Ninja 300 2013

04 Set 2013 18:42 #488 por PAULOTAZMARQUES
Respondido por PAULOTAZMARQUES no tópico Ninja 300 2013
Meu caro amigo! Óleo não some dentro do motor. tem duas opções. Ou o piso do local que seu amigo está olhando o óleo não está nivelado, ou o óleo está baixo mesmo. Pode inclusive acontecer o contrário. Em alguns casos o visor mostra nível bom quando realmente não está justamente por causa do desnível. Na dúvia procure a Kawasaki pra não ter risco de bater o motor

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04 Set 2013 23:54 - 05 Set 2013 11:07 #489 por André Cardoso
Respondido por André Cardoso no tópico Ninja 300 2013
O piso não é desnivelado, amigo. Pelo menos não tanto a ponto de "esconder" o óleo. Vou consultar a resposta que o cara teve na concessionária e postarei aqui.

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05 Set 2013 09:32 #490 por AlexandreAvelino
Respondido por AlexandreAvelino no tópico Ninja 300 2013

ecob escreveu: Quanto a gasolina.....
quando comprei, o pessoal falou: SÓ USE COMUM, NÃO use aditivada

Um mecânico de carros com mais de 40 anos tb disse isso, o pq não sei

Agora tem pessoas que compram Motokas e só usam Gasolina Podium.

Alguém sabe algo sobre, o pq dessa lenga lenga? ^^


Bom dia, ecob,

Cara, eu tenho uma explicação, mas pode não ser a única. Na época em que lançaram o combustível aditivado nas bombas aqui no Brasil (meados da década de 90, estou errado?), havia muita dúvida sobre isso. Contudo, já se sabia que a utilização de aditivos de garrafinha em dosagem errada poderia levar depósitos do tanque para o filtroe então para carburador ou corpo de borboleta/bicos injetores, piorando o que deveria ser consertado. Isso não acontecia (e não acontece) com o combustível aditivado de posto, pois ele vem em doses "homeopáticas" para evitar o acúmulo de sujeira, se utilizado com frequência.

Mas... de nada adiantou a explicação, a confusão já estava instalada. Manuais de carros e motos são cheios de erros de tradução, e por um tempo existia a recomendação de se utilizar somente gasolina comum, no sentido de evitar que o proprietário a aditivasse com aquela da garrafinha, sob risco de não respeitar a dosagem errada. O que não se fala é que em vários países a gasolina comum há anos já é equivalente a nossa aditivada, existindo inclusive versões de maior octanagem e até aromatizadas, voltadas para quem anda de moto e não quer chegar com cheiro de escapamento no trabalho. A Honda por um bom tempo recomendou só usar comum em seus carros, mas, após revisar seus manuais há uns anos, retirou a restrição.

Então, voltando ao nosso caso: o telefone sem fio das orientações em concessionárias atingem vários outros aspectos. Amaciamento: recebi nada menos que 3 orientações diferentes na mesma concessionária em que comprei a moto, fora a que estava no manual! Troca de óleo: uns falam em só usar mineral, outros em só usar semissintético, o manual só fala em especificações API e JASO mínimas. Recall das Ninja 300 e Z800: cada concessionária deu um prazo e um procedimento diferente... Por aí vai.

Todas as vezes em que usei Podium em meus carros e motos (mesmo aqueles com taxa de compressão alta, logo, mais aptos a se beneficiar da maior octanagem) eles consumiram bem mais e não necessariamente andaram mais. A turma que viaja pelo Mercosul relata a mesma coisa: carros e motos consome mais, acho que a injeção tropicalizada não entende direito a gasolina sem álcool...

Espero ter ajudado.

Abraço!

Honda XR 200R 1999
Honda Biz 125 ES 2009
Honda CB 300R ABS 2010
Kawasaki Ninja 300 (Atual)

Seja você o motorista que gostaria de encontrar nas ruas.

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05 Set 2013 11:22 - 05 Set 2013 11:28 #491 por André Cardoso
Respondido por André Cardoso no tópico Ninja 300 2013
Boa explicação, Alexandre!

Acredito que hoje em dia não deve fazer tanta diferença em usar gasolina comum ou aditivada. Tanto que manual da minha Hornet está escrito: Não se conhece problemas causados pelo uso da gasolina aditivada, mas a sua moto foi projetada para usar gasolina comum, de boa qualidade.

