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TÓPICO: DPVAT - MOTO

DPVAT - MOTO 06 Fev 2012 11:08 #1

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Caros, Acabei de licenciar a moto.R$ 280,00 de DPVAT.Só para comapração, o DPVAT de carro está custando R$ 101,00.A diferença entre ambos os seguros é o preço pago por tanta selvageria e irresponsabilidade no trânsito.
AbçJF
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JF-GI
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DPVAT - MOTO 06 Fev 2012 12:15 #2

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Não, é um roubo mesmo !


Ninguém consegue auditar esse dpvat.
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DPVAT - MOTO 06 Fev 2012 13:22 #3

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Meus irmãos... o valor do DPVAT no meu modo de ver , deveria ser ao menos, pela cilindrada da moto e não essa generalização, em que esse Desgoverno faz o que quer.
Quanto maior a cilindrada,menos se pagaria de seguro e se não usasse, teria descontos no proximo ano.
Po outro lado, esses motoqueiros de m*r*a , verdadeiros "cachorros loucos" que andam por aí, se F...... e nós que pagamos...
Sei que não estamos isentos , mas 99% dos acidentes confirmados, são provenientes desses caras.
E aqui no Estado do Serginho Cabral, pagamos 4% do veiculo no IPVA. "Tá baum"?
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DPVAT - MOTO 06 Fev 2012 13:33 #4

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Por ex.; quem tem plano de saúde ... ??? e quem não tem, por direito constitucional tem a rede pública... então para que esse seguro ?
O André Garcia (motonliner sumido) sugeriu certa vez, que o dpvat deveria ser por motorista e não por veículo, pois vc. não conseguirá conduzir mais que um ao mesmo tempo. É uma boa ideia, além de justa.
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DPVAT - MOTO 06 Fev 2012 21:18 #5

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soueu escreveu:
Por ex.; quem tem plano de saúde ... ??? e quem não tem, por direito constitucional tem a rede pública... então para que esse seguro ?
O André Garcia (motonliner sumido) sugeriu certa vez, que o dpvat deveria ser por motorista e não por veículo, pois vc. não conseguirá conduzir mais que um ao mesmo tempo. É uma boa ideia, além de justa.

O DPVAT pago por motorista seria ótima idéia, desde que o motorista seja o dono do veículo e não o empreste para o amigo ou o sócio ou cliente dar uma volta.. Pois esta seria uma forma de "burlar" a lei.
Em relação a saúde pública.. bem é uma conversa pra lá de longa.. Sabemos que quem precisa do SUS é realmente quem não tem condições, mas quem recebe o dinheiro destinado ao SUS é o dono do iate super luxo, ou do jatinho estacionado próximo ao planalto..
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DPVAT - MOTO 06 Fev 2012 22:01 #6

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Roubalheira sempre tem. Mas sou forçado a concordar que pagamos pela irresponsabilidade dos outros.
Vander

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"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"
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DPVAT - MOTO 07 Fev 2012 07:14 #7

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o risco securitário é calculado com base nas informações de acidentes enviadas pelos órgãos oficiais.

A primeira providência para melhorar o risco motocicleta seria especificar o que é acidente com motocicleta e acidente envolvendo motocicleta.

O acidente com motocicleta é o acidente causado pela motocicleta: tombo por imperícia ou imprudência e atropelamento.

O acidente envolvendo motocicleta é o acidente que acontece na maior parte das vezes: veículos maiores colidindo ou atropelando motocicletas.

Garanto que se fizer essa triagem os acidentes de moto diminuiriam bastante porque hoje em dia tudo que acontece com uma moto é um acidente de moto quando muitas vezes é acidente que envolveu a moto.

O caso da Silvana é emblemático: ela sinalizava saída da rodovia para a lateral direita e o caminhão não esperou a saída dela, forçando passagem e arrastando-a. Ela terminou debaixo do caminhão com o eixo traseiro arrastando-a porque o motorista freou quando sentiu a pancada. Isso não é acidente de moto, isso é acidente envolvendo moto porque se fosse um carro o motorista não teria forçado a passagem.

E não pude receber o DPVAT porque as exigências esdruxúlas (documento original do caminhão e da moto) não permitiram isso.

