Problemas de conforto na minha primeira moto! NXR 150 Bros [Resolvido]

03 Ago 2014 22:46 - 28 Ago 2014 09:14 #1 por Wolner
Olá a todos. Tudo bem? Sou novo aqui no fórum, então farei uma breve apresentação antes de relatar meu problema. Meu nome é Wolner, tenho 20 anos, moro em Barbacena-MG e comprei minha primeira moto há alguns meses. Se trata de uma NXR 150 Bros ESD 2013/2014 que comprei zero quilômetro. Nunca tive outra moto anteriormente.

Eu aprendi a pilotar na primeira moto do meu irmão mais velho, a qual era uma XR 200R branca e azul. Acho que é um dos modelos de moto mais bonitos até hoje. Pesquisei bastante pra ver se encontrava uma XR pra comprar, mas como não havia nenhuma usada disponível, comprei uma Bros zero.

Meu problema com a Bros começou bem cedo, desde quando comprei. Minha estatura é em torno de 1,82 cm, peso em torno de 70 quilos e o meu problema com a moto são as dores.

Moro em zona rural, e para ir à cidade, gasto no mínimo 25 minutos. Ou seja, o trajeto mínimo que eu faço em cima da moto é em torno de meia hora.

Eu sinto muitas dores no corpo, principalmente na bunda, coluna, pernas e ombros. A dor chega a me incomodar tanto que até prefiro fazer o trajeto de carro, quando tenho-o disponível. Gostaria de saber de vocês se essas dores são normais, se é falta de costume ou algo passageiro.

Gosto muito de andar de moto, tanto é que comprei uma, mesmo possuindo carro próprio. Essa dor já me incomoda há alguns meses, e parece que não vai passar. Quando estou mais nervoso, até dá vontade de vender a moto, de tanto que as dores incomodam.

Concluindo: essas dores são normais? Talvez seja melhor eu trocar de moto para outro modelo, tipo street? A culpa é do banco da Bros que é mais fino? Ou as motos são "normalmente", "comumente" desconfortáveis? Gostaria da opinião de vocês antes de tomar qualquer decisão, mas confesso que estou até perdendo o tesão de andar de moto devido à esses problemas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2014 23:41 #2 por MANDRUVADOIDAO
Seja muito bem vindo Wolner.

Como profissional da área da saúde te falo que nenhuma dor é normal.
Sugiro que antes de tomar qualquer ação relacionada a moto, procure um profissional em fisioterapia para te orientar sobre essas dores.
Isso pode ser algo que não está relacionado com a moto.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2014 07:04 #3 por Patriarca
Seja bem vindo. :)
Como vc mora em zona rural deve andar em estradas esburacadas, vc comprou a moto ideal para andar nesse terreno.
Sugiro ao enfrentar buracos ou partes mais acidentadas do terrenos vc levantar na moto, como se tivesse andando a cavalo, "copiando" o terreno, e tentar ficar mais relaxado.

Dá uma olhada nesse vídeo, só pra ter uma idéia:


"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2014 07:28 #4 por MÁRIO_SÉRGIO
Olá Wolner, seja bem-vindo ao fórum Motonline!

Mesmo sem ser profissional de saúde tenho quase certeza que o seu problema não é em decorrência da moto e SIM é algo que você já tinha e que foi agravado pelo esforço ao qual seu corpo não estava acostumado.

Como o Patriarca sugeriu acima, recomendo que você procure um ortopedista ou fisioterapeuta para uma avaliação do que está causando as dores.

Boa sorte com a motoca ...

Nunca ande mais rápido que seu anjo da guarda consiga voar.

Mário Sérgio - Curitiba - Pr.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2014 08:57 #5 por Bitenca
Olá
Creio que o Patriarca está correto. Além do que a Bros, mesmo sendo uma boa moto para terrenos acidentados, ela não prima pelo conforto. A traseira é dura e para lidar com ela é necessário estar sempre preparado para ficar em pé.
O banco é duro para percursos longos mas para os seus 20 minutos não deve ser muito problemático.
Um pouco de treino e acostumar com os movimentos da moto, andando mais relaxado deve melhorar a sua convivência com o problema.

Não sou médico e nem fisioterapeuta mas minha experiência mostra que na verdade todo motociclista lida com as dores enquanto anda de moto. Quanto mais acidentado o terreno, pior. Usa-se cinta abdominal para minimizar o problema, pode lhe ajudar também. (procure numa boutique de motos)

Não desista porque o prazer deve superar as dores, rrss

Abraços
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2014 09:17 #6 por Wolner
Olá a todos. Agradeço pelas respostas!

Vou seguir o conselho dos senhores e procurarei um fisioterapeuta ou ortopedista.

Em relação ao trajeto que faço de moto, eu ando em média apenas 2 km em estrada de chão, o resto é BR (algo em torno de 22 km) e dentro da cidade de Barbacena, que, tenho que confessar, não tem asfalto bom, só buraco!

A impressão quando piloto a Bros é que ela me soca muito contra o banco. A suspensão parece dura demais.

Durante essa primeira meia hora, as dores mais notáveis é na bunda e nas pernas. Nos finais de semana, costumo fazer 4 trajetos de 1 hora cada. Quando vai chegando perto de 1 hora em cima da moto, a coisa fica feia. As dores são bastante fortes, até me fazendo parar um pouco, descer da moto e descansar. Passam também a doer os ombros, punhos e tornozelos.

