Quais fatores influenciam você ao comprar uma moto

02 Fev 2012 08:18 #1 por DuskTillDawn
Olá pessoal!

Você decidiu que vai comprar uma moto. Talvez seja a sua primeira, talvez você vá trocar a sua atual ou, ainda, vai colocar mais uma na garagem.

Quais fatores iriam influenciar VOCÊ na hora da compra? Não estou dizendo, quais fatores DEVERIAM SER considerados na hora de escolher uma moto, mas sim quais fatores iriam fazer com que você decidisse por uma moto e não outra. Tanto os racionais (tipo de utilização, preço, experiências anteriores, consumo, manutenção etc) quanto os subjetivos ("lançaram umas cores lindas", "o ronco do motor é incrível" etc).

Abraço à todos!
- - - - - - - - - - - - - o o o o o O O O o o o o o - - - - - - - - - - - - -
NOTA: Como sei que as pessoas não gostam de ler textos longos (o que é compreensível, principalmente num forum!), e o bom Deus não me deu o dom de ser sucinto e conseguir resumir o que eu gostaria de dizer, o texto do tópico termina ali em cima no "Abraço à todos!". Entretanto, coloco, abaixo, algumas considerações. A sua leitura é opcional, é claro (menos para os mediadores... me desculpem pessoal!)
- - - - - - - - - - - - - o o o o o O O O o o o o o - - - - - - - - - - - - -
O que me levou a abrir este tópico

Tenho procurado ler o máximo possível do que foi postado aqui no forum, para ir me inteirando do assunto "motocicleta", buscando assimilar, na medida de minhas limitações, o conhecimento e a experiência (que não é pouca!) contidos nos inúmeros tópicos postados. Procuro ler sobre os mais diversos tópicos, pois todos sempre tem algo a acrescentar. E agradeço por isto!

Mas afinal, o que me levou a abrir este tópico? Primeiramente curiosidade. Gosto de conhecer os motivos que levam as pessoas a tomar decisões, a fazer escolhas, a agir desta ou daquela maneira, de se manifestar assim ou assado, e por aí vai. Segundo, porque conhecendo esses motivos, fica mais fácil captar o porque destas decisões, ações e manifestações, tornando possível entender e assimilar esses comportamentos e, de quebra, aprender um pouquinho mais com elas.

Dentre os vários tópicos que aguçaram a minha curiosidade (como dito acima) e me fizeram abrir o tópico, destaco três. São eles:

1) YS Fazer 250 Yamaha

Neste tópico, as avaliações, muitas vezes, me pareceram subjetivas (Atende, Surpreende, ...) e, acredito, foram baseadas no grau de expectativa (exigência?) de quem está avaliando em relação à determinado quesito, ou de sua experiência anterior com outras motos.

Logo, sem saber o grau de expectativa do avaliador, o que atende ou surpreende à uma pessoa, pode significar bom ou ruim para outra, e vice-versa.

Por exemplo: quesito motor. O que estava sendo avaliado? Potência? Trepidação? Barulhos? Consumo? Durabilidade? O conjunto como um todo? Qual o "peso" de cada "sub-quesito" na avaliação? Eu sei, eu sei, aí já foge ao escopo da avaliação! Não se está avaliando o "item motor", mas sim a "satisfação" do avaliador com o motor, face às suas expectativas.

Outro exemplo: uma pessoa tinha uma moto 125cc com motor de 10hp. Comprou uma esportiva de 600cc e 80hp. Ela está encantada! O motor é uma loucura, realmente surpreende, mais do que isto... assusta! Será que ela não está comparando "experiências ao pilotar" (uma 125 e uma 600) ao invés de comparar o desempenho da moto dentro da sua categoria?

Mais um: a potência de um motor com 600cc e 80hp sem dúvida é muito maior que o de um com 250cc e 50hp (60% mais potente que o de 250cc), entretanto, se comparado com os de outras motos da mesma categoria (digamos esportivas de 600cc) seria considerado regular ou, até mesmo, fraco. Se fosse comparado na categoria custom, seria considerado bom ou, até mesmo, surpreendente. Já um motor de 250cc com 50hp seria considerado surpreendente em qualquer categoria (street, esportivas ou custom). Nem sempre estes critérios são levados em consideração ao se avaliar um produto (qualquer produto).

Conclusão: sem contextualizar, sem nivelar experiências e expectativas, as avaliações ficam muito prejudicadas.

2) diario da IROS matrix 150

Este aqui foi bem interessante, pela forma como o relato é feito. Prefiro não comentar. Apenas digo que me chamou a atenção.

3) A HD e seus concessionários...

Lendo os tópicos e posts de proprietários de Harleys, percebi que, em sua maioria são pessoas do "andar de cima". Seja pelo seu poder aquisitivo, pelas coisas a que tem acesso, gostos, viagens, experiências, forma de se expressar etc.

