Primeira moto - Nova 125 ou xt 225 usada?

15 Fev 2013 12:32 #1 por trioschivitor
Olá, meu nome é vitor, já venho postando e lendo no forum as dicas pra primeira moto.
peguei a minha habilitacao em setembro, e agora estou a procura da primeira moto.
venho pesquisando a xtz 125 xe, que seria boa pra minha altura, 1,62 e peso, 50kg, mas acho que ela está muito cara 0 KM e sem atualizacoes, ja devia ter um injecao eletronica, um marcador de combustivel, painel mais bonito e completo.

nessa pesquisa achei uma XT 225 ano 2003 azul, a venda em uma concessionaria yamaha da cidade. conversando com meu chefe e depois dele conversar com um amigo dos tempos de motociclismo dele, anos 80, o amigo dele é representante de marca de capacete na cidade, pelo que entendi. o cara conhece a moto, disse que ela era boa, era de uso da loja, pra os funcionarios resolverem problemas na rua, buscar peças, pagamento em banco e tal. o valor anunciado é R$ 3200, mas ele disse pra eu pagar no máximo 2800 na moto. Aqui o anúncio:
www.motocred.com.br/seminovaid.php?id=107&ficha=1878

agora venho pedir ajuda, quero sair do onibus e comecar a andar de moto, mas só tenho a experiencia da moto escola( quase nada) e fico com o pé atras em uma usada porque daqui a pouco pode comecar a dar varios problemas...
voces acham que vale a pena eu pegar a 225 ou pegar a xtzinha 125 motard zero é melhor?
será que a xtzinha será atualizada esse ano(nao sei no que acredito, se sim ou não..)
lembrando que tenho alguma experiencia de transito com carro, desde outubro dirijo carro sempre nos finais de semana e as vezes em dia de semana. moto eu sei que é outra coisa, mas dá uma base.
Vitor
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Matheus!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2013 12:37 #2 por trioschivitor
e a vontade era comprar uma tenere 250 mas o valor da moto e a inexperiencia+altura fizeram eu mudar as opcoes.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2013 13:36 #3 por Matheus!
Cara a XTZ 125X é a pequena GRANDE moto urbana a venda na pátria amada.

Vc quer ser feliz com uma moto ou pagar barato? :evil: Pagar barato é fácil, tem inclusive motos zero km como CRZ150SM ou a Jonny Texas 150 - ambas motard - com peças de qualidade indesejada como parte do pacote.

A motardinha da Yamaha é cara, mas é a melhor que existe!! Vc está comprando a felicidade ao adquirir uma XTZ125X. E se for hoje mesmo numa concessionária, procure saber sobre um modelo 2012 zero km e consiga :woohoo: desconto suficiente para cobrir os gastos com emplacamento.

Se trata de um dos modelos mais bem sucedidos no que tange o projeto ciclístico e todo o conjunto mecânico, a XTZ já virou positivamente uma lenda, é sinônimo de simplicidade e resistência. Manutenção mais barata impossível.

Se os professores fossem os responsáveis pela única via de votação sobre aumento de salario dos políticos, o Brasil mudaria para melhor e radicalmente. Os políticos fariam tudo pela educação...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: trioschivitor

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2013 21:11 #4 por Mackenzie
Cara, vai de xtz 125 nova. Quando se está começando o que mais se quer é rodar, e não ficar em oficina com a moto. Uma moto 2003, mesmo que bem cuidada, vai apresentar probleminhas normal para a idade da moto.
Você acha que vai ser compensado pelo motor, mas na verdade os problemas acabam tirando seu tesão pela moto. Digo isso porque meu pai teve uma xlx 250 e eu fui dono de uma dt 1987. Gostávamos muito das motos, mas volta e meia elas estavam na oficina. Na época, como não andava de moto todo dia, não dependia dela pra fugir de ônibus, nem ligava. Mas quando se usa a moto no dia a dia, o que se quer é passar o menor tempo na oficina, e a maior parte do tempo fugindo do ônibus.
Essa é minha opinião, vai de xtz 125 e seja feliz.

