Amigos gostaria de saber dos proprietários de Intruder de todos os anos os seguinte:
1- Em 5º marcha a 8500 RPM qual a velocidade suas motos chegam!!!!!!!!!!!!!
Pergunto isto pois acho que minha Trudi 2004 é aleijada de tanto que anda explico:
Troquei o pneu traseiro dela pelo da Intruder 250cc 120/90x16 minha relação é 14 x 43 e o carburador o BS 26 á vácuo e depois disto em 8500 RPM estou a exatos 100 KM/h cravados no velocimetro em 5º marcha
ou seja ainda faltam 1500 RPM para chegar na faixa vermelha que começa nos 10000RPM e considerando a proporção nesta rotação ela vai bater nos 120 fácil se entrar no vermelho então vai a 140??? ( nunca deixei isto acontecer nestes já 60000 Km rodados e nem pretendo )
Meu intuito é orientar aos donos de Intruder caso meu desempenho realmente esteja acima da média que façam o mesmo pois a moto ficou ótima em curvas, mais bonita, e acredito eu que este pneu dure bem mais que o original
Vamos lá galera façam a medição 8500 RPM em 5º marcha e falem a quanto ela chega nestas condições
Posso estar muuuuuuito enganado e falar uma baita besteira, quem discordar por favor se fanifeste masssssss... esse pneu da 250 ele além de mais largo não é também mais alto? E caso realmente seja mais alto o acréscimo da velocidade não seria por isso? Ou seja, a velocidade real é de 80Km/h porém a que mostra no velocímetro é 100Km/h... pode ser?
[EDIT] Agora, independente da velocidade que esse pneu fica show isso fica!!!
jmozer, faz sentido o q vc disse
em carro eh assim...
mas ele so trocou o pnau traseiro, aconteceria se fosse no pneu da frente onde geralmente fica o sensor de velocidade... nao?
Piloto Carioca escreveu: jmozer, faz sentido o q vc disseem carro eh assim...mas ele so trocou o pnau traseiro, aconteceria se fosse no pneu da frente onde geralmente fica o sensor de velocidade... nao?
Bem amigos realmente se fosse o dianteiro iria influir na aferição do velocimetro, mas como é o traseiro a lógica se aplica de forma parecida pois como o pneu é bem mais alto a relação final ficou mais longa o que elevou a velocidade máxima " acho eu estou esperando as medições dos amigos do forum " e olha que minha Intruder é 2004 com carburador a vácuo menos potente que as mais novas.
Agora a relação das Intruder novas é 15x43 contra 14x43 das mais antigas, portanto não sei como uma Intruder mais nova iria se comportar com este pneu a não ser que alguém que possua uma das novas e tenha colocado o mesmo pneu se manifeste também.
Sinceramente não vejo motivos para que a J.Toledo não solte a Intruder de fábrica já com este Pneu pois a moto melhora em todos os sentidos!!!!!!!!!! pelo menos a minha melhorou muito
Senão me engano a minha a 100km/h em 5ª é uns 8.500RPMs tb, só que a minha é 2007, mas tá com o pneuzinho original ainda...
Sei disso pq quando ela vai a 115 o conta-giro recém tá encostando nos 10k rpm's
Quando ela deu 120 aqui na freeway passando o posto da PRF em direção á gravatai ela não cortou o giro, creio que se eu abaixasse iria aos 125km/h e cortaria a ignição...
Se o sensor de rotação fica na frente então não faz diferença o tamanho da roda, mas se ficasse atrás.....
... tbm me corrijam se eu estiver errado, mas o sensor de rotação não trabalha pelo "número de voltas" que a roda dá? Se asim for, vejamos:
No pneu menor, uma volta da roda equivale à uma distância, suponhamos 2 metros; já no pneu maior, essa mesma volta equivalerá a uma distância maior, não? Tipo uns 10-20% mais? Logo, se houvesse um erro na marcação da velocidade, seria um erro PRA MENOS. Se eu estiver errado por favor corrijam.
