Óleo 20w50 com maior classificação API e que seja 100% sintético

18 Mar 2013 11:29 #1 por lee_shaoram
Estou procurando já tem tempo mas o com maior API 100% sintético que eu achei foi o Motul 5100 que é SG.

Alguém conhece algum SM, 20w50 (ou quase), e que seja 100% sintético?

Obs.: utilizo o Havoline 4t, que é API SF e o motor da cruzinha é de 2001

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20 Mar 2013 22:08 - 01 Abr 2013 15:38 #2 por lee_shaoram
Boa noite, amigos. Depois de muitas pesquisas descobri o melhor que atende a isso tudo que eu pedi.

O Motul 7100 20w50 4T é:
100% sintético
API SN
JASO MA2

Fica a dica ai pra galera.

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31 Mar 2013 10:00 #3 por silver knigth
Lee , bom dia .
Se me permite, o motor de sua cruise é pouco exigente em termos de óleo.
Se quiser um óleo de alto nível para ela, um Yamalube API SL, sobra, e é mais barato.
Silver ;)

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

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01 Abr 2013 15:35 #4 por lee_shaoram

silver knigth escreveu: Lee , bom dia .
Se me permite, o motor de sua cruise é pouco exigente em termos de óleo.
Se quiser um óleo de alto nível para ela, um Yamalube API SL, sobra, e é mais barato.
Silver ;)


Boa tarde, amigo silver knight,

Aprendi lendo sobre classificação de óleos e vi que a classificação API é apenas para questão de limpeza. Como quero que o motor dure por mais uns 15 anos, estou tentando remover alguma borra que possa existir e evitar que nasça mais borra, por isso essa procura por um óleo que limpe e não forme borra.

Na verdade eu não faço a mínima ideia se existe borra ou não no motor. Apenas suspeito, pela idade dela.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

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01 Abr 2013 17:26 #5 por JPaulosg
Lee, a classificação API não diz respeito apenas à questão de limpeza. Na verdade é um índice que revela, no conjunto, o quão evoluído o óleo está em diversos aspectos, dentre os quais, o poder dispersante dele (limpeza).

Quanto maior a API, mais evoluído ele será. Notadamente o que ocorre é que um óleo API SN manterá POR MAIS TEMPO suas propriedades ideais que um API SM, por exemplo.

Na verdade, o que sempre faço tendo em mente isso, é usar usar o melhor óleo imeditamente recomendado pelo fabricante (no meu caso API SL, YAMALUBE) e mantê-lo SEMPRE, eu disse, SEMPRE, nas melhores condições de uso dele.

Dessa forma, ANTES QUE O ÓLEO COMECE A DEGRADAR, o que no meu caso institui a cada 6 meses (nunca chego na kmtragem limite, sempre vence o tempo antes), eu troco o óleo.

Assim, você sempre tem óleo recomendado para a sua máquina e nas melhores condições e sua máquina nunca vai formar borra, pois a borra é óleo degradado que se acumula internamente no motor!

Caso você esteja experimentando dificuldades ou tenha suspeita de borra, coloque óleo novo (E BOM) de sua preferência e troque com espaçamento menor, a cada 3 meses ou 1000km, por exemplo.

Faça isso uns 3 meses, trocando sempre com o motor quente.

Depois pode ficar na regra do seu fabricante e continuar a abastecer com combustível de qualidade, o que conta muito também!

Abs.,

JP

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

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01 Abr 2013 17:42 - 01 Abr 2013 17:43 #6 por JPaulosg
Relendo melhor sua 1a mensagem, pararia de usar o SF e colocaria imediatamente o SL, Yamalube. Faça isso com espaçamento menor (1000km) por umas 3x e depois pode trocar a cada 6 meses ou intervalo de kmtragem - o que vier ANTES - que seu fabricante recomendar. Vai "dar e sobrar", como bem disse o amigo Knight!

Abs.,

João

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

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01 Abr 2013 18:18 #7 por lee_shaoram

JPaulosg escreveu: Relendo melhor sua 1a mensagem, pararia de usar o SF e colocaria imediatamente o SL, Yamalube. Faça isso com espaçamento menor (1000km) por umas 3x e depois pode trocar a cada 6 meses ou intervalo de kmtragem - o que vier ANTES - que seu fabricante recomendar. Vai "dar e sobrar", como bem disse o amigo Knight!

