Carburador BS25 Intruder 125 2012

30 Dez 2012 14:04 #1 por alexandrepolar
Olá pessoal,

Já tive uma intruder 2007, e aprendi muita coisa aqui no forum, mas nao estou encontrando informações na net sobre o carburador das novas intruders..

Estou com uma 2012,e quero aprender como remover o carburador, se o macete do tubo vai ajudar neste novo modelo, vi também o macete do calço, na intruder com BS26, será que serve para as com BS25 ?

Minha moto morre as vezes, quando estou parado em um semáforo e acelero.
E as vezes ela falha em altas rotações (a partir de 8000 + ou -).
Imagino que seja alguma regulagem do carburador.

eu já cortei o tudo restritor do ar e coloquei um filtro de ar de papel da CG150, a moto ficou mais esperta, antes era muito difícil subir o giro a partir dos 8000rpm, agora tem mais fôlego.
Não sei se ela vai parar de "engasgar" e morrer com esta alteração pois não andei um trecho grande.

valeu pessoal..

Alexandre



NÃO PATROCINE O CRIME !! NÃO COMPRE PEÇAS USADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Jan 2013 09:53 #2 por robertoam
Respondido por robertoam no tópico Carburador BS25 Intruder 125 2012
alexandre, a minha tambem é uma 2012, e esta com o mesmo problema, quando esta quente e eu paro num semaforo, é so por a mão
no acelerador e ela apaga, ja levei na concessionaria, mas o defeito continua, se me poder passar alguma dica, agradeço sua atenção,
abraços.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jan 2013 20:00 #3 por alexandrepolar
Postando aqui as mensagens particulares.. não tinha visto a resposta daqui :whistle:



alexandrepolar
olá, não achei não..
a minha está com 3600km e está parando de morrer.. antes morria muito

o que fiz foi achar o ponto da marcha lenta que morria menos, e ficou em 1500rpm

eu cortei o tubo restritor da entrada de ar e agora a rpm caiu pra 1200 ~ 1300, o motor ficou com mais fôlego, mais " esperto", mas ainda morre de vez em quando..

na concessionária nem olharam isso, pq ela não quis morrer, hehe, e o cara falou que o carburador estava perfeito..

tenta mexer no parafuso da marcha lenta, mas não deixe a moto muito acelerada..

flw
Quarta, 02 Janeiro 2013 14:31


robertoam
robertoam
Obrigado amigo,
vou deixar em 1500rpm
obrigado
Quarta, 02 Janeiro 2013 16:56


alexandrepolar
alexandrepolar
qq novidade me fala..
vou postar lá no tópico o que falamos aqui..

t+
Quinta, 03 Janeiro 2013 19:58

Alexandre



NÃO PATROCINE O CRIME !! NÃO COMPRE PEÇAS USADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jan 2013 16:51 #4 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Carburador BS25 Intruder 125 2012
Eu não recomendo alterações no restritor. Isso altera a quantidade de ar que entra na caixa do filtro e muda sensivelmente o comportamento do carburador à vácuo. Cortar ou eliminar o restritor só funciona na Yes que usa carburador com pistonete direto no giclê principal, uma técnica diferente da carburação à vácuo que depende muito do fluxo de ar do sistema. Mesmo assim, a melhora de rendimento na Yes simplesmente alterando o restritor é discutível, para um motor render melhor depende de vários fatores. Os fundamentais são ajuste fino de carburador e gasolina confiável.
O macete do tubo não muda absolutamente nada no carburador à vácuo. Eu fiz o macete do tubo uma vez e voltei tudo ao original, o resultado prático foi zero.
Uma ocasião tirei o restritor da minha Intruder que usa o BS 26, a moto não subia mais ladeira, mal rodei um Km e tive que voltar para casa quase que empurrando porque apesar dela não falhar e ter marcha lenta, o torque simplesmente sumiu.
O macete do calço em tese até pode melhorar a coisa, mas tem que testar. Eu não testei.
Deixem esse carburador BS 25 como está, não inventem. Se quiserem uma Suzukinha que ande melhor, escolham a GSR 150. Ou apostem na possibilidade da J. Toledo colocar o motor da GSR 150 na Intruder. Quem sabe ele atende esse nosso desejo?
A Intruder é isso aí mesmo, ela não esconde que é manquinha e anda pouco, é moto para uso racional e tranquilo, é para rodar a 60 Km/h na cidade e a 80/90 Km/h na estrada. Se quiserem mais que isso, só lamento, compraram a moto errada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2013 11:28 #5 por alexandrepolar
fala piccoli, blz?

concordo com vc..

eu não regulei o carburador.. pode ser que estava com a mistura muito rica e compensei deixando passar mais ar..

minha moto ficou melhor depois de cortar o tubo, mas ainda não medi o consumo..