Reparem que eu disse "percebi que, em sua maioria...", foi minha percepção e posso estar errado. Por "andar de cima", não existe aqui conotação de qualquer espécie, preconceito, desrespeito etc, por favor!

Lendo os posts do tópico (e de alguns outros), ficou evidente (para mim) o (alto) grau de insatisfação que os proprietários de Harleys tem com a marca. Quando digo com a marca, não estou querendo dizer com o "produto motocicleta Harley-Davidson", que não cabe à mim avaliar ou dar opinião (mesmo porque, não só nunca andei em uma, como nunca cheguei nem perto de uma - só vi passar ao longe e gostei muito), e sim com a falta de atenção, descaso, desrespeito, falta de peças, falta ou incompetência dos mecânicos, abre-fecha de concessionárias, promessas não cumpridas etc. Problemas com motos ainda na garantia (problemas na montagens das motos, problemas que surgem quando são feitas as revisões nas concessionárias etc). Problemas estes relatados aqui no forum por aqueles que as possuem.

Coisas estas que, acredito, fariam proprietários de motocicletas de outras marcas mudarem de fabricante, imediatamente (se o fabricante ainda estivesse no mercado).

Aí me perguntei: Como é que estas pessoas, se sujeitam à isto? Me perguntei mais ainda: Se existisse outro fabricante americano, de motos com o mesmo visual, qualidade, conforto, charme, ronco do motor e, principalmente, a mesma "heritage" da Harley, será que eles já não teriam abandonado a marca?" (reparem que eu procurei sintetizar na palavra "heritage" toda a bagagem e história da Harley o que, é claro, não é encontrado em outra marca!)

A única resposta que me veio à cabeça foi: "Total falta de opção!" Ou, como li em um outro tópico: "se você não consegue conviver com os defeitos das Harleys, não compre uma Harley" (mais ou menos isso)
- - - - - - - - - - - - - o o o o o O O O o o o o o - - - - - - - - - - - - -
Na minha opinião, para que uma pessoa considere uma avaliação, e possa dela tirar proveito, é necessário "equalizar" possibilidades (por ex. $$$ disponível para compra, seguro, combustível, manutenção), disponibilidade do produto, necessidades, desejos e expectativas quanto à moto (ou motos) sendo cogitadas para compra (entre o avaliador e a pessoa que está lendo a avaliação), ou seja, criar o "contexto da compra". Que é individual. São fatores individuais e objetivos.

Como todos sabemos, os fatores "subjetivos" tem um peso bem grande no processo de seleção, logo, fazem todo o sentido que sejam relacionados.

Vou dar um exemplo (mais um...). A Kawasaki er6-n 2011 tinha a cor laranja, a 2012 não tem mais. Em uma avaliação, para mim ela perde pontos, pois eu achava "show de bola" a er6-n laranja! Já a xj6n 2011 não tinha a cor branca, a 2012 tem. Para mim tanto faz como tanto fez
, pois eu gosto mesmo é da preta (ou será que é da vermelha?). Para muitas pessoas ela deve ter ganho pontos, pois para elas "só o que faltava para que eu decidisse pela xj6n era ter na cor branca!". São fatores individuais e subjetivos.

Dependendo da finalidade (ir ao trabalho, faculdade, lazer) e utilização da moto (urbano, estrada, trilha), os fatores, tanto objetivos como subjetivos virão a ter maior ou menor peso.
- - - - - - - - - - - - - o o o o o O O O o o o o o - - - - - - - - - - - - -
Creio que agora só me resta repetir a pergunta: "Quais fatores iriam influenciar VOCÊ na hora da compra?"

Outro Abraço!

PS. Obrigado por ter me dado credito (e ter tido a paciência!), para ler o texto até o fim.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Fev 2012 08:18 #2 por DuskTillDawn
Olá pessoal,



Como fui o "abridor" do tópico, me sinto na obrigação de apresentar a
relação de fatores que iriam me fazer decidir pela compra de uma moto
(se eu fosse decidir pela compra hoje, o que não é o caso).



Quero deixar claro que eu procurei relacionar o maior número de
fatores/itens possível, para exemplificar o que eu estava querendo dizer
na abertura do tópico.



Na verdade, não acho que este nível de detalhamento seja necessário para
alguém responder à pergunta "Quais fatores iriam influenciar VOCÊ na
hora da compra?". Àqueles que tem o dom de serem sucintos e conseguem
resumir o que estão pensando, certamente conseguirão dizer a mesma coisa
que eu disse, usando apenas algumas palavras!



Um abraço!


