CAS aprova redução de 50% em taxa para Polo de Duas Rodas, no AM

31 Ago 2012 15:52 - 31 Ago 2012 18:53 #1 por FernandoDF
Segue a noticia.

Mais dinheiro para as montadoras.


CAS aprova redução de 50% em taxa para Polo de Duas Rodas, no AM
Um dos projetos visa a redução de 50% da cobrança da TSA.
'Medidas não baixarão preços nem aquecerão mercado', diz Abraciclo.
Mônica Dias
Do G1 AM



Comente agora
Para tentar contornar a crise do Polo de Duas Rodas, o Conselho de Administração da Suframa (CAS) aprovou projetos com medidas de estímulo para o setor durante reunião realizada nesta quinta-feira (30). Ao todo, foram 48, sendo o mais expressivo a redução em 50% da cobrança da Taxa de Administração da Suframa (TSA) para os fabricantes finais de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

CAS aprovou 48 projetos com medidas de estímulo para o Polo de Duas Rodas (Foto: Divulgação/Abraciclo)
De acordo com a assessoria da Suframa, as medidas envolvem investimentos totais, incluindo capital de giro, de U$$ 2,6 bilhões e a geração de 591 empregos. De acordo com o superintendente da autarquia, Thomaz Nogueira, a medida passará a ter validade a partir deste sábado (1º). Até o final do ano, a redução de 50% da TSA representará menos R$ 13 milhões em uma arrecadação anual média de R$ 530 milhões.
O G1 conversou com Paulo Takeushi, um dos membros da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), para saber que impactos essa redução deverá acarretar. Segundo ele, apesar de bem vinda, ela não é suficiente para influenciar no produto final ou aquecer o mercado. “Vai ajudar a reduzir uma pequena parte das despesas e tentar manter os empregos dos funcionários, mas não será suficiente para auxiliar nas vendas”, disse.
saiba mais
Contratação de trabalhadores temporários no PIM é reduzida, no AM
Fábricas do polo de duas rodas do AM terão incentivos para evitar demissões
A crise, que preocupa empresas do setor desde o ano passado, teve um aumento significativo este ano. Segundo dados da Abraciclo, no primeiro semestre de 2012 foi registrada uma queda de 15% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. O número atinge diretamente Manaus que concentra 90% da produção nacional de motos. Conforme dados do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico no Amazonas, mil funcionários foram demitidos de janeiro a abril de 2012 somente nas empresas de injeção plástica do PIM que atendem o setor de Duas Rodas.
Takeushi aponta como um dos principais motivos para a crise a dificuldade de linhas de crédito para financiamento por parte dos bancos. Segundo ele, o rigor na hora de tentar um financiamento reduziu significativamente as vendas de motos no país, afetando as vendas. “Como a medida não ajuda a reduzir os preços, também não irá ajudar a aquecer o mercado”, relatou.
Outras medidas
O superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, destacou na reunião a medida do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que fará uma redução de 25% na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o gasto de energia dos fabricantes de componentes para o Polo de Duas Rodas.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, adiantou que após o feriado da Independência já está agendada em Brasília uma reunião entre as entidades do polo de motocicletas e instituições financeiras para que se discutam as soluções que deverão facilitar o financiamento do produto ao consumidor final.
Referindo-se à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), proposta pelo Governo de São Paulo contra os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Amazonas, Alessandro Teixeira falou diretamente aos empresários do PIM para reforçar o apoio do Governo Federal ao modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), nas palavras dele “um modelo que veio para ficar, importante para a indústria e para a história do país”.


O problema é que nós consumidores não ganhamos nada com isso. :angry:

Ajude-me em meu treinamento Jedi vwdarkside.com/pt/jedi/fernando-braz-307780

FAZER 250CC 12/13 PRETA -

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Ago 2012 16:01 #2 por Soueu
O que é irritante em tudo isso é que os fabricantes de veículos abrem mão de sua valorosa mão de obra, mas não abrem mãos dos estonteante lucros !
Deveriamos fazer um boicote geral por um mês e quero ver em que lugar do mundo, "eles" vão encontrar um consumidor tão generoso, para não dizer outra coisa.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Set 2012 14:21 #3 por FernandoDF
Penso da mesma maneira sobre eles preferirem a demissão de funcionários a redução dos lucros, só não acredito que exista adesão suficiente ao boicote a ponto de surtir efeito.

Ajude-me em meu treinamento Jedi vwdarkside.com/pt/jedi/fernando-braz-307780

FAZER 250CC 12/13 PRETA -

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2012 13:21 #4 por Queiroga
Nas motos e nos carros a margem de lucro é absurda!

Talvez quem sabe um dia, os brasileiros percebam e se unam contra isso. hoje é difícil..... eu faço a minha parte..... só compro veículo usado....

[]'s
Queiroga

Chuta que é macumba!
Rio de janeiro
EX: Trudi 125
ATUAL: LANDER XTZ 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2012 14:27 #5 por MATUSA
Compradores das "Asinhas" nunca entrarão num boicote...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.078 segundos