Melhorar desempenho da moto trocando a relação final

27 Maio 2014 22:15 #1 por nilson.bezerra
Blz o tema ja ta até cansado, mas o que eu queria era melhorar o desempenho da minha bros 150 2013, minha moto so da 125, 130 km/h no máximo mesmo! pegando descida e se escondendo atras do painel, mas isso é em condições muito boas normalmente a final fica em 110 km/h e se tiver subida, vento contra e com garupa cai pra 90 km/h kkkk. o que eu quero é trocar a relação da bros 150 (pinhão 17 e cora 49) pela da 125 (pinhão 17 e coroa 54) para melhor aproveitar o motor da moto.

Por exemplo estiquei a moto na quarta marcha hoje, ela marcou quase 110km/h no velocímetro e não cortou!!! isso sem precisar ficar se abaixando no tanque. Ja quando coloquei a quinta a moto so subiu uns 2 km/h no velocímetro como se não tivesse força pra tocar a marcha. Simplesmente ela não corta de 5º marcha. Não me interessa atingir 130 km/h nela e sim atingir 110, 115 km/h em qualquer condição subida com vento, vento e terreno acidentado, com garupa etc.

Alguém ja tentou isso, da certo colocar o kit original da 125 na 150? Quem fez teve um bom resultado?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Maio 2014 23:01 #2 por MANDRUVADOIDAO
Bem vindo Nilson.

De boa cara, vale a pena mexer nisso não.
Vc já chegou ao imite da moto.

Se quer mais, mude de categoria.
Suba de motor.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2014 11:16 #3 por GhostHunter
Concordo com MANDRUVADOIDAO, não entendo muito de personalização, principalmente na parte mecânica (nunca fiz nada do gênero) mas já vi muitos tópicos sobre o assunto e percebi que de alguma forma essas mudanças sempre prejudicam o motor, mecânica é matemática, você mexe em algo pra aumentar potência/final e acaba reduzindo a vida útil do motor, sempre que vejo alguém falando de personalização tem um "porém", até mesmo aquelas lojas especializadas no assunto informam antes de uma personalização que vai reduzir a vida útil do motor, não compensa...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Maio 2014 17:03 #4 por Catelan
Bem vindo Amigo!!!

Se vai me desculpar mais além de ser uma moto trail você quer dar quanto 150km/h isso nem estabilidade tem.

Ah se fosse motor varetado talvez conseguiria poucos Km/h a mais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Maio 2014 15:27 #5 por ezenecon

nilson.bezerra escreveu: Blz o tema ja ta até cansado, mas o que eu queria era melhorar o desempenho da minha bros 150 2013, minha moto so da 125, 130 km/h no máximo mesmo! pegando descida e se escondendo atras do painel, mas isso é em condições muito boas normalmente a final fica em 110 km/h e se tiver subida, vento contra e com garupa cai pra 90 km/h kkkk. o que eu quero é trocar a relação da bros 150 (pinhão 17 e cora 49) pela da 125 (pinhão 17 e coroa 54) para melhor aproveitar o motor da moto.

Por exemplo estiquei a moto na quarta marcha hoje, ela marcou quase 110km/h no velocímetro e não cortou!!! isso sem precisar ficar se abaixando no tanque. Ja quando coloquei a quinta a moto so subiu uns 2 km/h no velocímetro como se não tivesse força pra tocar a marcha. Simplesmente ela não corta de 5º marcha. Não me interessa atingir 130 km/h nela e sim atingir 110, 115 km/h em qualquer condição subida com vento, vento e terreno acidentado, com garupa etc.

Alguém ja tentou isso, da certo colocar o kit original da 125 na 150? Quem fez teve um bom resultado?


Caro Nilson,

Se vc quer força em qualquer rotação, nunca alongue a relação, pois o resultado será exatamente o contrário e ela perderá força em qualquer subidinha ou com qualquer ventinho contra, e só dará mais velocidade em descidas, com vento a favor.

Em minha Intruder 125 eu fiz exatamente o contrário e diminuí a relação e minhas viagens nas estradas ficaram muito melhores pois ela mantinha a rotação do motor mais facilmente e não caía tanto nas subidas e nem com vento contra (eu disse "não caía tanto", mas ainda cai) e o tempo das minhas viagens caiu bastante pois, embora minha velocidade máxima tenha caído, minha velocidade média aumentou.

Uma coisa que eu sempre escuto e que os giros do motor ficam "nas nuvens" e eu posso te garantir que, motores pequenos tem que girar alto mesmo, pois somente em altos giros é que aparece a potencia e o torque desses motores, e se não mantivermos os giros altos, as motinhos não sustentam a rotação. Não tenha medo!!!! Esses motorzinhos aguentam pau sim, pois foram feitos para isso.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2014 17:52 #6 por jpelisoli

ezenecon escreveu:

nilson.bezerra escreveu: Blz o tema ja ta até cansado, mas o que eu queria era melhorar o desempenho da minha bros 150 2013, minha moto so da 125, 130 km/h no máximo mesmo! pegando descida e se escondendo atras do painel, mas isso é em condições muito boas normalmente a final fica em 110 km/h e se tiver subida, vento contra e com garupa cai pra 90 km/h kkkk. o que eu quero é trocar a relação da bros 150 (pinhão 17 e cora 49) pela da 125 (pinhão 17 e coroa 54) para melhor aproveitar o motor da moto.

