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TÓPICO: De Fazer 250 para ER6N, com pausa no ortopedista

De Fazer 250 para ER6N, com pausa no ortopedista 10 Mar 2014 01:17 #16

  • _paulo_ricardo_
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É rapaz.......... cuidado... 2 tombos de fazer + trilha + os parados + esse de ER-6... Já parou pra avaliar como você está levando a moto? se está com medo, ou com excesso de confiança... eeeeeee pelo amor de Deus, nunca mais reduz no meio de uma curva, pode ser muito perigoso, você pode até tomar um "highside" tpw, se a moto ta inclinada pra esquerda ela te jogar pra direita... é feio... mas é assim que a gente aprende, caso aconteça da roda dar uma escorregada nunca freie de uma vez, ou corte a aceleração, ou acelere um pouco, ou solte devagar o acelerador... mas isso só o tempo ensina.......

Vou postar o link de um vídeo no youtube que me ajudou MUITO, assista e me diga o que achou... uma hora e meia de muita coisa boa.... desde erros básicos, contra-esterço, até técnicas mais avançadas de pilotagem... espero que ajude o quanto me ajudou.

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
Kawasaki Ninja 300
Bandit 650N


Marília/SP
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De Fazer 250 para ER6N, com pausa no ortopedista 10 Mar 2014 13:59 #17

  • espinafre
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Salve, Paulo Ricardo,

Pois é, esses relatos de tombos, trilha etc. são o desenrolar da minha história como aprendiz de motoqueiro; esses incidentes ocorreram nos três primeiros meses andando de moto, depois não mais. Com um ano andando de moto, esses pequenos incidentes acredito terem sido coisa de iniciante mesmo, depois deles nunca mais sequer cheguei perto de sofrê-los novamente.

O acidente com a ER-6N realmente não tive como evitar, teria sofrido com ela, com a Fazer ou com uma bicicleta, mas tudo serve para o aprendizado. A redução no meio da curva, aprendi também quase do jeito mais difícil, mas aí são artefatos da mudança para cilindrada maior, nova curva de aprendizado.

Já havia visto esse vídeo, é excelente, mas a meu ver é mais útil em velocidades mais altas como rodovias e circuitos (não que o conhecimento não possa ser transferido para o uso urbano, mas creio que o foco maior é pilotagem em velocidades maiores). Li também os dois livros que originaram o filme, também direcionados para pilotagem em alta velocidade.

Mas é isso, Paulo, meus relatos aqui funcionam como um "diário de bordo" de aprendizagem; vou ganhando confiança sim à medida que vou ganhando experiência, mas nunca perco a cautela que tem me mantido vivo, inteiro e sempre pronto para pilotar mais um dia :)

Um abraço.
... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.
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De Fazer 250 para ER6N, com pausa no ortopedista 11 Mar 2014 12:17 #18

  • _paulo_ricardo_
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Algumas coisas é mais pra alta velocidade mesmo... As que funcionaram pra mim dentro da cidade foi a "regra do controle do acelerador" e os braços relaxados na moto... já passei um muita areia onde a moto balançou e eu saí de boa... O relato da ER6 era impossível sair mesmo... O importante é que vocês estão bem.
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Marília/SP
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