o que me dececionou na 2012 foi o 1 cv e torque menor que na 2007.. parece que não mas faz diferença...

eu queria saber como ganhar este cv na 2012..

o manual diz que tem catalizador na 2012.. será que ele prejudica o desempenho?

t+

Alexandre



NÃO PATROCINE O CRIME !! NÃO COMPRE PEÇAS USADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2013 00:00 #6 por Mackenzie
Respondido por Mackenzie no tópico Carburador BS25 Intruder 125 2012
provável que a perda desses 1cv foi devido a adoção do catalizador.Mas não afirmo, pois não tenho conhecimento se só foi executada essa alteração na 2012

Atual: Heritage Custom 2008 33.000km
Haojue Lindy 125 2018 35km
Ex: Z 750 2012 Preta 22.000km
Ex Fazer 250 2011 Roxa - 55.000km
Ex: Suzuki Intruder 125 2011 - 21.500km

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2013 07:13 - 17 Jan 2013 10:20 #7 por alexandrepolar
a Intruder 125 vem perdendo potência para atender às leis de emissão de poluentes (Promot 3). Seu motor, ainda carburado, continua o mesmo: um cilindro, duas válvulas, comando simples no cabeçote (OHC) e refrigeração a ar.

Porém o novo carburador Mikuni BS25 com TPS (sensor de posição da borboleta do acelerador) e o escapamento com catalisador fizeram a moto ficar um pouco mais fraca. A potência passou de 12,5 cv a 8.500 rpm, em 2007, para 11 cv a 9.000 rpm em 2012. E o torque diminuiu de 1,19 kgfm a 8.000 rpm para 0,98 kgfm a 7.000 rpm.


na verdade perdeu1,5cv e torque..

Alexandre



NÃO PATROCINE O CRIME !! NÃO COMPRE PEÇAS USADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2013 23:50 - 17 Jan 2013 23:52 #8 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Carburador BS25 Intruder 125 2012
Esse lance de abrir de leve o acelerador e a moto engasgar ou apagar com motor quente é mistura rica. Um bom mecânico resolve isso fácil.

A perda de potência da Intruder é lamentável, coisas do Promot e de quem quer economizar colocando carburador ao invés de migrar o motor da Intruder para injeção eletrônica compensando também no aumento da cilindrada.
Todos os nossos problemas estariam resolvidos e seríamos as mais felizes das criaturas se a Suzuki colocasse o motor da GSR 150i na Intruder.
Como isso é pouco provável, eu sugiro compensar a perda de torque do motor com um artifício fácil de fazer, o aumento de torque na roda. Basta colocar uma coroa com mais dentes (ou um pinhão com menos). Se não me engano, o camarada ARSilva fez isso, colocou uma coroa de 47 dentes e a motoca dele ficou bem mais esperta. Perde-se em velocidade final mas no dia a dia do trânsito urbano a motinho fica mais arisca, arranca melhor e leva o peso de duas pessoas com mais tranquilidade. Já que fica difícil aumentar o torque do motor sem uma preparação com custo em geral alto...
A VAZ tem coroas com dentes a mais que a original Suzuki que acho que na Trudi 2012 ainda é 43 dentes.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2013 09:05 - 18 Jan 2013 09:29 #9 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Carburador BS25 Intruder 125 2012
Realmente melhora muito Piccoli.

A minha veio de fábrica com pihão 15, porém na 1ª troca de relação foi colocado (enganado) o pinhão 14. Nunca mais voltei ao original de 15!!!!

A moto arranca melhor, sustenta mais a rotação e até na estrada seu desempenho melhorou, pois, embora não atinja altas velocidades, ela mantem a velocidade de cruzeiro com mais facilidade, o quie no final da viagem dá um bom ganho de tempo!!!

PS: a minha tem carburador VM22 e é 08/09!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jan 2013 22:06 #10 por alexandrepolar
Eu reclamei que a moto morria na primeira revisão, e nem verificaram..
ainda falaram que se eu quisesse limpar o carburador seria R$ 80,00

paguei R$ 70,00 na revisão, cobraram o filtro de óleo mas não trocaram, a tinta azul (lacre) estava intocada, e só vi quando mandei trocar em outra oficina..
duvido também que trocaram o óleo..

foi na suzuki de santo amaro, na av. joão dias.. tomem cuidado com esta concessionária..
deposi dessa experiência, nem mandei mais pra revisão.. vai chegar a terceira e vou fazer com mecânico de confiança..


mas voltando ao assunto, existe algum padrão ou esquema de regulagem do carburador, como o vm22 ?

Tenho saudade da minha 2007..

a moto está fazendo uns 33km/litro.. hoje peguei um trecho de estrada, mantive em 90km/h a 8000rpm na boa.. chegou a 100km/h em 9000rpm, e senti o motor sem força para passar disso.. e teoricamente deveria ir até 10000rpm..

estava sozinho, tenho 80kg, e estava com uns 10kg de bagagem.. não tenho parâmetros para saber se está bom ou ruim..

tb não vi ainda qual coroa e pinhão vieram na minha moto, depois eu verifico..