Lógico que só uso comum, mas certamente a maioria dos proprietários usa a aditivada e andam sem problemas.

A injeção eletrônica deve reconhecer o tipo de gasolina e achar o melhor meio de funcionar. Lembro que quando comprei a moto, perguntei pros mecânicos da autorizada e todos foram enfáticos: devia usar a gasolina aditivada. Aposto que nem leram o manual.

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05 Set 2013 12:45 #492 por ecob
Respondido por ecob no tópico Ninja 300 2013
Entendi. Bom, tudo isso é estranho mesmo, e como falou, talvez a IE de algumas motos não estejam preparadas mesmo para essas diferenças. Vou tentar mudar pra aditivada, ou melhor, fazer umas duas médias com a comum ainda, e depois mudar, e aí comparar consumo e comportamento, vamos ver.

Negócio é esse as vezes...

Honda CBX 250 Twister (ex)
Comet 650GT - Mafalda (ex)
Honda Biz - Sabrina Sato (atual)
XT 660R - Ronda Rousey, meu Trator (ex)

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05 Set 2013 13:47 #493 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Ninja 300 2013
O manual do proprietário é um documento oficial da fábrica, e como tal é reconhecido em qualquer tribunal. Então, se vc usar a moto conforme o manual e tiver algum problema, vc estará respaldado, porém se não estivewr de acordo coom o manual, as fábricads poderão se eximir do problema.

Acontece que, para constar no manual, a fabricas promovem teste para poder garantir aquele procedimento e, na sua maioria, o combustível testado é o comum e não o aditivado. O fato do combustível aditivado cumprir ou não o que é prometido em sua propaganda não quer dizer que ele vá prejudicar seu motor, mas a fábrica poderá alegar que, em um eventual problema, que vc não utilizou o combustível correto.

Algumas fábricas já efetuaram o teste com combustível aditivado e constataram que não houve problemas, e fizeram questão de deixar isso claro no manual.

O fato é o seguinte: "Gasolina de qualidade sempre" independente de ser ou não aditivada. Aí vai da preferência do usuário se ele acha que compensa ou não seu uso.

Eu realmente já utilizei das duas e nunca constatei melhora do rendimento nem da kilometragem em minhas motos e também nunca tive problemas sérios com o sistema de alimentação das minha motos usando comum, então eu dou preferência para a comum, mas essa é somente a minha opinião. Há quemnotou diferênças.

Só para constar, TODA gasolina comercializada no território nacional tem, no mínimo, 20% de alcool anidro em sua composição. Pode ser comum, aditivada, premium, pódium, ou o nome que tiver. O alcool anidro substitui o chumbo como antidetonante da gasolina (que é cancerígeno e outros paises utilizam outras substancias).

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: André Cardoso

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06 Set 2013 09:31 - 06 Set 2013 09:32 #494 por Wendell
Respondido por Wendell no tópico Ninja 300 2013
O que eu sei:

1. Gasolina comum A LONGO PRAZO deixa "sujeira (carbonizado)" na câmara de combustão e no carburador dos carros/motos carburadas. Ficaria algo similar a esta foto:

2. Gasolina aditivada possui aditivos que melhoram a queima e evitam essa carbonização acima no carburador e câmara de combustão PORÉM o uso EXCLUSIVO da aditivada A LONGO PRAZO deixa uma película esponjosa branca nestes mesmos locais.

O que um tio meu que trabalha na yamaha sugeriu era usar dois tanques de gasolina comum e um de aditivado. Logo, o tanque de aditivado limparia a sujeira deixado pela gasolina comum.

Depois de conversar com dois mecânicos certificados honda/yamaha com certificados de motos de mais de 1000cc, eles sugeriram a mesma coisa, porém dois tanque comum e 1 de pódium, que é melhor ainda que a aditivada.

Outra sugestão que me deram... na estrada, viagens, usar gasolina comum de boa procedência porque é mais barato e poderia baratear a viagem. PORÉM o último tanque na chegada ao destino, seria podium pois esse corroi menos tanque e todo o resto já citado.

Logo, desde então, faço isso nas motos e carro. Sejam de pequeno ou grande porte.