O DPVAT precisa ser aprimorado e não descarto a sugestão de que comprovando a existência de seguro do veículo contra terceiros em valor igual ou superior aos valores do DPVAT, o proprietário seria isento de nova cobrança.
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DPVAT - MOTO 07 Fev 2012 08:57 #8

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LCROCHA escreveu:
soueu escreveu:
Por ex.; quem tem plano de saúde ... ??? e quem não tem, por direito constitucional tem a rede pública... então para que esse seguro ?
O André Garcia (motonliner sumido) sugeriu certa vez, que o dpvat deveria ser por motorista e não por veículo, pois vc. não conseguirá conduzir mais que um ao mesmo tempo. É uma boa ideia, além de justa.

O DPVAT pago por motorista seria ótima idéia, desde que o motorista seja o dono do veículo e não o empreste para o amigo ou o sócio ou cliente dar uma volta.. Pois esta seria uma forma de "burlar" a lei.
Em relação a saúde pública.. bem é uma conversa pra lá de longa.. Sabemos que quem precisa do SUS é realmente quem não tem condições, mas quem recebe o dinheiro destinado ao SUS é o dono do iate super luxo, ou do jatinho estacionado próximo ao planalto..
A cobrança do DPVAT, na minha opinião deveria estar vinculada ao motorista através da sua CNH. Seria justo, pois o condutor, esteja ele sobre uma moto ou dentro de um automóvel estaria coberto através da renovação anual do seguro, seja ele o proprietário do veiculo ou não. Bastaria ser habilitado. Se não pagar o seguro, não renova a habilitação e não pode dirigir. Não teria forma de burlar a lei e cada um pagaria apenas uma vez. Mas aí seca a mina de ouro de sabe-se lá quem fica com essa bolada. Mais uma picaretagem em no nosso pais.
Dyna Custon 2011,
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DPVAT - MOTO 07 Fev 2012 09:17 #9

  • JF-HD/FAT
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wolfmann escreveu:
o risco securitário é calculado com base nas informações de acidentes enviadas pelos órgãos oficiais.

A primeira providência para melhorar o risco motocicleta seria especificar o que é acidente com motocicleta e acidente envolvendo motocicleta.

O acidente com motocicleta é o acidente causado pela motocicleta: tombo por imperícia ou imprudência e atropelamento.

O acidente envolvendo motocicleta é o acidente que acontece na maior parte das vezes: veículos maiores colidindo ou atropelando motocicletas.

Garanto que se fizer essa triagem os acidentes de moto diminuiriam bastante porque hoje em dia tudo que acontece com uma moto é um acidente de moto quando muitas vezes é acidente que envolveu a moto.

O caso da Silvana é emblemático: ela sinalizava saída da rodovia para a lateral direita e o caminhão não esperou a saída dela, forçando passagem e arrastando-a. Ela terminou debaixo do caminhão com o eixo traseiro arrastando-a porque o motorista freou quando sentiu a pancada. Isso não é acidente de moto, isso é acidente envolvendo moto porque se fosse um carro o motorista não teria forçado a passagem.

E não pude receber o DPVAT porque as exigências esdruxúlas (documento original do caminhão e da moto) não permitiram isso.

O DPVAT precisa ser aprimorado e não descarto a sugestão de que comprovando a existência de seguro do veículo contra terceiros em valor igual ou superior aos valores do DPVAT, o proprietário seria isento de nova cobrança.
Caro Wolf,Vou respeitosamente discordar parcialmente de vc.1. Com relação ao acidente da Silvana, vc. está coberto de razão: ela foi vítima da irresponsabilidade - criminosa - de terceiro.2. Vc. também tem razão quando afirma que o vlaor do prêmio é calculado - ou deveria ser - em função da estatística de sinistralidade.3. Acredito que vc. esteja equivocado em relação à responsabilidade pela maioria dos acidentes. Aqui em S.Paulo, vejo muito colega motociclista eclamando que foi "fechado". Mas se vc. for analisar o "acidente", verá que ele normalmente é fruto de uma condução totalmente equivocada da moto, que normalmente é usada trafegando em alta velocidade pelos corredores cada vez mais estreitos. Indo ao trabalho de carro, canso de ter de frear - e frearei sempre - para permitir que verdadeiros "kamikazes" sobre duas rodas passem incólumes, mas às vezes eu simplesmente não vejo a aproximação - e certamente muitos outros - e aí que mora o perigo.Domingo passado, por exemplo, vi na rodovia Mogi-Bertioga um acidente frontal envolvendo carro e moto. pela posição dos veículos, a moto vinha ultrapassando pela contramão em lugar claramente sinalizado com dupla linha contínua e tachões refletivos amarelos no meio.Canso de ver motociclista buzinando furiosamente para passar em alta velocidade em corredor mesmo sendo visível estreitamento de pista e carros com seta direcional ligada já mudando de faixa.E por aí vai.Resumindo: na maioria das vezes, principalmente na cidade, o que se vê é motociclista sem menor noção de comportamento adequado no trânsito e sem nunca ter sequer ouvido falar sobre direção defensiva.Enquanto isso prosseguir, a carnificina seguirá seu curso ascendente, e com ela o DPVAT e o preconceito contra o uso de motos.AbçJF
JF-HD/FAT2012-02-07 11:21:37
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DPVAT - MOTO 07 Fev 2012 09:41 #10

