Ubatuba - Viagem de moto 125 CC com garupa.

28 Nov 2017 23:22 #1 por giovanna.elena
Galera, estou planejando uma viagem, e queria saber da experiência de vocês se acham que é viável, seria o seguinte:

Eu sairia em uma CGFan 125 - 2011 (com 30mil km rodados, recentemente inteira revisada) do interior de SP em direção a Ubatuba, totalizando a média de 361km, com uma amiga na garupa, a moto aguenta?
Pode ser uma viagem segura?
Penso em fazer pela Rodovia Dom Pedro I e BR 383 (passando por Campinas e São José dos Campos) pra evitar a cidade de São Paulo, por mais que fosse o caminho mais curto, acho muito perigoso trafegar por lá.
Já fizeram esse percurso?
E na volta, a moto sobe tranquila?
Quais dicas vocês dariam pra uma estradeira de primeira viagem?

Abraços sonhadores, Wildchild.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2017 09:32 #2 por Dedenis
Olá Giovanna,

Desculpe o textão mas não vi outra forma de responder suas perguntas rs.

Tenho uma intruder 125 e já fiz viagens de até 210km garupado, algumas inclusive com alforges cheios. No quesito potência você ainda estará mais bem servida que eu, pois a Intruder é um pouco mais fraca.

Respondendo a suas perguntas:

Ubatuba, totalizando a média de 361km, com uma amiga na garupa, a moto aguenta?

Nas viagens que fiz, apesar de serem menores, nunca tive problemas (Por preferência pessoal e devido a algumas pesquisas na intenet sempre andei a 80% do limite do giro da moto, que no meu caso corresponde a 8.000 giros ou 90km/h). Se a moto estiver revisada, com o nível correto de óleo e corrente devidamente esticada e lubrificada dificilmente terá algum problema, ainda mais com honda que o pessoal fala tanto rs.

Pode ser uma viagem segura?

É claro que viajar com uma 125 não será igual viajar com uma 600 por exemplo, porém basta ficar atenta ao seu redor e poderá antecipar e prevenir situações de risco, visão é tudo!. Minhas dicas:

-Não trafegue nas faixas da esquerda, é praticamente certeza que nestas faixas terá veículos andando acima da sua velocidade.
- Se mantenha no meio da faixa, assim evita que algum doente mental tente te ultrapassar usando a mesma faixa.
-Fique sempre atenta ao seu retrovisor, saiba quando alguém se aproxima, principalmente caminhões devido a dica abaixo.
-Caminhões devido a serem altos e largos jogam muito vento para as laterais, então quando eles passarem por você vai sentir que o vento dá uma empurradinha na moto. Apesar do pessoal de motos pequenas terem medo disso eu particularmente sempre achei que não é nada tão intenso assim, nunca tive dificuldade em manter a moto no centro da faixa quando isso acontece, então só fique atenta para não ser pega de surpresa e tomar um susto rs.
-Atenção na via! Fique atenta aos buracos, pedaços da banda de rodagem das rodas dos caminhões (Por usarem pneus remoldados as vezes a faixa colocada sobre a roda velha sai) e qualquer outro obstáculo que possa estar na via.
-Evite trafegar próximo a caminhões, vai que a banda de rodagem de um deles solta bem na hora né rs.
-Descanse bem antes da ida e da volta, a viagem é longa é um corpo descansado vai suporta-la melhor evitando que o cansaço excessivo reduza sua atenção
-Viajar de dia é mais seguro que a noite, você é mais vista e vê melhor!

Já fizeram esse percurso?

Nunca andei por estas rodovias, as que andei e achei tranquilo a viagem foi Bandeirantes, Imigrantes e a BR-101 (Rio Santos), esta última com mais caminhões mais ainda sim achei tranquilo.

E na volta, a moto sobe tranquila?

Não sei como é por onde pretende subir, porém quando voltei pela imigrantes com a moto carregada consegui subir a 80 km/h e ainda subi passando um monte de carros rs. Porém o que manda ai é estar sempre atenta e se manter nas faixas da direita, já que são destinadas aos veículos mais lentos.

Quais dicas vocês dariam pra uma estradeira de primeira viagem?

