Abaixo a íntegra do comunicado /entrevista:
Desde 1903 a Harley-Davidson fabrica motos que são objeto do desejo de milhões de motociclistas de todo o mundo. Mesmo quem não gosta ou não se adapta ao estilo das motos fabricadas por ela admira a história de sucesso da empresa, que vai completar este ano 108 anos.
Entretanto, a experiência dos proprietários das motocicletas da marca no Brasil não pode ser colocada no mesmo nível dos congêneres de outros países. Há muitos anos um único grupo representava a Harley-Davidson no país, divulgando, vendendo, prestando assistência técnica e manutenção nas motos. E em decorrência de inúmeros problemas que enfrentaram em sua relação com o concessionário, que começavam com a demora na liberação das motos depois de comprada e se prolongavam com a falta de peças, falta de estrutura das lojas e oficinas e a qualificação dos empregados, a insatisfação era geral. A falta de opções para sanar os problemas deixava todos sem esperança e inibia outras pessoas de se tornarem também proprietárias de uma Harley-Davidson.
No ano de 2010 uma luz no fim do túnel se acendeu quando foi divulgado que a Harley-Davidson Americana havia ingressado na justiça para encerrar antecipadamente o contrato de exclusividade desse grupo. A justificativa eram os problemas relatados pelos clientes e que chegavam com freqüência à matriz americana. No fim do ano a notícia era de que as partes haviam chegado a um acordo, mas por força do mesmo as informações sobre o seu teor ainda estavam sendo mantidas em sigilo, o que aumentou a expectativa sobre o futuro da marca no país.
Agora começamos a receber informações que dão esperança a todos os proprietários de Harley-Davidson do Brasil. Hoje, 08 de fevereiro, novos concessionários começam a atender os clientes em substituição ao antigo grupo. Dentre eles, o Grupo Catalão, que passa a representar a marca em Minas Gerais.
Tivemos a pouco a oportunidade de ter uma longa conversa com Leonardo Botelho Viotti, Diretor do grupo Catalão. Ele está muito entusiasmado com o desafio e promete fazer da loja de Belo Horizonte uma das melhores da marca no mundo, competindo inclusive com as grandes lojas americanas não só em estrutura, mas também em quantidade e variedade de motos, peças, acessórios e assistência técnica.
A loja:
Segundo Leonardo, a loja ocupará um prédio de três andares na Av. Raja Gabáglia, na Entrada do Bairro Buritis. A previsão é de que esteja pronta até o dia 30 de março, quando o Presidente Mundial da Harley-Davidson estará na cidade para inaugurá-la. O térreo será destinado à recepção e ao estacionamento de motos dos clientes, o segundo andar será uma loja para venda de peças, acessórios e boutique e o terceiro abrigará uma oficina que terá equipamentos de última geração. Leonardo disse que já adquiriu inclusive um dinamômetro para a oficina. Outra novidade está em um serviço de busca e devolução das motocicletas para revisão na casa dos clientes.
Período de transição:
A Catalão assumirá a manutenção das motos a partir de hoje e atenderá de forma provisória na sede da empresa na Rua Professor José Vieira de Mendonça 777 na Pampulha. Interessante observar que a oficina provisória já terá quatro vezes mais elevadores que a oficina do antigo representante, e quando a nova loja estiver pronta, será muito mais equipada. Os tradicionais lanches dos sábados também serão servidos lá.
O grupo assumirá a manutenção das motocicletas também no Rio de Janeiro, até que a H-D americana decida sobre quem será seu distribuidor na cidade.
Planos para o futuro:
Leonardo disse que está planejando criar numa área que tem em frente ao Posto Chefão, na saída para o Rio de Janeiro, o “Espaço Harley-Davidson”, para realização de reuniões, eventos, exposição de motos, etc, voltados para os proprietários de motocicletas da marca.
A Harley-Davidson no Brasil
A H-D americana assumirá definitivamente toda a operação brasileira, implantando diversas ações para apagar da memória os problemas passados, se aproximar dos clientes e atrair novos, fazendo com que faça valer também para os brasileiros a máxima de que "Harley-Davidson não é uma moto – é um estilo de vida". Uma das prioridades é a solução dos problemas relacionados à distribuição de peças. Aproveitando um porto seco na Cidade de Uberlândia, a H-D implantará lá um centro de distribuição de peças, acessórios e motos.
Minhas impressões
Normalmente sou otimista com o futuro, entendendo que se não tivermos pensamento positivo, mais difícil o que queremos acontecerá. Neste caso, depois da ótima impressão que tive da conversa com o Leonardo, meu sentimento é de que os tempos realmente mudarão para os proprietários de Harley-Davidson do Brasil com o exemplo do que acontecerá em Belo Horizonte. Sem precisar de muito pensamento positivo para isto.
Rômulo Provetti