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Matheus!, trioschivitor

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2013 00:47 #5 por trioschivitor
estou juntando o dinheiro, espero conseguir segurar a vontade e comprar a vista.
eu já desencanei da xt 225, estive pensando ontem, uma moto com 10 anos que tem um motor que no inicio vai me assustar. grandes chances de dar merda.
alguem sabe se a xtz vai finalmente ser atualizada pela yamaha?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Fev 2013 08:53 - 18 Fev 2013 08:58 #6 por Matheus!
Ouço e leio sobre atualização na XTZ já faz mais de ano, precisamos esperar o salão de motocicletas em outubro pra saber se rola. Quando ocorrer não dá pra prever se a novidade vai agradar. Em todo caso, após um lançamento é saudável esperar 1ano para que apareçam os "problemas" com o novo modelo e as soluções, pois nenhum teste do projeto na fábrica se compara com o uso de milhares de modelos nas ruas no decorrer de meses ;) .
Obs: eu acabei de comprar uma XTZ125x branca 2012/13 com 460 reais de desconto. Eu queria desconto maior, mas não consegui negociar mais.
LINK LEGAL: www.facebook.com/PequenasMotardSupermoto

Se os professores fossem os responsáveis pela única via de votação sobre aumento de salario dos políticos, o Brasil mudaria para melhor e radicalmente. Os políticos fariam tudo pela educação...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: trioschivitor

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Fev 2013 23:01 #7 por trioschivitor
Hoje eu liguei pras concessionarias Yamaha da cidade pra saber o preço de xtz 125 XE. Olhem só que maravilha:
Motocred
R$9000
Revaisa (Rio Vermelho)
R$85000
Revaisa (Bonocô)
R$8900
NÃO VAI VENDER NUNCA!

Por desencargo de consciência, liguei pra algumas concessionarias Honda, não todas por que tem umas 10, frente a 3 da Yamaha.
A Bros 150 ESD( freio a disco)

Asa Moto Center (Vasco da Gama) (melhor atendimento ao telefone)
13/13 - 11290
12/13 - 10490
12/12 - 10100(moto da vitrine, quase vendida)

Novotempo (Lucaia)
13/13 - 11490

Finalizando, não vou comprar nenhuma nem que eu tivesse o dinheiro pra comprar a vista, não valem o que custam.
Tá dificil começar a andar de moto assim. Dá raiva uma coisa dessas...
to começando a olhar as outras marcas, suzuki, kasinski, kawasaki, mas não quero dor de cabeça e prefiro pegar trail, gosto mais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2013 19:08 #8 por Mackenzie
É brabo isso, 11 mil da pra comprar uma dafra next 250 0km, e uns 9 mil reais você consegue uma fazer semi-nova. Fica complicado comprar por esses preços ai.

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Fev 2013 20:45 #9 por Matheus!
Procure uma Xtz125x usada,

Se os professores fossem os responsáveis pela única via de votação sobre aumento de salario dos políticos, o Brasil mudaria para melhor e radicalmente. Os políticos fariam tudo pela educação...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Mar 2013 00:15 #10 por trioschivitor
semana passada passei na concessionaria yamaha, mas tava apressado e ninguem veio me atender, só olhei a xtz x 0KM com plastico no banco, linda, deu vontade de levar na hora.
essa semana vou tentar ir pela manhã e conversar com uma vendedora que foi recomendada, ver se acho uma moto do ano anterior zero KM.
valeu a ajuda de todos, conforme for desenrolando essa historia posto aqui.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Mar 2013 06:17 #11 por lee_shaoram

trioschivitor escreveu: Olá, meu nome é vitor, já venho postando e lendo no forum as dicas pra primeira moto.
peguei a minha habilitacao em setembro, e agora estou a procura da primeira moto.
venho pesquisando a xtz 125 xe, que seria boa pra minha altura, 1,62 e peso, 50kg, mas acho que ela está muito cara 0 KM e sem atualizacoes, ja devia ter um injecao eletronica, um marcador de combustivel, painel mais bonito e completo.

nessa pesquisa achei uma XT 225 ano 2003 azul, a venda em uma concessionaria yamaha da cidade. conversando com meu chefe e depois dele conversar com um amigo dos tempos de motociclismo dele, anos 80, o amigo dele é representante de marca de capacete na cidade, pelo que entendi. o cara conhece a moto, disse que ela era boa, era de uso da loja, pra os funcionarios resolverem problemas na rua, buscar peças, pagamento em banco e tal. o valor anunciado é R$ 3200, mas ele disse pra eu pagar no máximo 2800 na moto. Aqui o anúncio:
www.motocred.com.br/seminovaid.php?id=107&ficha=1878

agora venho pedir ajuda, quero sair do onibus e comecar a andar de moto, mas só tenho a experiencia da moto escola( quase nada) e fico com o pé atras em uma usada porque daqui a pouco pode comecar a dar varios problemas...
voces acham que vale a pena eu pegar a 225 ou pegar a xtzinha 125 motard zero é melhor?
será que a xtzinha será atualizada esse ano(nao sei no que acredito, se sim ou não..)
lembrando que tenho alguma experiencia de transito com carro, desde outubro dirijo carro sempre nos finais de semana e as vezes em dia de semana. moto eu sei que é outra coisa, mas dá uma base.
Vitor


Bom dia, Vitor, tudo bem?