Essa é uma distância considerável a se rodar com uma 125, com a Intruder mesmo modificando o banco para um mais confortável (No caso um do Gilberto Bancos) ao rodar 200km sem parada a bunda já estava detonada rs, além de ser cansativo pelo tempo que vai rodar (Não significa que não é prazero!), se fizer uma média de 85km/h vai levar em torno de 4:15. Recomendo fortemente colocar em seu trajeto uns 3 ou 4 pontos de parada, assim poderá dar uma esticada nas pernas, dar uma aliviada para a bunda, fazer um lanchinho e necessidades fisiológicas. Nunca lembro de fazer mas tbm recomendo sempre dar uma alongada antes de pegar a estrada, acredito que ajude o corpo a suportar melhor a viagem.

Quando for ultrapassar certifique-se que vai conseguir ser feito com segurança, caso veja que a faixa a esquerda tem veículos mais rápidos que você espere até ver que conseguira ultrapassar sem forçar ninguém a reduzir.

Imagino que isto não será um bate e volta, se for minha sugestão é que não o faça, pois não vai aproveitar nada e na volta vai estar muito cansada prejudicando sua atenção e reflexo.


Acho que é isso.

Espero que faça uma ótima viagem e aproveite bastante!

Abçs!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: giovanna.elena

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2017 16:22 #3 por tough_monkey
Para descer a serra a tamoios é a melhor opção agora para subir a serra pode ser interessante você considerar a oswaldo cruz, ela é considerada mais perigosa por ser mais sinuosa no trecho de serra mais o fato dela ser uma rodovia tão "travada" neste trecho significa que a velocidade que os veículos trafegam por ela é bem menor, isso sem falar que o trafego de certos tipos de veiculos pesados é proibido nela portanto isso pode trazer mais segurança.

Enfim apenas algo a se considerar, boa viagem e se possível compartilha com a galera como foi a experiencia depois.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: giovanna.elena

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2017 17:31 #4 por Catelan
Aguentar ela aguenta, mais sua amiga gosta de você e gosta de aventura? Porque eu fiz isso uma vez para nunca mais.
Sai de São Bernardo do Campo e fui até São José do Rio Preto com garupa em uma Yes ao todo 580km feitos em 9 horas e meia foi muito bacana sofri para burro e no ano seguinte peguei uma CBR e fiz em 3 horas e nunca mais peguei estarda de 125.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: giovanna.elena

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2017 23:44 #5 por giovanna.elena
HAHAHAHAHAHA IMAGINO Catelan!

fiz um trajeto curto na ultima semana, cerca de 90km ida e volta e já fiquei meio dolorida, os quase 800km planejados com certeza serão um grande desafio, mas estamos bem dispostas a encarar sim!

Clareando os caminhos, a um médio prazo, com certeza a intenção é pegar uma maior pra viagens, porém por hora, é aquele ditado do Cortella né "fazer o melhor que pode com as condições que têm, enquanto não possui condições pra fazer melhor ainda"

então espero ainda vir comartilhar com vcs altas aventuras das pequenas notáveis! kkkkkkkkkkkk

a propósito, de 125cc pra 150cc tem muita diferença? vale a pena o valor de 2,500 reais a mais?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2017 23:45 #6 por giovanna.elena
Obrigada pela dica Monkey, eu estava pensando em fazer o contrário, descer pela Oswaldo cruz e subir pela tamoios, por ser mais ampla, vir pela pista do meio/da direita, o que acha?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Nov 2017 23:50 #7 por giovanna.elena

Dedenis escreveu: Olá Giovanna,

Desculpe o textão mas não vi outra forma de responder suas perguntas rs.

Tenho uma intruder 125 e já fiz viagens de até 210km garupado, algumas inclusive com alforges cheios. No quesito potência você ainda estará mais bem servida que eu, pois a Intruder é um pouco mais fraca.

Respondendo a suas perguntas:

Ubatuba, totalizando a média de 361km, com uma amiga na garupa, a moto aguenta?

Nas viagens que fiz, apesar de serem menores, nunca tive problemas (Por preferência pessoal e devido a algumas pesquisas na intenet sempre andei a 80% do limite do giro da moto, que no meu caso corresponde a 8.000 giros ou 90km/h). Se a moto estiver revisada, com o nível correto de óleo e corrente devidamente esticada e lubrificada dificilmente terá algum problema, ainda mais com honda que o pessoal fala tanto rs.

Pode ser uma viagem segura?