Alexandre



NÃO PATROCINE O CRIME !! NÃO COMPRE PEÇAS USADAS.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jan 2013 16:57 #11 por Marcos CF
Respondido por Marcos CF no tópico Carburador BS25 Intruder 125 2012
Alexandre, tenho uma trudi 2007 desde zero, e que agora tem 71 mil km, estava pensando em trocá-la por uma mais nova, mas não o fiz porque a moto regrediu. A Jtoledo quis inventar com um carburador a vácuo e cheio de sensores...A moto ficou capada...
Se as restrições de poluição fazem com que a moto perca muita potencia, ao menos se aumentassem a cilindrada para 150 e mantivesse o carburador da 2007/2010 VM22... A Riva usa um carburador simples parecido como o VM22 e não polui mais por isso. A mesma cagada fizeram com as "novas" GSR 125, ficaram xoxas, perderam rendimento, e isso numa moto pequena é fatal...Os motores 125 não fazem milagres. Se a Suzuki não melhorar o rendimento das atuais intruder, fico com a minha até ter que fazer uma retífica e caso com a moto. O que me dão na troca por uma nova é equivalente a uma boa bicicleta, rs. Outra alternativa é migrar para a Riva que fiquei seriamente tentado! O bom senso me diz para ficar com a minha trudinha, levando em consideração o que ela vale no mercado e o que ela me oferece em prestações (que não do banco, he,he).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jan 2013 18:19 #12 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Carburador BS25 Intruder 125 2012
Eu já casei com a minha, 2007 também, já fiz retífica no cabeçote e foi colocado pistão da titan150, já são quase 2 anos com ela parada, mês que vem vou ver se ela funciona de novo. :)

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jan 2013 21:08 #13 por silver knigth
Patrão e Marcos CF, Boa Noite.
Não é uma questão de casar com a moto, é uma questão de racionalidade ! ;)
Como já divulguei aqui no Fórum, comprei uma maior, uma next.
Na negociação, propus a Intruder 2010 como parte de pagamento.
A oferta, foi de R$ 2.600,00 ! :ohmy: :ohmy: :angry: :angry:
Detalhe : Uma Bicicleta elétrica da Dafra, como pode ser verificado no site deles, custa em torno deste valor.
Pensei, e cheguei a conclusão de que seria mais vantajoso ficar com ela e usar no dia a dia. :)
Já está paga, seu custo de manutenção é baixíssimo em relação a outras motos, até mesmo outras 125 de certos modelos...
Conheço sua mecânica, é simples e resistente, não tem maiores segredos ou sofisticações.
Peças, tem até um tópico aqui no fórum, existem várias genéricas, de outras motos que servem nela, e até "paralelas" mais baratas.
A nova, deixei para a estrada. O custo dela, mensal, é mais alto. É só olhar o preço das peças, dos pneus, etc...
Então, eu diria que, em certas condições, "casar" é a solução mais lógica e racional.
Ou adotar soluções como a do Ezenecon : passar para o filho, ou alguém próximo.
O Ezenecon mesmo já fez comparações de custos em um outro link, sobre custos de manutenção de uma 250, e foi bastante claro e preciso em suas observações.
Contra números, não existem contestações a serem feitas ! :)
Portanto, como já disse uma vêz aqui : Vamos curtir nossas intruders !!!!! E azar de quem não teve, ou não tem uma !!!!! :woohoo: :woohoo: Não sabem oque é bom ....

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Jan 2013 18:47 #14 por alexandrepolar
é pessoal.. é a jtoledo nos presenteando..
em vez de melhorar a moto pioraram.. é uma vergonha..
eu gosto da intruder pelo estilo custom, tem a mirage 150 tb, mas não sei se é tão confiável quando a intruder..

mas é isso ae.. só nos resta esperar até resolverem lançar uma custom 150 com injeção..

Alexandre



NÃO PATROCINE O CRIME !! NÃO COMPRE PEÇAS USADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2013 11:54 #15 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico Carburador BS25 Intruder 125 2012
Coisa de uns 3 anos atrás, minha Intruder 2006 estava ao redor de 4 mil na FIPE. Uma loja Yamaha me ofereceu 1.800 na troca de uma Fazer zero. Imaginem o que oferecem hoje com o valor atual cotado a R$ 2.940.
A despesa maior que tenho anualmente é o DPVAT, nem IPVA vou pagar para ela este ano porque o valor ficou abaixo do mínimo que a Fazenda Estadual do Rio Grande do Sul cobra.
Vou "roer" essa Intruder até sobrar um toquinho de osso!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Deee_Carlos, silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.138 segundos