Primeiramente o que tem a ver modelo trail para baixinhos? Eu não entendo isso. Tenho um amigo que tem altura semelhante a sua e sonha em ter uma trail. Realmente não entendo. Eu com 1,80 visei uma com assento baixo (custom).

Sobre a questão da escolha, vou analisar por três prismas.

O primeiro, cilindrada.

Motorista novo, tem a oportunidade de se tornar um bom condutor ou só mais um nas estatísticas. Acredito que você ter uma 225cc na mão é como dar peitões a uma garota de 12 anos (que acaba caindo no mundo, se é que você me entende).
Acredito que andar com a 125 no seu período de experiência vai te auxiliar a firmar todas as coisas corretas que aprendeu na autoestola. Já com a 225, você sempre vai ter a tentação de ser mais "ousado" e vai se acostumar dessa forma e aí já era... mais um nas estatísticas.

Segundo, relação Novo x Usado.

Eu tive a mesma dúvida que você há pouco tempo atrás. Após ler muito vi que uma moto nova tem o período do amaciamento. Me parece ser um período um tanto quanto chato (fiz um link com a adolescência), mas que toda moto nova tem que passar para virar "adulta".

Já a usada já é a mulher de 30. Ela já saca da parada. Já vem pronta pra tu usar sem frescura.

Sabendo disso, para você fazer a escolha é só lembrar: como foi sua adolescência? Do tipo "Ufa, terminou...", ou do tipo "Que pena, terminou...".

Se foi do primeiro jeito, vá de usada. Se foi do segundo jeito vá de 0km.

Terceiro e último, o atributo valor $$$.

Uma 0Km realmente é bem salgadinha. Com 1 ano de uso ela já cai 10% de preço e por ai vai até se estabilizar no preço mínimo, que costuma ser 30% do valor de uma nova. Para te ajudar a saber se o dinheiro vai sobrar ou vai faltar te dou uma dica: use o valor do imposto (que não é pouco) junto com o valor da moto e mais uns R$ 500 de possíveis manutenções no primeiro ano. Ai sim você vai poder ver se o orçamento cabe no seu bolso ou não.

Bem, Vitor, após ter tomado 30 minutos da minha maravilhosa manhã de Sexta-feira, espero que você reflita sobre as diferentes óticas e faça a melhor escolha. B)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Mar 2013 13:27 #12 por trioschivitor
andei lendo e pensando muito sobre isso e cheguei a conclusão de que se eu ficar escolhendo muito nunca vou ter moto e que por enquanto eu vou me contentar com a 125 mesmo ela não tendo alguns itens como marcador de combustivel e I.E.
agora é começar a procurar usadas e pouco rodadas mas é impressionante, não tô achando fácil por aqui.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Mar 2013 13:55 #13 por Mackenzie
Achar xtz usada em bom estado ta difícil mesmo. Eu mesmo andei procurando e não achei ainda. O jeito vai ser juntar a grana pra pegar a 0km mesmo.

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Abr 2013 03:51 #14 por Andrenvser
Você tem 1,60m e acha que a xtz é boa pra sua altura?Acho que ela vai ficar alta pra vc cara.

Eu estava no mesmo dilema, recém-habilitado e sem saber qual comprar.Estava seriamente considerando uma xtz, mas as motos da yamaha são tão caras aqui no sul (das outras marcas tbm) que uma Fan 150 saía mais em conta e foi a que eu optei.


Segundo pesquisei, a xtz é muito boa, não tem quem fale mal, só o preço que é salgado.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 00:13 #15 por gabriel.95
Por exemplo minha primeira moto foi a titan 150 2008
peguei ela novinha por fora e tal
paguei preço de tabela...
dali 1 mês tive que trocar relação,patins de freio e fazer uma mega limpeza no carburador.. e ela está ok agora
a dica é sempre procurar saber o qual tipo de terreno que voce for usar ela, se começar colocar muito em estradinhas de terra com buraco pode optar pela xtz 125 é uma moto boa

Mas nunca se esqueça o barato sai caro,veja dicas na hora de comprar uma moto semi nova :)

g1.globo.com/carros/noticia/2012/02/veja...prar-moto-usada.html

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.162 segundos