Dúvidas na escolha da primeira moto

04 Out 2015 13:37 - 04 Out 2015 13:42 #1 por nicolas.rage
Olá,

Nunca fui muito fã das motos nem nunca pilotei uma, mas diante da necessidade estou decidido a comprar uma e torná-la o meu meio de transporte principal. Estava decidido a adquirir uma Biz 125 EX , principalmente por ver boas críticas sobre ser econômica, possuir um compartimento para guardar trecos e também pelo fato de parecer ser fácil de pilotar, além disso tem um design que me agrada (o design pesa muito na decisão para mim).

Já estava decidido, porém comecei a por mais um item para avaliar: o preço, e foi aí que comecei a ter algumas dúvidas. Usando como base o preço sugerido pela Honda, a Biz 125 EX está na faixa de R$8.164,00. Só que com um pouco menos que isso dá pra adquirir a CG 160 Fan por R$ 7.990,00. E como comecei a cogitar essa Fan, também fiquei balançado pela CG 160 Titan de R$ 9.290,00. Não entendo muito, mas visualmente, tanto a Fan quanto a Titan me agradam (até mesmo por que são praticamente iguais) porém endosso mais as opções de cores da Titan, só que pagar R$ 1.300,00 a mais só pela cor é mancada. Sei que a Titan possui um pedal central para apoio da moto que a Fan não tem, mas que não pesa muito para que eu opte por ela. Quais são as diferenças que fazem com que seja melhor optar pela Titan ao invés da Fan?

Bom, e aí estou nesse dilema: Biz 125 EX ou CG 160? Caso uma CG 160, melhor uma Fan ou Titan?

Colocarei alguns pontos para que considerem:
  • Sou iniciante, ainda nem tenho a habilitação;
  • Usarei para a moto basicamente para rodar na cidade;
  • Maior parte do tempo estarei me deslocando apenas para a Universidade (trabalho em casa);
  • Estimo rodar diariamente uns 12 Km;
  • Estou disposto a gastar algo em torno de R$ 9.000,00, no máximo R$ 10.000,00, caso seja para fazer uma compra bacana e bem avaliada, pois senão prefiro economizar;
  • Estava decidido a comprar a Biz, porém ao comparar com outros preços dentro da própria Honda acabei gostando dessas duas CG's, por isso estou em dúvida entre esses três modelos. Caso queiram sugerir modelos de outras marcas será bem-vindo.

Espero que com a experiência de vocês possa ter minhas dúvidas esclarecidas.
Grato desde já.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Out 2015 22:37 #2 por tough_monkey
Para começar acho importante você decidir o que você realmente quer de uma moto, pois isso vai decidir se você vai optar pela Biz ou por uma das CGs. A questão da praticidade da Biz ter guarda volumes e se isso realmente é uma prioridade, outra possibilidade seria a de utilizar uma mochila de algum tipo (embora a mochila ficaria exposta a uma eventual chuva) e outra seria a utilização de um bauleto caso você decida por uma das CGs.

Quanto a diferença entre as CGs fora o cavalete central me parece ser o freio combinado, o cavalete central é muito útil caso você mesmo queira fazer a manutenção da sua moto, caso contrario não chega a ser um diferencial tão necessário. Já o freio combinado é uma questão de gosto, tem quem prefira ter o controle mais preciso dos freios separados mais para um iniciante acaba sendo uma preocupação a menos ter que modular dois freios diferentes em uma frenagem de emergência por exemplo.

Enfim boa sorte com a sua escolha.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Out 2015 12:41 #3 por Chicolau
vai de cg quem tem mais recursos ,e com juízo será feliz com a moto :evil: :evil:

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Out 2015 23:55 - 11 Out 2015 23:56 #4 por lucas.rodrigues1
Eae Nicolas? Cara dentro do que você disse eu recomendo uma Led ou uma Burgman, Scooter é uma otima categoria para iniciantes, eu mesmo comecei com uma, hoje eu tenho uma NX4 Falcon, sem contar que são econômicas e são ligeiras no transito, por ser automática é bem pratico dirigir elas, é bem tranquilo e seguro e anda bastante, por este preço que você esta querendo gastar talvez você pode conseguir comprar uma Citycom Usada que é 300cc,

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Out 2015 11:56 #5 por Nomad
Respondido por Nomad no tópico Dúvidas na escolha da primeira moto
Oi Nicolas, bem-vindo! Acredite, moto dá um certo medo quando você não conhece, mas depois da primeira "pilotada", não larga mais o vício, rs...

Pelo que você colocou, tem preferência por veículo 0Km. Pessoalmente não tenho nada contra, mas acho os preços praticados no Brasil muito elevados para o que a moto entrega, sobretudo as pequenas, alvo do seu interesse. Eu optaria por uma usada, já que nessa faixa de cilindrada (100-150) você consegue fácil achar uma magrela em bom estado e relativamente recente (até 5 anos) por cerca de 5 mil reais.

Tem muitos fatores a analisar. Quesitos como economia, praticidade e agilidade no trânsito urbano são bem atendidos pelos três modelos. Atualmente tenho uma Biz 100, ano 2002, usada 80% do tempo em trânsito urbano pesado, com relevo desfavorável e vias em condições que variam de regulares para ruins (moro na Zona Norte de São Paulo). Asseguro a você que a motoca é muito valente e não deixa a desejar. Fora isso, não desperta o interesse da malandragem, ávida por motos com cheirinho de loja.

Essa é uma das características que fizeram a fama das pequenas Honda: robustez. Deixar o piloto na mão é coisa muito rara. Mas mesmo entre as concorrentes há modelos interessantes: Yamahas Factor 125 e Fazer 150, Suzuki Yes/GSR 125. Chinesas dessa categoria há aos montes, mas eu não confiaria meu dinheiro e minha segurança nelas, até porque você é iniciante nesse universo, e manutenção complicada e dores de cabeça são as últimas coisas que poderia desejar a você.

Para não ampliar muito o leque de opções, e considerando que você deva ter a grana disponível, eu pegaria a Biz, pois das três é a que tem o design mais ajeitadinho (ponto que você acha importante), e seu desempenho não é lá tão inferior às demais. O consumo de combustível e manutenção ligeiramente mais baratas também contam a seu favor.

Também considero - baseado na realidade de São Paulo, capital - que as CG's são mais suscetíveis a roubos, razão pela qual elas perdem pontos, na minha opinião. Uma Scooter seria semelhante à Biz, como foi sugerido antes por um forista, mas os pneuzinhos minúsculos não combinam com vias esburacadas. Se você mora em cidade com ruas e avenidas em condições ruins, fuja desses modelos.

Acrescentaria, por fim, que se for pra fazer financiamento - em outras palavras, pagar ainda mais do que uma moto já supervalorizada vale - eu optaria por uma usada. O valor mais baixo permite que você levante a verba mais rápido, e na prática as motos não apresentaram grande evolução estética e tecnológica nos últimos 5 ou 6 anos, razão pela qual nem sempre uma 0Km é notadamente superior. Além do que, lembre-se de que você é novo, está na facul, e um financiamento vai comprometer sua liberdade financeira por um prazo muito longo, fator de extremo risco numa economia instável como a nossa. Liberdade não é só rodar com vento no rosto por aí, mas ter o bolso livre pra manter documentos, manutenção e equipamentos de boa qualidade - seus e os da máquina - em dia e sem apertos financeiros. Assim a motoca poderá leva-lo com tranquilidade aonde você quiser.

Espero ter ajudado, um abraço e boa sorte!

"A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa, como se estivessem abertos, diante de nós, todos os caminhos do mundo." (Mário Quintana)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.091 segundos