Agora, se o trajeto que eu for fazer é maior que 1 hora, não tem jeito: paro sempre pra descansar, porque pra mim é insuportável fazer toda a viagem de uma vez, mesmo em asfalto bom.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2014 09:35 #7 por ezenecon
Amigo Wolner,

Verifique também sua postura sobre a moto.

Eu tenho visto muitos motociclistas com postura muito errada sobre a moto, o que pode causar muitas dores. O guidão fora de posição também contribui.

A postura correta em uma Bros é: Apoie os dois pés nas pedaleiras e sente-se o mais natural possível, com a coluna reta. Os braços devem ficar levemente flexionados e os comandos devem seguir a direção de seu punho, nem mais alto (como muitos motoboys gostam) nem mais baixo.

Depois de uma hora sobre a moto, andando direto, já é normal algum desconforto até para os mais experientes. Por isso devemos observar paradas para descanso de 10 mim a cada hora. Fazendo isso vc não "acumula" cansaço, e a viagem se torna mais prazerosa.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2014 10:03 #8 por Patriarca
Como você é até "leve" pra moto, tente ajustar o amortecedor traseiro, dá uma lida no manual no campo ajuste de pré-carga. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2014 10:08 #9 por diego.hudson
É como o pessoal falou, algumas dores é normal, principalmente quando se passa muito tempo em cima da moto.
Eu por exemplo, volta e meia sinto dores nas costas, mas nada que tire meu prazer de andar na motoka, é só parar e dar uma esticada que tudo se resolve.
Então se suas dores estão lhe tirando o prazer de andar de moto, normal não é, o ideal é mesmo procurar um médico.

Atual: Fazer 250 - Vermelha 13/14
Ex: CG Fan 150 - Preta 10/10

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2014 10:26 #10 por sil.vio
É uma bros ta, to ha mais de 6 meses tentando vender uma, ninguém quer

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Ago 2014 12:44 - 04 Ago 2014 12:48 #11 por Wolner
#Ezenecon, aparentemente minha postura na Bros está correta. Tanto é que, creio eu, me encaixo muito bem na moto. Não fiz nenhuma regulagem no guidão e ele é o original da moto. Vou procurar mais informações sobre.

Comecei a reparar minha postura sobre a moto e percebi que talvez a Bros não seja a moto correta pra mim. Eu acabo por me sentar "bem pra trás" no banco da moto, o mais perto possível do degrau que divide a àrea do piloto para o do garupa. Faço isso porquê o quanto mais atrás eu me sentar, mais largo é o banco da Bros. Se eu me sentar mais no meio ou perto do tanque, além do banco fino me incomodar, meus pés ficam "escorregando" da pedaleira. No meio do banco ou perto do tanque, fico na posição "montado", que acho desconfortável, mas, sentando o mais perto possível do degrau do banco, fico mais sentado.

Não sei se isso interfere no conforto, mas talvez, seria melhor ter pego uma moto sreet, tanto pelo banco mais largo, quanto mais pela posição sentado. O contra-ponto das motos street talvez seja a suspensão mais dura. Se eu já acho a Bros com suspensão dura, é meio contraditório isso, não? Talvez o grande curso dos amortecedores também esteja contribuindo para essas dores, pois, talvez, amortecedores com curso menor "soquem" menos o condutor no banco. Estou correto?

#Patriarca, creio que a minha Bros não tem ajuste de pré-carga da mola traseira. Vasculhei o manual todo, além de olhar diretamente no amortecedor traseiro e não percebi nenhuma forma de regulagem. =/

De qualquer forma, vou à um médico pra definir se o problema sou eu ou se comprei o estilo de motoca errado. Quando sair o laudo médico, vou ver o que faço. Pra falar a verdade, não me importo em ter que vender ou trocar de moto se necessário. Só desejo andar de moto - que é uma coisa que gosto muito, por prazer de fazer - com um mínimo de conforto possível.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2014 11:55 #12 por MATUSA
Citando os amigos acima, não sou da área médica.

Mas pela sua altura eu achei você bem magro. Talvez as dores sejam problemas dessa questão...

Quanto ao banco da moto, a Bros tem o banco mais confortável da categoria.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Ago 2014 12:09 #13 por MANDRUVADOIDAO
Acho que tá véio. :lol:

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2014 09:11 #14 por Wolner
Agradeço a atenção de todos.

Aparentemente não tenho nenhum problema físico que me atrapalhasse a andar de moto.

Em relação à ela, optei pela venda. Consegui uma ótima oferta e fechei a venda na semana passada. Não consegui me adaptar de jeito nenhum àquela moto. Inclusive, atualmente tenho receio de comprar outra moto e passar pelo mesmo problema. Vou aguardar um tempo, pensar com calma e tomarei a decisão de comprar outra ou não.

Novamente, agradeço a atenção de todos. Um forte abraço e até mais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Ago 2014 20:50 #15 por cros
Já comentei aqui sobre esse problema (que tenho) tanto que já considero a dor meu sétimo sentido (partindo do tese de que a terceira visão seja o sexto)

Convivo com ela mais integrada ao corpo quanto as tradicionais.

Passei da Custom para a trail (Sahara e Falcon) mas não me adaptei com a Falcon bem pior que a Sahara, então se é pra doer que pelo menos seja numa moto descente e estou voltando pra Custom.

Vou "investir" num banco caro e confortavel, mas não sem antes eu mesmo modificar o meu banco. Depois vou ver o que posso mudar nos amortecedores traseiros.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.210 segundos