Por exemplo estiquei a moto na quarta marcha hoje, ela marcou quase 110km/h no velocímetro e não cortou!!! isso sem precisar ficar se abaixando no tanque. Ja quando coloquei a quinta a moto so subiu uns 2 km/h no velocímetro como se não tivesse força pra tocar a marcha. Simplesmente ela não corta de 5º marcha. Não me interessa atingir 130 km/h nela e sim atingir 110, 115 km/h em qualquer condição subida com vento, vento e terreno acidentado, com garupa etc.

Alguém ja tentou isso, da certo colocar o kit original da 125 na 150? Quem fez teve um bom resultado?


Caro Nilson,

Se vc quer força em qualquer rotação, nunca alongue a relação, pois o resultado será exatamente o contrário e ela perderá força em qualquer subidinha ou com qualquer ventinho contra, e só dará mais velocidade em descidas, com vento a favor.

Em minha Intruder 125 eu fiz exatamente o contrário e diminuí a relação e minhas viagens nas estradas ficaram muito melhores pois ela mantinha a rotação do motor mais facilmente e não caía tanto nas subidas e nem com vento contra (eu disse "não caía tanto", mas ainda cai) e o tempo das minhas viagens caiu bastante pois, embora minha velocidade máxima tenha caído, minha velocidade média aumentou.

Uma coisa que eu sempre escuto e que os giros do motor ficam "nas nuvens" e eu posso te garantir que, motores pequenos tem que girar alto mesmo, pois somente em altos giros é que aparece a potencia e o torque desses motores, e se não mantivermos os giros altos, as motinhos não sustentam a rotação. Não tenha medo!!!! Esses motorzinhos aguentam pau sim, pois foram feitos para isso.


Então, acredito sim que os motores das nossas pequenas foram feitos pra andar com o giro no alto...MAS, quanto menor a rotação que você andar, maior será a vida útil de qualquer motor, e isso vale também para os nossos motorzinhos também. Eu troquei o pinhão da minha Fan 150 ontem por um com 1 dente a mais (17 dentes). Pelos meus cálculos a rotação tende a baixar cerca de 6% (o que não é grande coisa, mas já dá uma folguinha pra moto na estrada).

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2014 18:13 #7 por ezenecon
Jpelisoli, vc está certo!!!

Porém com uma menor rotação vc tambem perde potência, que no caso de nossas maquininhas, qualquer perda de potência, por menor que seja, já faz falta.

Com a relação mais longa, vc sente mais as subidas, principalmente as longas, e o vento frontal.

Mas a decisão é muito pessoal!!!

Como disse, na minha eu fiz o inverso e foi muito melhor ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Maio 2014 18:48 - 31 Maio 2014 18:55 #8 por jpelisoli
Exatamente!! Eu como ando sem garupa, sou leve, pego muita estrada (velocidade constante) e não costumo passar de 100 km/h, senti uma diferença na questão da vibração que me incomodava DEMAIS. Mas sim, senti uma diferença na potência, por que a potência de 14,1 cv máxima que minha moto produz só vem com 8500 rpm, e como pelo meus cálculos (minha moto não tem conta-giros) a moto com o pinhão de 17 está a 6955 rpm em 5ª marcha, ela sofre um pouco. Mas como você mesmo disse: vai de cada pessoa. Para mim, teve mais benefícios do que malefícios :D

Aí vai um gráfico pra quem se interessar na troca da relação!
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2014 14:08 #9 por nilson.bezerra
Pois é pessoal troquei a relação só coloquei de diferente a coroa com 54 dentes (anterior tinha 49) a moto ficou muito boa em retomadas subidas e com garupa, parecia até uma tornado kkkk. Exigiu minha atenção pq a moto tava cavando buraco nas saídas. se eu estivesse sozinho e o piso fosse cascalho, areia ou terra fofa, a moto saia de primeira levantando poeira. Não voltei para a relação original agora ela esta com uma coroa de 50 dentes mas mesmo um dente a mais ja esta me agradando. De final ela dava 110 km/h sem garupa, com vento a favor e descida. Fiz uma viagem subindo a Serra de Guaramiranga aqui no Ceará e a moto se comportou muito bem com essa relação mas ja tendo descido a serra em estrada livre a moto em nenhuma circunstancia passava de 100 km/h.

Conclusão fazer essa troca deixa a bros 150 excelente para quem vai fazer trilha ou mototaxistas que rodam com garupa pq da mais força pra moto em todas as marchas mas faz esgoelar de mais o motor a velocidades acima de 80 km/h. Pelo menos agora conheço melhor minha moto sei de seus limites e qualidades além de ter aprendido um bocado de mecânica B)

Valeu pelas dicas pessoal
Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: rodrigo.fasioli

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.222 segundos