de cima

o enquadramento do motor é no olho mesmo, são marcas físicas q existem nas engrenagens q tem q coincidir, ponto de faísca vc só vai mudar alterando a posição do CKP das carburadas, o q não recomendo fazer se não souber exatamente o q esta fazendo
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jul 2021 15:23 #3 por arthur.scoz
Respondido por arthur.scoz no tópico PONTO CG 2002



Muito obrigado pela resposta, mas por o que entendi então, o unico ponto que eu tenho que mexer no caso quando troco cilindro e pistão é da parte da regulagem de valvulas né? Tipo tenho que deixar no PMS para fazer a regulagem correta das valvulas. Agora parte de ponto de faísca de vela isso não preciso mexer em nada né? Acredito que aquele dia tenha sido então apenas uma coincidencia na moto do meu amigo kakakaak, pq abri dei uma girada naquele volante magnetico e a moto funcionou

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jul 2021 17:50 - 29 Jul 2021 17:55 #4 por SemControle
Respondido por SemControle no tópico PONTO CG 2002
Essa parte q vc girou não regula nada, ela está fixa ao vira do motor, vc girando ali está movimentando o pistão internamente, ele possui marcas pra deixar o pistão no PMS e fazer tanto a montagem como a regulagem da folga de válvulas
Foi por acaso q o motor em questão funcionou mesmo, a montagem de motores é criteriosa, tudo q tiver posição possui marcações pra combinarem
Preste atenção pra coincidir o vira c o comando, se isso ficar fora qnd o pistão subir bate em alguma válvula, é igual montar a corrente se comando c as engrenagens fora das marcas
 Faísca depende do CKP, bobina pulsadora, bobina de indução, são varios nomes, mas ela é fixa e lê o ressalto do magneto, envia o sinal ao CDI e daí por diante....
Então o magneto correto, o CKP no lugar correto, vc não tem q fazer nada referente a faísca 
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.094 segundos