- - - - - - - - - - - - - o o o o o O O O o o o o o - - - - - - - - - - - - -


Sobre o Condutor



- Características físicas: homem, 1,80m, 110kg

- Moto atual: Yamaha Fazer YS250 2011/2012

- Moto a comprar seria para substituir a atual



Sobre a Marca da Moto Desejada



- Marca tradicional com qualidade reconhecida

- Procedência nacional (fabricada ou montada no Brasil)

- Ampla rede de concessionárias

- Oficinas com qualidade e idoneidade em minha região

- Custos de manutenção (peças e serviços) compatíveis com a média para o tipo de moto especificado

- Peças de reposição com boa disponibilidade (= 120mm (por questões estéticas apenas)

- Largura do traseiro: >= 160mm (por questões estéticas apenas, mantendo proporção com o dianteiro)



Observações adicionais



- Motor que apresente baixa trepidação (por isso provavelmente 4 cil),
que possa rodar (cidade 60-80km/h e estrada 90-110km, sempre dentro dos
limites estabelecidos para a via), com o motor girando em baixa-média
rotação, apresentando torque suficiente para retomadas e ultrapassagens
rápidas e seguras

- Ruido do escapamento: ronco surdo (rouco) e baixo (não gosto da gritaria semelhante aos carros de Formula 1)



Cores: preta ou vermelha (preferencialmente, outras à considerar)



Estado: zero km ou usada com baixa quilometragem (até 5.000km) se conhecer o dono/origem/histórico da moto



Valor a gastar na compra: ao redor de R$ 27.000-30.000 (fora seguro e emplacamento)



Acho que era isto! Se lembrar de mais alguma coisa, eu vou postando.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Fev 2012 16:57 #3 por Chicolau
1-dinheiro
vejo quanto posso gastar e procuro a melhor moto

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Fev 2012 19:27 #4 por DuskTillDawn

Chicolau escreveu: 1-dinheiro
vejo quanto posso gastar e procuro a melhor moto

Olá Chicolau!

Exato, e pra você, qual é a melhor moto? Uma naked, uma custom, uma trail, ...? Com qual cilindrada? Alguma marca em particular? Ou modelo? E por aí vai...

Talvez a pergunta devesse ter sido: "Se você tivesse um valor limitado às suas possibilidades, disponível para gastar, quais fatores iriam influenciar VOCÊ na
hora da compra?

Abraço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Fev 2012 19:53 #5 por ogaitnas
No meu caso os motivos foram:

Uma moto de 250cc ou um pouco mais, nada muito além p/ ter economia razoável de combustível na cidade.

Exclui as 125-150 porque na estrada elas sofrem e eu queria uma moto que conseguisse viajar acompanhando o fluxo sem sustos.

Olhei motos de todas as marcas que estavam no meu orçamento na época, até uns 14-15k.

No final eu estava entre as trail -> xre300, tenere 250, a ninja 250 e a scooter citycom 300.

O que pesou no final: Muitas reclamações de problemas bestas na honda (vazamentos e afins, ficar gastando mta grana qdo saísse da garantia não era uma boa idéia), o abs da honda era mto massa, mas os problemas relatados me afastaram da moto.

Na tenere não conseguir fazer um test-drive, parecia a ideal, sem grandes problemas relatados, mais bobeirinhas e coisas frouxas na ativação da moto, nada de mais.

No fim a citycom levou a melhor pq eu gostei do sossego do cvt p/ andar na cidade, e da praticidade da scooter, não sujar os sapatos, pegar menos vento e chuva, e com um desempenho próximo das concorrentes.

A ninjinha ficou de fora sinceramente pq eu achei que ela fosse cara demais p/ eu começar a brincadeira, no fim ela não é tão cara, apesar de revisões não exatamente baratas, cabia no orçamento, e eu achava que ela tinha uma postura de direção muito esportiva, qdo fiz um teste pude ver que ela é bem tranquila hehe um dia pego uma hehe, mas sinceramente não me desfaço da scooter pq gostei muito do sossego que é andar com câmbio automático, sempre sobra atenção para cuidar de muita coisa no trânsito.

Sobre marcas e manutenção -> eu me baseei no que falavam na gringolândia, gente que tinha rodado bastante e só teve desgaste natural nas peças, então pensei "a menos que montei a scooter com areia no motor aqui, tudo susse", hoje um ano depois praticamente e com 9300 km rodados, estou contente com a escolha que fiz, a scooter me atendeu bem, só desgaste de pastilha de freio dianteiro até agora, sem sustos, umas boas viagens e boas histórias, e a dona patroa quando anda na garupa acha super confortável.

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2012 07:16 #6 por Chicolau

DuskTillDawn escreveu:

Chicolau escreveu: 1-dinheiro
vejo quanto posso gastar e procuro a melhor moto

Olá Chicolau!

