Sai pra comprar óleo mineral API SL me "venderam" Semi sintético API SJ, FICO ou TROCO ?

30 Jul 2014 12:05 #1 por junior.pitaguari
Fala galera blza ?

Minha história é a seguinte:

Como alguns aqui sabem, eu tenho (ganhei uma scooter na verdade é uma Cube) chinesa de 100cc numa promoção q participei (Parece uma Crypton/ NEO), até abri um tópico relatando toda história aqui, quem se interessar, segue link abaixo:
comunidade.motonline.com.br/forum/outras...-e-agora-ajudem.html

Passado isso tudo que esta no tópico acima, coloquei a motokinha pra rodar e uso para ir ao trabalho todos os dias, chegou a hora da primeira troca de óleo, cheguei nos 1.000 km rodados.

Como nada é tão simples qnto parece, a moto não veio com manual, e na internet tem mto pouca (quase nenhuma) informação sobre ela visto que a representante dela no Br só vingou por aqui durante um ano (2009) .

Resumindo, não achei as specs de qual óleo usar nela, pesquisei um pouco sobre óleos na internet então pra ter idéia de qual comprar, li sobre API, JASO, viscosidade etc, por fim pensei em um bom óleo mineral tipo Yamalub ou Lubrax 20w50 API SL.

Fui então comprar o óleo, chegando em uma moto peças aqui perto de casa (Maufa na Z/N de São Paulo) o atendente me perguntou qual era a moto, eu mostrei e perguntou a km dela e eu informei que fez 1.000 agora.

Ele então me recomendou que levasse um óleo semi-sintético Mobil Super Moto 4t MX 10w30 API SJ (Esse da foto anexa) enquanto a moto estivesse amaciando (Até 10.000 km) após isso poderia usar mineral 20w50, aceitei a sugestão dele, comprei, paguei a mesma coisa que pagaria em um Yamalub menos de R$19,00, mas não coloquei ainda, estou com a pulga atrás da orelha, não ouvi bons relatos sobre óleo da mobil (especificamente do Mobil preto), que existem melhores óleos e até mais em conta.



Segue link das specs do óleo:
mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/moto/mobi...er-moto-4t-mx-10w-30



Eu como leigo ainda e iniciante no mundo das motos agora eu lhes peço ajuda e pergunto, fico com esse óleo mesmo ou troco ???
estarei melhor servido com um semi sintético mesmo API sendo SJ 10w30 do que com um mineral API SL 20w50 ???

Queria ressaltar que: Eu uso a motinho todo dia, é um cube at de 100cc, eu ando média de 50 km todo dia no corredor norte sul (23 de maio / 9 de julho) sempre em velocidades média de 70 a 90 km/h, ou seja com a rotação sempre muito alta, no limite do motor cerca de 90% do tempo.

Desculpem o texto gigante, mas por favor me ajudem a decidir se fico com esse mesmo ou se troco por outro.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Abraços
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2014 09:41 - 31 Jul 2014 09:43 #2 por marcus.pedroso
Rapaz, como a moto não tem manual, e pelo pouco que li no seu outro tópico, vc está meio que à pé de informações e auxílio para manutenção da moto.

Creio que esse motor não necessite de óleo sintético nem semissintético. Se fosse EU, botaria mineral nele, 20W50 API SL. A marca? Desde que seja uma conhecida e conceituada, colocaria o mais em conta. Particularmente tenho usado o Lubrax Essencial moto 4t. Pode ser que eu mude de marca, pois no próximo mês vou fazer nova troca de óleo na minha moto e andei pesquisando e esse Lubrax subiu 30% por aqui. Desde que seja 20W50 API SL, posso mudar de marca.

Vc pode usar o semissintético? Pode sim. Mas precisa ter cuidado pois cada motor é projetado para usar um tipo diferente de óleo, pois ele tem relação com as folgas das peças móveis do motor. Além disso, misturar óleos, mineral, semissintético e sintético pode ter um resultado catastrófico.

Se vc quiser usar esse que vc tem em mãos, peça ao seu mecânico que esgote TODO o óleo da moto, não deixe nenhuma gota do antigo, e troque o filtro de óleo (se ela tiver filtro) para botar esse semissintético. Provavelmente ele precisará abrir a tampa lateral da moto pra fazer isso (esgotar totalmente o óleo da moto). Aí sim vc terá certeza de que no cárter terá só o semissintético.

Resumindo: vc deve se preocupar com a viscosidade (20W50 / 10W30) do óleo e se ele é de base mineral, sintética ou semissintética, pois essas diferentes características podem sim ferrar com seu motor, não no momento que vc colocar o óleo, mas num médio/longo prazo vc pode vir a ter problemas por usar óleos com especificações diferentes para o motor.

Sugestão: Vai de mineral mesmo, 20W50 API SL, é o mais comum de ser usado, provavelmente é o óleo do seu motor e seu bolso agradecerá.

Intervalos: Não sei se seu regime de uso se enquadra em regime severo, mas eu trocaria a cada 2000km ou 4 meses, o que acontecer primeiro.

Boa sorte e felicidades com a motoca B)

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2014 12:06 #3 por junior.pitaguari

marcus.pedroso escreveu: Rapaz, como a moto não tem manual, e pelo pouco que li no seu outro tópico, vc está meio que à pé de informações e auxílio para manutenção da moto.