É claro que viajar com uma 125 não será igual viajar com uma 600 por exemplo, porém basta ficar atenta ao seu redor e poderá antecipar e prevenir situações de risco, visão é tudo!. Minhas dicas:

-Não trafegue nas faixas da esquerda, é praticamente certeza que nestas faixas terá veículos andando acima da sua velocidade.
- Se mantenha no meio da faixa, assim evita que algum doente mental tente te ultrapassar usando a mesma faixa.
-Fique sempre atenta ao seu retrovisor, saiba quando alguém se aproxima, principalmente caminhões devido a dica abaixo.
-Caminhões devido a serem altos e largos jogam muito vento para as laterais, então quando eles passarem por você vai sentir que o vento dá uma empurradinha na moto. Apesar do pessoal de motos pequenas terem medo disso eu particularmente sempre achei que não é nada tão intenso assim, nunca tive dificuldade em manter a moto no centro da faixa quando isso acontece, então só fique atenta para não ser pega de surpresa e tomar um susto rs.
-Atenção na via! Fique atenta aos buracos, pedaços da banda de rodagem das rodas dos caminhões (Por usarem pneus remoldados as vezes a faixa colocada sobre a roda velha sai) e qualquer outro obstáculo que possa estar na via.
-Evite trafegar próximo a caminhões, vai que a banda de rodagem de um deles solta bem na hora né rs.
-Descanse bem antes da ida e da volta, a viagem é longa é um corpo descansado vai suporta-la melhor evitando que o cansaço excessivo reduza sua atenção
-Viajar de dia é mais seguro que a noite, você é mais vista e vê melhor!

Já fizeram esse percurso?

Nunca andei por estas rodovias, as que andei e achei tranquilo a viagem foi Bandeirantes, Imigrantes e a BR-101 (Rio Santos), esta última com mais caminhões mais ainda sim achei tranquilo.

E na volta, a moto sobe tranquila?

Não sei como é por onde pretende subir, porém quando voltei pela imigrantes com a moto carregada consegui subir a 80 km/h e ainda subi passando um monte de carros rs. Porém o que manda ai é estar sempre atenta e se manter nas faixas da direita, já que são destinadas aos veículos mais lentos.

Quais dicas vocês dariam pra uma estradeira de primeira viagem?

Essa é uma distância considerável a se rodar com uma 125, com a Intruder mesmo modificando o banco para um mais confortável (No caso um do Gilberto Bancos) ao rodar 200km sem parada a bunda já estava detonada rs, além de ser cansativo pelo tempo que vai rodar (Não significa que não é prazero!), se fizer uma média de 85km/h vai levar em torno de 4:15. Recomendo fortemente colocar em seu trajeto uns 3 ou 4 pontos de parada, assim poderá dar uma esticada nas pernas, dar uma aliviada para a bunda, fazer um lanchinho e necessidades fisiológicas. Nunca lembro de fazer mas tbm recomendo sempre dar uma alongada antes de pegar a estrada, acredito que ajude o corpo a suportar melhor a viagem.

Quando for ultrapassar certifique-se que vai conseguir ser feito com segurança, caso veja que a faixa a esquerda tem veículos mais rápidos que você espere até ver que conseguira ultrapassar sem forçar ninguém a reduzir.

Imagino que isto não será um bate e volta, se for minha sugestão é que não o faça, pois não vai aproveitar nada e na volta vai estar muito cansada prejudicando sua atenção e reflexo.


Acho que é isso.

Espero que faça uma ótima viagem e aproveite bastante!

Abçs!


Amei as dicas Dedenis, obrigada! Então, devido a ausência de conta-giros na Fan, tenho certo receio de forçar o motor, tem alguma dica sobre isso?
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Dedenis

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Nov 2017 10:29 #8 por ezenecon
Bom Dia Giovana!!!

Os conselhos do Dedenis são ótimos!! É como ele falou mesmo!!!

Só tenha em mente que a velocidade média em uma viajem longa com 125/150 beira os 50 Km/H!!!

Isso porque tem o tempo de parada para descanso, pedágios, subidas, etc. Então esses 350 km levarão cerca de 7 horas para vence-los.

Quanto à viajem em sí, já fiz 415 km com uma Intruder 125, com a Garupatroa, sendo que o peso total da moto passava dos 200 kg (Eu 100kg, a garupatroa 85kg e a bagagem para 4 dias mais uns 20kg) e a motoca se comportou muito bem!!

Faça paradas de 10/15 mim a cada hora para descanso e alongamento. Isso faz com que vc não se canse tanto.