Exato, e pra você, qual é a melhor moto? Uma naked, uma custom, uma trail, ...? Com qual cilindrada? Alguma marca em particular? Ou modelo? E por aí vai...

Talvez a pergunta devesse ter sido: "Se você tivesse um valor limitado às suas possibilidades, disponível para gastar, quais fatores iriam influenciar VOCÊ na
hora da compra?

Abraço!

naked ou trail são as dois estilo que gosto
a trail pela liberdade ,terra ,mato ,asfalto ,etc
a naked para cidade e asfalto bate e volta com a turma

minha escolha foi pelo preço mesmo
fui comprar uma lander e o vendedor
falou que a fazer estava com um preço bom ( março de 2009)
modelo 2008 devido mudança de modelo e para não perder
a fama de pão duro ofereci 300 reais a menos e ele aceitou
resultado que tenho ela até hoje e estou feliz com a escolha
sem problema de $ compraria um F 800gs ou F 800r

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2012 07:39 #7 por MATUSA
$$
Mas, minha primeira impressão com a moto (bater os olhos) é o que me influencia mais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Fev 2012 07:51 #8 por JulianoPaes
Dinheiro influencia mais no geral.



Se vc ganhasse na mega sena hj, os seus planos motociclistico mudaria em um segundo,kkkk




se ontem vc pensava naquela 250cc q iria proporcionar economia

depois de ganhar na sena vc só pensaria em

desempenho e status, hehehe




ou alguem ai com 10milhoes na conta iria pensar em fazer 250, CG, YEs, etc ? kkkkkk

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2012 21:35 #9 por MOTARD
A Grana mesmo é o fator limitante !pq gosto tanto de todos os estilos e suas peculiares características q uma moto só ñ resolve! kkk!

Ja tenho uma de cada! agora é subir a longaaaa escada motociclistica e atingir as motos dos sonhos! um dia chego lá!
Abraços!

ATUAIS:
SUZUKI BANDIT 1250S
YAMAHA LANDER 250
DAELIM MAGMA VT(alguém conhece isso? hehehe)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2012 07:41 #10 por W@LI
r$ com certeza é o que mais pesa,porém tento colocar a beleza da moto no meu orçamento


[img]chrome-extension://amfclgbdpgndipgoegfpkkgobahigbcl/images/fb.png


[img]chrome-extension://amfclgbdpgndipgoegfpkkgobahigbcl/images/fblike.png


[img]chrome-extension://amfclgbdpgndipgoegfpkkgobahigbcl/images/twitter.png


[img]chrome-extension://amfclgbdpgndipgoegfpkkgobahigbcl/images/gmail.png







[img]chrome-extension://amfclgbdpgndipgoegfpkkgobahigbcl/images/mgsplusvideo.png


[img]chrome-extension://amfclgbdpgndipgoegfpkkgobahigbcl/images/fblike.png


[img]chrome-extension://amfclgbdpgndipgoegfpkkgobahigbcl/images/twitter.png


[img]chrome-extension://amfclgbdpgndipgoegfpkkgobahigbcl/images/gmail.png




resumindo preço e beleza.

ABRAÇÃO

DEUS ESTEJA SEMPRE A FRENTE DOS MEUS CAMINHOS..E DA MINHA "AGUIA DO SENHOR"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2012 20:56 #11 por Gui Jungkenn
Olho o meu "bolso" ai faço uma lista com as trails que posso adquirir e pego a que melhor me "vestir".

Viva para ter o que lembrar, Pois vai chegar o dia em que a sua maior riqueza serão as lembranças.
RD135
NX350

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Abr 2012 11:09 #12 por luthor
Já tive moto nos seguintes estilos:

1ª- custom baixa clindrada (kasinski cruise 125 cc)
2ª - custom média cilindrada (virago 535)
3ª - Fun bike (Falcon)
4ª - Stret - Honda Strada
5ª - Garinni GR250- t3 - custom (linda, mas ordinária)
6ª - Scooter - Piaggio Beverlly 500 -
7ª - Xt600 - Trail
8ª - Ducati Monster 696

Neste momento queria uma moto naked de média cilindrada, com uso diário, excelente tecnologia, exclusividade e design arrojado.Preço mais barato que Hornet e Kawa Z750. Seguro bem mais em conta também.

Rio de Janeiro - RJ
Ducati Monster 696 - 2012 - Fiorella
Honda Lead - 2012 - Caveirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Abr 2012 05:35 #13 por Patriarca
Olá Dusk anda sumido do fórum, tudo bem?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Abr 2012 09:00 #14 por Jean_SP
Ele deve estar curtindo a moto nova

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Abr 2012 11:53 #15 por DuskTillDawn

Patriarca escreveu: Olá Dusk anda sumido do fórum, tudo bem?

Olá Patriarca! Tudo Ok, só na escuta.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.230 segundos