Abs.,

João


O pior é que a recomendação da Hyosung é 3000 KM ou 3 meses, ou seja, para reduzir o tempo vou ter que trocar em 2 meses...

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02 Abr 2013 19:59 #8 por wilson forps
O mobil tubo cinza se não estou enganado é sm num é ?????

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04 Abr 2013 22:16 #9 por lee_shaoram

wilson forps escreveu: O mobil tubo cinza se não estou enganado é sm num é ?????


É SL, igual ao Lubrax Essentials

www.colubrificantes.com.br/uploads/produto/96.jpg

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28 Abr 2013 13:12 - 28 Abr 2013 13:19 #10 por silver knigth
Srs. boa tarde.
Lee, se o problema é suspeita de borra, vou te dar uma dica.
Primeiro : Não use o tal de Flushing, ou aqueles aditivos do óleo "milagrosos" que prometem limpar o motor internamente.
Geralmente, atacam os retentores internos.
Já ví todo tipo de maluquice para tirar borra de motor sem abrir, e todas deram errado.
Uma que eu ví, foi um doido que colocou quase dois litros de querosene dentro do cárter, e ligou o motor por alguns minutos.
Depois, esgotou e colocou óleo novo no cárter.
Resultado : A sujeira e a pouca borra que tinha no motor, subiu e entupiu o filtro centrífugo da 125, daquela marca da asinha...
Aí, começou a fazer barulho nas varetas, pois as passagens de óleo entupiram. Os retentores começaram a vazar.
E uma semana depois, começaram uns barulhos na Biela, pois o óleo não chegava direito nela. Chegava menos do que deveria...
Aí, resolveram abrir a tampa superior das válvulas e ... o motor... bem...
Retífica em cima e em baixo.
A dica do Jpaulosg é correta.
Para melhorar... Use o óleo Lubrax top turbo ou extra turbo (diesel) nestas trocas.
Eu explico... Óleos para motores diesel, tem mais aditivos detergentes, pois estes motores geram mais cinzas e depósitos internos na queima de seu combustível.
Então, eles ajudam a retirar aos poucos, a borra eventual de seu motor.
Em todas as trocas, limpe o filtro de óleo, ou troque o elemento.
Se bem me lembro, a cruise tem um elemento de papel... ou estou enganado ?
Depois de três trocas, ai, pode usar o óleo sintético que quiser.
Mas ainda acho que um Yamalube ou o Mobil semi sintético 15W50 (da tampinha vermelha) sobra.
Abs.
Silver

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

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18 Jun 2013 17:02 #11 por Robson2002
Boa tarde ...a minha humilde experiência me mostrou que se deve respeitar primeiro a classificação API exigida pelo motor e em seguida adequar a viscosidade do óleo a temperatura da região em que a moto é usada , esta tabela esta no manual do proprietário . Quanto ao tipo de óleo , (no meu caso o manual recomenda API SF , oleo este que quase não existe mais , todos do mercado já tem especificações superiores ) não uso óleo sintético pois , estes são para níveis de exigências as quais não chego a submeter meu motor ,são quase 4 X mais caros ...logo uso um mineral pela metade da quilometragem , fica muito mais barato e o motor muito mais limpo . Eu uso na minha GS um " Mobil original " 20 W 50 API SM e troco com 3000km ( 12 reais o litro ) , no seu caso e com a sua intenção de longevidade o Mobil MX 15 W 50 API SL de base sintética ( 22reais o litro ) como já lhe foi sugerido , se encaixa perfeitamente ao uso em todas as condições brasileiras e já será um pecado de desperdício . Ao final de 15 anos de uso vc. terá gasto quase metade do valor de sua moto em óleo sintético ......óleo bom é óleo limpo ... .PS . Motul 5100 , 7000 e tralalá custam entre 45 e 65 reais o litro , o Motul Lemans mais de 150 reais o litro ....excede TODAS as especificações existentes atualmente , Japonesa , Alemã e Sueca ( é superior ao API SN , ultima classificação feita pela API ) uso,adequado às competições . PS 2 ..use óleo para motos pois , estes tem composição para proteger os DISCOS DE EMBREAGENS BANHADOS À ÓLEO ......meu caso é diferente , minha moto tem embreagem com disco seco ...Já ouviu falar em " cambio toroidal " ? Seu óleo demorou 20 anos para ser desenvolvido e custa mais de 2000 dólares o litro ...ficou impraticável sua produção em série pela Nissan .....até o momento ....claro .

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