Intruder 12/13 - Duvidas: partida, afogador, morrendo ao desacelerar

10 Ago 2016 12:18 #1 por paulorccruz
Boa tarde, galera.

Meu primeiro post no fórum, dei uma pesquisada antes, mas não achei nada realmente esclarecedor.

Essa é minha primeira moto, comprei há cerca de um mês, ano 2012/2013, com 19.000 rodados. E como é minha primeira moto, estou com algumas duvidas que talvez sejam até meio bestas, mas vamo lá... O antigo dono disse que fez uma revisão nela em novembro do ano passado, mas nunca se sabe, né? Então, desde que comprei a moto, as únicas coisas que fiz foi:

- Troca de óleo e filtro de óleo;
- Aperto na corrente;
- Troca da bateria (estava arriando, não segurava carga);
- Troca da pastilha de freio.

Dúvidas:

1. Partida - No manual diz que pra dar partida a frio, tem que puxar o afogador até o final, dar a partida e depois voltar a alavanca até a metade, até a moto esquentar. Porém, quando volto a alavanca, como diz no manual, a moto não mantém o giro, vai caindo até morrer. E com o afogador puxado até o final, o giro vai a 4.000 (4.100 quando esquenta um pouco). É normal isso? A moto não deveria manter o giro por volta de uns 2.500, sem morrer, com a alavanca na metade, já que é a indicação do manual?

2. Morrendo ao desacelerar - Acredito que por conta do problema acima, a moto não mantem o giro depois de desligo o afogador. Acontece o seguinte: Depois de dar a partida, eu deixo o afogador ligado (até o final mesmo), com giro em 4.000, por uns 3 minutos, depois desligo e vou embora. Só que quando desacelero para parar no farol, por exemplo, o giro desce e a moto morre. Só depois de andar uns 10 ou 15 minutos com a moto, é que consigo parar no farol, sem que a moto morra. E o giro fica em 1.400 ~ 1.400 mais ou menos.

De novo, é normal isso? É como se a moto tivesse demorando muito para esquentar, mesmo com o afogador ligado e o giro em 4.000 por 3 minutos. E olha que nem ta fazendo tanto frio em SP, ta uma média de 15 ~ 16 graus de manhã e a noite. (horários em que dou partida na moto, ida e volta do trabalho).

Tirando esse contratempo que venho tendo com a moto demorando para esquentar, estou adorando o mundo das 2 rodas. Já li muita coisa aqui no fórum também, que foi de grande ajuda, principalmente na hora de escolher qual moto comprar.

Então, desde já, muito obrigado a todos e vamo que vamo!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2016 08:06 #2 por MATUSA
Seja bem vindo!!!!
Esse problema pode ser de carburador sujo e/ou filtro de ar. Ocasionalmente, até por combustível ruim. Faça uma limpeza e regulagem do carburador e troque o filtro de ar caso esteja muito sujo. Verifique a vela de ignição, se estiver marrom e úmida,a mistura está muito rica, se estiver esbranquiçada demais, a mistura está pobre.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: paulorccruz

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Ago 2016 09:17 #3 por paulorccruz
Matusa,

Vou dar uma checada nesses itens, então.

Não parece ser nada grave, uma vez que depois de uns 10 min andando, a moto se comporta direitinho, pára de morrer.

Valeu pela ajuda!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2016 11:17 #4 por ezenecon
Paulo, sua moto está normal.

Motores carburados são melindrosos mesmo e se comportam diferente em cada moto, mesmo do mesmo ano e modelo!!!! É só pegar as manhas dela.

Com o afogador acionado a rotação sobe mesmo, é normal, e a moto fria não consegue manter a ML, também é normal.

Mas faça o que o Matusa falou que é muito bom, até para manter a moto sempre em ordem!!!! ;) ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: paulorccruz

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Ago 2016 12:12 - 12 Ago 2016 12:14 #5 por paulorccruz
Ezenecon,

Obrigado pela resposta!

Acho que já tô pegando o jeitão da moto mesmo, vi um vídeo no youtube ensinando a "forma correta" de dar partida a frio. Lá falava pra não sair esticando assim que der a partida, pra andar os primeiros quarteirões na moralzinha, até óleo passar por todas as partes do motor e tudo se "encaixar" direitinho.

Nos primeiros dias eu ligava a moto e já saia a milhão, dai ela ficava morrendo nas reduzidas. Hoje eu já saio na moralzinha, como foi dito no video, e reduziu bem esse problema de morrer. Quase não morre mais, na verdade.

A unica coisa que não consigo mesmo é deixar a alavanca do afogador acionada no meio, como diz no manual, o giro cai até a moro morrer. Então tenho deixado ela acionada até o final mesmo, por uns 3 minutos.

Mas vou fazer o que o Matusa falou mesmo, e acredito que tudo ficará bem, hahahaha.

Valeu, abraço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Ago 2016 15:10 #6 por ezenecon

paulorccruz escreveu: Ezenecon,

Obrigado pela resposta!

Acho que já tô pegando o jeitão da moto mesmo, vi um vídeo no youtube ensinando a "forma correta" de dar partida a frio. Lá falava pra não sair esticando assim que der a partida, pra andar os primeiros quarteirões na moralzinha, até óleo passar por todas as partes do motor e tudo se "encaixar" direitinho.

Nos primeiros dias eu ligava a moto e já saia a milhão, dai ela ficava morrendo nas reduzidas. Hoje eu já saio na moralzinha, como foi dito no video, e reduziu bem esse problema de morrer. Quase não morre mais, na verdade.

A unica coisa que não consigo mesmo é deixar a alavanca do afogador acionada no meio, como diz no manual, o giro cai até a moro morrer. Então tenho deixado ela acionada até o final mesmo, por uns 3 minutos.

Mas vou fazer o que o Matusa falou mesmo, e acredito que tudo ficará bem, hahahaha.

Valeu, abraço!


Eu tenho como habito ligar a moto antes de colocar o KPCT e as luvas. Isso faz com que o óleo suba e lubrifique as partes superiores do motor sem carga alguma, não é para "esquentar" a moto parada, mas apenas para o óleo circular pelo motor. Minha intruder foi até os 130 mil km e minha fazer já está com 110 mil. Depois é isso mesmo, tem que sair na boa, até pq os pneus e freios ainda estão frios e não estão com sua capacidade plena. Fazendo isso, vc aquece a moto como um todo!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2016 15:45 #7 por paulorccruz
Tudo certo agora.

Fiz como o Matusa falou, mandei limpar e regular o carburador, troquei o filtro de ar e regulei a marcha lenta.

Agora só alegria com a moto.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.141 segundos