2 tanques comum + 1 de aditivada/pódium.

Viagem: comum. Ultimo(s) abastecimentos antes da chegada com podium.

PS.: Enfatizo as palavras usadas LONGO PRAZO!!!!!!!

Biz 100, Fan 125, Kansas , YS 250 , YS LE 250, Ténéré 250, Intruder 125, Comet GT250R, YS 250, Intruder, B650S (13~), Cbr250r (14~)

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06 Set 2013 09:36 #495 por Wendell
Respondido por Wendell no tópico Ninja 300 2013
Com relação ao tipo de combustível/consumo, já tive vários tipos/modelos/marcas de moto e posso dizer que faz diferença sim, porém é bem mais perceptível em alguns modelos que outros.

Na Fazer 250cc a diferença é mínima. Na comet 250cc a diferença era de mais de 2km/l.

Biz 100, Fan 125, Kansas , YS 250 , YS LE 250, Ténéré 250, Intruder 125, Comet GT250R, YS 250, Intruder, B650S (13~), Cbr250r (14~)

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06 Set 2013 09:50 #496 por Wendell
Respondido por Wendell no tópico Ninja 300 2013
Com relação ao uso, DESCONHEÇO (não quer dizer que não tenha) algum modelo de carro/moto que não posso utilizar qualquer um dos 3 tipos de combustíveis comercializados no Lisarb. Já ouvi dizer que os modelos BEM mais antigos não estão preparados para receber outro tipo que não seja o comum. Mas os novos...

PORÉM uma atenção deve ser dada ao seguinte fato (o que causa conversas como essa): quando se usa APENAS gasolina comum e de repente se resolve usar uma aditivada - ou PIOR ainda, a pódium - a utilização deste último "passa" limpando alguns componentes da injeção e pode até causar o entupimento do bico de injeção e te deixar na mão, tendo depois que realizar a limpeza do bico. Razão pela qual alguns não indicam o uso de aditivada.

Biz 100, Fan 125, Kansas , YS 250 , YS LE 250, Ténéré 250, Intruder 125, Comet GT250R, YS 250, Intruder, B650S (13~), Cbr250r (14~)

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06 Set 2013 09:51 - 06 Set 2013 09:53 #497 por Wendell
Respondido por Wendell no tópico Ninja 300 2013
Com relação ao "posso usar ou não":


"6) O uso da Podium pode danificar um motor pelo fato dele ter baixa taxa de compressão?
O uso de uma gasolina de alta octanagem, como a gasolina Petrobras Podium, não danifica nenhum motor, mesmo que ele tenha baixa taxa de compressão."

"8) Se usar a gasolina Petrobras Podium, o carro ficará mais potente?
A potência de um veículo é definida pelo fabricante no projeto do motor. A gasolina Petrobras Podium proporciona um total aproveitamento da potência projetada.
A gasolina não dá mais potência. O manual do proprietário informa qual a gasolina deve ser usada. Logo, se o carro foi projetado para utilizar gasolina de alta octanagem (Premium) e utiliza uma gasolina com octanagem inferior à exigida, ele apresentará menor desempenho."

"12) A gasolina Petrobras Podium tem chumbo?
Não. O Brasil, em 1989, foi um dos primeiros países a retirarem o chumbo de suas gasolinas automotivas. O chumbo era utilizado para aumentar a octanagem da gasolina, mas, por questões ambientais, vem sendo gradualmente eliminado.
O chumbo somente é utilizado na gasolina de aviação, sendo seu uso prejudicial aos carros equipados com catalisadores de sonda-lâmbda."

"13) A gasolina Petrobras Podium é aditivada?
A gasolina Podium é uma gasolina do tipo Premium, que também recebe aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível do veículo (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor)."

