Tampa do tanque de gasolina

17 Abr 2014 19:18 #1 por espinafre
Senhores,

Em pesquisas aqui no fórum não encontrei nada a respeito, então pergunto aos mais experientes. Tenho tido problema com a tampa de combustível da minha ER-6N, que aparentemente não veda totalmente o tanque. O miolo da chave se oxida muito rapidamente; hoje ao abastecer quase não consegui abrir o tanque, e noto um resíduo branco, presumivelmente restos de combustível evaporado, em toda a volta da tampa (mas não no tanque em si). Será que o problema é na aba que deveria proteger o buraco da fechadura? Ou no próprio mecanismo da fechadura, que permite a entrada de alcoolina no miolo e causando a oxidação e dureza?

Alguém mais tem esse problema? Existe alguma solução?

Vi no Mercado Livre anunciadas algumas tampas de tanque que não usam fechadura, são apenas uma rosca; com isso não haverá problemas de vedação e mecanismos para falhar, mas fico meio cabreiro com o alto nível de vagabundagem aqui no Brasil.

Abraço a todos.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jun 2014 23:24 #2 por Metaller
Respondido por Metaller no tópico Tampa do tanque de gasolina
Ola, espinafre. Eu tambem estou com esse problema. Exatamente o mesmo. Voce conseguiu resolver? Abs

Heavy Metal Thunder!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jun 2014 11:42 #3 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Tampa do tanque de gasolina
Metaller, não consegui resolver a encrenca; o que tenho feito é limpar bem com um pano a fechadura toda vez que abasteço, e uma vez por semana borrifar um lubrificante em spray. Não ando tendo problema com o travamento da chave, mas o problema da oxidação persiste. Não tive coragem de comprar a tampa sem fechadura.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Metaller

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jun 2014 15:26 #4 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Tampa do tanque de gasolina
Será que um bom chaveiro não resolve a questão da tampa? :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2014 16:40 #5 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Tampa do tanque de gasolina
Já tive problema com a tampa da minha, e realmente devido a "alta qualidade" de nossa gasolina e pela ER ser uma moto que não foi projetada pra aguentar essa gasolina a tampa e a fechadura sofrem oxidação. O jeito é qndo ficar dura borrifar lubrificante spray, já quase quebro a chave da minha por causa da tampa.
No forum er6.com.br/ tem um topico inteirinho sobre isso!

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2014 17:39 #6 por Metaller
Respondido por Metaller no tópico Tampa do tanque de gasolina
Sera que é devido a baixa qualidade da gasolina ou baixa qualidade da tampa? Porque se fosse problema da gasolina, todas as minhas motos teriam esse problema. Mas na minha Bandit eu nao tive esse problema, nem na Hornet, nem na XT, nem na Fazer...

Abs

Heavy Metal Thunder!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2014 17:42 #7 por Metaller
Respondido por Metaller no tópico Tampa do tanque de gasolina
Eu acho que encher muito o tanque de gasolina deve piorar a situação, já que a gasolina balança dentro do tanque e acaba batendo no bocal do tanque. Mas não da pra deixar de encher o tanque até o talo, pis a autonomia da moto é baixa, o tanque é pequeno, então a gente acaba enchendo muito mesmo. Eu tambem só uso gasolina aditivada, talvez isso piore a situação. Sei la...

Abs

Heavy Metal Thunder!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2014 17:44 #8 por Metaller
Respondido por Metaller no tópico Tampa do tanque de gasolina

Patriarca escreveu: Será que um bom chaveiro não resolve a questão da tampa? :)


Não. Chaveiro não tem nada a ver.. O problema é que em contato com a gasolina, o bocal enferruja de dentro pra fora e isso nenhum chaveiro vai resolver.

Heavy Metal Thunder!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Jul 2014 12:00 #9 por Nobre
Respondido por Nobre no tópico Tampa do tanque de gasolina
Falei de sempre andar com o tanque cheio porque o que causa a oxidação é o oxigenio contido dentro do tanque juntamente com o etanol da nossa gasolina.
Não acho que a qualidade da tampa seja ruim, só que ela não tem um tratamento pra aguentar o etanol da nossa gasolina e por isso acontece a oxidação!

Atual: Kawasaki ER-6n
Honda Fan 150 Esi
Yamaha Crypton 105
Montes Claros - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jul 2014 08:56 #10 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Tampa do tanque de gasolina
Acho que é isso mesmo, nobre Nobre, mas a Kawa pecou na tropicalização da moto; deviam ter usado materiais resistentes à corrosão alcoólica.

Agora que parou de chover a oxidação na tampa está mais controlada e o problema diminuiu.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Set 2014 10:15 #11 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Tampa do tanque de gasolina
Pessoal,

Estive hoje na concessionária Kawasaki para trocar um cabo de embreagem, e enquanto eu esperava o serviço, olhem o que eu vi em uma Versys novinha, novinha, esperando pra ser entregue ao novo dono:




Ou seja, eles sabem do problema, mas em vez de resolver de vez, fazem uma gambiarra e esperam que ninguém reclame.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Set 2014 12:13 #12 por GuilhermeBSB
Respondido por GuilhermeBSB no tópico Tampa do tanque de gasolina
Talvez essa seja uma medida da concessionária para diminuir a reclamação de proprietários na concessionária, e não uma medida da própria kawasaki, não?! rs

Bandit 650S Vermelha!
Anterior: Mirage 150 Grená

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Set 2014 17:05 #13 por Metaller
Respondido por Metaller no tópico Tampa do tanque de gasolina
Não entendi qual é a desse papel ai. É pra mostrar oa dono que o bocal oxida ou é pra preservar o bocal até vir da fabrica até o dono da moto? Voce não perguntou? Abs

Heavy Metal Thunder!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Set 2014 17:12 #14 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Tampa do tanque de gasolina
O papel é absorvente, não dá pra ver direito na foto, mas se parece com aquelas toalhinhas de papel em que os sabonetes Francis vêm embrulhados. Sendo absorvente, não é só pra mostrar, tem uma utilidade, e na foto dá pra perceber que está embebido em líquido acompanhando a linha do bocal do tanque.

Eu não perguntei, mas estou presumindo que é para preservar o bocal, não da fábrica até o dono, mas da concessionária - quando fazem a "ativação" da moto e colocam algumas gotas de gasolina - até o dono final.

Esta moto em particular estava na oficina, ainda parcialmente desmontada. Esta é a primeira vez que vejo esse papel, as motos no salão, em exibição para venda, não têm o papel. O que mais me deixou cabreiro é que o papel está impresso, sinal de que o problema é conhecido e recorrente.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2015 13:21 #15 por AndreMurata
Respondido por AndreMurata no tópico Tampa do tanque de gasolina
Mesmo problema na Ninja 1000, mas só começou quando eu deixei ela parada por 3 meses. Sempre lubrificando com WD40

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.269 segundos