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LCROCHA escreveu:
soueu escreveu:
Por ex.; quem tem plano de saúde ... ??? e quem não tem, por direito constitucional tem a rede pública... então para que esse seguro ?
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O DPVAT pago por motorista seria ótima idéia, desde que o motorista seja o dono do veículo e não o empreste para o amigo ou o sócio ou cliente dar uma volta.. Pois esta seria uma forma de "burlar" a lei.
Em relação a saúde pública.. bem é uma conversa pra lá de longa.. Sabemos que quem precisa do SUS é realmente quem não tem condições, mas quem recebe o dinheiro destinado ao SUS é o dono do iate super luxo, ou do jatinho estacionado próximo ao planalto..

Quanto ao plano de saúde x sus(to)... já não vejo tanta diferença. Levei quatro meses para ser consultado por um relmatologista e no dia da consulta ele me perguntou o que eu tinha e respondi que nada !. Ele, confuso, indagou; "como nada ?" e respondi que a 4 messes atrás tinha dores incômodas que "andavam" pelo corpo, mas que naque dia não mais as sentia. Ele ficou constrangido ao ver que eu procurara o atendimento no momento crítico, mas mostrou-se impotente face a demanda de usuários. Pensam que era médico do Sus?... Não ! ... da Unimed, da qual sou usuário há 18 anos.
Quem reclama do Sus, não sabe da realidade dos planos privados.
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DPVAT - MOTO 07 Fev 2012 09:54 #11

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Pura realidade Soueu. Infelizmente.
E ultimamente, vejo pessoas sendo atendidas, em alguns casos, na saúde pública, mais rápido do que nos convênios.
Conheço pessoas que passaram a procurar o AMA, para serem atendidos, e gostaram, pensam em cancelar o convênio. Eu não faria isso, mas devido ao descaso que sofreram pela operadora, acredito que farão isso.
Motonline!!
Referência em Motos.

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DPVAT - MOTO 07 Fev 2012 11:09 #12

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outro dia vi que em sao paulo gastasse uns 24mil reais pra cada acidente de moto naquelas grandes vias com o deslocamento de ambulancia, policia, CET, hospitalares , etc. Todo mundo que pilota moto ta sujeito a um acidente, mas a forma que uns camaradas andam, chega a dar raiva, quando vejo uns fazenda gracinhas, penso:"ai por que pago tanto pelo dpvat".
ténéré 250, minha Black Kamen Biker RX.
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DPVAT - MOTO 07 Fev 2012 13:07 #13

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Mais uma justificativa para se vincular o DPVAT à CNH. Poderia ser apurado o comportamento do condutor em função do seu envolvimento em ocorrências como infrações de trânsito e responsabilidade em acidentes sofridos. Dessa forma, o seguro poderia variar de acordo com o risco individual. Os ditos "kamikases"acabariam por perder a habilitação, em função dos valores do seguro a ser pago ou, o mais desejável, poderiam se educar.
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DPVAT - MOTO 07 Fev 2012 15:38 #14

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Caros, Essa questão da irresponsabilidade - ou simples ignorância acerca de regras elementares - ao conduzir moto realmente irrita.Irrita porque centenas de seres humanos - a maior parte muito jovens - perdem a vida de forma tola e perfeitamente evitável, enlutando mães, pais, esposas, filhos, parentes e amigos.Irrita porque os motoristas de carro e a sociedade generalizam, atribuindo tal comportamento incorreto a qualquer um que anda de moto.Irrita porque o custo em termos de gastos médicos, de socorro, de trânsito, é imenso.irrita porque em custo para a sociedade, na forma de pagamento de indenizações, pensões, auxílios, etc. é altíssimoIrrita porque o DPVAT fica mais caro.Irrita porque a reação dos políticos é sempre a mais estapafúrdia e demagógica possível, seja proibindo motos em determinadas vias, seja proibindo o trânsito com garupas, etc.É triste.
AbçJF
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DPVAT - MOTO 07 Fev 2012 15:38 #15

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wolfmann escreveu:
o risco securitário é calculado com base nas informações de acidentes enviadas pelos órgãos oficiais.