"16) É possível se misturar a gasolina Petrobras Podium com outras gasolinas?
Sim. A gasolina PODIUM e a gasolina SUPRA recebem pacote de aditivos detergentes/dispersantes testados e selecionados com o devido suporte técnico do CENPES, e na medida certa para manter limpas todas as partes do motor em contato com o combustível (bicos injetores, válvulas, câmara de combustão, cabeçote e carburador). Não há incompatibilidade entre elas.
É possível se misturar também as gasolinas Podium ou Supra à gasolina COMUM (que não recebe aditivos) sem que isso cause qualquer tipo de dano ao motor. O usuário, inclusive, se beneficiará com as propriedades de limpeza do aditivo. Cabe ressaltar que na mistura de gasolinas haverá uma diluição do aditivo, propiciando uma redução no poder de limpeza. Portanto, os benefícios proporcionados pelo pacote de aditivos não poderão ser observados em sua totalidade."

"Podendo ser utilizada em qualquer veículo a gasolina ou flexfuel, a Podium possibilita total aproveitamento da potência do motor. As retomadas de velocidade acontecem em menor tempo e as ultrapassagens ficam mais seguras.

Tanta vantagem se deve ao fato de que a Gasolina Podium Petrobras é o combustível de maior octanagem comercializada mundialmente. Com Índice Antidetonante (IAD) de 95, ela também é eficiente em veículos 1.0, se a taxa de compressão destes for maior ou igual a 10:1."

Biz 100, Fan 125, Kansas , YS 250 , YS LE 250, Ténéré 250, Intruder 125, Comet GT250R, YS 250, Intruder, B650S (13~), Cbr250r (14~)

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07 Set 2013 19:09 #498 por ecob
Respondido por ecob no tópico Ninja 300 2013
Muito bom os comentários. Será que se eu começar a abastecer misturando vai ter problema em relação ao que vc flw de resíduos?

Sempre abasteço uns R$ 35,00, começaria com R$ 5,00 de aditivada e R$ 30,00 comum, pra não ter problemas de entupir como vc flw. ^^

Honda CBX 250 Twister (ex)
Comet 650GT - Mafalda (ex)
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XT 660R - Ronda Rousey, meu Trator (ex)

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08 Set 2013 12:03 #499 por Wendell
Respondido por Wendell no tópico Ninja 300 2013

ecob escreveu: Muito bom os comentários. Será que se eu começar a abastecer misturando vai ter problema em relação ao que vc flw de resíduos?

Sempre abasteço uns R$ 35,00, começaria com R$ 5,00 de aditivada e R$ 30,00 comum, pra não ter problemas de entupir como vc flw. ^^


A idéia é exatamente essa!

Eu comprei uma tenere (vide assinatura) com quase 11mil rodados. No primeiro tanque de podium fui viajar para nova friburgo, mas depois de itaborai a moto parou. Já vinha falhando no caminho. Tive que pagar reboque que levou a moto para a yamaha de itaborai. Lá foi constatado bico de injeção sujo/entupido. Exatamente por eu não ter feito um procedimento como o seu.

Mas isso depende de outros fatores... quais combustíveis eram usados antes... quantos kms rodados tem sua moto... tem marcas/modelos que tem bicos injetores mais finos e entopem mais fácil...

Biz 100, Fan 125, Kansas , YS 250 , YS LE 250, Ténéré 250, Intruder 125, Comet GT250R, YS 250, Intruder, B650S (13~), Cbr250r (14~)

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14 Set 2013 16:29 #500 por Cocomoto
Respondido por Cocomoto no tópico Ninja 300 2013
André, manda seu amigo ver o óleo urgente.

A minha Ninja 250R após uma revisão, recebeu somente 1L de óleo, eu pagando por 2.

Deu que o motor foi danificado(biela) e fiquei 3 meses sem a moto. A garantia cobriu mas ainda tive que ouvir(antes da avaliação e detecção do problema) que a culpa tinha sido minha,sendo que a moto era nova...

PS: Escrever com os dois braços quebrados é chato demais.

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23 Set 2013 13:29 #501 por André Cardoso
Respondido por André Cardoso no tópico Ninja 300 2013
Perguntei para ele como ficou o caso. Disse que quando o motor está quente o óleo aparece. Mesmo assim, iria numa autorizada verificar a situação.

Mehoras aí, amigo!

Tombo?


Abs.

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23 Set 2013 15:55 #502 por Cocomoto
Respondido por Cocomoto no tópico Ninja 300 2013
Antes fosse só tombo...

Tava voltando do trabalho a noite e acertei uma vaca solta na BR.
Sorte que eu tava com uma XLX veia na hora e só tava a 70KM/h.

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