Há alguns anos fiz 750 km em um dia com uma 250. Os primeiros 500 km foram bons, 150 km foram toleráveis, mas os últimos 100 foram torturantes!!!! Por isso, não deixe que o cansaço tome conta do seu corpo e da sua mente!!! Saia cedo de casa (o calor também desgasta muito) coma comidas leves, se hidrate bastante (Eu sempre levo isotônicos bem gelados comigo para repor líquidos (tenho uma bolsa térmica e ponho 2 isotônicos bem gelados e 2 congelados. Os congelados agudam a manter os outros na temperatura certa, e quando descongelarem já estará do meio para o fim da viajem).

Como dito acima, a Tamoios é sossegada. Na descida é pista única, com alguns lugares com máxima de 30 km/h. Na subida são duas faixas e já subi de intruder, com garupatroa e bagagem a 60 km/h.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Dedenis, giovanna.elena

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Nov 2017 11:12 #9 por Dedenis
Obrigado Giovanna e Ezenecon!

giovanna.elena escreveu: Amei as dicas Dedenis, obrigada! Então, devido a ausência de conta-giros na Fan, tenho certo receio de forçar o motor, tem alguma dica sobre isso?


Quanto a velocidade para não danificar o motor na "teoria" o limitador de giro deve impedir que você cheque a um giro que seja prejudicial, então enquanto seu motor não cortar pressuponho que o motor não terá nada além do desgaste comum de uso.

Eu disse que andava a 90km/h mas na verdade é 95km/h, minha Intruder tem uma diferença muito grande da velocidade do velocímetro para a velocidade real e preferi tirar esses 5km/h rs. No seu caso acredito que 100 km/h é uma velocidade tranquilo para seu motor, conheço pessoas que viajam bastante de Intruder e andam a 110km/h e nunca reclamaram de problemas no motor.

A verdade é que sou bem chato com minha moto ai prefiro andar no máximo a 95km/h só pra garantir kkk.

É importante lembrar que o que realmente garante a vida do motor, principalmente em condições de giro alto, é o óleo do motor. Então certifique-se que o filtro, o nível e a quilometragem do óleo estejam OK, se for chata com esses detalhes como eu troque-os o mais próximo a viagem possível para irem zerados.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: giovanna.elena

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Dez 2017 14:34 #10 por tough_monkey

giovanna.elena escreveu: Obrigada pela dica Monkey, eu estava pensando em fazer o contrário, descer pela Oswaldo cruz e subir pela tamoios, por ser mais ampla, vir pela pista do meio/da direita, o que acha?


Então o meu pensamento para descer pela tamoios é que na descida vc não vai sentir falta de motor então vc pode ditar o seu próprio ritmo se quer ir mais rápido ou devagar e a viagem na descida é um pouco mais cansativa sobre quem pilota porque o garupa acaba transferindo mais peso sobre o piloto, então a tamoios nesse sentido facilita por não ser tão exigente quanto a oswaldo cruz é na serra.

Agora quanto a subida o meu pensamento é justamente sobre a logica de que já que a tamoios permite trafegar a uma velocidade maior o que pode te limitar é o motor (mais já que tem pista dupla na subida é fácil de dar passagem para os apressados) então a pista mais travada da oswaldo cruz funciona a seu favor no sentido de que ninguém consegue andar rápido no trecho de serra pelo menos.

No final das contas o mais recomendável seria a tamoios mesmo, entretanto a oswaldo cruz não é nenhum bicho de sete cabeças, outro detalhe importante é você programar uma ultima parada logo antes do trecho de serra, digo isso pois é mto comum ter neblina pesada ou uma chuva neste trecho então se vc programar uma parada um pouco antes vc consegue encarar a serra mais preparada para estas situações.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, giovanna.elena

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Fev 2018 12:44 #11 por Marcos CF
Morei em Paraty por um ano e a cada 15/20 dias ia para Sampa de cg 125 bolinha. Subia pela Tamoios e baixava pela Osvaldo Cruz, que com garupa a moto vai sofrer mais para subir.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2018 22:44 #12 por Mackenzie
A moto 125 pra viajar sozinho vai até bem. Com garupa vai ser mais sofrido, mas e daí? Viajei mais de 500 km de Intruder 125 com alforges e baú e garupa e cheguei onde queria. É aquela história, a melhor moto do mundo pra viajar é a que você tem agora. Vai fundo!

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2019 14:49 #13 por Kacas
A moto aguenta.
o problema é a gente! :P :P

Quem compra peça sem saber a procedência financia o crime.

Cidadania acima de tudo.


Honda CBR 500R Branca
Honda CG Titan EX Branca
Yamaha YBR Factor ED Roxa

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.174 segundos