Creio que esse motor não necessite de óleo sintético nem semissintético. Se fosse EU, botaria mineral nele, 20W50 API SL. A marca? Desde que seja uma conhecida e conceituada, colocaria o mais em conta. Particularmente tenho usado o Lubrax Essencial moto 4t. Pode ser que eu mude de marca, pois no próximo mês vou fazer nova troca de óleo na minha moto e andei pesquisando e esse Lubrax subiu 30% por aqui. Desde que seja 20W50 API SL, posso mudar de marca.

Vc pode usar o semissintético? Pode sim. Mas precisa ter cuidado pois cada motor é projetado para usar um tipo diferente de óleo, pois ele tem relação com as folgas das peças móveis do motor. Além disso, misturar óleos, mineral, semissintético e sintético pode ter um resultado catastrófico.

Se vc quiser usar esse que vc tem em mãos, peça ao seu mecânico que esgote TODO o óleo da moto, não deixe nenhuma gota do antigo, e troque o filtro de óleo (se ela tiver filtro) para botar esse semissintético. Provavelmente ele precisará abrir a tampa lateral da moto pra fazer isso (esgotar totalmente o óleo da moto). Aí sim vc terá certeza de que no cárter terá só o semissintético.

Resumindo: vc deve se preocupar com a viscosidade (20W50 / 10W30) do óleo e se ele é de base mineral, sintética ou semissintética, pois essas diferentes características podem sim ferrar com seu motor, não no momento que vc colocar o óleo, mas num médio/longo prazo vc pode vir a ter problemas por usar óleos com especificações diferentes para o motor.

Sugestão: Vai de mineral mesmo, 20W50 API SL, é o mais comum de ser usado, provavelmente é o óleo do seu motor e seu bolso agradecerá.

Intervalos: Não sei se seu regime de uso se enquadra em regime severo, mas eu trocaria a cada 2000km ou 4 meses, o que acontecer primeiro.

Boa sorte e felicidades com a motoca B)



Valeu Marcos pela ajuda, a situação é bem essa mesmo que vc descreveu, eu fui levar a motoka pra trocar o óleo e o mecânico também me disse que como motor refrigerado a ar geralmente esquenta muito e esses óleos com viscosidade 15w30 tem menor resistência a temperaturas elevadas seria melhor optar por um mineral, fui lá na loja que comprei o óleo e pedi pra trocar então e mandei Yamalub mineral 20W50 nela fiquei bem mais tranquilo agora, pois sei que terei mais proteção em alta temperatura que é o caso de rodagem dela e por estar com óleo API SL, muito obrigado pela atenção e pelas considerações.

Abraço


:) :) :)
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2014 12:54 - 31 Jul 2014 12:56 #4 por marcus.pedroso
É isso aí cara. Gosto muito do Yamalube, mas seu preço é o problema. Tá 21 dilmas aqui no interior de MG. O Lubrax tá R$13,00 o litro. Vou dar uma rodada pela região e pesquisar alguns preços. Tô de olho no Shell Advance AX5 e no Ipiranga Moto Protect SL. Todos os 4 tem a mesma especificação. O mais barato vai pro cárter :lol: Ainda acho que será o Lubrax, deve continuar a ser o mais em conta.

Quanto à viscosidade, pode acontecer de um motor de um projeto mais antigo estar em perfeitas condições, colocar um óleo semissintético ou sintético com uma viscosidade mais fina do que a recomendada pelo fabricante e ele fumar como uma locomotiva, mesmo estando OK. Acontece que esses óleos de viscosidades mais finas conseguem passar pelos anéis de óleo do pistão e queimar junto com a gasolina e o dono do motor achar que este tem algum problema. Mas colocando o óleo certo não há problemas.

Ah e lendo seu post anterior, vc disse que usa a moto no limite de giro. Então, regime severo! Só reduzir um pouco os intervalos de troca. Normalmente no manual dessas motos recomendam trocas no intervalo de 6 meses ou 3000km. Como meu regime também é severo reduzo esse prazo em 1/3. 4 meses ou 2000km. Como troco por tempo pois não consigo atingir a km de troca (rodo pouco), faço 3 trocas por ano. No seu regime de uso, suas trocas devem ser bem mais frequentes, mas reduzindo um pouquinho os intervalos seu motor deve agradecer bem e aumentar bastante a vida útil.

Bom, é isso!
Sorte e sucesso!
Abraço!

"...os subúrbios não possuem charme para aliviar os sonhos inquietos da juventude"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: junior.pitaguari

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Out 2014 18:28 - 01 Out 2014 18:30 #5 por junior.pitaguari
Opa eai Marcus ,

Então estou usando Yamalub mesmo, por aqui perto de casa estou conseguindo por R$17.90, acredito q se for comprar no centro eu acho mais barato ainda, a moto esta com 3.500 km agora e como de fato o uso é severo até pela baixa potencia o motor vive sempre no talo do giro pra conseguir andar, estou trocando de 1000 em 1000 km no máximo estico até 12000 e até agora sem problemas, agora que a moto já deu uma amaciada já consegui fazer média de mais de 50 km/l ou seja só alegria =D

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.386 segundos