Um pneu maior atraz faz com que vc ande mais no mesmo giro. Ex: Com pneu original a 8500 rpm vc está a 90 km/h. vc coloca um pneu maior (5%) nos mesmos 8500 rpm vc vai a 94,5 km/h. O problema é que a potencia do motor continua sendo a mesma, então em retas ou em condições desfavoraveis (subidas, vento contra, etc) vc já não tera potencia para alcançar o mesmo giro que em uma relação mais curta. Além é claro do maior arrasto causado pelo pneu maior e do incremento de peso no trem trazeiro, que também atrapalha bastante o desempenho. Se estas variaveis não existissem, bastaria alongar uma relação que fariamos uma 125 andar como uma 200, uma 200 andar junto com 250 e assim por diante.
Abraço
Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.
Tenho uma trudy 2008. Coloquei o pneu da 250, uns 160 km atrás.
Tou começando a sentir as diferenças...
Curva:
Moto mais firme, mais grudada no chão. Entra sem pedir inclinação. Quando sai, já vai fazendo força pra cima, pra ficar em pé.
Arrancada:
A primeira faz bastante força, a segunda também. Aquela terceira milagrosa perde um pouco do vigor... Mas a moto não chega a ficar xôxa, não.
"Alta" velocidade:
Acima dos 80 km/h, ela começa a ter dificuldade pra cortar o ar. Chega aos 90 com certa tranquilidade. Mas dos 90 aos 100 demora um pouco mais do que com pneu original.
Isso tudo de 5a marcha.
Ainda assim, o problema não é grave... é sutil. Nada que não se resolva esticando a 4a marcha até uns 9.000 rpm.rs
Conclusão: a moto passa a pedir uma tocada mais "esportiva". Deve ser isso que aumenta o consumo.
Velocidade de cruzeiro:
Com pneu original, aos 5.000 rpm, a velocidade era precisamente (dentro dos limites do painel e do olho humano..rs) 60 km/h.
Com pneu da 250, aos 5.000 rpm, a velocidade fica pouco acima do risquinho de 65 km/h. Logo depois, mas encostado na marca dos 5.000 rpm, vc já está a 70 km/h.
Resultado: a moto trabalha em regimes um pouco mais baixos (em média 500 rpm a menos, pra mesma velocidade). E tudo indica que economiza mais, pra andar na mesma velocidade.
Particularmente na minha moto, que é a que eu conheço..rs, na faixa dos 6.000-7.000 rpm ela começava a vibrar muito. E era justamente na velocidade mais usada aqui em Brasília (faixa dos 60-80). A faixa mais macia era dos 5.000-6.000 rpm.
Com o pneu da 250, eu atinjo essas velocidades "de trabalho" numa faixa pouco abaixo. Tenho velocidade mais alta, antes de a moto começar a vibrar.
Resumo:
A moto ficou mais gostosa. A sensação de conforto aumentou. A moto tá com mais jeito de custom (andar mais, girar menos..rs), com pouca perda de torque. O consumo talvez aumente nas arrancadas, (e só se vc quiser arrancar forte), mas diminui em velocidades constantes (pelo jeito de trabalhar do motor, dá pra ver, mesmo que eu ainda nao tenha medido). FIcou muito boa de curva e estabilidade. Não senti diferença no corredor nem em manobras de espaço reduzido.
Em termos de futilidade, ficou lindona... Não deve nada à própria Intruder 250 (em aparència..rs).
Lembrando que o pneu tá com apenas 160 km (50 deles, com o novo tanque, no qual medirei o consumo).
Esse é o meu relato, minhas impressóes pessoais. Espero que ajude
iikozen... não esqueci não... tou te devendo as fotos... vou providenciar!
Algo que, em termos de estética, gostaria de comentar e ouvir os comentários é que, sem alterações na dianteira, e com a colocação deste pneu, a traseira vai subir o que a meu ver vai tirar um pouco da aparência que me agrada na intruder.
O ideal seria poder alongar um pouco as bengalas, como alguns já o fizeram, ao mesmo tempo em que se coloca este pneu.
Sagat, gostaria de ouvir, em especial, seus comentários irmão!
Na minha coloquei o dianteiro também da 250 medida 3.00 x 17 Michelin M45 o original é 2.75 x 17 com isto o visual da moto ficou mais uniforme ou seja ela está calçada tanto na dianteira quanto na traseira com os pneus da 250cc