Diniz, como diz um amigo, se a gente está no inferno tem de aproveitar para abraçar o capeta. Não tem jeito de satisfazer todos... se tem melhor performance vai ter maior gasto de combustível e consequente aumento de emissão de gases.
Mas o aumento não é tão significativo assim. Se o motor fosse dois tempos a emissão de gases seria muito pior e a moto acabou de ser vistoriada pelo detran-rj e foi aprovada no quesito de emissão de gases. Tem caminhão à diesel que faz um estrago muito maior.
Acho que o conforto que a RK pode ter de melhor na estrada não se resume somente ao motor, tem a suspensão a ar, o banco, o para brisas, o quadro diferente, o acelerador eletrônico..., e ainda o ABS.
Rômulo, desisti das 1600 por conta do banco mais alto e do motor mais largo.
A Fat 1450 "veste" melhor. Na 1600, de cara tinha de mudar banco e arrumar um raiser para trazer o guidão um pouco mais para trás e ainda não vi raiser para ela.
Até agora já gastei 2K com ponteira e filtro e mais 1,5k com o Race Tuner. Se colocar o kit gasta mais uns 6k, se ficar só no comando vai ficar em 2k.
Minha moto é 2006, deve estar avaliada na faixa de 40 a 45k, e uma nova custa 53k, tá ficando elas por elas, se a nova não aumentar mais ainda.
Chico, não andei com a RK, embora esteja seco para fazer isso.
Desta forma não dá para avaliar. Eu estou usando a performance da RK como meta a atingir com as modificações da Fat e nem sei se a gente vai chegar lá.
Eu parti para as modificações porque todos me dizem que a RK tem um uso muito restrito na cidade e desse modo prefiro comprar uma segunda HD para uso diário (de preferência uma Nightster).
2. Sinceramente, acho que a troca de comando funciona sim.
3. O que disse foi que não há comando que melhore em alta, baixa e média rotações. quanto maior o tempo em que as válvulas permanecem abertas, maior o desempenho do motor em alta rotação e menor em baixa, pois ocorre a chamada "lavagem" do cilindro, ou sej,a a mistura qnova que entra sai com a mistura velha quando o motor está em giro alto.
4. Quando o motor está em giro alto, esse maior tempo de abertura das válvulas acaba beneficiando o desempenho, pois o enchimento do cilindro é facilitado.
3. A única hipótese de um comkando especial melhorar a moto em uso normal seria se esta viesse com um comando que fosse totalmente voltado para uma uma única situação específica; aí se instalaria um comando "generalista" e a moto ficaria mais palatável nas situações corriqueiras de uso.
4. É fato que o ajuste de injeção eletrônica pode suavizar o efeito que um comando mais brabo provoca ( redução do torque em baixa rotação), mas isso tem um limite que não é muito grande.
5. É mais ou menos como a sonda lambda. ela até tenta corrigir a a proporção ar-combustível quando se troca o filtro de ar por outro de maior vazão, mas a amplitude da variação é relativamente baixa.
JF, desculpe a demora, mas o fórum andava falhando e não o visitei ontem.
A sua colocação eu fiz aqui na oficina do Rio e o gerente me disse que a HD tem um motor onde o torque aparece muito cedo. A troca do comando faria o torque aparecer em um giro pouca coisa mais alto, cerca de 300 rpm a mais, batendo com a informação do Paulo Couto, e que a gente não chegaria a sentir essa "falta de torque" em baixo giro porque esse baixo giro seria realmente muito baixo, perto da rotação da marcha lenta, e que uma regulagem na marcha lenta resolveria isso.
Agora, isso pode ou não ser conversa de vendedor, embora eles não tenham o comando no Brasil.
Eu quero o máximo de informações porque não quero que a moto tenha uma "recaída". Hoje, só com o estágio I a moto está muito redonda. Se for para deixar ela parecendo uma japonesa, trocando de marcha o tempo todo porque o torque só aparece na faixa de giro alto, prefiro deixar como está ou colocar o Kit todo, onde o comando teria um funcionamento melhor.