A primeira providência para melhorar o risco motocicleta seria especificar o que é acidente com motocicleta e acidente envolvendo motocicleta.

O acidente com motocicleta é o acidente causado pela motocicleta: tombo por imperícia ou imprudência e atropelamento.

O acidente envolvendo motocicleta é o acidente que acontece na maior parte das vezes: veículos maiores colidindo ou atropelando motocicletas.

Garanto que se fizer essa triagem os acidentes de moto diminuiriam bastante porque hoje em dia tudo que acontece com uma moto é um acidente de moto quando muitas vezes é acidente que envolveu a moto.

O caso da Silvana é emblemático: ela sinalizava saída da rodovia para a lateral direita e o caminhão não esperou a saída dela, forçando passagem e arrastando-a. Ela terminou debaixo do caminhão com o eixo traseiro arrastando-a porque o motorista freou quando sentiu a pancada. Isso não é acidente de moto, isso é acidente envolvendo moto porque se fosse um carro o motorista não teria forçado a passagem.

E não pude receber o DPVAT porque as exigências esdruxúlas (documento original do caminhão e da moto) não permitiram isso.

O DPVAT precisa ser aprimorado e não descarto a sugestão de que comprovando a existência de seguro do veículo contra terceiros em valor igual ou superior aos valores do DPVAT, o proprietário seria isento de nova cobrança.
 Caro Wolf,Vou respeitosamente discordar parcialmente de vc.1. Com relação ao acidente da Silvana, vc. está coberto de razão: ela foi vítima da irresponsabilidade - criminosa - de terceiro.2. Vc. também tem razão quando afirma que o vlaor do prêmio é calculado - ou deveria ser - em função da estatística de sinistralidade.3. Acredito que vc. esteja equivocado em relação à responsabilidade pela maioria dos acidentes. Aqui em S.Paulo,  vejo muito colega motociclista eclamando que foi "fechado". Mas se vc. for analisar o "acidente", verá que ele normalmente é fruto de uma condução totalmente equivocada da moto, que normalmente é usada trafegando em alta velocidade pelos corredores cada vez mais estreitos. Indo ao trabalho de carro, canso de ter de frear - e frearei sempre - para permitir que verdadeiros "kamikazes" sobre duas rodas passem incólumes, mas às vezes eu simplesmente não vejo a aproximação  - e certamente muitos outros  - e aí que mora o perigo.Domingo passado, por exemplo, vi na rodovia Mogi-Bertioga um acidente frontal envolvendo carro e moto. pela posição dos veículos, a moto vinha ultrapassando pela contramão em lugar claramente sinalizado com dupla linha contínua e tachões refletivos amarelos no meio.Canso de ver motociclista buzinando furiosamente para passar em alta velocidade em corredor mesmo sendo visível estreitamento de pista e carros com seta direcional ligada já mudando de faixa.E por aí vai.Resumindo: na maioria das vezes, principalmente na cidade, o que se vê é motociclista sem menor noção de  comportamento adequado no trânsito  e sem nunca ter sequer ouvido falar sobre  direção defensiva.Enquanto isso prosseguir, a carnificina seguirá seu curso ascendente, e com ela o DPVAT e o preconceito contra o uso de motos.AbçJF 




concordo em parte. Temos de chegar a uma fórmula para classificar os acidentes.

Marcar como acidente de moto somente porque tem uma moto envolvida prejudica demais. Uma triagem prévia da "otoridade policial" que faz o registro do acidente já ajudava bastante.

Com relação à imprudência no trânsito, infelizmente só existe uma opção: educar e proibir o corredor.

Eu ando no corredor, sei dos riscos e acho que andarei menos de motocicleta se proibirem o corredor, mas é a única opção que vejo para evitar que os suicidas continuem atrapalhando a vida dos outros.
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